Autor Tópico: Curso Superior  (Lida 3322 vezes)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Curso Superior
« Online: 25 de Novembro de 2007, 16:52:51 »
Bom, é o seguinte:

Fiz o ENEM e tirei médias muito boas. Estou pensando em usar o ProUni para fazer um curso superior mas… Qual curso eu escolho?

Pretendo fazer uma faculdade ou aqui em Birigüi, ou em Araçatuba, mas não sei quais instituições fazem parte do ProUni e do FIES (parece que amanhã sai a lista). Duas das faculdades que provavelmente tem o ProUni: UniToledoUnip.

Um curso pra mim precisa se encaixar nos seguintes critérios:
  • Não pode exigir demasiada atenção, pois tenho DDA;
  • Não pode exigir destreza nas mãos, pois minhas mãos tremem mais que vara verde (adeus Desenho Industrial…);
  • De preferência algo na área de exatas, pois eu sou muito bom foda em matérias de exatas;
  • Dá para fazer uma pós? De repente eu gosto da faculdade e fico por lá mais algum tempo.
  • Qualquer coisa que me deixe com cara de cientista também vai bem… :)

Alguém aqui tá afim de ver um novo Físico daqui 3 anos, ou acham falta de um Químico no fórum? Ou eu devo enfiar a cara na manjada Ciência da Computação para cuidar melhor do site? Ou Matemática para refutar os 50% de chances de Deus existir com uma mão nas costas? Física e Química me parecem interessantes…

Ou vocês acham que eu deva entrar de cabeça em História para refutar melhor os crentes chatos que vem com aqueles textinhos escritos por pastores preguiçosos que bancam historiadores? Ou Psicologia pra entender o que se passa na cabeçadas dos religiosos, me dando melhor vantagem em desconversão? Psicologia me parece interessante…

Penso na utilidade do curso para o mercado de trabalho, mas também acabei de sair de um concurso público do qual me saí muito bem. De repente fica mais para melhorar minhas afinidades educacionais mesmo.

Eu iria escolher um curso que não precisasse estudar, mas não tem Teologia na região.

Dêem-me sugestões e façam propagandas de suas profissões. Me convençam e me dêem uma luz!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline forced_existence

• Nível 10
  • *
  • homini est virtutem habere aliud umbram sequi
Re: Curso Superior
« Resposta #1 Online: 25 de Novembro de 2007, 17:51:39 »

Você disse que tem DDA, ou algo do tipo de desvio de atenção. Nestes casos, qualquer curso fica um pouco prejudicado. Se um curso exige somente leitura, as aulas a maior parte das vezes são expositivas e que qualquer desatento pode recuperar as aulas fazendo leitura.
 Nas ciências exatas eu acho um pouco mais complicado. Nas engenharias você tem aulas em laboratórios de ensaios, testes físicos etc o que não dá pra recuperar fora das faculdades. Já em salas de aulas nos dois primeiros anos de engenharia grande parte das aulas é expositiva e teórica com utilização de lousa pra  demonstrações de fórmulas matemáticas e físicas e a falta de atenção pode implicar em uma dificuldade em acompanhar estudando sozinho. Hoje em dia muitas faculdades estão colocando matérias de humanas em suas grades curriculares com menor peso e carga horária pequena. É uma tendência. Existem cursos de engenharia cuja grade curricular tem uma vasta opção de disciplinas relacionadas a humanas como psicologia e ética, noções de direito, ergonomia etc. Acho que cursos assim que dosam grande parte de humanas em sua grade curricular é o curso de engenharia de produção. É bom lembrar que nem todo engenheiro trabalha com projetos. Muitos engenheiros já formados trabalham em áreas correlatas a sua formação como marketing, administração e controle e outros trabalham em logística. Em se tratando de informática muitos cursos de exatas, senão todos, oferecem dentro de suas disciplinas matérias relacionadas a informática e tem como disciplinas optativas módulos de informática aplicada. Grande parte dos formandos que optam em fazer uma pós graduação na área de informática além evidentemente dos formados na própria informática, são os engenheiros. Devido á característica própria da formação dos engenheiros para se tornarem bons em raciocínio espacial, abstrato, numérico, em toda área que exige raciocínio o engenheiro se dá bem, além claro, saber falar outra língua de preferência o inglês.   
Um resto azul de sono ainda me ilude, mais visível se torna o meu fantasma, turvo entre a névoa da metamorfose.
  Respiro este leve ar que sustenta o mundo, minha vida nada mais que este respiro, meu olhar nada mais do que esta procura...
  Este o mundo a que vim, de pedra e sonho..

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Novembro de 2007, 18:38:03 »
Se você realmente quer seguir pelo ramo de computação e tal, faça ou ciência da computação ou engenharia da computação, pelo seu perfil você vai tirar de letra, qualquer problema de atenção que você tenha na aula você pode recuperar bem lendo depois, já que tudo nessa área é bem documentado, mas acho que isso nem vai ser muito necessário.

Agora, se quer mais pensando em outras coisas, ou não sabe o que fazer ainda, tente alguma engenharia   clássica ou administração ou economia, são cursos bem curingas, com variado grau de exatas na grade e que dão uma boa base pro mercado.

Porém, se você pensa em seguir uma carreira mais acadêmica, aí recomendo alguns cursos de ciência mais pura, como química, física, biologia e matemática. Porém não sei o quanto o DDA pode afetar na hora de laboratórios e tal, por isso acho que matemática pura é mais a sua cara. Mas aí você vai ter que gostar mesmo do negócio.

Enfim, minha sugestão final para você é engenharia da computação, tem bastante coisa que você já sabe, logo vai tirar de letra, dá para levar uma carreira acadêmica se quiser e coloca bem no mercado de trabalho.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3 Online: 25 de Novembro de 2007, 18:38:37 »
Cara, eu sugeriria Ciência ou Engenharia da Computação para você. É a sua cara e Engenharia dá uma boa grana.

EDIT: Scooped :-P

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Novembro de 2007, 18:42:33 »
Ah, e outra vantagem de engenharia da computação, se você descobrir no final do curso que odeia trabalhar com TI, pode aplicar para qualquer vaga de qualquer empresa, afinal, você é engenheiro.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Novembro de 2007, 19:09:38 »
Cara, eu sugeriria Ciência ou Engenharia da Computação para você. É a sua cara e Engenharia dá uma boa grana.

^2.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #6 Online: 25 de Novembro de 2007, 19:24:51 »

Eu também sugiro Engenharia da Computação.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline ACSalles

• Nível 10
  • *
« Resposta #7 Online: 25 de Novembro de 2007, 21:06:10 »
Fala Alenônimo, no fundo depois de um tempo a grana passa a contar mais do que conta em nossa juventude. Se vc têm várias opções, escolha a que te possa te dar mais rendimentos financeiros. Hoje em dia e já faz algum tempo, a área de informática é uma área onde SEMPRE há carência de bons profissionais.

Abraços
Fight your prime enemy
---

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #8 Online: 25 de Novembro de 2007, 21:46:07 »
Eu iria escolher um curso que não precisasse estudar, mas não tem Teologia na região.

Hahhahahaha...:histeria:

Boa. :lol:

Ahh cara, acho que matemática é um curso legal. Apesar de eu destestá-la com todas as minhas forças.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #9 Online: 25 de Novembro de 2007, 22:00:12 »

Hahhahahaha...:histeria:

Boa. :lol:

Ahh cara, acho que matemática é um curso legal. Apesar de eu destestá-la com todas as minhas forças.

Por que detesta algo tão belo?
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #10 Online: 25 de Novembro de 2007, 22:27:40 »
Siimplesmente porque quando ouço falar de coeficientes de correlação, média, moda e mediana, equações biquadradas, tenho urticárias. :lol:

Sério, é porque eu tenho um bloqueio pra matemática tremendo, não consigo interpretar fórmulas e pra mim fica tudo muito confuso.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #11 Online: 25 de Novembro de 2007, 22:55:15 »
Pelo seus estilo você deveria fazer algo relacionado a computação gráfica. Engenharia ou ciência da computação serviria e após você se especializava em design gráfico. Dá para ganhar muito bem desenhando peças industriais e prótipos digitais em indústrias. Os engenhrios dizem como deve ser a peça e você desenha no PC, faz projeções, etc etc e daí eles mandam para o molde real.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #12 Online: 25 de Novembro de 2007, 23:53:43 »
Pelo seus estilo você deveria fazer algo relacionado a computação gráfica. Engenharia ou ciência da computação serviria e após você se especializava em design gráfico. Dá para ganhar muito bem desenhando peças industriais e prótipos digitais em indústrias. Os engenhrios dizem como deve ser a peça e você desenha no PC, faz projeções, etc etc e daí eles mandam para o molde real.
Esqueça Desenho Industrial. Eu já tentei fazer. Se exigir desenho técnico manual, simplismente eu não passo.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #13 Online: 25 de Novembro de 2007, 23:55:08 »
Sobre Computação… bem…

Eu não gosto de programar. Eu não gosto de mexer com banco de dados. Eu mexo com webdesign porque eu tenho uma certa afinidade com comunicação visual. Não sei se daria certo uma faculdade em Engenharia da Computação.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 25 de Novembro de 2007, 23:58:01 »
Sobre Computação… bem…

Eu não gosto de programar. Eu não gosto de mexer com banco de dados. Eu mexo com webdesign porque eu tenho uma certa afinidade com comunicação visual. Não sei se daria certo uma faculdade em Engenharia da Computação.

eu achava que você curtia.
já pensou em propaganda e marketing? acho que tem uma área de marketing que pega bem essa coisa do design, e melhor, sem ter de fazer desenhos.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #15 Online: 26 de Novembro de 2007, 00:15:06 »
Se eu soubesse o que eu gostava, nem teria feito este tópico. Estou indeciso pra caralho!

Marketing? Bom, o Marcus Valério parecia ganhar bastante dinheiro não fazendo nada…

Offline ThePlaceboBoy

• Nível 10
  • *
  • Love will tear us apart.
« Resposta #16 Online: 26 de Novembro de 2007, 01:24:46 »
Eu não faria Matemática, as opções de trabalho são muito restritas. Recomendo fazer apenas se você puder se garantir financeiramente. Fazendo um curso como Ciência da Computação, você adquire uma boa base matemática (para saciar as curiosidades) e tem um mercado de trabalho bem maior nas mãos. Se quiser, pode posteriormente completar seus conhecimentos com disciplinas avulsas da Matemática.
Extremos como Matemática, Filosofia, História são meio perigosos quanto ao mercado de trabalho. É melhor cursar algo que beba nessas fontes e tenha bastante aplicabilidade.
Your GOD device is unspecified or not detected. Cannot sync. Faith panic.

Offline ThePlaceboBoy

• Nível 10
  • *
  • Love will tear us apart.
« Resposta #17 Online: 26 de Novembro de 2007, 01:26:27 »
Uma coisa engraçada, vocês ai em São Paulo não tem muitas universidades públicas... aqui em Minas temos uma em cada esquina.
Your GOD device is unspecified or not detected. Cannot sync. Faith panic.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #18 Online: 26 de Novembro de 2007, 01:38:29 »
Eu não faria Matemática, as opções de trabalho são muito restritas. Recomendo fazer apenas se você puder se garantir financeiramente. Fazendo um curso como Ciência da Computação, você adquire uma boa base matemática (para saciar as curiosidades) e tem um mercado de trabalho bem maior nas mãos. Se quiser, pode posteriormente completar seus conhecimentos com disciplinas avulsas da Matemática.
Extremos como Matemática, Filosofia, História são meio perigosos quanto ao mercado de trabalho. É melhor cursar algo que beba nessas fontes e tenha bastante aplicabilidade.

[comentário infame]

Usando o avatar do Che e falando de garantias financeiras? :lol:

[/comentário infame ]

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 26 de Novembro de 2007, 02:08:06 »
Eu não faria Matemática, as opções de trabalho são muito restritas. Recomendo fazer apenas se você puder se garantir financeiramente.
Tem certeza? Eu sei de que a partir do curso de matemática tu pode seguir alguns rumos como trabalhar em economia, que dá dinheiro. Existem outros casos ainda, mas eu não conheço muito a respeito para poder falar. O usuário Karl Rove aqui do fórum (banido) cursa Matemática e atualmente é bolsista numa escola politécnica na França.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #20 Online: 26 de Novembro de 2007, 07:19:39 »
Eu recomendo fortemente contra Filosofia e Psicologia e de fato qualquer coisa relacionada a Humanas. Não me parece que seja o seu perfil. E você ia enlouquecer quando tentasse destrinchar um Derrida ou Deleuze :-)

E se você não tem paciência para programar -- na Engenharia você praticamente só ia fazer isso -- então, entre para a Física!

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 26 de Novembro de 2007, 08:03:07 »
Uma coisa engraçada, vocês ai em São Paulo não tem muitas universidades públicas... aqui em Minas temos uma em cada esquina.

hm, nem tanto. ocorre que em minas tem várias federais, que geralmente se restringem a uma cidade só. em são paulo há mesmo é a usp, a unicamp e a unesp, cada qual com vários campi espalhados pelo estado (só a unesp deve ter em umas 15 cidades). em número de campi acho que são paulo deve ter mais.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 26 de Novembro de 2007, 10:48:47 »
Esqueça Desenho Industrial. Eu já tentei fazer. Se exigir desenho técnico manual, simplismente eu não passo.

Então teria que ser a área de publicidade criando logotipos, logomarcas, propagandas, sites, mas o ramo é meio restrito para emprego. Esta área depende muito de comunicação verbal, contato social etc, e me parece que você teria problemas. Ou então teria que ser empregado de alguma empresa trabalhando de acordo com pedidos desta.

Se quer um salário razoável e emprego certo faça física ou química. Há absoluta falta de professores nestas áreas. Psicologia você vai morrer de fome por falta de emprego além de não ser seu perfil. Você não é a pessoa mais tolerante do mundo, muito menos mais paciente. O profissional desta área, para ser bom, tem que parecer seguro, não ser estourado, é bom sempre parecer constante e ponderado. Além de que psicologia é pseudociência.

História é legal mas também vai morrer de fome de tanto que tem por aí. Filosofia quase não tem campo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 26 de Novembro de 2007, 11:30:32 »
Química tem muitas aplicações na área industrial.Provavelmente não há perigo de ficar sem trabalho.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 26 de Novembro de 2007, 11:35:56 »

hm, nem tanto. ocorre que em minas tem várias federais, que geralmente se restringem a uma cidade só. em são paulo há mesmo é a usp, a unicamp e a unesp, cada qual com vários campi espalhados pelo estado (só a unesp deve ter em umas 15 cidades). em número de campi acho que são paulo deve ter mais.

Aqui no Paraná temos duas federais apenas. A UFPR em Curitiba tão somente e o Cefet que virou a UFTPR que possuei campus em algumas outras cidades, mas poucas, e só cursos tecnológicos. Bacharelados só em Curitiba. O resto das universidades públicas aqui são estaduais: UEL, UEM, UNIOESTE, UEPG, UNICENTRO, UNOPAR etc que estas sim possuem campus em várias cidades do Estado.

« Última modificação: 26 de Novembro de 2007, 13:30:39 por Amon »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!