Autor Tópico: Curso Superior  (Lida 3324 vezes)

Suyndara

• Visitante
Re: Curso Superior
« Resposta #50 Online: 29 de Novembro de 2007, 14:43:22 »
Eu acho que o Alê tem cara de engenheiro da computação  :P

São Carlos fica muito longe pra vc? Lá tem ótimos cursos de engenharias  :wink:

Sistemas de informação é legal, mas sei lá, em SP acho que está saturado demais  ::) ::)

Offline Unsichtbar

• Nível 19
  • *
« Resposta #51 Online: 29 de Novembro de 2007, 15:15:59 »
Química tem muitas aplicações na área industrial.Provavelmente não há perigo de ficar sem trabalho.
Não sei.  Aqui em Brasília tenho dois amigos desempregados formados em Engenharia Química.
Talvez estejam na região errada... :hihi:
Além disso as funções de um engenheiro químico são diferentes das do químico.Quando uma profissão está em alta, a outra pode estar em baixa.

Sou Engenheiro Químico formado a 3 anos pela UFSM e, atualmente, mestrando aqui na UFRGS.
Realmente, a região de procura influi muito. Ao meu ver, regiões em alta hoje em dia seriam próximas a pólos petroquímicos (geralmente em regiões onde a Petrobras atua pois geralmente se junta muitas indústrias/empresas que dão suporte a ela) e em regiões de produção de produtos derivados agrícolas (p. ex., óleo de soja no MS e MT).

Além disso as funções de um engenheiro químico são diferentes das do químico.Quando uma profissão está em alta, a outra pode estar em baixa.
É verdade o que comentam sobre a Engenharia Química, que ela nada tem a ver com Química?
Tem bastante a ver, o problema é que quando se fala "engenharia", tem várias disciplinas que são exigência, especialmente cálculos, desenho e física.

Conceitualmente Engenharia Química não tem nada a ver com Química. Conceitualmente o Engenheiro Química seria uma espécie de Engenheiro de "Físico-Química" ou, como se costuma redefinir, Engenheiro Químico é um Engenheiro de Processos.
Um Engenheiro Químico estuda a Engenharia por trás de dos processos (físicos ou químicos) de transformação de uma espécie (matéria-prima) em outra (produto final), indo desde o controle pré-processos (qualidade da matéria-prima) até os produtos finais (incluindo o produto desejado ao tratamento dos resíduos resultantes da sua produção). Isso torna o nosso campo de atuação incrivelmente amplo. Indo desde o refino do petróleo (destilação, craqueamento de moléculas maiores em menores, etc.) à produção de cimento/cal (processamento de rochas, tratamento térmico, etc.), por ex.
Ao se trabalhar diretamente com melhoria e pesquisas de novas matérias-primas o trabalho se confunde um pouco com o do Químico. E trabalhando no controle da produção e qualidade, se confunde um pouco com o do Engenheiro de Produção/Qualidade.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #52 Online: 29 de Novembro de 2007, 20:02:56 »
O problema da DDA vai ser passar no vestuibular.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #53 Online: 29 de Novembro de 2007, 20:28:11 »
O problema da DDA vai ser passar no vestuibular.
Como eu tenho DDA desde sempre, acabei desenvolvendo um meio de aprender a matéria na escola. Naquela época não existia essa de não repetir de ano.

Semana passada mesmo eu fiz um concurso público e acertei 87,5% da prova. Claro que eu trapaceei um pouquinho, tomando alguns comprimidos de Ritalina que me sobraram do tratamento que eu parei e estudando um pouco. No ENEM, tirei 88,5% na prova objetiva e 60% na redação, depois de uma noite mal dormida. Sem Ritalina, a diferença é que eu faço a prova com pressa e acabo errando um pouquinho mais, mas a média geralmente é parecida.

Vestibular só seria um problema se fosse para alguma universidade exigente, como a USP, Unicamp, etc. Aqui as faculdades só faltam te ligar dizendo que você não precisa fazer por causa da sua nota do ENEM… quer dizer, faltava, pois já ando recebendo ligações desse tipo.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Atheist

• Visitante
« Resposta #54 Online: 30 de Novembro de 2007, 21:13:23 »
Conceitualmente Engenharia Química não tem nada a ver com Química. Conceitualmente o Engenheiro Química seria uma espécie de Engenheiro de "Físico-Química" ou, como se costuma redefinir, Engenheiro Químico é um Engenheiro de Processos.
Um Engenheiro Químico estuda a Engenharia por trás de dos processos (físicos ou químicos) de transformação de uma espécie (matéria-prima) em outra (produto final), indo desde o controle pré-processos (qualidade da matéria-prima) até os produtos finais (incluindo o produto desejado ao tratamento dos resíduos resultantes da sua produção). Isso torna o nosso campo de atuação incrivelmente amplo. Indo desde o refino do petróleo (destilação, craqueamento de moléculas maiores em menores, etc.) à produção de cimento/cal (processamento de rochas, tratamento térmico, etc.), por ex.
Ao se trabalhar diretamente com melhoria e pesquisas de novas matérias-primas o trabalho se confunde um pouco com o do Químico. E trabalhando no controle da produção e qualidade, se confunde um pouco com o do Engenheiro de Produção/Qualidade.

:ok: Valeu!

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 04 de Dezembro de 2007, 08:37:31 »
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #56 Online: 04 de Dezembro de 2007, 13:36:45 »
Faça Astrologia.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!