Se alguém quiser sugestões de filmes mudos em p&b, é só perguntar pro estudante de cinema aqui...hehe...
Filmes mudos? Que sugestões você tem aí? (conheço poucos filmes de antes da década de 20)
Hum... qualquer um do George Méliès, o cara que inventou os truques e efeitos especiais no cinema. O duro é achar algum filme dele (aliás, qualquer filme antes de 1915). Mas acho que deve ter por aí na net pra baixar, são filmes curtos, a maioria não passa de cinco minutos. Tem também o Pathé, que era meio plagiador do Méliès, e o Edwin S. Porter, que dirigiu o primeiro faroeste: "The Great Train Robbery", de 1903. Os dois têm filmes legais.
Daí depois tem o D. W. Griffith, o cara que fundou as bases da linguagem clássica. Eu particularmente acho ele meio chato..hehe... Mas se você quiser conhecer, eu sei que tavam lançandos uns DVDs com os títulos mais famosos dele, como "O Nascimento de uma Nação", de 1915 (um filme que tem a Klu Klux Kan como os mocinhos da história não poderia ser um filme muito agradável mesmo...) e o "Intolerância", que tem umas 3 horas, mas até que é interessante e bem mais politicamente correto.
Na década de 20, permita-me recomendar alguns que eu acho menos conhecidos:
"O Homem com a Câmera", Dziga Vertov - é um documentário meio diferente, uma música frenética e várias imagens de cidades russas. Bem legal.
"A Última Gargalhada", dirigido pelo F. W. Murnau - muito bom! É sobre um velho que era porteiro e acaba tendo que trabalhar no banheiro de um hotel e passa muita vergonha com as pessoas que ele conhece. Você nem sente falta do som, de tão bem-feito que é.
Esses dois foram lançados em DVD também.
Bom, já escrevi bastante...hehe... Se eu lembrar de mais algum, falarei.