Autor Tópico: Jovens chimpanzés têm melhor memória que humanos adultos, diz estudo  (Lida 2804 vezes)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Jovens chimpanzés têm melhor memória que humanos adultos, diz estudo
« Online: 03 de Dezembro de 2007, 23:07:39 »
Jovens chimpanzés têm melhor memória que humanos adultos, diz estudo

Washington - Os chimpanzés de cinco anos têm melhor memória fotográfica que os estudantes universitários, revelou hoje um estudo da revista "Current Biology" que poderia acabar com a idéia da superioridade humana em todas as funções cognitivas.

O estudo, realizado por uma equipe de pesquisa sobre primatas da Universidade de Kioto (Japão), pode evidenciar que durante anos foi subestimada a capacidade intelectual dos antepassados mais próximos à raça humana.

"Aqui mostramos pela primeira vez que os jovens chimpanzés têm uma extraordinária capacidade para trabalhar com a memória numérica, melhor que a da de humanos adultos que foram submetidos aos mesmos testes", disse o autor do estudo, Tetsuro Matsuzawa, da Universidade de Kioto.

A equipe de cientistas da universidade fez uma série de testes em três grupos de chimpanzés - compostos por mães e filhotes de cinco anos - que competiam com estudantes universitários na realização de exercícios de memória numérica.

Todos os chimpanzés, mães e filhos, aprenderam previamente a contar de um a nove.

O experimento consistia em mostrar aos diferentes atores da pesquisa vários números de um a nove em uma tela. Posteriormente, os números foram substituídos por uma casinha em branco e os participantes da prova tiveram de marcar por meio de uma tela sensível ao toque qual número aparecia, e em qual ordem.

Os chimpanzés jovens conseguiram memorizar a maioria dos números, independentemente do tempo que estes apareciam na tela, que era menor à medida que avançava a prova.

No entanto, segundo os cientistas, no caso dos estudantes universitários os resultados foram piores quanto menor era o período de tempo que o número aparecia na tela.

Segundo Matsuzawa, no caso dos chimpanzés ocorre algo parecido com a chamada "memória fotográfica", capacidade que algumas crianças possuem e que tende a piorar com a idade.

Os resultados do estudo são surpreendentes, principalmente para aqueles que consideram que os chimpanzés são inferiores aos humanos em todas as capacidades cognitivas.

Os cientistas asseguram que isto é apenas a ponta do iceberg.

"Trata-se só de uma parte da inteligência dos jovens chimpanzés, que é muito flexível", disse Matsuzawa.

Fonte: http://bichos.uol.com.br/ultnot/efe/ult2629u1036.jhtm

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
Re: Jovens chimpanzés têm melhor memória que humanos adultos, diz estudo
« Resposta #1 Online: 03 de Dezembro de 2007, 23:11:30 »
 :P Memória melhor que a minha até formiga tem, então não é tão surpeendente assim.  :P

Offline Tavares

• Nível 10
  • *
« Resposta #2 Online: 03 de Dezembro de 2007, 23:15:01 »
:P Memória melhor que a minha até formiga tem, então não é tão surpeendente assim.  :P

:stunned:somos dois :ok:
"Não use seu tempo e as suas palavras com descuido. Nenhuma das duas coisas pode ser recuperada." (H. Jackson Brown Jr.)

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #3 Online: 03 de Dezembro de 2007, 23:22:19 »
Dá para patentear um programa de tardes de domingo.

Ma-Você é mais esperto que hi-hi-um chimpanzé, Ô-Ê?
ha-Ha-ê-hi-hi

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 03 de Dezembro de 2007, 23:34:56 »
Dá para patentear um programa de tardes de domingo.

Ma-Você é mais esperto que hi-hi-um chimpanzé, Ô-Ê?
ha-Ha-ê-hi-hi
Se o Silvio Santos ver isto, aposto que ele faz...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 04 de Dezembro de 2007, 15:35:17 »
Deu no Jornal Hoje. Os bichos eram incrivelmente rápidos.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #6 Online: 04 de Dezembro de 2007, 17:20:46 »
Não adianta nada ter memória boa e ficar vivendo numa selva saltando pelos galhos... O dia em que um chimpanzé construir um prédio, escrever um livro e tal dai eu ficarei impressionado...

Cães também tem memória muito boa. Já vi estes animais reconhecerem pessoas mesmo depois de 10 anos sem vê-las. É difícil fazer teste com estes animais, já que não compreendem letras, nem números, mas mesmo assim é possível que a memória fotográfica deles seja superior a nossa.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 04 de Dezembro de 2007, 17:39:24 »
Não adianta nada ter memória boa e ficar vivendo numa selva saltando pelos galhos... O dia em que um chimpanzé construir um prédio, escrever um livro e tal dai eu ficarei impressionado...
Impressionante não é, mas é interessante, mostra que não somos intelectualmente superiores em todos os aspectos de todos os animais...

Narkus

• Visitante
« Resposta #8 Online: 04 de Dezembro de 2007, 22:53:27 »
Pelo que vi no jornal os cientistas sugerem que a evolução de outras funções cerebrais na nossa espécie teriam causado o "atrofiamento" da memória.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #9 Online: 04 de Dezembro de 2007, 23:27:08 »
Antropocentrismo caindo por água abaixo.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Atheist

• Visitante
« Resposta #10 Online: 04 de Dezembro de 2007, 23:33:42 »

E quem disse que eles querem ou precisam construir um prédio? A megalomania humana não parece ser algo tão difundido na natureza...

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #11 Online: 04 de Dezembro de 2007, 23:38:07 »
Eu vi o teste e me pareceu que eles se deram melhor quando não apareciam os números. Um jovem humano acaba priorizando a memória espacial de uma forma em que se confundiria tentando reproduzir os locais onde deve apertar, me parece.

Acho que a conclusão da mídia é que está errada (não, não tenho nada contra jornalistas, mas eles fazem uma baita confusão)...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 04 de Dezembro de 2007, 23:44:21 »

E quem disse que eles querem ou precisam construir um prédio? A megalomania humana não parece ser algo tão difundido na natureza...
A Sandra Annemberg hoje perguntou ao Loseckan (que estava por dentro da pesquisa):

- Mas então os chimpanzés são mais inteligentes que nós?

É claro que ela sabe que isso é bobagem. Mas o povão que estava assistindo ao jornal pode fazer essas associações erradas: "Ahhh... se A, então BSHJKLS".

Atheist

• Visitante
« Resposta #13 Online: 04 de Dezembro de 2007, 23:50:07 »
Eu vi o teste e me pareceu que eles se deram melhor quando não apareciam os números. Um jovem humano acaba priorizando a memória espacial de uma forma em que se confundiria tentando reproduzir os locais onde deve apertar, me parece.

Acho que a conclusão da mídia é que está errada (não, não tenho nada contra jornalistas, mas eles fazem uma baita confusão)...

Vou ler o artigo original e ver se há confusão ou não.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 05 de Dezembro de 2007, 08:31:25 »

Eu acho nossa megalomania plenamente desejável e uma das razões de nossa espécie
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Luz

• Visitante
« Resposta #15 Online: 05 de Dezembro de 2007, 10:11:35 »

Passou o teste ontem, no Jornal da Globo. É impressionante a rapidez com que os chinpanzés apertavam as sequências e mais ainda a quantidade de vezes que acertavam.

Os números aparecem em posições aleatórias espalhadas pela tela, por um rápido instante, sendo substituídos por casas em branco - é preciso saber não apenas a sequência, mas lembrar a posição em que estavam os núemeros.

Impressionante, sim. Um comentário final da reportagem: por que então esse não é um planeta dos macacos? Cientistas acreditam que a diferença seja o desenvolvimento da fala.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 05 de Dezembro de 2007, 10:40:31 »

Passou o teste ontem, no Jornal da Globo. É impressionante a rapidez com que os chinpanzés apertavam as sequências e mais ainda a quantidade de vezes que acertavam.

Os números aparecem em posições aleatórias espalhadas pela tela, por um rápido instante, sendo substituídos por casas em branco - é preciso saber não apenas a sequência, mas lembrar a posição em que estavam os núemeros.

Impressionante, sim. Um comentário final da reportagem: por que então esse não é um planeta dos macacos? Cientistas acreditam que a diferença seja o desenvolvimento da fala.

Não sei. A linguagem de sinais poderia reverter isso e não parece que os chimpanzés se aproximem do raciocínio de um humano mesmo sabendo-a. Eu chuto que uma das razões apra a suposta "superioridade" humana seja a capacidade de abstração de nosso cérebro além da capacidade de reter informação. Essa pesquisa mostra a superioridade dos símios da memória de curta duração, mas e a de longa? É esta que retém o aprendizado e é mais importante.

Supondo que ocorra uma mutação e nasçam chimpanzes com cordas vocais e capacidade linguística similar aos humanos, eles não durarão muito por que nós iremos os exterminar. Ninguém gosta de concorrência... Não há espaço para outra espécie com capacidade semelhante ou melhor que dos humanos com humanos.

Luz

• Visitante
« Resposta #17 Online: 05 de Dezembro de 2007, 11:01:11 »

Não sei. A linguagem de sinais poderia reverter isso e não parece que os chimpanzés se aproximem do raciocínio de um humano mesmo sabendo-a. Eu chuto que uma das razões apra a suposta "superioridade" humana seja a capacidade de abstração de nosso cérebro além da capacidade de reter informação. Essa pesquisa mostra a superioridade dos símios da memória de curta duração, mas e a de longa? É esta que retém o aprendizado e é mais importante.

Supondo que ocorra uma mutação e nasçam chimpanzes com cordas vocais e capacidade linguística similar aos humanos, eles não durarão muito por que nós iremos os exterminar. Ninguém gosta de concorrência... Não há espaço para outra espécie com capacidade semelhante ou melhor que dos humanos com humanos.

Mas a idéia se refere a lá atrás, quando desenvolvemos a fala e eles não. Se eles tivessem desenvolvido a fala, paralelamente, junto com os humanos, não sabemos que rumo as coisas poderiam ter tomado, digamos assim.

Através da fala, podemos nos expressar e abstrair - por símbolos e sons que significam coisas, idéias e sentimentos - instintivamente, concordo com a opinião dos cientistas, que a fala fez a diferença. Talvez tenha sido uma das ferramentas importantes no desenvolvimento do cérebro e consequentemente da espécie.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 05 de Dezembro de 2007, 11:45:30 »
Que macacos tenham melhor memória, raciocínio espacial ou algum outro atributo mental do que humanos não é algo particularmente surpreendente.   Muitos animais são maiores, mais fortes, com melhor capacidade pulmonar, de percepção ou de movimentação do que humanos.  Por que não de raciocínio ou de memorização também?

Meu palpite é que, como mencionou a Luz, o único verdadeiro diferencial significativo do ser humano (e ainda assim só por enquanto) é a linguagem (com as decorrências que dela advém, principalmente a formação de culturas maiores e mais complexas do que as dos animais).

Se um dia algum grupo animal desenvolver uma linguagem comparável e os humanos não o hostilizar, fatalmente se formará uma civilização animal.  Nada mais natural.  Ou mais empolgante :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Atheist

• Visitante
« Resposta #19 Online: 05 de Dezembro de 2007, 12:46:46 »

Eu acho nossa megalomania plenamente desejável e uma das razões de nossa espécie

Mas você não é um chimpazé...

Atheist

• Visitante
« Resposta #20 Online: 05 de Dezembro de 2007, 12:49:31 »

Sem dúvidas eles têm limitações, mas capacidade linguística eles possuem, e bastante grande. Aprendem muito bem a língua dos sinais e também conseguem ensinar, sem esquecer mesmo depois de um bom tempo passado, o que demonstra que podem apresentar memória de longo prazo adequada.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #21 Online: 05 de Dezembro de 2007, 21:30:43 »

Vou ler o artigo original e ver se há confusão ou não.

Esse é o meu garoto ! :)
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #22 Online: 05 de Dezembro de 2007, 22:07:20 »
De que adianta os macacos se comunicarem, terem melhor memória se no final tudo o que importa é a banana.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Atheist

• Visitante
« Resposta #23 Online: 05 de Dezembro de 2007, 23:56:02 »
De que adianta os macacos se comunicarem, terem melhor memória se no final tudo o que importa é a banana.

Mais uma vez, eles não têm a megalomania que nós temos. Pelo menos ainda não descobriu-se nada sobre isso...

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #24 Online: 06 de Dezembro de 2007, 07:45:27 »
Atheist, acho que o Quereu estava somente fazendo graça... :)
--
Si hemos de salvar o no,

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!