Autor Tópico: Morar sozinho... É possível nesta B**** de país?  (Lida 6117 vezes)

Narkus

• Visitante
Morar sozinho... É possível nesta B**** de país?
« Online: 08 de Dezembro de 2007, 00:16:41 »
Bom, eu ainda moro com meus pais, por isso não enfrento tantos problemas de sobrevivência.

Agora eu fico estimando caso eu morasse sozinho e dependesse de pagar aluguel...

Com um salário em torno de pouco mais de 1000 reais, certamente seria uma vida apertada, sofrida e não poderia nem passar pela minha cabeça a idéia de ficar doente e não precisar ficar horas em uma fila para ser mal atendido ainda por cima.

Aluguel, dependendo da região, pode chegar a custar quase 500 contos. Supondo que eu consiga um daqueles apê "bem meia boca" não deve sair por menos de 400 pau.

E tem outro problema... Transporte! Normalmente se voce aluga um apê fora do centro você paga menos com aluguel, mas as vezes a própria taxa a mais de transporte acaba por tornar mais caro. O transporte, na minha cidade, pra mim tem um custo médio mensal de +- 90 reais.

Eu diria que com aluguel + transporte já se gasta uns R$500 por mês...
Se for contar a luz, alimentação, água, internet... Aumentaria mais uns 250 conto (mesmo economizando).

Já seria uns 750 conto só pra se "manter"... Isso tirando baladas, lazer, etc.
Sobraria 250 reais para guardar para "emergências" como: doenças, problemas diversos (roupa estragar, cano entopir, etc).
E isso que não estou contando em estar fazendo outra coisa senão trabalhar. (eu poderia estar fazendo algum curso, academia, ou ter outras "pendências"...)

Já me passou pela cabeça morar num carro, trailler ou mesmo no meio do mato... Mas claro que é um delírio, mas dá uma vontade...

Já me passou pela cabeça fundar um novo país... Ou mesmo, mais simples ainda, solicitar que se funde um "residencial de casas pré-moldadas de 2 cômodos (banheiro e sala/quarto)" com aluguéis bem mais baratos mas que proporcione algum conforto e menos custos com manutenção (como já existe no Japão).

Porque... Eu acho um absurdo, um cidadão recém-formado, que já ganha uma merreca, não ter as mínimas condições de ter uma vida segura se quizer morar sozinho. É sempre necessário ter que ficar dividindo apê ou morar em cortiços imundos e mal administrados.

Pra onde vai o dinheiro? Pagamos tanta coisa, recebemos tão pouco... Pra abrir empresa já é gasto dinheiro e dor de cabeça com uma burocracia dos infernos... Pra ser empregado já recebemos pouco e temos que dar o sangue para a empresa também não falir etc.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Morar sozinho... É possível nesta B**** de país?
« Resposta #1 Online: 08 de Dezembro de 2007, 00:18:51 »
com mil reais dá pra se virar sozinho até em são paulo. mas fazendo a sua própria comida (e não é com o arroz da melhor marca), usando celular de cartão e usando só transporte público, contando todos os seus centavos pra o que for. possível, é.
mas mil reais é salário de rapaz com vinte e poucos anos. nessa fase é comum passar aperto.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 08 de Dezembro de 2007, 00:19:20 »
Bem-vindo à minha vida, Narkus... :-P

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #3 Online: 08 de Dezembro de 2007, 01:09:01 »
É... vai até uns 30 anos assim.... depois melhora. Ou não.  :umm:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 08 de Dezembro de 2007, 11:13:42 »
Com mil reais é díficil e como o Rodion escreveu, precisa contar os centavos. Agora é uma questão de economizar e principalmente planejar, ter uma meta, não ficar em um emprego que te pague mil reais apenas. Procurar outro emprego, se qualificar para ter empregos melhores, não é fácil (eu sei bem como é isso), mas é possível.

Eu moro sozinho desde os 20 anos (estou com 33, quaaase 34) e já passei muito aperto, principalmente entre os 20 e 24 anos, mas foi uma questão de planejar, trabalhei muito e não reclamo em nada da minha vida hoje.

E você talvez tenha que abrir mão de "luxos" (ir ao cinema, comprar livros, entre outros) durante um tempo, eu tive que fazer isso.

E como você mora com seus pais, poderia aproveitar essa "sobra" de dinheiro que tem no momento (estou supondo que você está empregado, ganhando os mil reais e  não paga água, luz, telefone em casa) e começar a investir em qualificação profissional e planejar sua vida para quando sair, ter uma vida financeiramente mais tranquila.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

rizk

• Visitante
« Resposta #5 Online: 08 de Dezembro de 2007, 12:49:40 »
com mil reais dá pra se virar sozinho até em são paulo. mas fazendo a sua própria comida (e não é com o arroz da melhor marca), usando celular de cartão e usando só transporte público, contando todos os seus centavos pra o que for. possível, é.

Aaaah duvido. Gentes, alugar um quarto individual perto da faculdade, numa casa com 8 pessoas, com água e luz e gás e uso dos eletrodomésticos e faxineira uma vez por semana custa R$ 400,00. UM QUARTINHO, tendo que dividir banheiro e o seu ar com os maconheiros. Valor semelhante é alugar uma kitchnette dessas em que moram as putas do centrão, no meio de toda a fumaça e barulho e sujeira que é.

O fato é que ir morar sozinho não faz sentido. Vejam essas pessoas que se casam e vão morar na edícola da casa de parente, e cada "casa" com sua cozinha e lavanderia separadas... é pouco econômico. Eu mesma passei alguns meses morando assim, e lá estava eu todo dia na casa da minha mãe vindo almoçar  e trazendo minhas roupas pra lavar. :lol:

O ideal seria mesmo um "condomínio" em que, digamos, cada andar tenha 6 unidades consistindo em quarto, sala e banheiro, e áreas de cozinha e lavanderia comuns, sem área de lazer nem garagens nem essas frecuras todas (porque pagar condomínio é o fim da linha).

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 08 de Dezembro de 2007, 12:55:06 »
Aaaah duvido. Gentes, alugar um quarto individual perto da faculdade, numa casa com 8 pessoas, com água e luz e gás e uso dos eletrodomésticos e faxineira uma vez por semana custa R$ 400,00. UM QUARTINHO, tendo que dividir banheiro e o seu ar com os maconheiros. Valor semelhante é alugar uma kitchnette dessas em que moram as putas do centrão, no meio de toda a fumaça e barulho e sujeira que é.
Amigo meu paga 100 reais num quartinho desses em São Carlos...

rizk

• Visitante
« Resposta #7 Online: 08 de Dezembro de 2007, 13:23:19 »
Viver em Sâo Paulo é muito caro. DOIS REAIS E TRINTA CENTAVOS pra pegar uma porcaria de um ônibus, meu, não tem condição.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #8 Online: 08 de Dezembro de 2007, 13:26:16 »
Viver em Uberlândia é superbarato, contudo, ganha-se muito pouco!

=/

Vontade de sair de casa!

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #9 Online: 08 de Dezembro de 2007, 15:03:18 »
Eu quero ganhar mil reais por mês. :lol: Acho que é o suficiente. Se ganhar mais do que isso, vou investir em educação, não na minha, claro, nas de outros.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #10 Online: 08 de Dezembro de 2007, 22:57:40 »
O ideal seria ganhar salário de São Paulo, morar no interior e trabalhar numa cidade pequena.
Na área em que moro não se encontra aluguel por menos de 900 reais. Uma casa perto da minha, com dois quartos, garagem para Ka, sem quintal ou jardim está para alugar por 1100 reais.
Faça um pé de meia enquanto pode morar com os pais, e acima de tudo, não forme família enquanto não tiver casa própria.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 08 de Dezembro de 2007, 23:21:33 »
Viver em Uberlândia é superbarato, contudo, ganha-se muito pouco!

=/

Vontade de sair de casa!

Cara, estou na rota contrária. Desejando ganhar menos mas ter menos "contingências da vida urbana moderna". Penso atualmente na possibilidade de ir para Muriaé, cidade semi-pequena de Minas Gerais, na fronteira com o norte do Rio de Janeiro.

Quanto ao tópico.

Moro na Freguesia-Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Pago 500 reais de aluguel em um apartamento de 3 (TRÊS) quartos e mais 100 reais de condomínio. Mas se decidisse morar sozinho teria opções mais, digamos, "fuleiras" para viver no mesmo bairro mas não tenho valores concretos para informar.
Sugiro que olhe à sua volta, é muito provável, extremamente provável, que tenha alguém vivendo nas condições e salário que você colocou, mil reais não é pouco para o padrão médio do brasileiro. É claro que isso exige uma certa parcimônia, como disseram anteriormente (MENTIRA!!!! Estou usando um eufemismo, a verdade é que você vai viver no miserê. hahaha).
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2007, 23:40:28 por Marcelo Terra »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 08 de Dezembro de 2007, 23:36:42 »
600 reais por um apartamento de três quartos... vejo que não é exagero quando dizem que a vida aqui em Brasília é cara.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #13 Online: 09 de Dezembro de 2007, 08:42:51 »
Senhor num deveria ter aberto esse tópico fiquei desanimado.  :(

É o negócio é ir agradar mamae e papai.... Que pelo geito vou ficar muito tempo aqui ainda  :D

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #14 Online: 09 de Dezembro de 2007, 09:18:26 »
Aqui em BH se encontra apê por 350 com 3 quartos e 1 vaga, dependendo do lugar (localização razoavel nem longe, nem perto do centro)... dá pra dividir com amigos enquanto se está na faculdade... máximo de 1 por quarto...

Fiquei uns meses com um amigo onde pagava 200 reais (incluindo a luz e água, não tinha telefone) mas a bagunça tava tanta que não rolou de continuar... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 09 de Dezembro de 2007, 09:39:33 »
Aqui em BH se encontra apê por 350 com 3 quartos e 1 vaga, dependendo do lugar (localização razoavel nem longe, nem perto do centro)... dá pra dividir com amigos enquanto se está na faculdade... máximo de 1 por quarto...

Fiquei uns meses com um amigo onde pagava 200 reais (incluindo a luz e água, não tinha telefone) mas a bagunça tava tanta que não rolou de continuar... :lol:

Diego, se alguém me oferecer um apartamento de três quartos por 350 reais a menos de meia hora do centro de Brasília, eu nem vou ver.  Com certeza é fria.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 09 de Dezembro de 2007, 09:42:37 »
Aqui em Vitória o aluguel tambem não é tão caro quanto Rio ou São Paulo, eu pago 600 por um apartamento de dois quartos e meio (o dono fez três quartos pequenos ao invés de dois maiores), em um bairro que é considerado bom. Se for morar mais no centro, o cara até acha mais barato (aqui o centro da cidade não é uma área valoriazada para moradia).

Mas ganhando por volta de 1.000 reais fica apertado mesmo, se contabilizarmos as outras despesas.

Cara, estou na rota contrária. Desejando ganhar menos mas ter menos "contingências da vida urbana moderna". Penso atualmente na possibilidade de ir para Muriaé, cidade semi-pequena de Minas Gerais, na fronteira com o norte do Rio de Janeiro.

Marcelo, eu conheço Muriaé, é uma cidade legal (pelo menos pra mim, que vivi a maior parte da minha vida no interior). E com certeza no interior o custo de vida é MUITO menor.
"Deus prefere os ateus"

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #17 Online: 09 de Dezembro de 2007, 10:25:09 »

Diego, se alguém me oferecer um apartamento de três quartos por 350 reais a menos de meia hora do centro de Brasília, eu nem vou ver.  Com certeza é fria.

Pois é... amigo meu casou e me ofereceu a kitinete dele por 250 mais 50 de condomínio a 10min da facul...

Mas eu já moro sozinho na casa da minha mãe... onde posso ficar sussu e bem à vontade... só saio em Agosto do ano que vem, quando meu apêzinho lindo do coração estiver pronto... :hihi:

E comprar?? Não é opção por aí?? Tipo, a prestação fica no preço de um aluguel, e o apartamento fica sendo seu mesmo... dá uma entrada e financia o resto, se for o caso...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 09 de Dezembro de 2007, 10:42:11 »
Comprar, é claro, é uma opção muito desejada.  Mas tem seus próprios problemas, a começar pelo preço.  Por um motivo esta é uma cidade de endividados que cuidam da vitrine.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #19 Online: 09 de Dezembro de 2007, 11:11:59 »
Hnnn... sempre ouvi coisas terríveis sobre preços em Brasília... ser muito alto o custo de vida e coisa e tal... mas se você pretende viver a vida toda aí, acho esquisito não pensar em adquirir um lugar só seu...

Ultimamente eu penso seriamente em um sítio... tão atraente a idéia... se eu não tivesse fazendo faculdade, pediria transferência pra uma cidade no interior de Minas que eu adoro e viveria lá na boa... até que eu enjoasse e quisesse voltar de novo e ficar aqui até que me sentisse insatisfeito e pensasse seriamente em um sítio... :P

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 09 de Dezembro de 2007, 11:22:17 »
Ah, com certeza há muita vontade de ter seu próprio imóvel aqui em Brasília. 

E há também muitos agiotas prontos para "ajudar".

Caso você tenha curiosidade, eis um bom tópico sobre o assunto:

http://www.concursos.correioweb.com.br/forum/viewtopic.php?t=46782

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #21 Online: 09 de Dezembro de 2007, 11:38:27 »
Credo... 1000???

Tá é louco... vou ficando por aqui mesmo... :P

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 09 de Dezembro de 2007, 13:17:22 »
Ah, com certeza há muita vontade de ter seu próprio imóvel aqui em Brasília. 

E há também muitos agiotas prontos para "ajudar".

Caso você tenha curiosidade, eis um bom tópico sobre o assunto:

http://www.concursos.correioweb.com.br/forum/viewtopic.php?t=46782

er, todo mundo falando de cidade satélite. eu não gosto de cidade satélite. além de nomes esquisitos (ceilândia, taguatinga, guará DOIS) ainda são longe.
como é o esquema em brasília, dantas? só mora em brasília quem mora no tal do plano piloto, é isso? e sai muito, muito caro? dá pra ir pra uma cidade satélite sem medo de estar indo pra uma osasco ou guarulhos da vida? quais são os jardins ou o leblon de brasília?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 09 de Dezembro de 2007, 13:41:54 »
er, todo mundo falando de cidade satélite. eu não gosto de cidade satélite. além de nomes esquisitos (ceilândia, taguatinga, guará DOIS) ainda são longe.
como é o esquema em brasília, dantas? só mora em brasília quem mora no tal do plano piloto, é isso? e sai muito, muito caro? dá pra ir pra uma cidade satélite sem medo de estar indo pra uma osasco ou guarulhos da vida? quais são os jardins ou o leblon de brasília?

"Brasília" é geralmente entendido como sendo o Distrito Federal como um todo.  Há sem dúvida um certo status em "morar no plano" (que é como se diz habitualmente).  Talvez ironicamente, há mais status ainda em morar no Lago (Norte ou Sul).

Alguns mapas para referência (prestem atenção nas escalas):
http://maps.google.com/maps?f=q&hl=pt-BR&time=&date=&ttype=&q=Distrito+Federal,+Brasil&ie=UTF8&cd=2&geocode=0,-15.776049,-47.797185&ll=-15.625682,-47.796021&spn=1.155887,1.867676&z=9&om=1
http://maps.google.com/maps?f=q&hl=pt-BR&time=&date=&ttype=&q=Distrito+Federal,+Brasil&ie=UTF8&cd=2&geocode=0,-15.776049,-47.797185&ll=-15.812735,-47.966995&spn=0.288709,0.466919&z=11&om=1
http://maps.google.com/maps?f=q&hl=pt-BR&time=&date=&ttype=&q=Distrito+Federal,+Brasil&ie=UTF8&cd=2&geocode=0,-15.776049,-47.797185&ll=-15.797209,-47.93232&spn=0.144366,0.233459&z=12&om=1

As distâncias em si não são particularmente preocupantes.  No entanto, o transporte público de Brasília é caro e pessimamente administrado; as vias são poucas e estreitas (o que torna os carros particulares necessários, porém pouco úteis); e a cidade é contruída de forma tal que muitas vezes é problemático andar a pé (verdade seja dita, São Paulo é pior nesse aspecto).

As cidades-satélites definitivamente não são todas iguais.  O Lago Sul e o Lago Norte são bairros de luxo, apesar de de fato apresentarem desvantagens.  Sobradinho, Gama e Samambaia são cidades mais distantes e mais humildes (o Novo Gama fica de fato em Goiás e não no DF).  Ceilândia tem uma reputação (provavelmente merecida) de alta criminalidade. 

Taguatinga, que fica logo antes de ceilândia, é de longe a cidade com mais vida própria, mais atividade econômica e mais autonomia.  Ainda assim, MUITA gente mora em Taguatinga e vem todo dia trabalhar no Plano-Piloto.

Cruzeiro e Guará (tanto 1 quanto 2) são bairros bem "classe-média", a uma distância moderada do Plano-Piloto, com um ambiente geral bem "familiar" e condição de autonomia e transporte relativamente boas.  Inclusive alguns dos melhores Shopping Centers de Brasília ficam próximos a essas cidades - o mais ambicioso do DF, o ParkShopping, está basicamente na entrada do Guará.

Morar no Plano Piloto é de fato muito caro - mal comparando, imagino que mais ou menos como morar nos Jardins.  Guará e Cruzeiro costumam ser boas alternativas se distância e orçamento são as prioridades.  O Sudoeste (logo antes do Cruzeiro) e Águas Claras (logo depois do Guará, mas antes de Taguatinga) são bairros nobres mais recentes.  Oferecem basicamente mais espaço e imóveis mais novos e melhor planejados, bem como um grau considerável de autonomia (muitas outras cidades-satélites são apenas cidades-dormitório), mas não saem necessariamente mais em conta.

Águas Claras, especificamente, é uma cidade boa para quem aposta no Metrô (que já existe há um bom tempo mas só recentemente começou a funcionar de forma mais decidida).  No entanto não existem imóveis modestos nessa cidade, que além do mais é um tanto distante.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 09 de Dezembro de 2007, 13:58:30 »
hm. e asa norte e a asa sul, suponho, são essas 'penínsulas' que se projetam no lago, certo?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!