Bom, eu ainda moro com meus pais, por isso não enfrento tantos problemas de sobrevivência.
Agora eu fico estimando caso eu morasse sozinho e dependesse de pagar aluguel...
Com um salário em torno de pouco mais de 1000 reais, certamente seria uma vida apertada, sofrida e não poderia nem passar pela minha cabeça a idéia de ficar doente e não precisar ficar horas em uma fila para ser mal atendido ainda por cima.
Aluguel, dependendo da região, pode chegar a custar quase 500 contos. Supondo que eu consiga um daqueles apê "bem meia boca" não deve sair por menos de 400 pau.
E tem outro problema... Transporte! Normalmente se voce aluga um apê fora do centro você paga menos com aluguel, mas as vezes a própria taxa a mais de transporte acaba por tornar mais caro. O transporte, na minha cidade, pra mim tem um custo médio mensal de +- 90 reais.
Eu diria que com aluguel + transporte já se gasta uns R$500 por mês...
Se for contar a luz, alimentação, água, internet... Aumentaria mais uns 250 conto (mesmo economizando).
Já seria uns 750 conto só pra se "manter"... Isso tirando baladas, lazer, etc.
Sobraria 250 reais para guardar para "emergências" como: doenças, problemas diversos (roupa estragar, cano entopir, etc).
E isso que não estou contando em estar fazendo outra coisa senão trabalhar. (eu poderia estar fazendo algum curso, academia, ou ter outras "pendências"...)
Já me passou pela cabeça morar num carro, trailler ou mesmo no meio do mato... Mas claro que é um delírio, mas dá uma vontade...
Já me passou pela cabeça fundar um novo país... Ou mesmo, mais simples ainda, solicitar que se funde um "residencial de casas pré-moldadas de 2 cômodos (banheiro e sala/quarto)" com aluguéis bem mais baratos mas que proporcione algum conforto e menos custos com manutenção (como já existe no Japão).
Porque... Eu acho um absurdo, um cidadão recém-formado, que já ganha uma merreca, não ter as mínimas condições de ter uma vida segura se quizer morar sozinho. É sempre necessário ter que ficar dividindo apê ou morar em cortiços imundos e mal administrados.
Pra onde vai o dinheiro? Pagamos tanta coisa, recebemos tão pouco... Pra abrir empresa já é gasto dinheiro e dor de cabeça com uma burocracia dos infernos... Pra ser empregado já recebemos pouco e temos que dar o sangue para a empresa também não falir etc.