Essas pessoas estão a ver um vídeo onde alguém usa um torniquete nos genitais, corta o pénis e esburaca o escroto retirando os testículos:
rel=1
rel=1
rel=1
rel=1
rel=1
rel=1
rel=1
Essas estão a ver um vídeo de cropofagia:
rel=1
rel=1
rel=1
rel=1
rel=1
rel=1
rel=1
rel=1
rel=1
rel=1
rel=1
Essas reacções são instintivas. Nascemos com elas, e é necessário muita experiência para ultrapassá-las.
Se alguém vê uma nojice dessas, sente vontade de vomitar, como se fosse o próprio a comer. No primeiro vídeo os homens foram os mais sensíveis. Provavelmente sentiram algo nos seus próprios genitais, como se fizessem a si mesmos. As mulheres também estavam chocadas, e até algumas não queriam continuar a ver, mas o que diziam é que não pode ser real e não tinham uma reacção tão explosiva como a dos homens.
Se vemos alguém que não tem esse tipo de reacção, podemos achar que é alguém com uma mente distorcida. Alguns fizeram vídeo para fazerem piada ao - supostamente - assistirem os vídeos, como um que come uma salsicha enorme com ketchup enquanto vê imagens de mutiliação dos genitais, ou outros que comem mousse e depois vão para o guarda-fatos maturbarem-se (a fingir, claro) depois de verem o vídeo de cropofagia. Houve comentários a dizerem que esses são doentios.
A moralidade fundamenta-se nessa empatia. Quanto mais nos relacionamos com os outros, mais evidente é. Para que se convença a matar o inimigo, deve-se promover a ideia que não são como nós, elaborando caricaturas do inimigo. É muito mais fácil esmagar uma formiga, barata ou mosca, do que estripar um cão ou um gato. E ainda é mais difícil matar primatas. Mas para uma pessoa que entende que há uma relação entre os outros animais e nossos, torna-se muito mais difícil matar (como os hindus e budistas que acreditam que os animais descendentes reencarnados). Portanto, em grande parte a nossa moralidade assenta-se na empatia.
E é através da empatia que podemos comunicar com os outros e entendê-los. É graças a ela que podemos manipular ou ajudar os que nos rodeiam. Os que melhor conseguem têm uma inteligência emocional mais elevada, e é muito útil para resolver problemas em sociedade. Quem disse que a moralidade é uma coisa inútil, e que só é possível pela força de uma autoridade imaginária?