Autor Tópico: Novas Regras do Fórum  (Lida 12525 vezes)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Novas Regras do Fórum
« Online: 10 de Dezembro de 2007, 21:41:49 »
O Comitê Mantenedor aprovou um novo conjunto de regras para o fórum denominado Regimento Geral do Fórum Clube Cético que pode ser conferido pelo link abaixo.

Recomendo a leitura integral, com particular atenção aos capítulos X e XI.

Qualquer dúvida sobre as novas regras, seja ela de letra, interpretação, sugestão ou reclamação, poderá ser feito na área de ajuda e/ou reclamações e sugestões.

../forum/topic=14140.0.html
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Novas Regras do Fórum
« Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2007, 22:08:43 »
O que tem de novo? Só esses capítulos X e XI?

EDIT: Agora que vi o tamaaaano do troço. Lerei tudo, mas mesmo assim alguém do conselho poderia dizer o que mudou radicalmente?

EDIT 2: O artigo 3º/I proíbe que sejam postados alguns links do Youtube?

EDIT 3: Qual a necessidade de toda essa tecnicidade? Concordo que é bom proteger o fórum de processos judiciais, mas era necessário tudo isso?
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2007, 22:19:42 por Fernando »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2007, 22:13:48 »
Parabéns! Gostei muito do regimento. Traz mais confiança e transparência e sem dúvida uma grande evolução em relação aquela lista de falácias tida como regras.  :)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2007, 22:51:06 »
Gostei as novidades e li tudo.
^^
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2007, 00:46:15 por Vito Álvaro »

rizk

• Visitante
« Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2007, 23:17:18 »
Que chic! Promulgamos sob a luz da razão! :D

Dúvidas:
1) Art. 26. Duas suspensões é banimento, mas não tem regulamentação para a anistia? Como pode?
2) Art. 28. Não seria bom estabelecer a punição por infrações? Exemplo, advertência para o 24, VIII, banimento para o IX? Pra prevenir eventual alegação de arbitrariedade?
3) não encontrei menção à possibilidade de o companheiro forista advertir outro companheiro. Pode ou não pode? É recomendado ou não?
4) Art 24, XIV: o que significa "afugentar"? O que conta como "posição política, filosófica e similares"?
5) Art 24, VII: o que vocês estão contando como "apologia"? E, ainda, porque menção específica aos entorpecentes e não a outros crimes?

Parabéns pelo 16, III. Situação como essa já nos rendeu muito desgosto.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2007, 23:53:22 »
O que tem de novo? Só esses capítulos X e XI?

EDIT: Agora que vi o tamaaaano do troço. Lerei tudo, mas mesmo assim alguém do conselho poderia dizer o que mudou radicalmente?

EDIT 2: O artigo 3º/I proíbe que sejam postados alguns links do Youtube?

EDIT 3: Qual a necessidade de toda essa tecnicidade? Concordo que é bom proteger o fórum de processos judiciais, mas era necessário tudo isso?

Se o link do youtube violar direitos autorais sim. Qualquer prática que seja crime no Brasil é proibida aqui.

A linguagem técnica se deu pelo fato de que fui eu quem redigiu o estatuto. O Comitê encomendou um conjunto de regras em formato próximo ao de uma lei. O resultado foi esse. Embora contenha alguns termos prolixos, o texto é bastante claro e deixa o fórum mais transparente. Talvez não fosse mesmo necessário, todavia, acho que pecar pelo excesso, neste caso, é virtude.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Dezembro de 2007, 23:53:43 »
Parabéns! Gostei muito do regimento. Traz mais confiança e transparência e sem dúvida uma grande evolução em relação aquela lista de falácias tida como regras.  :)

Obrigado :)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Dezembro de 2007, 00:08:03 »
Que chic! Promulgamos sob a luz da razão! :D

Dúvidas:
1) Art. 26. Duas suspensões é banimento, mas não tem regulamentação para a anistia? Como pode?
2) Art. 28. Não seria bom estabelecer a punição por infrações? Exemplo, advertência para o 24, VIII, banimento para o IX? Pra prevenir eventual alegação de arbitrariedade?
3) não encontrei menção à possibilidade de o companheiro forista advertir outro companheiro. Pode ou não pode? É recomendado ou não?
4) Art 24, XIV: o que significa "afugentar"? O que conta como "posição política, filosófica e similares"?
5) Art 24, VII: o que vocês estão contando como "apologia"? E, ainda, porque menção específica aos entorpecentes e não a outros crimes?

Parabéns pelo 16, III. Situação como essa já nos rendeu muito desgosto.

1) O art. 7o, IX, prevê a possibilidade de anistia. Caso o Comitê entenda ser aceitável anistiar determina punição assim o será. Como pode ver o quorum para isso é alto. Mas não se preocupe, nós somos bem mais rigorosos que os Lulas da vida que anistiam as pessoas por aí na mesma intensidade em que não sabem de nada nunca...

2) Preferimos não adotar o estilo do Código Penal que prevê a conduta proibida e a pena cominada (ex: reclusão de 1 a 4 anos e multa). Sem adotar tal critério o moderador pode escolher qual a intensidade da conduta e aplicar a pena. É difícil fixar uma pena para vários casos, como o de xingamento do outro forista. Por exemplo, chamar o outro de "burro" me aprece caso de advertência, já o de ofender a mãe me parece ser caso de punição mais severa. De qualquer forma, o art. 7o, IV, prevê a possibilidade de o Comitê revogar os atos dos moderadores ou reformá-los.

3) Realmente o Regimento não trata disso. Ao meu ver é possível sim, afinal, todos estão vinculados ao Regimento. Se todos os foristas tem o dever de seguí-lo é legítimo que todos cobrem de todos o seu respeito. A advertência de forista para forista é legítima mas não é a punição de advertência. O poder de punir é privativo dos moderadores.

4) Afugentar seria o caso do forista em questão começar a perseguir outrem, tentar desqualificá-lo propositadamente e sem coerência lógica, sugerir a todo tempo que se retire do fórum, proferir ofensas sem necessidade em todo e qualquer topico. É o exemplo do sujeito que odeia comunistas dar um jeito de desqualificar o forista esquerdista mesmo quando este opina sobre uma receita de bolo. O forista perseguidor em questão, atropela o assunto do tópico e dá um "jeito" de trazer o tema ideológico ao tópico unicamente com o intuito de provocar e perseguir a vítima.

5) O significado de apologia é o mesmo do código penal (fazer propaganda, incentivar o uso, demonstrar como adquirir, preparar, etc etc). A menção foi específica para reforçar a proibição da apologia as drogas. A razão disso é que o passado do fórum prova que esta conduta específica já rendeu vários tópicos trancados e bastante controvérsia, por isso a especificidade. É apenas um reforço de comportamento.

« Última modificação: 11 de Dezembro de 2007, 09:20:13 por Amon »

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #8 Online: 11 de Dezembro de 2007, 00:32:58 »
Fora do tópico:

(...) chingamento (...)

Não é chingamento. É xingamento. :P
Eu já sei porque a palavra, confusa demais fonética.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2007, 00:36:07 por Vito Álvaro »

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 11 de Dezembro de 2007, 09:20:34 »
Fora do tópico:

(...) chingamento (...)

Não é chingamento. É xingamento. :P
Eu já sei porque a palavra, confusa demais fonética.

Ok.  :hihi:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #10 Online: 11 de Dezembro de 2007, 12:14:23 »
Chingamento é quando você xinga em chinês.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 11 de Dezembro de 2007, 14:20:46 »
Se o link do youtube violar direitos autorais sim. Qualquer prática que seja crime no Brasil é proibida aqui.
../forum/topic=12505.0.html

O que irá ocorrer com esse tópico então?

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #12 Online: 11 de Dezembro de 2007, 16:11:04 »
 :) Lido.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #13 Online: 11 de Dezembro de 2007, 16:16:17 »
Eu não acho que precisemos nos preocupar muito com os vídeos do YouTube. Até porque, quando o YouTube percebe que um vídeo é ilegal, eles mesmo o removem.

Problema maior está nos torrents, na minha opinião.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #14 Online: 11 de Dezembro de 2007, 16:45:59 »
Lido por mim tambem. :)

Bom,o uso de fontes de midia ilegais nao me parecia algo tao criminal, mas aqui nos EUA a visao da coisa e' muito seria e vi ideias diferentes aqui.

Ate mesmo para garantir a integridade do forum, e' melhor que conteudo que infringe direitos autorais nao seja postado. Mas no caso do YouTube, acho que e' como o Alenonimo disse, ate porque o Youtube e' de dominio privado e responde pelas proprias acoes. No caso dos torrents, voce distribui o arquivo ao mesmo tempo que o baixa e tambem e' muito mais ligado ao usuario e entao este torna-se o responsavel.

Vale a pena lembrar que tem muito conteudo na internet que nao tem direitos autorais registrado no pais, assim como certos "animes", por isso nao seria infracao de nenhuma lei.
Compensa dar uma checada.

-----------------------------------------------------------------------

Como alguem mencionou, talvez nao fosse necessario, mas so vejo beneficios ao que pode prover disso.

Belo trabalho.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2007, 03:45:58 por Twinning Hook »

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Dezembro de 2007, 20:33:55 »
lido e entendido  :ok:

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #16 Online: 11 de Dezembro de 2007, 22:51:52 »
Na realidade, queria dar um pitaco. :lol:

Estes dias, meu tio e eu conversando, concluimos que o problema está no homem e não nas regras. Sei que isso não esta por ser discutido por aqui, mas o que é mais impressionante é que chegamos a conclusão que o grande "erro" das idéias de Bakunin (criador da anarquia) é que ele jogava a sociedade no chão, dizendo que todos tem que seguir seus intintos e que regras e sociedade são formas de controle, tais como a religião o é, o capitalismo o é.

Bem, mas aí é que vem a grande pergunta, na qual eu fiz ao meu tio. Se o homem, mesmo com todas as regras, continua a quebrá-las, faz diferença te-las ou não te-las?

Enfim... momento reflexivo. :lol:

Ahhhh...lido também. :ok:
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2007, 22:54:28 por Raphael »
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #17 Online: 12 de Dezembro de 2007, 03:47:25 »

Estes dias, meu tio e eu conversando, concluimos que o problema está no homem e não nas regras. Sei que isso não esta por ser discutido por aqui, mas o que é mais impressionante é que chegamos a conclusão que o grande "erro" das idéias de Bakunin (criador da anarquia) é que ele jogava a sociedade no chão, dizendo que todos tem que seguir seus intintos e que regras e sociedade são formas de controle, tais como a religião o é, o capitalismo o é.

Bem, mas aí é que vem a grande pergunta, na qual eu fiz ao meu tio. Se o homem, mesmo com todas as regras, continua a quebrá-las, faz diferença te-las ou não te-las?

Cria um topico pra gente discutir isso :)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 12 de Dezembro de 2007, 08:38:03 »

Somos legalistas e ordeiros. Além de que, a maioria das regras são sim respeitadas pela sociedade e são um reforço para o comportamento desejado ao grupo. Mesma coisa aqui no fórum, as regras existem para reforçar um comportamento que o Comitê julga adequado. É óbvio que é uma forma de controle que, por sinal, é efetivo.

rizk

• Visitante
« Resposta #19 Online: 13 de Dezembro de 2007, 22:46:58 »
4) Afugentar seria o caso do forista em questão começar a perseguir outrem, tentar desqualificá-lo propositadamente e sem coerência lógica, sugerir a todo tempo que se retire do fórum, proferir ofensas sem necessidade em todo e qualquer topico. É o exemplo do sujeito que odeia comunistas dar um jeito de desqualificar o forista esquerdista mesmo quando este opina sobre uma receita de bolo. O forista perseguidor em questão, atropela o assunto do tópico e dá um "jeito" de trazer o tema ideológico ao tópico unicamente com o intuito de provocar e perseguir a vítima.
Nossa, então agora eu e minha fama vamos dormir tranqüilas hoje :D

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 14 de Dezembro de 2007, 07:50:20 »

Só lembrando: falácias são alegações de má qualidade.  Regras são determinações.  Por piores que sejam, regras não podem ser falácias; imagino que você quis dizer "arbitrariedades" ou algo similar.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!