Autor Tópico: HD deu pau!  (Lida 2353 vezes)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
HD deu pau!
« Online: 13 de Dezembro de 2007, 00:04:54 »
Seguinte. Hoje de manhã, ao desligar o micro, cometi a incrível burrice de desligar o estabilizador enquanto o windows ainda estava desligando.

Agora a noite ao tentar ligar o micro, ele ficava reiniciando e não ligava. Usei um hd velho que tinha e fiz uma instalação de emergência do windows xp. Pude então perceber que o hd original era reconhecido, mas não era lido.

Embora tenha backup, muitos arquivos recentes não foram salvos. O windows diz que ele não está formatado e sugere a formatação...Tentei recuperar os dados usando o PC Inspector File Recovery, mas ele não recupera tudo que eu quero, e ainda por cima, parece que os dados estão corrompidos, não consigo ler os arquivos salvos.

Alguém tem alguma sugestão?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
Re: HD deu pau!
« Resposta #1 Online: 13 de Dezembro de 2007, 00:08:45 »
:tchau:

Diga tchau aos seus arquivos. :D

Brincadeira, bem, eu não tenho paciência cara, é até bom formatar mesmo.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #2 Online: 13 de Dezembro de 2007, 00:11:14 »
Formatar e usar programa para recuoerar arquivos deletados ANTES de instalar o Windows.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 13 de Dezembro de 2007, 00:28:51 »
Isto!

Isto porque uma formatação não apaga a setor inteiro, apenas apaga o "cabeçalho" (esqueci o termo correto) indicando que aquele setor esta disponível para gravação de algum dado.

Mas eu procuraria algum outro programa de recuperação de dados, mais eficiente e mais confiável.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #4 Online: 13 de Dezembro de 2007, 00:33:59 »
Mas, mas...  :o Só por ter desligado o estabilizador antes da hora?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 13 de Dezembro de 2007, 00:41:01 »

Murphy! conheces?

As chances de seu HD dar pau quando desliga-se diretamente no estabilizador, sem fechar o Windows, é proporcional a importância dos dados que você não tem em backup.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2007, 00:43:06 por Spitfire »

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #6 Online: 13 de Dezembro de 2007, 00:41:08 »
Tente encontrar um utilitário para recuperar o sistema. De repente é possível recuperar o setor de boot ou o sistema operacional.

Às vezes é até possível fazer isso com o CD do Windows XP. Dá uma caçada no Google por alguém com o mesmo problema que o seu para ver se encontra alguma solução. Terá mais sucesso se a busca for em inglês.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #7 Online: 13 de Dezembro de 2007, 00:42:47 »
É possível levar a uma empresa de recuperação de dados também, mas vá preparando para desembolsar uma boa grana. Um serviço de recuperação de dados é algo que custa muito caro.

Recomendado se os arquivos forem MUITO importantes.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Dezembro de 2007, 00:49:39 »
Formatar e usar programa para recuoerar arquivos deletados ANTES de instalar o Windows.
É, formatação rápida para ele só reconstruir a estrutura da partição...

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #9 Online: 13 de Dezembro de 2007, 10:05:18 »
 :o Na dúvida vou lembrar de fazer backup hoje.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #10 Online: 13 de Dezembro de 2007, 11:40:04 »

Sim. HD pode dar problema só de você mexer o gabinete com o computador ligado.

Falando em fazer backup, eu preciso descobrir um jeito de fazer backups incrementais usando CDs/DVDs. Tenho arquivos que já fiz backups e não foram modificados, não tenho porque gravá-los todos de novo. Se eu tivesse outro HD seria mais fácil, acho... ::)
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #11 Online: 13 de Dezembro de 2007, 11:41:24 »
:o
Preciso mudar a forma como eu me relaciono com meu computador, então...
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #12 Online: 13 de Dezembro de 2007, 11:43:44 »

:o  Você não será o único Thufir.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #13 Online: 13 de Dezembro de 2007, 12:26:45 »
Acho que o CD de instalação do XP resolverá a pendenga. O sistema pode ficar meio ruim mas vai dar para acessar todos os seus dados. Dá também para fazer uma imagem do HD. Depois que você instalar novamente o sistema operacional, aciona a imagem e salva o que precisa.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 13 de Dezembro de 2007, 12:52:47 »
Amon... o problema é que não foi apenas os dados que corromperam no HD e sim a formatação. Não é possível acessar diretamente nenhum dado, só mediante a um software de recuperação que reescreve as entradas da FAT e tenta buscar os dados contidos nos setores do HD.  :wink:

O buraco é mais abaixo.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #15 Online: 13 de Dezembro de 2007, 12:56:54 »
Só por curiosidade, Ângelo, a quanto tempo você não o formatava?
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 13 de Dezembro de 2007, 14:55:51 »
Ham... Isso não é bem assim. O problema do HD do Ângelo provavelmente não foi físico, foi lógico (ele foi desligado enquanto alguma estrutura importante da partição provavelmente era acessada/escrita).

Pelo que sei, fisicamente HDs não dão mais problema por causa de um dispositivo chamado auto park, que puxa o cabeçote de gravação assim que ele é desligado. Só não sei se isso funciona ou se tem algum outro dispositivo para quando acontece algum tranco...

Dica para todos aqui: para evitar esse tipo de problema quando o computador é desligado, usam NTFS no lugar de FAT. NTFS tem journaling, isso permite que dados não sejam perdidos nas partições (na teoria, é claro, mas a segurança é extremamente maior). Aliás, isso permite que nem uma checagem da partição no início do boot seja necessária...

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #17 Online: 13 de Dezembro de 2007, 15:01:09 »
Ham... Isso não é bem assim. O problema do HD do Ângelo provavelmente não foi físico, foi lógico (ele foi desligado enquanto alguma estrutura importante da partição provavelmente era acessada/escrita).

Pelo que sei, fisicamente HDs não dão mais problema por causa de um dispositivo chamado auto park, que puxa o cabeçote de gravação assim que ele é desligado. Só não sei se isso funciona ou se tem algum outro dispositivo para quando acontece algum tranco...
Ah... então quer dizer que posso voltar a tratá-lo como o traidor que é... :twisted:
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 13 de Dezembro de 2007, 15:04:30 »
Ah... então quer dizer que posso voltar a tratá-lo como o traidor que é... :twisted:
Eu disse que não era bem daquele jeito, não que não era daquele jeito de forma alguma.. hehe

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #19 Online: 13 de Dezembro de 2007, 16:26:28 »
Nao disse que o que aconteceu foi isso, so citei outro problema que pode dar em HDs :ok:
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #20 Online: 13 de Dezembro de 2007, 16:53:00 »
Tenho quase certeza que o problema foi no setor de boot e que um programa para recuperá-lo deve resolver o problema. Só não tenho a mínima idéia do que fazer.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #21 Online: 13 de Dezembro de 2007, 17:03:41 »
A FAT e' so' uma listagens de arquivos com a finalidade de organizar e tornar usufruivel o HD...
Nem se compara com NTFS como o Oceanos disse, nao se esqueca de escolher NTFS nessa nova formatacao.

Como o Alenonimo disse, pode mandar pra uma empresa de recuperacao, que eles recuperam o hd com qualquer tipo de dano, pode dar um tiro nele que os caras arrumam, falando serio.

Mas, acho que nao e' o seu caso...

E' melhor mesmo nao instalar o windows depois que formatar,quando um arquivo e' apagado, o OS apenas modifica a primeira letra do nome do arquivo por Underline. Quando voce acessa um diretorio, o sistema nao le os dados que comecam com Underline, ai ele nao mostra os dados antigos, mas eles nao foram apagados. Se voce instalar o Windows, pode substituir um desses Underlines por um aquivo novo, ai fica mais dificil recuperar.

A melhor solucao e' a que alguem falou ai, formata e usa um recuperador de dados, procure um bom.
Um pouco estranho o seu erro...
porque a parte que reconhece o HD e' ROM (Read Only Memory) portanto o HD sempre deveria ser reconhecido, mesmo porque essa informacao, assim como as de operacao do aparelho, ficam na placa logica e nao na HDA. Acho bem dificil, mas vamos torcer que a sua desligada repentina tao tenha queimado a placa logica... porque voce disse que o pc "enxerga" mas nao ve o conteudo do HD certo?
Quando voce conecta o cabo IDE a placa mae, ela sabe que tem alguma coisa la (devido a energia) mas nao sabe o que e'...
Mas provavelmente o problema nao e' tao grande.

Como o Oceanos disse, deve ser um problema logico, que "confunde" a interacao do Hardware.

Ja tentou usar o comando Fdisk?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 13 de Dezembro de 2007, 23:25:04 »
É possível levar a uma empresa de recuperação de dados também, mas vá preparando para desembolsar uma boa grana. Um serviço de recuperação de dados é algo que custa muito caro.

Recomendado se os arquivos forem MUITO importantes.
São importantes, mas nem tanto para recorrer a uma empresa. Pelo menos não agora que acabei de gastar mais de 350 pila em um hd novo.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 13 de Dezembro de 2007, 23:26:31 »
É, formatação rápida para ele só reconstruir a estrutura da partição...
Mas formatação rápida não some com o nome dos arquivos?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 13 de Dezembro de 2007, 23:27:46 »
Acho que o CD de instalação do XP resolverá a pendenga. O sistema pode ficar meio ruim mas vai dar para acessar todos os seus dados. Dá também para fazer uma imagem do HD. Depois que você instalar novamente o sistema operacional, aciona a imagem e salva o que precisa.
O problema é que o cd de instalação quer formatar o meu hd para fazer uma nova instalação do zero, ele não dá a opção de recuperar a instalação.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!