Autor Tópico: HD deu pau!  (Lida 2354 vezes)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
Re: HD deu pau!
« Resposta #25 Online: 13 de Dezembro de 2007, 23:29:32 »
Só por curiosidade, Ângelo, a quanto tempo você não o formatava?
Acho que não faz um ano. Na verdade esse hd era de um outro micro mais antigo meu, que eu tive que usar porque o hd anterior também deu pau.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 13 de Dezembro de 2007, 23:33:36 »
Ham... Isso não é bem assim. O problema do HD do Ângelo provavelmente não foi físico, foi lógico (ele foi desligado enquanto alguma estrutura importante da partição provavelmente era acessada/escrita).
O sotware de recuperação não consegue recuperar tudo e alguns arquivos vêm corrompidos. Mas se eu fizer a formatação rápida, a situação melhora? Porque eu acho que os dados não foram realmente corrompidos, apenas o programa não está conseguindo acessar.

Dica para todos aqui: para evitar esse tipo de problema quando o computador é desligado, usam NTFS no lugar de FAT. NTFS tem journaling, isso permite que dados não sejam perdidos nas partições (na teoria, é claro, mas a segurança é extremamente maior). Aliás, isso permite que nem uma checagem da partição no início do boot seja necessária...
Mas o meu hd é formatado em ntfs.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #27 Online: 13 de Dezembro de 2007, 23:35:50 »
Hum... entao talvez seja como eu disse, eu defeito na ROM da placa logica...

Mas e' bem improvavel, aprimorar seu metodo de recuperacao deve ser uma soluca mais provavel, voce leu o que eu escrevi, o comando que eu recomendei?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 13 de Dezembro de 2007, 23:42:23 »
A FAT e' so' uma listagens de arquivos com a finalidade de organizar e tornar usufruivel o HD...
Nem se compara com NTFS como o Oceanos disse, nao se esqueca de escolher NTFS nessa nova formatacao.

Como o Alenonimo disse, pode mandar pra uma empresa de recuperacao, que eles recuperam o hd com qualquer tipo de dano, pode dar um tiro nele que os caras arrumam, falando serio.

Mas, acho que nao e' o seu caso...

E' melhor mesmo nao instalar o windows depois que formatar,quando um arquivo e' apagado, o OS apenas modifica a primeira letra do nome do arquivo por Underline. Quando voce acessa um diretorio, o sistema nao le os dados que comecam com Underline, ai ele nao mostra os dados antigos, mas eles nao foram apagados. Se voce instalar o Windows, pode substituir um desses Underlines por um aquivo novo, ai fica mais dificil recuperar.

A melhor solucao e' a que alguem falou ai, formata e usa um recuperador de dados, procure um bom.
Um pouco estranho o seu erro...
porque a parte que reconhece o HD e' ROM (Read Only Memory) portanto o HD sempre deveria ser reconhecido, mesmo porque essa informacao, assim como as de operacao do aparelho, ficam na placa logica e nao na HDA. Acho bem dificil, mas vamos torcer que a sua desligada repentina tao tenha queimado a placa logica... porque voce disse que o pc "enxerga" mas nao ve o conteudo do HD certo?
Quando voce conecta o cabo IDE a placa mae, ela sabe que tem alguma coisa la (devido a energia) mas nao sabe o que e'...
Mas provavelmente o problema nao e' tao grande.

Como o Oceanos disse, deve ser um problema logico, que "confunde" a interacao do Hardware.

Ja tentou usar o comando Fdisk?
O meu hd usa ntfs. O micro reconhece, ele até aparece na lista de drives, mas não acessa. Quando uso o programa de instalação do windows ele mostra partição não reconhecida e perde para formatar. Por meio de um programa de recuperação, consigo ver os arquivos, mas ele não recupera tudo e alguns vêm corrompidos. A placa lógica não está queimada, se eu formatar e instalar de novo o windows com certeza ele volta a funcionar normalmente, sem problemas. Só que eu não quero perder alguns arquivos importantes que tenho lá.

A minha dúvida agora é se eu fizer uma formatação rápida conseguirei acessar e salvar os arquivos que não aparecem ou aparecem corrompidos usando o programa de recuperação. Como já falei antes, acho que não houve problema com os dados em si, mas com alguma coisa na estrutura da partição ou do setor de boot, como falaram o oceanos e o ale.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #29 Online: 13 de Dezembro de 2007, 23:43:46 »
Ja tentou usar o comando Fdisk?

Isso nao e' Fuck Disk!

E' pra exatamente o seu caso.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 13 de Dezembro de 2007, 23:44:45 »
O sotware de recuperação não consegue recuperar tudo e alguns arquivos vêm corrompidos. Mas se eu fizer a formatação rápida, a situação melhora? Porque eu acho que os dados não foram realmente corrompidos, apenas o programa não está conseguindo acessar.
Não, acho que não. Acho que você deve abandonar isso então. Procure outros softwares de recuperação, talvez alguma consiga... Depois disso, não tenho a mínima idéia do que você pode fazer além de procurar alguma empresa para recuperação.

Mas o meu hd é formatado em ntfs.
É, nem tudo é perfeito...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 13 de Dezembro de 2007, 23:47:36 »

Mas e' bem improvavel, aprimorar seu metodo de recuperacao deve ser uma soluca mais provavel, voce leu o que eu escrevi, o comando que eu recomendei?
O fdisk? Você se refere a usar o fdisk /mbr para tentar consertar o mbr?
Não tentei ainda, mas boa idéia, vou fazer mais tarde.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #32 Online: 14 de Dezembro de 2007, 01:06:35 »
Acho que não faz um ano. Na verdade esse hd era de um outro micro mais antigo meu, que eu tive que usar porque o hd anterior também deu pau.

Obrigado por responder, Ângelo. É que eu sempre formato meu hd de tempos em tempos, é pra dar uma renovada, sabe?
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #33 Online: 14 de Dezembro de 2007, 05:12:32 »

Se o disco tá inacessível, ou é MBR com defeito ou queimou a bucetinha que faz aqueles trequinhos mexerem pra lá e pra cá. Ou um cabo desconectou lá dentro na CPU, já verificou?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 14 de Dezembro de 2007, 23:22:21 »

Obrigado por responder, Ângelo. É que eu sempre formato meu hd de tempos em tempos, é pra dar uma renovada, sabe?
Eu não gosto de ficar formatando o hd, porque instalar e configurar todos os programas que eu uso, além do ruindows, dá um puta trabalho...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 14 de Dezembro de 2007, 23:24:52 »

Se o disco tá inacessível, ou é MBR com defeito ou queimou a bucetinha que faz aqueles trequinhos mexerem pra lá e pra cá. Ou um cabo desconectou lá dentro na CPU, já verificou?
O hd está ok, foi só um problema lógico mesmo. Mas consegui encontrar um programinha excelente que recuperou todos os arquivos que eu queria, sem corromper nenhum, chama-se GetDataBack for NTFS.

Obrigado a todos que postaram com sugestões!

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 14 de Dezembro de 2007, 23:29:41 »

Eu não gosto de ficar formatando o hd, porque instalar e configurar todos os programas que eu uso, além do ruindows, dá um puta trabalho...

Eu faço uma instalação padrão... configuro todos os drivers e instalo os softwares básicos que preciso para trabalhar. Feito isto faço uma imagem com uma versão DOS do Norton Ghost, salvo-a depois em um DVD bootável aonde junto com a imagem, vai o Ghost. Quando preciso re-instalar o sistema operacional, só booteio pelo DVD e em menos de 5 minuto tenho um Windows novinho em folha, todo configurado e com todas as ferramentas que preciso.  :wink:

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #37 Online: 15 de Dezembro de 2007, 00:25:42 »

Ruindows é boa. Mas é que estamos tão acostumado com ele, né? Mas eu gosto do windows, na falta do que fazer, gosto de formatar sem ter sentido. :D
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 15 de Dezembro de 2007, 04:05:25 »
Mas consegui encontrar um programinha excelente que recuperou todos os arquivos que eu queria, sem corromper nenhum, chama-se GetDataBack for NTFS.
Falei. :D

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #39 Online: 15 de Dezembro de 2007, 09:04:21 »
Angelo, eu não formato meu computador já faz uns 3 anos e eu uso Windows XP. Acho que é tudo questão de cuidado com o computador pra mantê-lo sempre em ordem.

Se quiser se prevenir quanto a perda de arquivos durante formatações, pode criar partições separadas para o sistema operacional e para os arquivos. Se precisar formatar para reinstalar o Windows, você acaba formatando só um pedaço do HD sem correr o risco de perder os arquivos da outra partição.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #40 Online: 15 de Dezembro de 2007, 16:15:42 »
Angelo, eu não formato meu computador já faz uns 3 anos e eu uso Windows XP. Acho que é tudo questão de cuidado com o computador pra mantê-lo sempre em ordem.

Se quiser se prevenir quanto a perda de arquivos durante formatações, pode criar partições separadas para o sistema operacional e para os arquivos. Se precisar formatar para reinstalar o Windows, você acaba formatando só um pedaço do HD sem correr o risco de perder os arquivos da outra partição.

Cara, acredite, pra fazer isso eu formatei o meu pc umas 4 ou 5 vezes. :lol:

Mas eu consegui, sou um vencedor. :yahoo:

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 17 de Janeiro de 2008, 17:39:26 »
Ressuscitando o tópico.

Estou com um hd novo sata de 500 Gb, junto com um ide de 20 Gb.

Alguma sugestão para o particionamento do sata?

Devo instalar o windows no sata ou no ide?

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #42 Online: 17 de Janeiro de 2008, 17:46:49 »
Um dia derrubei meu K6 da escada e ele contiuou funcionando normalmente... até uns meses depois qundo bati com a mão em cima da mesa e aí o HD foi pro saco.
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 17 de Janeiro de 2008, 21:20:04 »
Alguma sugestão para o particionamento do sata?
Tente dividir bastante as partições. Eu faria partições no máximo de 50gb... Crie partições FAT para arquivos que serão pouco acessados e que podem fragmentar, ntfs (com indexação ativada) para arquivos que precisam ser acessados mais rapidamente e tal... Se for por Linux, eu recomendo JFS.

Devo instalar o windows no sata ou no ide?
Sata é mais rápido...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 17 de Janeiro de 2008, 22:58:37 »
Valeu Oceanos!

Outra coisa, estou pensando em trocar minha placa de vídeo 3d, que é muito fraquinha até mesmo para jogos mais antigos (é uma geforce mx400). Só que eu não acompanho a evolução há tempos e existe tanta coisa no mercado que eu estou perdido. Alguém tem alguma sugestão de uma placa razoável e principalmente barata? Qual o melhor nesse aspecto, uma ATI ou uma Nvidia?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!