A FAT e' so' uma listagens de arquivos com a finalidade de organizar e tornar usufruivel o HD...
Nem se compara com NTFS como o Oceanos disse, nao se esqueca de escolher NTFS nessa nova formatacao.
Como o Alenonimo disse, pode mandar pra uma empresa de recuperacao, que eles recuperam o hd com qualquer tipo de dano, pode dar um tiro nele que os caras arrumam, falando serio.
Mas, acho que nao e' o seu caso...
E' melhor mesmo nao instalar o windows depois que formatar,quando um arquivo e' apagado, o OS apenas modifica a primeira letra do nome do arquivo por Underline. Quando voce acessa um diretorio, o sistema nao le os dados que comecam com Underline, ai ele nao mostra os dados antigos, mas eles nao foram apagados. Se voce instalar o Windows, pode substituir um desses Underlines por um aquivo novo, ai fica mais dificil recuperar.
A melhor solucao e' a que alguem falou ai, formata e usa um recuperador de dados, procure um bom.
Um pouco estranho o seu erro...
porque a parte que reconhece o HD e' ROM (Read Only Memory) portanto o HD sempre deveria ser reconhecido, mesmo porque essa informacao, assim como as de operacao do aparelho, ficam na placa logica e nao na HDA. Acho bem dificil, mas vamos torcer que a sua desligada repentina tao tenha queimado a placa logica... porque voce disse que o pc "enxerga" mas nao ve o conteudo do HD certo?
Quando voce conecta o cabo IDE a placa mae, ela sabe que tem alguma coisa la (devido a energia) mas nao sabe o que e'...
Mas provavelmente o problema nao e' tao grande.
Como o Oceanos disse, deve ser um problema logico, que "confunde" a interacao do Hardware.
Ja tentou usar o comando Fdisk?
O meu hd usa ntfs. O micro reconhece, ele até aparece na lista de drives, mas não acessa. Quando uso o programa de instalação do windows ele mostra partição não reconhecida e perde para formatar. Por meio de um programa de recuperação, consigo ver os arquivos, mas ele não recupera tudo e alguns vêm corrompidos. A placa lógica não está queimada, se eu formatar e instalar de novo o windows com certeza ele volta a funcionar normalmente, sem problemas. Só que eu não quero perder alguns arquivos importantes que tenho lá.
A minha dúvida agora é se eu fizer uma formatação rápida conseguirei acessar e salvar os arquivos que não aparecem ou aparecem corrompidos usando o programa de recuperação. Como já falei antes, acho que não houve problema com os dados em si, mas com alguma coisa na estrutura da partição ou do setor de boot, como falaram o oceanos e o ale.