Autor Tópico: Senado derruba a prorrogação da CPMF até 2011  (Lida 3132 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Senado derruba a prorrogação da CPMF até 2011
« Online: 13 de Dezembro de 2007, 02:47:55 »
O Senado rejeitou, em primeiro turno, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que prorrogaria a CPMF até 2011. A votação, realizada no início da madrugada desta quinta-feira (13), terminou com 45 votos a favor e 34 contra. Para aprovar, o governo precisava de 49 votos favoráveis dos 79 senadores.

A CPMF foi derrubada depois de uma sessão longa, em que vários senadores discursaram pró e contra a contribuição. Durante todo o tempo, o governo tentou, nos bastidores, reverter votos a favor de sua proposta, que ele considerava essencial para o equilíbrio das contas públicas.

Em uma última cartada, o líder do governo na casa, Romero Jucá (PMDB-RR), apresentou carta dos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e das Relações Institucionais, José Múcio, aceitando ou renovar a CPMF por apenas um ano, enquanto se tentaria fazer uma reforma tributária, ou renová-la por quatro anos, destinando 100% dos recursos à saúde. Para que essas propostas pudessem ser estudadas e discutidas, ele pediu que se encerrasse a sessão desta quarta e se deixasse para quinta a votação.

O líder do Democratas, José Agripino (RN), falou em seguida e ponderou que as propostas deveriam ter sido feitas quando a proposição de emenda à Constituição (PEC) ainda tramitava na Câmara e disse que queria votar já a prorrogação da CPMF. O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), disse que aceitaria abrir negociações com o governo, depois que fosse proclamado o resultado da votação.

Quando já passava da 0h desta quinta, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) pediu que a sessão fosse interrompida. Ele foi criticado por Virgilio, e seguiu-se um debate sobre a interrupção, que acabou não vingando.

DRU aprovada

Logo na seqüência da votação da CPMF, o governo conseguiu prorrogar a desvinculação de 20% das receitas do orçamento que têm destinação fixada pela Constituição e são oriundas de impostos, contribuições sociais e de intervenção no domínio econômico.

A Desvinculação de Receitas da União (DRU) faz parte da emenda de prorrogação da CPMF, mas acabou sendo desmembrada. A aprovação foi alcançada com folga, por 60 votos a favor e 18 contra, o que demonstra a aprovação de senadores da oposição. Agora, a DRU terá de ser votada em segundo turno.

Adiamentos

O governo havia adiado a votação sobre a prorrogação do tributo por diversas vezes esperando convencer senadores da oposição a votar a favor da emenda. Após o adiamento de terça, o presidente Lula determinou que a votação ocorresse na quarta, "para ganhar ou perder".

O esforço do governo se deveu ao fato de que, se a PEC não fosse votada neste ano, a administração federal perderia pelo menos três meses de arrecadação. O tributo gera cerca de R$ 40 bilhões anuais.A votação foi a primeira presidida pelo novo presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), eleito no início da tarde para terminar o mandato de Renan Calheiros (PMDB-AL), que, sob suspeitas de corrupção, havia renunciado ao cargo no último dia 4.

* Com agências
Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/2007/12/13/ult23u813.jhtm
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re: Senado derruba a prorrogação da CPMF até 2011
« Resposta #1 Online: 13 de Dezembro de 2007, 02:49:54 »
:yahoo:

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #2 Online: 13 de Dezembro de 2007, 03:56:15 »
Que dureza... Ufa... :|

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #3 Online: 13 de Dezembro de 2007, 04:12:02 »
Nossa... por pouco!

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Dezembro de 2007, 07:39:13 »
Lullalá no palanque , na próxima eleição:

"A CPMF foi feita pelo PSDB no governo FHC,e acabou no MEU governo"...deixamos de cobrar esse imposto do FHC no MEU governo!"

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 13 de Dezembro de 2007, 09:42:48 »
Eu não comemoraria tanto.

1)O governo pode reapresentar a proposta em janeiro ou fevereiro.

2) Pode aumentar alíquotas de outros impostos, como IOF, segundo ouvi no rádio

3) Ganhou um discurso contra a oposição : Problemas no hospital? Culpa do DEM e PSDBque não aprovaram a CPMF. Faltou grana para combate a dengue? Culpa do DEM e PSDBque não aprovaram a CPMF

4) Vai dizer que foi no governo dele que a cpmf acabou como o Arcanjo Lúcifer ressaltou acima.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #6 Online: 13 de Dezembro de 2007, 10:10:24 »
Escrevi bobagem, deixa pra lá.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #7 Online: 13 de Dezembro de 2007, 10:57:51 »
Bom. Mas a DRU passou... :(
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Dezembro de 2007, 11:15:39 »
Eu não comemoraria tanto.
Idem.  :ok:

1)O governo pode reapresentar a proposta em janeiro ou fevereiro.
E levar outra surra? Acho que não. Penso que ele tomará o rumo de aumentar os outros impostos.  :no:

2) Pode aumentar alíquotas de outros impostos, como IOF, segundo ouvi no rádio
Isso é quase certo, mesmo considerando que a arrecadação tenha ficado em 8% e o PIB em 5%...  :no:

3) Ganhou um discurso contra a oposição : Problemas no hospital? Culpa do DEM e PSDBque não aprovaram a CPMF. Faltou grana para combate a dengue? Culpa do DEM e PSDBque não aprovaram a CPMF

4) Vai dizer que foi no governo dele que a cpmf acabou como o Arcanjo Lúcifer ressaltou acima.
Não duvido. Já que o governo do PT prefere se valer de mentiras e falácias é quase certo que fará isso... O que eles escondem é que a proposta inicial do era prorrogar a CPMF e a DRU no mesmo pacote, ou seja, seria pra gastar a CPMF como quisesse. Duvido que a saúde iria levar 1% a mais de recurso da contribuição nefasta...  :no:

Já que a saúde só PIOROU depois da CPMF, é melhor que ela vá pro inferno...  :x
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 13 de Dezembro de 2007, 11:21:03 »
PauloCesar, só discordo em um ponto da sua mensagem :

E levar outra surra? Acho que não. Penso que ele tomará o rumo de aumentar os outros impostos

Estamos falando de políticos brasileiros, e é perfeitamente possível que o governo aumente outros impostos E reapresente a CPMF E consiga a aprovação. Afinal, basta pagar o preço político pedido pelos senadores e qualquer coisa passa lá no senado.

Editado para tornar um trecho mais claro.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2007, 12:18:42 por Ricardo B. »
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #10 Online: 13 de Dezembro de 2007, 13:04:29 »
Bom. Mas a DRU passou... :(

Pro pessoal não ficar perdido.

http://www.adocontb.org.br/codwebsite=&codpagina=00018755

Acho que quebramos a cara, Amon. Enfim, dos males o pior.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Atheist

• Visitante
« Resposta #11 Online: 13 de Dezembro de 2007, 13:13:08 »
Antes das próximas eleições eles passam, pois nenhum governo vai querer ficar sem a grana extra. Os votos contrários são passageiros.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #12 Online: 13 de Dezembro de 2007, 13:14:54 »
Antes das próximas eleições eles passam, pois nenhum governo vai querer ficar sem a grana extra. Os votos contrários são passageiros.

É porque a grana não é extra pro governo, vai pra saúde, toda ela. :lol:
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Atheist

• Visitante
« Resposta #13 Online: 13 de Dezembro de 2007, 13:16:52 »

É porque a grana não é extra pro governo, vai pra saúde, toda ela. :lol:

Acho que não vai toda pra saúde mas posso estar enganado. De qualquer forma, indo este dinheiro para a saúde, outro não precisa ir...

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #14 Online: 13 de Dezembro de 2007, 13:18:29 »
Rubens, foi uma piada, uma ironia. :D

Atheist

• Visitante
« Resposta #15 Online: 13 de Dezembro de 2007, 13:20:25 »
:P

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #16 Online: 13 de Dezembro de 2007, 13:24:29 »

É que antes da votação, esta madrugada, o governo entrou com um ação pra atrair mais votos, afirmando que 100% da CPMF iria pra saúde, o que commmmmmmmmm todaaaaaaa a certeza, é uma mentira deslavadíssima, por isso minha ironia, boboca. :D

Atheist

• Visitante
« Resposta #17 Online: 13 de Dezembro de 2007, 13:27:05 »
Eu estou meio devagar com ironias hoje... :D

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #18 Online: 13 de Dezembro de 2007, 13:28:38 »
Eu estou meio devagar com ironias hoje... :D

Sem problemas, deve ser a madrugada acordada trocando fraudas. Queria passar por este processo com um filho também, mas acho que quando o adotar, vou adotar grandinho, não muito, claro. :D

Sobre o assunto do tópico, devemos lembra que em 2011 teremos mais uma. :(

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 13 de Dezembro de 2007, 19:23:40 »

É que antes da votação, esta madrugada, o governo entrou com um ação pra atrair mais votos, afirmando que 100% da CPMF iria pra saúde, o que commmmmmmmmm todaaaaaaa a certeza, é uma mentira deslavadíssima, por isso minha ironia, boboca. :D

Quando inventaram essa merda de CPMF seria exclusivamente para a saúde, não seria?

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #20 Online: 14 de Dezembro de 2007, 02:04:05 »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #21 Online: 14 de Dezembro de 2007, 02:06:14 »
Quando inventaram essa merda de CPMF seria exclusivamente para a saúde, não seria?

Falar é uma coisa, fazer é outra. :D

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #22 Online: 14 de Dezembro de 2007, 02:06:44 »
Após fim da CPMF, governo e oposição admitem criação de novo tributo

Não podia durar, nem 24 horas...

Também acho. Pra mim, só vai mudar o nome, mas impostos sempre pagaremos.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #23 Online: 14 de Dezembro de 2007, 04:12:56 »
Após fim da CPMF, governo e oposição admitem criação de novo tributo

Não podia durar, nem 24 horas...
Que absurdo, ao invéz do governo parar de contratar funcionários públicos, parar de dar dinheiro pra MST, escola de samba, não ampliar a idade do bolsa família, sem falar no PAN... já passou mas a conta (alta) foi paga... eles deveriam sobreviver sem a CPMF... chega de gastar o nosso dinheiro como se fosse dinheiro que caiu do céu...eles que aprendam a administrar que sem a CPMF dá pra pagar as contas senão esbanjar...

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 14 de Dezembro de 2007, 09:35:35 »
Até o PSDB é a favor do novo imposto.Vão tomar no fundo...
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!