Autor Tópico: Francês volta a derrotar calculadora  (Lida 1064 vezes)

Narkus

• Visitante
Francês volta a derrotar calculadora
« Online: 14 de Dezembro de 2007, 14:26:38 »
LONDRES (AFP) - O francês Alexis Lemaire, 27 anos, voltou a derrotar as calculadoras mais avançadas e quebrou nesta terça-feira, em Londres, seu próprio recorde, ao resolver a raiz 13ª de um número de 200 dígitos em apenas 70 segundos.

Em um teste realizado no Museu de Ciências de Londres, Lemaire calculou a raiz 13ª de um número de 200 dígitos somente com o cérebro e em apenas 70,2 segundos, quebrando seu recorde anterior de 72,4 segundos.

O matemático francês, que faz doutorado sobre inteligência artificial na Universidade de Reims (nordeste da França), calculou corretamente o número 2.407.899.893.032.210, entre as 393 trilhões de respostas possíveis.

Este número (2 trilhões, 407 bilhões, 899,893 milhões, 032.701) multiplicado por si mesmo 13 vezes produze o gigantesco número de 200 dígitos que foi escolhido aleatoriamente por um computador.

"Lemaire se sentou e todo mundo fez silêncio. Depois, subitamente, anunciou a resposta", disse Jane Wess, curadora de matemática do museu de Ciências de Londres.

"Acredito que este é o maior valor que já foi calculado mentalmente", completou.

http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/071211/mundo/gb_fran__a_ci__ncia

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
Re: Francês volta a derrotar calculadora
« Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2007, 14:34:55 »
 :susto: Ele não pode ser humano!

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #2 Online: 14 de Dezembro de 2007, 14:36:08 »
Incrível...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Dezembro de 2007, 14:52:02 »
Vai tomar no cu... nessas horas eu vejo como sou burro.  :(

Narkus

• Visitante
« Resposta #4 Online: 14 de Dezembro de 2007, 16:58:15 »
Tinha uma época que eu ficava calculando multiplicações do tipo 437x872...

Deixa eu ver como era que eu fazia...

437 = 400 + 30 + 7
872 = 800 + 70 + 2

400x800 = 40x80x100 = 3200x100 = 3.200.000
+
30x800 = 24000 (Resultado parcial = 3.200.000 + 24000 = 3.224.000)
+
70x400 = 28000 (Resultado parcial = 24.000 + 28.000 + 3.200.000 = 52.000 + 3.200.000 = 3.252.000) (e fico pensando neste número até ele ir parar na memória a longo prazo... associo com alguma coisa absurda que tenha a ver com o desenho do número)...
+
... (continua, mas estou meio nauseado, parece que os recursos de memória estão atrofiados heheheh)

Hoje em dia ainda consigo fazer multiplicações até 2 dígitos numa boa e me mato pra fazer do tipo 246x92... essas de 3 dígitos não consigo mais, a não ser 100 x 100 e derivados  :histeria:

Eu acredito que uma pessoa com predisposição a conseguir armazenar bastante número em memória de curto prazo consiga resolver cálculos difíceis. Também existem os atalhos do tipo 0,666666... x 2 = 2x2/3 5x46 = 10x46/2... Mas haja habilidade e predisposição pra isso

rizk

• Visitante
« Resposta #5 Online: 15 de Dezembro de 2007, 06:56:04 »
Eu nunca me dei ao trabalho de fazer conta grande mentalmente. Nunca passei por situação que me exigisse mais do que aproximação de operação com números de dois dígitos :D

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #6 Online: 15 de Dezembro de 2007, 07:27:51 »
Isso me faz lembrar o concurso de memória, no qual um brasileiro teve uma boa participação. A memória dos participantes era assutadaroda. E associando a isso o tópico do chipanzé que supostamente tem uma memória melhor que humanos adultos.
"Aqui mostramos pela primeira vez que os jovens chimpanzés têm uma extraordinária capacidade para trabalhar com a memória numérica, melhor que a da de humanos adultos que foram submetidos aos mesmos testes", disse o autor do estudo, Tetsuro Matsuzawa, da Universidade de Kioto.

Não é uma comparação qualitativa, simplesmente quantitativa.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #7 Online: 15 de Dezembro de 2007, 11:06:02 »
 :P Nessas horas eu agradeço ao inventor da calculadora.  :P

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 15 de Dezembro de 2007, 16:54:00 »
Isso me faz lembrar o concurso de memória, no qual um brasileiro teve uma boa participação. A memória dos participantes era assutadaroda. E associando a isso o tópico do chipanzé que supostamente tem uma memória melhor que humanos adultos.
ÊPA! Olha o espantalho" Filhotes de chimpanzés. E com memória curta, não de longo prazo.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #9 Online: 15 de Dezembro de 2007, 16:59:11 »
ÊPA! Olha o espantalho" Filhotes de chimpanzés. E com memória curta, não de longo prazo.
Bom esclarecimento. Mas, ao meu ver, demonstra ainda mais a tendenciosidade da notíficia, que são comuns nessa área, que é igualar ou menosprezar o homem. Se é memórica curta, então o espantalho é o título da reportagem, que usa apenas a palavra memória.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 15 de Dezembro de 2007, 18:12:18 »
Que a imprensa é sensacionalista acho que ninguém duvida. ;)

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #11 Online: 15 de Dezembro de 2007, 20:24:55 »
Foda-se ele, eu detesto matemática e ele não me acrescentou em nada em saber disso. :D
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #12 Online: 16 de Dezembro de 2007, 01:27:43 »
200 dígitos?
Moleza. Nada que minha hp não faça em umas 3h.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #13 Online: 16 de Dezembro de 2007, 01:29:07 »
200 dígitos?
Moleza. Nada que minha hp não faça em umas 3h.

Bobagem.... :D
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #14 Online: 16 de Dezembro de 2007, 02:07:24 »
que soninho....2am.....  :sleepy: eu sou pessima em matematica, ja tentei usar metodos para melhorar, mas nao tem jeito! :|
Estou impressionada e um tanto cetica quanto esta noticia, se for mesmo verdade entao o cerebro e realmente impressionante! :stunned:
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #15 Online: 16 de Dezembro de 2007, 11:10:51 »
que soninho....2am.....  :sleepy: eu sou pessima em matematica, ja tentei usar metodos para melhorar, mas nao tem jeito! :|
Estou impressionada e um tanto cetica quanto esta noticia, se for mesmo verdade entao o cerebro e realmente impressionante! :stunned:

Disse tudo, linda. Do que adianta ter um cérebro pra resolver contas e não usá-lo pra assuntos, digamos, mais "importantes"?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #16 Online: 16 de Dezembro de 2007, 15:37:06 »
Como será possível isso? Deste jeito o cara poderia calcular milhões de possibilidades dos acontecimentos e meio que prever o futuro...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #17 Online: 16 de Dezembro de 2007, 15:40:27 »
Gostaria de ter ao menos uma noção do algoritmo mental que ele usa para cálculos tão monstruosos.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #18 Online: 16 de Dezembro de 2007, 19:16:02 »
Eu li a respeito de uma técnica. Teve um cara que conseguiu um recorde parecido. Ele pegava os primeiros 5 dígitos, fatorava mentalmente, tirava o logarítmo, tira da memória algumas constantes decoradas, e deduzia um numero com certa segurança. Esse número representaria os 3 ou 4 primeiros dígitos da resposta.

Daí, ele pegava os últimos números lá da pergunta e refinava a resposta, também usando logarítmos. O último número, no caso das 13as raízes, sempre é igual ao último dígito do número proposto.

Um pouco de intuição, muita prática, uma excelente memória e boa capacidade de abstração e rapidez nos cálculos. Pelo menos foi isso que entendi.

http://en.wikipedia.org/wiki/13th_root
http://www.13throot.com/13th_root_100digang.htm

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!