Por que se usa o termo banimento, mesmo sendo uma punição de caráter temporário, no CC?
Sei lá, penso que este termo não seja o mais apropriado... acredito que suspensão seja mais apropriado dado o caráter temporal da punição. Banimento passa a idéia de algo definitivo.
Ah isso? É o nome do recurso do fórum. Tem até um timer para aplicar a suspensão em dias e desligar os banimentos se quiser.
Existem os banimentos, que controlam os gatilhos e permitem escrever dados sobre a punição, controlar por quanto tempo ele se aplica, e o que o usuário que se enquadrar nos gatilhos não pode fazer.
Os gatilhos são os dados que você dá para o banimento funcionar.
Suponhamos que vamos bloquear o acesso do fórum a um usuário. Criamos um banimento com o nome dele e colocamos alguns dados (como e-mail, nome da conta e IP) como gatilhos que vão disparar o banimento quando ele voltar. Se uma pessoa tiver o IP do gatilho, ela recebe a mensagem que você especificar para o banimento. Ou, se o IP é dinâmico, quando ela tentar fazer login com a conta, ela recebe a mensagem.
O banimento não necessariamente impede uma pessoa de acessar o site. Ele pode impedir a pessoa somente de postar, por exemplo. Eu tenho um banimento lá onde coloco e-mails com problemas e proibo a pessoa de postar. Como o banimento é só dos e-mails, basta a pessoa mudar o e-mail e ela volta a postar normalmente.
Eu tenho outro que impede o registro de pessoas usando e-mails anonimizadores. Eu coloco cada um dos serviços que eu sei que são anonimizdores e impeço o usuário de fazer o registro.
Usar o termo "banimento" para suspensão é só uma mania. Talvez eu deva mudar a tradução de "Banimento" para "Bloqueio".