Em primeiro lugar: Olá a todos! Sou novo aqui. É ótimo compartilhar um espaço com céticos e ateus!
Agora, ao que interessa!
Bem, vejamos. Como muitos aqui já devem saber, uma das "deslealdades"(Olha o eufemismo.

) mais comuns da Igreja Católica para conseguir fiéis é a de absorver costumes de cultos pagãos para que os seguidores de tal culto se convertam ao cristianismo católico.
Como exemplo, podemos citar o próprio Natal, tão falado nesse mês.
O dia 25 de dezembro costumava ser, na Roma Antiga, o dia de Mithra, deus da agricultura. Nesse dia, os romanos se fartavam de bebidas alcoólica, comidas, e sexo (só lembrando que os bacanais não só eram comuns como também "sagrados" no Império Romano. Imaginem, então, o que rolava em uma festa...).
Porém, com o declínio gradual de Roma, abriu-se espaço para que a IC lograsse ascender-se, e uma maneira fácil de conseguir novos fiéis foi justamente manter alguns dos costumes "pagãos" (não-cristãos é mais apropriado), assim, os recém-convertidos se sentiriam mais à vontade.
Outro exemplo que podemos lembrar aconteceu bem aqui no Brasil. Até hoje aqui no Nordeste, as pessoas fazem fogueiras no dia de São João. Mas se pararmos pra pensar, a fogueira está mais para a cultura indígena do que para a católica (pelo menos pra comemorar algo. Se fosse pra queimar gente, a situação se inverteria). Logo, temos mais uma vitória da Igreja Católica. Absorvem costumes, festas e ritos pagãos, para que estes (os pagãos) não se sintam desconfortáveis a aderirem à nova religião e aos novos costumes. E por que não dizer? À nova autoridade!
O meu medo é: Após perseguir por tanto tempo a ciência e o racionalismo, hoje presenciamos a IC afirmando que "a razão/ciência e a religião podem andar juntas, uma não anula a outra", e já falam, inclusive, que o evolucionismo não contradiz a Bíblia.
Como cético e amante da ciência e do racionalismo, fico preocupado. Não estaria a Igreja Católica mais uma vez tentando absorver um "costume" (se é que eu posso assim chamar) não-cristão para que o catolicismo cresça, ou que pelo menos não diminua?
Essa semana vi uma reportagem de um instituto de desenvolvimento científico e estudos astrônomos da Igreja Católica. É algo oficial, financiado pelo Vaticano. Querem provar a existência de deus usando o nome da ciência. Um ato vil e covarde.
Será que a História vai se repetir? Será que a Igreja vai mais uma vez conseguir absorver costumes "pagão" para se manter viva e até mesmo crescer?
Ainda assim acredito que o tempo irá dar cabo da IC. A ciência não pára de evoluir, e um dia as igrejas vão perecer. Nisso eu acredito.