Autor Tópico: Que a História não se repita!!!  (Lida 3280 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Que a História não se repita!!!
« Resposta #25 Online: 20 de Dezembro de 2007, 20:26:00 »

Há um péssimo hábito entre as pessoas estudadas de mistificar a Igreja Católica e achar que ela dominou corações e mentes por todos os últimos dois mil anos. Não é assim moleza. É como dizer que o Brasil é um país católico. Meu, a missão cristã nesse país FRACASSOU RETUMBANTEMENTE, e ainda as pessoas cismam.

Acho que a ICAR é mais longeva do que talvez a maioria (? ou boa parte) dos países que existem hoje. E está presente em diversos deles.... no Brasil tem a CNBB, e segundo alguns, o próprio PT é cria dela. Não acho que seja pouca coisa, também.


Citar
(parece-me, e ao colega DJ, que a ICAR é criacionista, mas a Suy deu a entender que não. A pergunta permanece em aberto).

Segundo ouvi numa briga entre católicos, a evolução foi aceita pelo JP2, mas não é dogma católico (o que, para eles, é um critério epistemológico de qualidade, apesar do estigma comum do termo "dogma"). Então é meio facultativo, acho.

Offline Dê Jota

  • Nível 05
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Masculino
Re: Que a História não se repita!!!
« Resposta #26 Online: 21 de Dezembro de 2007, 01:33:00 »
Olá, colegas de fórum.

Em primeiro lugar: Suyndara,

"Quanto ao DêJota, achei que a discussão dele era séria...não sei pq virou a pá agora   :("

Não entendi. Peço que se expresse de maneira clara. Por essa frase, quem não fala sério aqui é você.

rizk, realmente o debate desvirtuou-se do tema inicialmente proposto pelo tópico, mas acredito que o importante é estarmos debatendo, trocando idéias e conhecimentos. Assim sendo, vamos lá.

Bem, agora entramos em um assunto delicado: Tortura.
Se alguém tivesse que escolher entre morrer com um tiro na cabeça ou ser amarrado e mergulhado um centímetro por minuto no óleo quente até à morte, com certeza escolheria a primeira opção.
Quero dizer, por não ascenderem as fogueiras, os católicos devem ser santificados? Em "Batismo de Sangue" vemos que a tortura é BEM pior do que a morte. Tanto que o torturado se suicidou para aliviar-se das seqüelas deixadas pelas torturas sofridas.

Outro ponto que achei por bem salientar foi quando você deixou a entender (e, por favor, me corrija se eu me enganei) que "é compreensível" que a IC torturasse, pois a mentalidade deles na época era diferente da nossa.
Se pensarmos dessa forma, absorveríamos os nazistas, então. Pois eles acreditavam que o que faziam era para o bem da nação. Realmente acreditavam que judeus e tantas outras minorias eram inferiores a eles.

"É engraçadíssimo que se acredite em toda a propaganda anti-católica que se faz, é o que eu acho."

É nessas horas que eu fico desgostoso para debater. "que se acredite"? Quem acredita? Por que não debatemos as idéias aqui e não deixamos o superficial para a área de bate papo?
Não é porque discordamos em um ponto que devemos começar a tentar ridicularizar o outro. É, no mínimo, anti-ético. Você tem todo o direito de achar engraçado, mas aonde estar a graça nisso tudo?

Agora sobre "as coisas", que você disse que poderiam ser diferentes se a ICAR tivesse realmente o poder que a maioria acha que tinha.
Bem, não me lembro de império maior do que Roma. Você, provavelmente, já deve ter lido sobre o Império Romano. Não sei quanto a você, mas enquanto eu leio sobre esse assunto, tenho a impressão de que nada poderia acabar com Roma. Mesmo sabendo que o seu gigantismo estava lhe levando à decadência, mesmo sabendo que os "bárbaros" iriam "invadir" aquele império, mesmo sabendo que o Império Romano definharia, quando leio sobre Roma, fico sem acreditar como algo tão grande pôde fracassar.
Não vejo, então, motivos para acreditar que a ICAR não tenha sido fortíssima autoridade na Idade Média.

"É como dizer que o Brasil é um país católico. Meu, a missão cristã nesse país FRACASSOU RETUMBANTEMENTE, e ainda as pessoas cismam."


Com isso eu não posso concordar. Apenas um exemplo que contradiz sua afirmação é o de que o Estado brasileiro é, teoricamente, laico; Mas quantos e quantos feriados não temos durante o ano que homenageiam santos católicos? Vários.
"So you children of the world, listen to what I say. If you want a better place to live in, spread the words today. Show the world that love is still alive; you must be brave! Or you children of today are children of the grave! - Black Sabbath

Offline Dê Jota

  • Nível 05
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Masculino
Re: Que a História não se repita!!!
« Resposta #27 Online: 21 de Dezembro de 2007, 01:35:36 »
No final do século 19, um pesquisador encontrou as ruínas de Tróia analisando o que pareciam ser lendas.
Isto animou a ICAR a fazer o mesmo com a Bíblia: convocou a nata dos intelectuais católicos, historiadores, arqueólogos, linguistas etc. e os autorizou a examinar a Bíblia e provar, com fatos, que tudo ali era verdade.

Quebrou a cara. Em pouco tempo, os estudiosos começaram a publicar suas conclusões e elas mostravam que a Bíblia era um monte de lendas e contradições. A ICAR os proibiu de continuar, exigiu que se retratassem, mas eles se negaram. Seguiu-se um festival de excomunhões e o Index dos livros proibidos aumentou sem parar.

Finalmente, em desespero de causa, o papa Pio X, em 1910, criou o Juramento Anti-Modernista
http://casadesarto.blogspot.com/2004/09/so-pio-x-e-o-juramento-contra-o.html
que todos os clérigos e professores de religião tiveram que jurar.

Este juramento só foi abolido, parcialmente, na década de 60.


Não sabia desta história, Fernando!

Não sabia desta história, Fernando! [2] :ok:
"So you children of the world, listen to what I say. If you want a better place to live in, spread the words today. Show the world that love is still alive; you must be brave! Or you children of today are children of the grave! - Black Sabbath

Offline J Ricardo

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.203
  • Sexo: Masculino
  • trolling mode
Re: Que a História não se repita!!!
« Resposta #28 Online: 21 de Dezembro de 2007, 13:22:19 »


 :hein:

Offline Mafalda

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Feminino
  • Pois assim, vejamos....
Re: Que a História não se repita!!!
« Resposta #29 Online: 21 de Dezembro de 2007, 13:43:58 »
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.505
Re: Que a História não se repita!!!
« Resposta #30 Online: 21 de Dezembro de 2007, 15:26:24 »
Estive pesquisando sobre o Movimento Modernista:

http://espectadores.blogspot.com/2007_02_01_archive.html
Citar
Com o modernismo, é feita uma leitura "histórica" (e portanto anti-metafísica, porque destrói a invariância de espaço e de tempo) da Revelação. Segundo os modernistas, a veracidade literal das Sagradas Escrituras deveria ser revista, porventura negada em muitos aspectos, e deveria ser acomodada com as então recentes teorias científicas (das quais uma das mais importantes foi a de Darwin acerca da Evolução das Espécies).

Pio X reage com a necessária firmeza, afirmando que tal leitura anti-metafísica das Sagradas Escrituras estava contra o que de mais fundamental havia na fé católica. Segundo esta, apesar de nenhum enunciado bíblico poder alguma vez ser contrário à Razão (porque esta procede de Deus, a fé nunca pode ser irracional), os enunciados bíblicos, pela sua natureza de textos revelados (com forma humana e essência divina), permitem certamente inúmeros e indefinidos níveis de significado metafísico e doutrinal, sem nunca deixar de parte o significado literal.

http://br.geocities.com/nonasgrega/Eduardo_Hoornaert.html
Citar
Nas religiões constituídas a partir da bíblia hebraica, o susto é grande. Assustam-se rabinos, sacerdotes e pastores cristãos, tanto quanto mulás islamitas. No universo católico, a reação é de um nervosismo continuado. Os papas tentam incansavelmente erguer um dique contra o que chamam de relativismo pseudo-científico. Leão XIII publica a encíclica  Providentissimus Deus em 1893. Em 1906, Pio X declara peremptoriamente: Moisés é o autor do Pentateuco. Em vão. A tempestade continua e em 1948 as autoridades eclesiásticas recuam, permitindo que de especialistas católicos façam suas pesquisas históricas. Entretempo, o embate já fez vítimas, entre as quais se destaca o sacerdote francês Alfred Loisy (1857-1940) cujo livro: O Evangelho e a Igreja (L’Évangile et l’Église), publicado em 1902, defende uma tese que não tem nada de novo, pois já foi defendida na antigüidade pelo intelectual helenista Porfírio e no século XVI por Erasmo de Roterdã: os evangelhos não são livros de história. A partir do caso Loisy, os candidatos ao sacerdócio católico são obrigados a fazer um juramento ‘anti-modernista’ (leia: anti-Loisy) antes de receber as ordens.

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.505
Re: Que a História não se repita!!!
« Resposta #31 Online: 21 de Dezembro de 2007, 19:58:48 »
“A Inquisição” - Michael Baigent & Richard Leigh
Editora Imago

Citar
Capítulo 12 - O Santo Ofício
[...]
Se se achava particularmente vulnerável no mundo secular, porém, a Igreja julgava-se recém-armada e equipada em outras esferas. A doutrina da infalibilidade papal fornecia, quando nada, um baluarte aparentemente inexpugnável contra os avanços e invasões da ciência. Para os fiéis pelo menos, a infalibilidade se antecipava e excluía todo argumento. Embora a Igreja não derrotasse a adversária, era poupada de ser derrotada ela própria, por ser impedida de ao menos entrar na arena. Para os católicos devotos, a infalibilidade papal constituía uma nova “rocha” contra a qual a maré da ciência, lançada pelo demônio, só podia quebrar-se em vão.

Contra a ciência, a Igreja podia assim empenhar-se numa contínua série de ações de contenção. Contra os outros principais adversários no mundo das idéias - isto é, contra as pesquisas dos estudos históricos, arqueológicos e bíblicos - acreditava que podia passar à ofensiva. Essa convicção ia levar ao vexaminoso embaraço do Movimento Modernista católico.

O Movimento Modernista surgiu do desejo específico de enfrentar as depredações causadas na escritura por comentaristas como Renan, e pelos estudos bíblicos alemães. Com o Modernismo, a nova Igreja Militante - uma Igreja Militante na esfera da mente - tentou lançar uma contra-ofensiva, Os modernistas destinavam-se originalmente a empregar o rigor, a disciplina e precisão da metodologia alemã não para contestar a escritura, mas para defendê-la e apoiá-la. Uma geração de estudiosos católicos foi trabalhosamente formada e preparada para fornecer ao Papado o equivalente a uma força de ataque acadêmica, um quadro determinadamente formado para fortalecer a verdade literal da escritura com toda a artilharia pesada das mais atualizadas técnicas e procedimentos críticos. Como os dominicanos do século XIII e os jesuítas do século XVI, os modernistas foram mobilizados para lançar uma cruzada que recuperasse território perdido.

Para frustração e humilhação de Roma, porém, o tiro da campanha saiu pela culatra. Quanto mais a Igreja se esforçava por equipar os jovens clérigos com os instrumentos necessários ao combate na moderna arena polêmica, mais esses mesmos clérigos passavam a desertar a causa para a qual haviam sido recrutados. O meticuloso escrutínio da Bíblia revelou uma pletora de discrepâncias, inconsistências e repercussões alarmantemente inimigas do dogma oficial - e lançou a doutrina da infalibilidade papal numa luz cada vez mais dúbia. Antes que qualquer um compreendesse o que se passava, os próprios modernistas já haviam começado, com suas dúvidas e questões, a erosar e subverter as posições mesmas que deveriam defender. Também passaram a contestar a centralização de autoridade da Igreja.

Assim, por exemplo, Alfred Loisy, um dos mais famosos e respeitados modernistas, perguntou publicamente como ainda se podia sustentar certas doutrinas de Roma na esteira da pesquisa bíblica e arqueológica contemporânea. “Jesus proclamou o advento do Reino”, afirmou Loisy, ecoando o Grande Inquisidor de Dostoiévski, “mas o que adveio foi a Igreja.”’ Ele demonstrou que muitos pontos do dogma se haviam cristalizado como reações historicamente determinadas a acontecimentos específicos, em lugares e épocas específicos. Não deviam, portanto, ser vistos como verdades fixas e imutáveis, mas na melhor das hipóteses como símbolos. Segundo Loisy, premissas básicas da doutrina cristã como o Parto Virgem e a divindade de Jesus não eram mais sustentáveis como literais.

Em 1893, Loisy foi demitido de seu cargo de professor, mas isso não resgatou a situação, porque ele continuou vociferante e prolífico. Em relação a Loisy e a seus colegas modernistas, a Igreja estava no dilema do incendiário preso no prédio a que ele próprio ateou fogo. O modernismo não era mais apenas embaraçoso. Demonstrava uma capacidade de tornar-se verdadeiramente perturbador e destrutivo.

Em 1902, nove meses antes de morrer, o Papa Leão XIII criou a Pontifícia Comissão Bíblica, para supervisionar e controlar a obra dos estudiosos católicos da escritura. Oficialmente, a tarefa da Comissão era “lutar... com todo o cuidado possível para que as palavras de Deus.., sejam escudadas não apenas de qualquer bafejo de erro, mas até mesmo de qualquer opinião precipitada”.2  Era assegurar que os estudiosos “se esforcem por salvaguardar a autoridade da escritura e promover sua correta interpretação”.3

Offline calvino

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.387
  • Sexo: Masculino
Re: Que a História não se repita!!!
« Resposta #32 Online: 21 de Dezembro de 2007, 23:39:19 »


 :hein:


 Tem um troço desse aqui na minha cidade.

 Quuuaassee fui pra ver como era...
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Mafalda

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Feminino
  • Pois assim, vejamos....
Re: Que a História não se repita!!!
« Resposta #33 Online: 21 de Dezembro de 2007, 23:43:17 »


 :hein:


 Tem um troço desse aqui na minha cidade.

 Quuuaassee fui pra ver como era...


  Não foi ver porque? Você poderia matar a curiosidade da galera aqui no forum.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline calvino

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.387
  • Sexo: Masculino
Re: Que a História não se repita!!!
« Resposta #34 Online: 21 de Dezembro de 2007, 23:51:07 »
Não foi ver porque? Você poderia matar a curiosidade da galera aqui no forum.


NNNNaaaaaaooooooooo  :stunned:
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Wolfischer

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.330
  • Sexo: Masculino
  • Que sono!
Re: Que a História não se repita!!!
« Resposta #35 Online: 22 de Dezembro de 2007, 00:03:11 »
Já vi um livro com esse título.
Não é nada racionalista e nem cristão, parece um espiritismo meio mágico.
Tinha receita para fazer "água energizada pelas forças cósmicas" e coisas assim.

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re: Que a História não se repita!!!
« Resposta #36 Online: 22 de Dezembro de 2007, 02:16:41 »
(parece-me, e ao colega DJ, que a ICAR é criacionista, mas a Suy deu a entender que não. A pergunta permanece em aberto).
Não. A ICAR não é criacionista. Criacionismo supõe que em algum ponto houve uma interferência sobrenatural para criar estruturas biológicas ou seres completos que não seria possível por meio de uma evolução completamente natural. Isso engloba desde os fixistas até os proponentes do ID.

A posição atual da ICAR é aceitar a teoria neodarwinista, mas com o plus de que tudo aconteceu segundo a vontade de Deus e que em algum ponto da evolução ele inseriu a alma no ser humano.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Mafalda

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Feminino
  • Pois assim, vejamos....
Re: Que a História não se repita!!!
« Resposta #37 Online: 22 de Dezembro de 2007, 02:33:39 »
Não foi ver porque? Você poderia matar a curiosidade da galera aqui no forum.


NNNNaaaaaaooooooooo  :stunned:




    Isso foi medo ou o que??
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Atheist

  • Visitante
Re: Que a História não se repita!!!
« Resposta #38 Online: 22 de Dezembro de 2007, 04:57:55 »
Cara, a Igreja faz qualquer coisa para tentar se sair por cima da carne seca.

Sobre a ciência, já ouviu falar em Criacionismo? Tentativa de usar a ciência pra corrobar a fé já existe.

    Agora tambem tem o termo Design Inteligente, outro nome que a Igreja está usando com alarde para mostrar que por tras de tudo que existe está um projectista. A igreja vai criar zilhões de neologismos que podem servir de disfarse para o que há por baixo de tudo isso, o criacionismo. Ela está ficando mais refinada, isso dá medo.

Quem está por tras do DI são os protestantes. A IC já declarou que não aceita o DI, que ele só confunde.

rizk

  • Visitante
Re: Que a História não se repita!!!
« Resposta #39 Online: 22 de Dezembro de 2007, 14:30:51 »
Outro ponto que achei por bem salientar foi quando você deixou a entender (e, por favor, me corrija se eu me enganei) que "é compreensível" que a IC torturasse, pois a mentalidade deles na época era diferente da nossa.
Se pensarmos dessa forma, absorveríamos os nazistas, então. Pois eles acreditavam que o que faziam era para o bem da nação. Realmente acreditavam que judeus e tantas outras minorias eram inferiores a eles.
Ninguém aqui está falando em condenar ou absolver, D.J. Não é nem do nosso escopo - o cidadão pode, individualmente, achar ok ou não. Mas interessa, antes disso, COMPREENDER a coisa. Daí que dizer que é legítimo porque a "mentalidade" é diferente é uma simplificação muito grosseira. Mas, pra todos os efeitos, os fatos são esses. Bem como é verdade que muitas atrocidades foram cometidas visando o bem da nação.

Citar
"É engraçadíssimo que se acredite em toda a propaganda anti-católica que se faz, é o que eu acho."É nessas horas que eu fico desgostoso para debater. "que se acredite"? Quem acredita? Por que não debatemos as idéias aqui e não deixamos o superficial para a área de bate papo?
Não é porque discordamos em um ponto que devemos começar a tentar ridicularizar o outro. É, no mínimo, anti-ético. Você tem todo o direito de achar engraçado, mas aonde estar a graça nisso tudo?
Você está muito sensível esses dias... :D
Não me parece, em absoluto, superficial que alguém acredite "porque sim" no que lhe é dito. E é engraçado no mau sentido. Agora, ao que eu me recorde, a lei brasileira e o estatuto do fórum permitem que eu ache graça de coisas tristes, então você tenha paciência, sim.

Citar
Agora sobre "as coisas", que você disse que poderiam ser diferentes se a ICAR tivesse realmente o poder que a maioria acha que tinha.
Bem, não me lembro de império maior do que Roma. Você, provavelmente, já deve ter lido sobre o Império Romano. Não sei quanto a você, mas enquanto eu leio sobre esse assunto, tenho a impressão de que nada poderia acabar com Roma. Mesmo sabendo que o seu gigantismo estava lhe levando à decadência, mesmo sabendo que os "bárbaros" iriam "invadir" aquele império, mesmo sabendo que o Império Romano definharia, quando leio sobre Roma, fico sem acreditar como algo tão grande pôde fracassar.
Não vejo, então, motivos para acreditar que a ICAR não tenha sido fortíssima autoridade na Idade Média.

"É como dizer que o Brasil é um país católico. Meu, a missão cristã nesse país FRACASSOU RETUMBANTEMENTE, e ainda as pessoas cismam."


Com isso eu não posso concordar. Apenas um exemplo que contradiz sua afirmação é o de que o Estado brasileiro é, teoricamente, laico; Mas quantos e quantos feriados não temos durante o ano que homenageiam santos católicos? Vários.
Colega, você tá confundindo TUDO e eu já nem sei por onde começar... olha, vamos tentar. Peço desculpas se estiver falando coisas que os colegas já sabem, mas é necessário.

É muito claro, creio que pra você também, que toda a grandeza de Roma era baseada nas conquistas. Uma vez que não "havia mais pra onde ir", olhando daqui do futuro, dá pra perceber claramente que ia precisar de um milagre pras coisas se manterem em ordem - e elas não estavam em ordem, mesmo antes. Mas o fato é que tem muitos livros legais que saem dessa coisinha besta de "invasão bárbara" que se aprende na escola - se você tiver acesso a uma biblioteca legal, procure ler os "Cambridge Companion" referentes ao assunto, que são um bom começo.
Que a ICAR (que nem tinha esse nome, aliás, na época) tenha sido poderosa nos anos subsequentes não é uma copnclusão lógica. O culto cristão foi, sim, adotado pelo Império, mas com o Império ali se desagregando não é pra supor que a igreja devesse ter se mantido. Mas o barato é que os fatos, na verdade, estão MUITO LONGE do que a pessoa iria esperar se não soubesse o fim da história - o império desagregou, a igreja "desagregou" junto, missionários indo para todos os lados, convertendo populações distantes e criando monastérios. Eles conseguiram se segurar por alguns séculos, guardando como puderam a herança cultural do império, e tiveram a "sorte grande" de cair nas graças dos reis carolíngios. É AÍ que a nossa conversa começa, não antes. Se a Igreja é autoridade na "Idade Média", é por seus próprios méritos - inclusive o de se declarar herdeira de Roma.
Mas dane-se isso, porque até a wikipedia deve informar essas coisas.

Parece mesmo que é heterodoxo e exagerado dizer que a missão fracassou, mas vejam bem. A Igreja e suas pretensões globais tiveram, nessa nossa terra, que dividir espaço ANIMALMENTE com a concorrência e nunca chegou a entrar plenamente no coração dos nossos. E isso, creio, porque a missão aqui ficou a cargo dos jesuítas - daí que hoje eles sejam pau-no-cu na Europa e comunistas na América Latina. Não teve nem inquisição que segurasse a baderna de cultos da américa portuguesa. Feriado religioso e nome de santo não são indicativos de nada - porque tem em todo lugar, convenhamos. A igreja pode ter, sim, poder político, mas missão é pra conquistar almas, não pra conquistar cargos. Se digo que a missão falhou, é justamente porque o sincretismo religioso tão característico do nosso país ESFREGA isso NA CARA. Mas é claro que isso é discutível, se abordado por outros aspectos e tal.

Se o estado é laico, é culpa do iluminismo e da república e dessas coisas de século XVIII, tipo o Marquês de Pombal expulsando os jesuítas. A missão é ANTES, enquanto eles ainda estavam aqui. Não estou eu, longe de mim, defendendo a ortodoxia e dizendo que era assim que tinha que ser... acho fantástico que as coisas tenham "se pervertido" no calor dos trópicos :lol:

O que interessa é que foi num dos colégios da Companhia que se jogou futebol pela primeira vez! Futebol, não, "ballon anglais" :D

Offline calvino

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.387
  • Sexo: Masculino
Re: Que a História não se repita!!!
« Resposta #40 Online: 22 de Dezembro de 2007, 17:31:22 »
Isso foi medo ou o que??


Preguiça mesmo  :lazy:
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.387
  • Sexo: Masculino
Re: Que a História não se repita!!!
« Resposta #41 Online: 22 de Dezembro de 2007, 17:44:38 »

 Ah! Fernando, os modernistas. Porque não disse logo!


 Estudei isso. Mas estudei mais o lado protestante, foram eles que fizeram o maior estrago.

 No meio dos protestantes é chamado de teologia liberal.

 Obrigado pelas informações e pelos sites indicados, muito interessantes.

 Abraços.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline PedroAC

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.172
  • Sexo: Masculino
    • PedroAC
Re: Que a História não se repita!!!
« Resposta #42 Online: 22 de Dezembro de 2007, 19:44:05 »
Olá, Dê Jota.  :)

Bem, vejamos. Como muitos aqui já devem saber, uma das "deslealdades"(Olha o eufemismo.  :stunned:) mais comuns da Igreja Católica para conseguir fiéis é a de absorver costumes de cultos pagãos para que os seguidores de tal culto se convertam ao cristianismo católico.

Como exemplo, podemos citar o próprio Natal, tão falado nesse mês.
O dia 25 de dezembro costumava ser, na Roma Antiga, o dia de Mithra, deus da agricultura. Nesse dia, os romanos se fartavam de bebidas alcoólica, comidas, e sexo (só lembrando que os bacanais não só eram comuns como também "sagrados" no Império Romano. Imaginem, então, o que rolava em uma festa...).
Ainda há pouco vi isto: http://www.ateismo.net/?p=4194 («A ICAR sempre soube que vigarizava»)

Pelos vistos também há uns cristãos nos EUA a dizerem que é hipocrisia ateus festejarem o nada...  :umm:
watch_response

Pode-se guardar certos documentos para depois lembrar nas próximas gerações. Faço colecção de literatura prosélita e de argumentos idiotas para que se possa lembrar como eram as coisas.
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline calvino

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.387
  • Sexo: Masculino
Re: Que a História não se repita!!!
« Resposta #43 Online: 22 de Dezembro de 2007, 20:03:24 »
Parece mesmo que é heterodoxo e exagerado dizer que a missão fracassou, mas vejam bem. A Igreja e suas pretensões globais tiveram, nessa nossa terra, que dividir espaço ANIMALMENTE com a concorrência e nunca chegou a entrar plenamente no coração dos nossos. E isso, creio, porque a missão aqui ficou a cargo dos jesuítas - daí que hoje eles sejam pau-no-cu na Europa e comunistas na América Latina. Não teve nem inquisição que segurasse a baderna de cultos da américa portuguesa. Feriado religioso e nome de santo não são indicativos de nada - porque tem em todo lugar, convenhamos. A igreja pode ter, sim, poder político, mas missão é pra conquistar almas, não pra conquistar cargos. Se digo que a missão falhou, é justamente porque o sincretismo religioso tão característico do nosso país ESFREGA isso NA CARA. Mas é claro que isso é discutível, se abordado por outros aspectos e tal.


  Parabéns Dona Rizk  :ok:


  Como certa vez minha prof. de história da religião disse, uma grande prova de que a missão fracassou aqui é que não vemos nenhum padre nativo por exemplo. A padraiada por aí, ainda hoje, tem tudo nome gringo. A missão serviu pros que vinham da Europa e se for assim, fracassou em relação aos nativos.

   Eu lí alguma coisa sobre o catolicismo brasileiro. Coisa de louco  :o

   Eles tentaram se desligar até da Santa Sé certo? Padres meio guerrilheiros, morando com mulheres e chefes de família, altamente politizados... bem diferente dos padrecos de fora. Ia achar o máximo se esse tipo de catolicismo tivesse prevalecido.


Citar
O que interessa é que foi num dos colégios da Companhia que se jogou futebol pela primeira vez! Futebol, não, "ballon anglais" :D


  Opa! O primeiro time de futebol não foi do meu lindo e presbiteriano mackenzie?


   Abraços.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!