Outro ponto que achei por bem salientar foi quando você deixou a entender (e, por favor, me corrija se eu me enganei) que "é compreensível" que a IC torturasse, pois a mentalidade deles na época era diferente da nossa.
Se pensarmos dessa forma, absorveríamos os nazistas, então. Pois eles acreditavam que o que faziam era para o bem da nação. Realmente acreditavam que judeus e tantas outras minorias eram inferiores a eles.
Ninguém aqui está falando em condenar ou absolver, D.J. Não é nem do nosso escopo - o cidadão pode, individualmente, achar ok ou não. Mas interessa, antes disso, COMPREENDER a coisa. Daí que dizer que é legítimo porque a "mentalidade" é diferente é uma simplificação muito grosseira. Mas, pra todos os efeitos, os fatos são esses. Bem como é verdade que muitas atrocidades foram cometidas visando o bem da nação.
"É engraçadíssimo que se acredite em toda a propaganda anti-católica que se faz, é o que eu acho."É nessas horas que eu fico desgostoso para debater. "que se acredite"? Quem acredita? Por que não debatemos as idéias aqui e não deixamos o superficial para a área de bate papo?
Não é porque discordamos em um ponto que devemos começar a tentar ridicularizar o outro. É, no mínimo, anti-ético. Você tem todo o direito de achar engraçado, mas aonde estar a graça nisso tudo?
Você está muito sensível esses dias...

Não me parece, em absoluto, superficial que alguém acredite "porque sim" no que lhe é dito. E é engraçado no mau sentido. Agora, ao que eu me recorde, a lei brasileira e o estatuto do fórum permitem que eu ache graça de coisas tristes, então você tenha paciência, sim.
Agora sobre "as coisas", que você disse que poderiam ser diferentes se a ICAR tivesse realmente o poder que a maioria acha que tinha.
Bem, não me lembro de império maior do que Roma. Você, provavelmente, já deve ter lido sobre o Império Romano. Não sei quanto a você, mas enquanto eu leio sobre esse assunto, tenho a impressão de que nada poderia acabar com Roma. Mesmo sabendo que o seu gigantismo estava lhe levando à decadência, mesmo sabendo que os "bárbaros" iriam "invadir" aquele império, mesmo sabendo que o Império Romano definharia, quando leio sobre Roma, fico sem acreditar como algo tão grande pôde fracassar.
Não vejo, então, motivos para acreditar que a ICAR não tenha sido fortíssima autoridade na Idade Média.
"É como dizer que o Brasil é um país católico. Meu, a missão cristã nesse país FRACASSOU RETUMBANTEMENTE, e ainda as pessoas cismam."
Com isso eu não posso concordar. Apenas um exemplo que contradiz sua afirmação é o de que o Estado brasileiro é, teoricamente, laico; Mas quantos e quantos feriados não temos durante o ano que homenageiam santos católicos? Vários.
Colega, você tá confundindo TUDO e eu já nem sei por onde começar... olha, vamos tentar. Peço desculpas se estiver falando coisas que os colegas já sabem, mas é necessário.
É muito claro, creio que pra você também, que toda a grandeza de Roma era baseada nas conquistas. Uma vez que não "havia mais pra onde ir", olhando daqui do futuro, dá pra perceber claramente que ia precisar de um milagre pras coisas se manterem em ordem - e elas não estavam em ordem, mesmo antes. Mas o fato é que tem muitos livros legais que saem dessa coisinha besta de "invasão bárbara" que se aprende na escola - se você tiver acesso a uma biblioteca legal, procure ler os "Cambridge Companion" referentes ao assunto, que são um bom começo.
Que a ICAR (que nem tinha esse nome, aliás, na época) tenha sido poderosa nos anos subsequentes não é uma copnclusão lógica. O culto cristão foi, sim, adotado pelo Império, mas com o Império ali se desagregando não é pra supor que a igreja devesse ter se mantido. Mas o barato é que os fatos, na verdade, estão MUITO LONGE do que a pessoa iria esperar se não soubesse o fim da história - o império desagregou, a igreja "desagregou" junto, missionários indo para todos os lados, convertendo populações distantes e criando monastérios. Eles conseguiram se segurar por alguns séculos, guardando como puderam a herança cultural do império, e tiveram a "sorte grande" de cair nas graças dos reis carolíngios. É AÍ que a nossa conversa começa, não antes. Se a Igreja é autoridade na "Idade Média", é por seus próprios méritos - inclusive o de se declarar herdeira de Roma.
Mas dane-se isso, porque até a wikipedia deve informar essas coisas.
Parece mesmo que é heterodoxo e exagerado dizer que a missão fracassou, mas vejam bem. A Igreja e suas pretensões globais tiveram, nessa nossa terra, que dividir espaço ANIMALMENTE com a concorrência e nunca chegou a entrar plenamente no coração dos nossos. E isso, creio, porque a missão aqui ficou a cargo dos jesuítas - daí que hoje eles sejam pau-no-cu na Europa e comunistas na América Latina. Não teve nem inquisição que segurasse a baderna de cultos da américa portuguesa. Feriado religioso e nome de santo não são indicativos de nada - porque tem em todo lugar, convenhamos. A igreja pode ter, sim, poder político, mas missão é pra conquistar almas, não pra conquistar cargos. Se digo que a missão falhou, é justamente porque o sincretismo religioso tão característico do nosso país ESFREGA isso NA CARA. Mas é claro que isso é discutível, se abordado por outros aspectos e tal.
Se o estado é laico, é culpa do iluminismo e da república e dessas coisas de século XVIII, tipo o Marquês de Pombal expulsando os jesuítas. A missão é ANTES, enquanto eles ainda estavam aqui. Não estou eu, longe de mim, defendendo a ortodoxia e dizendo que era assim que tinha que ser... acho fantástico que as coisas tenham "se pervertido" no calor dos trópicos

O que interessa é que foi num dos colégios da Companhia que se jogou futebol pela primeira vez! Futebol, não, "ballon anglais"