Estive lendo que o motivo crucial da primeira guerra, teria sido o petróleo, mais especificamente, o controle do Egito sobre o Canal de Suez, que encarecia o produto final, numa época em que o petróleo começava a se tornar imprescindível para o desenvolvimento da Europa.
E teria sido usada como estratégia a divulgação da propaganda semita no continente, para contar com o apoio dos judeus, melhor dizendo, do "outro judeu" no finciamento da Guerra, em troca de um território próprio.
O que não aconteceu, num primeiro momento, mas desmantelou o Império Otomano - distribuindo suas terras entre os aliados, não respeitando, fronteiras internas, sobretudo, na África - motivo do caos que se estabeleceu na maior parte dos países do continente, desde então.
Como Iglaterra e França, detiveram a maior parte dos territórios, a Alemanha pós-guerra, desestruturada (não me lembro o motivo exato do posicionamento contrário, talvez Alemanha tivesse algum acordo que fosse subjulgado pelos interesses da guerra), teria usado a propaganda anti-semita como contra-estratégia, alimentada, claro, pelo ódio e poder de convencimento de Hitller e sua propaganda nazista.
Isso, claro, em paralelo a outros interesses e implicações. Alguém sabe se procede a informação ou parte dela?