Autor Tópico: E o jejum do bispo?  (Lida 2131 vezes)

Atheist

• Visitante
Re: E o jejum do bispo?
« Resposta #25 Online: 22 de Dezembro de 2007, 03:59:33 »
Fico emputecido de o governo resolver dialogar depois de jejuns e não depois de ouvir a comunidade científica afirmando que a transposição é besteira.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #26 Online: 22 de Dezembro de 2007, 11:20:37 »
 :hein: Vao bombear água para a Chapada do Araripe? Estranho. Já morei por lá e saibam que o vale do Cariri é uma ilha de verde no meio
do sertao. Que eu saiba, nao costuma faltar água por lá, nem durante uma seca.

Nao tenho opiniao formada acerca da transposiçao. Certamente vai causar algum impacto ambiental mas, como diz Freeman Dyson, devemos
pensar nao apenas no risco de fazer, mas no risco de nao fazer.

Ah, e esse bispo é um palhaço. Posso até discordar das atitudes do governo, mas nao admito que um sujeito fique querendo impor sua vontade
aos representantes eleitos do povo através de chantagem. 
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 22 de Dezembro de 2007, 13:00:29 »
:hein: Vao bombear água para a Chapada do Araripe? Estranho. Já morei por lá e saibam que o vale do Cariri é uma ilha de verde no meio
do sertao. Que eu saiba, nao costuma faltar água por lá, nem durante uma seca.
O objetivo não é bem irrigar a Chapada do Araripe, mas transpô-la para chegar ao outro lado e para isso a água vai ter que ser bombeada.

Nao tenho opiniao formada acerca da transposiçao. Certamente vai causar algum impacto ambiental mas, como diz Freeman Dyson, devemos
pensar nao apenas no risco de fazer, mas no risco de nao fazer.
O problema é que aqui no Brasil, além disso ainda devemos perguntar se o que vai ser feito vai realmente cumprir o objetivo a que se propõe. Já temos muitos exemplos da "indústria da seca" e das dezenas de açudes construídos em propriedades de políticos.

O argumento dos que se opõe é que a transposição prejudicaria muitas pessoas que vivem do regime de vazantes para produzir, não beneficiaria realmente quem precisa e só seria útil aos grandes produtores da região.

Além disso, é muito provável que as terras beneficiadas sejam pouco-a-pouco tomada e seus moradores expulsos para outras regiões secas.

Ou, nas palavras do professor Aziz Ab'Saber:

Segue-se na ordem dos tratamentos exigidos pela idéia de transpor águas
do São Francisco para além Araripe a questão essencial a ser feita para
políticos, técnicos acoplados e demagogos: a quem vai servir a
transposição das águas?

Os ‘vazanteiros’ que fazem horticultura no leito dos rios que ‘cortam’ -que perdem fluxo durante o ano- serão os primeiros a ser totalmente prejudicados. Mas os técnicos insensíveis dirão com enfado: ‘A cultura de vazante já era’.

Sem ao menos dar qualquer prioridade para a realocação dos heróis que abastecem as feiras dos sertões. A eles se deve conceder a prioridade maior em relação aos espaços irrigáveis que viessem a ser identificados e implantados.

De imediato, porém, serão os fazendeiros pecuaristas da beira alta e colinas sertanejas que terão água disponível para o gado, nos cinco ou seis meses que os rios da região não correm. É possível termos água disponível para o gado e continuarmos com pouca água para o homem habitante do sertão.

Nesse sentido, os maiores beneficiários serão os proprietários de terra, residentes longe, em apartamentos luxuosos em grandes centros urbanos.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #28 Online: 22 de Dezembro de 2007, 13:26:47 »
Bem, como eu disse, ainda nao tenho opiniao formada em relaçao a isso.

Meio off-topic: me pergunto o que estaria por trás de muitas das críticas aos "grandes produtores agrícolas". Estou longe de
entender realmente disso, mas tenho a impressao de que muito da ênfase que tem sido dada aos pequenos produtores e aa dita
agricultura familiar tem mais base em ideologia do que na realidade. Muitos reclamam também do êxodo rural, mas nao perdem muito tempo comparando a qualidade de vida das pessoas pobres do campo e da cidade.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

rizk

• Visitante
« Resposta #29 Online: 22 de Dezembro de 2007, 13:31:20 »
Eu fico com o depoimento do Jabor, que deu no Jornal da Globo sobre o assunto. Muito bom mesmo.
Eu li a cluna dele na Folha, essa semana. Não gosto do cara, mas ele foi engraçadíssimo. Dizia que jejum só faz sentido se a pessoa ACREDITA MUITO na coisa, daí que conhecia um cara que tinha feito jejum pro Flamengo nao vender o jogador :lol:

Dr.M., também me parece que essa conversinha de agricultura familiar e pequeno propriteátio é fantasia comunista. Não FAZ SENTIDO que alguém queira viver a vida de merda que é ser agricultor, trabalhar de sol a sol e não ter garantia da produção, sabe?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 22 de Dezembro de 2007, 15:18:00 »
Meio off-topic: me pergunto o que estaria por trás de muitas das críticas aos "grandes produtores agrícolas". Estou longe de
entender realmente disso, mas tenho a impressao de que muito da ênfase que tem sido dada aos pequenos produtores e aa dita
agricultura familiar tem mais base em ideologia do que na realidade. Muitos reclamam também do êxodo rural, mas nao perdem muito tempo comparando a qualidade de vida das pessoas pobres do campo e da cidade.
A questão não é exatamente a crítica aos grandes produtores agrícolas, mas ao fato do governo usar justamente a desculpa de que a transposição vai ser feita em benefício dos pequenos produtores quando os maiores beneficiados serão os grandes produtores. Se a ênfase nos pequenos produtores é mais ideológica que real, a transposição também não tem razão de ser.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #31 Online: 22 de Dezembro de 2007, 23:53:26 »
Bem, como eu disse, ainda nao tenho opiniao formada em relaçao a isso.

Isso é verdade, por mais sofridos que os imigrantes nordestinos sejam, falo dos que moram aqui no Rio, nem se compara ao que eles deixaram para tras no Nordeste.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #32 Online: 22 de Dezembro de 2007, 23:55:38 »
      E mesmo porque, hoje em dia agricultura precisa de bastante infra-estructura.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #33 Online: 23 de Dezembro de 2007, 02:37:15 »
Eu li a cluna dele na Folha, essa semana. Não gosto do cara, mas ele foi engraçadíssimo. Dizia que jejum só faz sentido se a pessoa ACREDITA MUITO na coisa, daí que conhecia um cara que tinha feito jejum pro Flamengo nao vender o jogador :lol:

Alguns comentários também não me satisfazem, mas neste ele se deu bem.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #34 Online: 24 de Dezembro de 2007, 20:07:27 »
( e a a falta de acentuaçao continua...)

O Aziz Ab Saber sempre foi critico do projeto de transposiçao , questionando justamente a quem beneficiara a obra.No Brasil e uma preocupaçao mais do que justa , ja que entre a justificativa e o objetivo real  , na maioria das vezes , a distancia e enorme. E realmente sao os pequenos produtores que abastecem o mercado das cidades sertaneja , nao beneficia-los sera manter uma das principais causas do exodo da regiao , ja que a pequena propiedade rural so e desvantajosa se nao houver uma politica de incentivo e apoio com infraestrutura. Garantindo acesso permanente a agua e incentivo a associaçao cooperativista , com linhas de credito e apoio tecnico ( como bem faz a EMBRAPA) , as pequenas propiedades podem ser altamente lucrativas e dinamicas.
Do que li ate agora sobre a transposiçao nao havera o impacto ambiental catastrofico que alguns ambientalistas ( e  a ICAR) divulgaram , ja que o percentual da agua desviada seria pequeno em relaçao a vazao do Sao Francisco.
O relatorio do impacto ambiental  de que li um comentario na lista da STR afirma que a maior parte da agua sera para consumo humano e a menor parte para uso industrial , ja que uma das alegaçoes dos criticos e que a transposiçao sera para beneficiar a siderurgia da regiao.
A grande falha , como sempre do governo Lula , e tratar as grandes questoes como propaganda e nao ampliar o debate , trazendo as discussoes para o campo tecnico e nao deixa-las a merce do discurso puramente ideologico.Atitudes como as do bispo so sao  possiveis  ou tem um impacto maior devido justamente a falta de transparencia do governo no tratamento da obra. A grande questao agora e a fiscalizaçao pela sociedade nao so dos gastos , mas da real destinaçao da agua obtida pela transposiçao
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!