Autor Tópico: Comércio nos feriados  (Lida 2662 vezes)

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Re: Comércio nos feriados
« Resposta #25 Online: 27 de Dezembro de 2007, 00:42:54 »
Não sei como funciona nas capitais, mas aqui na cidade onde moro até uns quinze anos atrás não se discutia.. o comércio não abria nem nos feriados ou domingos, aberto de madrugada só motel e boite.
Agora com vários casais trabalhando, fica muito difícil pra mulher bancar a office boy do marido, então muitas coisas são feitas depois do horário comercial,compras,pagamentos, academia.. etc
No futuro isso deixará de ser uma discussão, a própria população vai pressionar para que funcione tudo 24 horas.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 27 de Dezembro de 2007, 04:07:06 »
Não sei como funciona nas capitais, mas aqui na cidade onde moro até uns quinze anos atrás não se discutia.. o comércio não abria nem nos feriados ou domingos, aberto de madrugada só motel e boite.
Agora com vários casais trabalhando, fica muito difícil pra mulher bancar a office boy do marido, então muitas coisas são feitas depois do horário comercial,compras,pagamentos, academia.. etc
No futuro isso deixará de ser uma discussão, a própria população vai pressionar para que funcione tudo 24 horas.

acertou, dodo. já existe algo parecido na suécia:
http://www.b-society.org/
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Skorpios

• Visitante
« Resposta #27 Online: 27 de Dezembro de 2007, 08:59:08 »
Não tenho certeza mas me parece que há uma legislação sobre isso e que permite o trabalho em feriados e finais de semana , desde que haja folgas em outro dias e que um certo numero delas (2?) coincidam com o domingo . O problema são , realmente , os sindicatos .

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #28 Online: 27 de Dezembro de 2007, 15:00:55 »
Não tenho certeza mas me parece que há uma legislação sobre isso e que permite o trabalho em feriados e finais de semana , desde que haja folgas em outro dias e que um certo numero delas (2?) coincidam com o domingo . O problema são , realmente , os sindicatos .

Isso tem na CLT. Mas a convenção coletiva pode dispor de forma diferente.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #29 Online: 27 de Dezembro de 2007, 15:19:20 »
Ao que me parece, o varejista que abrir seu comércio em feriados recebe uma multa por isso. O que acham disso? Eu sou contra, o comerciante deveria ser livre para comerciar quando quiser.

Onde vc viu isso ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #30 Online: 27 de Dezembro de 2007, 15:22:05 »
Não sei se existe interveção que não cause danos a longo prazo.

Fechar uma empresa que polui ? Ou a vigilância sanitária interditar uma padaria 'mosca frita' ? Ou o Banco Central injetar dólares para impedir que investidores manipulem a bolsa ?

Ou o estado entrar na participação de empresas de telefonia, por exemplo, para que não formem um cartel ? (Este último exemplo é da Noruega)
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #31 Online: 27 de Dezembro de 2007, 15:25:54 »

Isso tem na CLT. Mas a convenção coletiva pode dispor de forma diferente.

Tudo depende do trabalho. Os ditos 'essenciais' como transporte, hospitais ou a polícia trabalham em regime de plantão. Ao meu ver, o judiciário deveria trabalhar assim, já que está tão atrasado em relação a outros serviços. Mas vai falar para um juiz que vai ter que trabalhar em janeiro, hahaha...

A iniciativa privada faz acordos, e em toda indústria há os que trabalham em regime de plantão e os que não. Os pisos salariais, jornada de trabalho e benefícios vão depender desse contrato. Numa mesma empresa pode haver quem trabalha 24x7 e quem trabalha em horário comercial.

O negócio é ganhar bem, o resto se negocia :)

--
Si hemos de salvar o no,

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!