Bem, eu posso estar sendo metido, mas não achei grande coisa nenhum dos dois textos.
O quê?!?
Você OUSA ter uma opinião sobre os dois textos? Que pretensão...
está pensando que é gente ou algo parecido?
(BRINCADEIRA, tá?)
Ser teísta também, é apenas crer em algum deus. E este fato também não está necessariamente ligado a alguma doutrina ou axioma básico. Existem inúmeras pessoas que se dizem teístas sem nunca sequer ter dirigido uma oração à sua divindade ou pisado em algum templo ou santuário.
Bom ponto.
Da mesma forma. Ser teísta, ao contrário, configura-se num apanhado de afirmações que não necessariamente estão ligadas entre si. Tem os caras que adoram o deus do vômito lá na áfrica (é sério), e tem os que adoram shiva. Seus motivos de crença nem de longe estão ligadas entre sí.
Isso pode ser verdade ou não, Maykon. Os exemplos que você mencionou são de
objetos de crença distintos, não necessariamente
motivos distintos. Pessoalmente acredito que os motivos são relativamente poucos ao longo do globo e da história, e um dos principais é a formação de uma base de diálogo sobre assuntos espirituais dentro de cada cultura.
Claro que sempre há exceções, mas há certa evidência de que existem sim padrões e categorias de crenças religiosas e teístas razoavelmente bem caracterizados.
E da mesma forma que podem existir ateus por inúmeros motivos diferentes, a pessoa é teísta por inúmeros motivos diferentes.
Correto. Ainda assim, _crer_ é uma opção mais ativa do que _descrer_.
Ressalvas sejam feitas às crenças puramente sociais (exemplificadas pelos católicos não-praticantes) e à evidente existência de ateus com crenças ativas.
E mais:
Em resumo, espero ter deixado bem claro que quando um conservador mistura liberais ateus com comunistas, apenas por conta do ateísmo em comum, é porque não tem argumentos para debater honestamente, e precisa apelar para uma falácia patética. Tamanha perfídia só pode ser resultado de muito desespero mesmo. Seria cômico, não fosse trágico.
Bah! Serzinho arrogante e desinformado. As igrejas e religiões batem recordes de crescimento todo ano (pelo menos a minha sim).
POR ENQUANTO, o desespero ainda está do outro lado
Com a cabeça que você tem, eu sinceramente acredito (e espero) que o desespero esteja "do outro lado" e não do da sua Igreja, Maykon.
Não vou me dar ao trabalho de defender esse parágrafo do Constantino, pois não foi mesmo dos melhores. Foi uma generalização um tanto grosseira.
NO ENTANTO, quero deixar claro que desespero não é algo que escolhe lados no que se refere à crença em Deus. Há pessoas que conheço verdadeiramente amarguradas em parte por crerem. E ao contrário do que muitos pensam, descrer em Deus pode ser bem libertador também nesse sentido. O desespero também não está "do nosso" lado...