Esse é um ponto interessante. Com certeza é seu direito, mas não é uma atitude particularmente óbvia e natural, pelo menos aos meus olhos.
Concordo que não seja óbvia nem natural, é apenas pessoal. Bem, se eu considero a religião como importante para um felicidade verdadeira e existência plena na vida de uma pessoa, e como gostaria que todos fossem felizes, alegres e saudáveis
.... então... lamento quando alguém não a tem porque pela
MINHA VISÃO DE MUNDO, isso lhe fará falta.
Uma coisa que nunca entendi, e talvez você possa me ajudar a entender: não é lógico que, mesmo que o Deus de Abraão exista, ele não considera importante nem necessário que creiam nele (a despeito do que alguma escritura possa dizer em contrário)?
De fato, pelo que creio e entendo da Bíblia, o fato de crerem ou não Nele, não Lhe acrescenta em nada. Ele não se torna mais ou menos Deus por causa disto.
Afinal, se fosse importante, não nasceríamos todos com a certeza de Sua existência? Suponho que alguns acham que o Livre Arbítrio impediria tal acontecimento, mas eu não vejo como isso poderia fazer sentido.
No meu sistema de crenças, não acreditamos no Livre-Arbítrio.
Talvez. Mas eu pelo menos raramente lamento pela crença em si, que considero uma questão estritamente pessoal e de natureza estética.
O que me aflige é ver as consequências que a crença por vezes (nem sempre, talvez nem mesmo frequentemente) traz.
(Sim, logicamente imagino que você pode dizer exatamente o mesmo sobre a ausência da crença em Deus e mais ainda da crença na inexistência dEle, pelo mesmo motivo. E inclusive só posso imaginar que você TENHA motivos concretos para tal. Talvez até eu próprio conheça um caso concreto ou dois, embora por algum motivo não me pareça muito natural querer que essas pessoas creiam em Deus.)
Bem, acima de tudo acho que preciso parar de escrever na defensiva. Resquícios dos fóruns mais "violentos" de que participava
Bom, mas que muitos ateus lamentam que a crença exista no mundo, isso lamentam, e você sabe que é verdade. Aliás, acho que lamentam mais pelo fundamentalismo imbecil que existe, e por ele eu também lamento.
Bom, e com relação a lamentar as causas do ateísmo em alguém.... hum... dos ateus que conhecí pessoalmente e pela internet, talvez apenas lamente o preconceito que existe em alguns. E preconceito sempre é muitíssimo lamentável.
Seja como for, eu considero o próprio fato de que o ateísmo é possível e meu testemunho pessoal (e meu testemunho indireto a partir de outros ateus que conheço) uma evidência forte de que um Deus como o de Abraão não existe. Ou no mínimo de que, ao contrário do que muitos religiosos sinceros parecem pensar, ele não está particularmente interessado em que creiam nEle.
Não é um argumento particularmente objetivo, mas penso que é um dos mais convincentes, devido à própria natureza do assunto.
Abraços.
Para você também, Maykon
Sim, como disse acima, segundo o que entendo da Bíblia, não muda muito pra Ele.
E lembre-se de que sou adepto da Predestinação. Ou seja, acredito que só irão crer os que tiverem que crer mesmo.
Abraços.