Autor Tópico: Senhoras e senhores: Adauto Lourenço  (Lida 8412 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Res Cogitans

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Senhoras e senhores: Adauto Lourenço
« Online: 09 de Junho de 2005, 01:13:40 »
Criacionismo, Evolução e Fé - Adauto Lourenço


A versão apresentada pela Ciência e ensinada nas escolas em todos os níveis, sobre a origem do Universo, do planeta Terra e da vida sobre a Terra, entra em choque direto com a narrativa da Bíblia, tal como está nos primeiros capítulos de Gênesis. Há duas posições extremas nesse assunto: os que fazem uma interpretação literal do texto bíblico e defendem que só o que a Bíblia afirma pode ser verdade. E os que acham que tudo que a Bíblia diz está errado, já que a Ciência “provou”, através da teoria da evolução, que os fatos ali registrados não ocorreram, e que o surgimento da vida, do homem e dos animais se deveu a fatores físicos e naturais.


No meio desses extremos, há os que buscam conciliar a ciência e as Escrituras, afirmando que a Bíblia diz O QUE ocorreu e a ciência explica COMO ocorreu. Assim, a teoria do big-bang, que explica o surgimento do Universo a partir de uma imensa explosão, mostraria como ocorreu a criação do mundo por Deus


Na verdade, sobre essa “divinização” da ciência, caberia perguntar: os cientistas são mesmo pessoas objetivas, dedicadas à busca sincera da verdade, isentas das táticas enganosas de torcer conclusões, omitir evidências e fechar os olhos para fatos que poderiam desmentir suas teorias favoritas? As teorias científicas são necessariamente isentas de erro e inquestionáveis? Ou existe algo de falso permeando as mentes dos grandes pesquisadores e pensadores do passado e do presente?


O cientista brasileiro Adauto J. B. Lourenço, com mestrado em Física, na área de matéria condensada, pela Clemson University, na Carolina do Sul, EUA, e pesquisador da FAPESP, é membro da American Physics Society e da Sigma-Pi-Sigma Society of Physics. Há cinco anos, realiza seminários, palestras e cursos sobre Criacionismo, Desenho Inteligente, Ensino de Criacionismo nas Escolas Públicas, Clonagem e outros assuntos para universitários, igrejas, professores de ensino fundamental e secundário e outros. Eis sua opinião sobre a controvérsia, nesta entrevista exclusiva para Impacto.


 


      Muitas pessoas acreditam que Charles Darwin utilizou o método científico para apresentar a Teoria Evolucionista e que, por essa razão, os cientistas, educadores e intelectuais em geral não devem considerar a história da criação do homem conforme está na Bíblia. Há mesmo uma base científica sólida para o evolucionismo?


Esta percepção errônea precisa ser esclarecida. Darwin, embora fosse meticuloso no seu trabalho, não utilizou um método científico para apresentar a Teoria da Evolução. O método científico apóia-se na observação, isto é, procura duplicar os processos da natureza através de experimentos que, uma vez demonstrados, podem ser repetidos por qualquer pesquisador. É o oposto do método dogmático, em que uma crença prevalece sempre, por definição. Em seu livro A Origem das Espécies, Darwin desenvolveu uma hipótese com o intuito de fornecer uma explicação plausível para a origem da biodiversidade do nosso planeta. E baseou essa hipótese em sete postulados que não podem ser comprovados experimentalmente, não sendo, portanto, comprováveis pelo método científico.


O Dr. Michael Denton, biólogo molecular, afirma em seu livro Evolução, uma Teoria em Crise (Evolution: A Theory in Crisis), que desde o lançamento da Teoria da Evolução, em 1859, até hoje, não houve uma única descoberta empírica ou avanço científico que validasse as duas premissas em que a mesma se fundamenta:  (1) existe uma seqüência contínua entre todas as formas de vida, da mais simples até a mais complexa, que demonstra como tudo evoluiu a partir de um único ser vivo primordial; e (2) a vida e toda sua diversidade resultaram de processos cegos e aleatórios sem qualquer planejamento ou inteligência superior. Assim sendo, a Teoria da Evolução é questionável justamente na sua base. Aceitá-la como provada implica dizer que hipóteses sem evidências concretas podem ser consideradas verdades indiscutíveis. Ensiná-la como a única alternativa é propor um dogma, o que se opõe frontalmente ao caráter científico.


A teoria do Desenho Inteligente, ou Design Inteligente (Intelligent Design, em inglês), também conhecida como Criacionismo, apresenta-se como uma alternativa à Teoria da Evolução. É uma teoria que merece ser considerada?


Essa teoria tem como premissa básica que certas características do universo e dos seres vivos encontram melhor explicação em uma causa inteligente do que em um processo aleatório, como no caso da seleção natural. É defendida por muitos cientistas renomados, mas vem sendo muito mal interpretada pela falta de conhecimento dos que se opõem a ela. Muitos julgam que o Criacionismo é uma proposta religiosa ingênua, que tenta dar uma resposta simplista a um problema complexo. Mas, ao contrário, o Criacionismo tem uma proposta clara e explicitamente científica. De acordo com Michael Denton, a inferência do planejamento (Teoria da Criação) é uma indução a posteriori, baseada numa aplicação inexoravelmente consistente da lógica e da analogia. Para ele, a conclusão pode ter implicações religiosas, mas não depende de pressuposições religiosas. Essa última frase esclarece toda a questão.


Na verdade, tanto criacionistas quanto evolucionistas reconhecem a existência de um desenho (design, ou planejamento) na natureza. Francis Crick, em seu livro What Mad Pursuit, afirma que: “os biólogos devem constantemente ter em mente que o que eles vêem não tem design intencional, mas evoluiu”. E Richard Dawkins, em O Relojoeiro Cego, mostra que “a Biologia é o estudo de coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional”. A questão não é se o design existe ou não, mas se foi ou não intencional.


O que se pode concluir dessa afirmativa?


Este é o ponto da discussão científica. Aqui se encontra a fraqueza e a incoerência do Evolucionismo contra a força e a coerência do Criacionismo.


A proposta de que todo o universo, a vida e tudo o que existe são resultados da criação por uma inteligência superior é tão evidente que o matemático e astrônomo inglês Dr. Fred Hoyle, que juntamente com a Dra. Chandra Wickramasinghe, do Centro de Astrobiologia do País de Gales, elaborou a teoria do steady-state do universo, comentando sobre a teoria do Criacionismo, afirmou: “… tal teoria é tão óbvia que ficamos imaginando por que não é largamente aceita como auto-evidente. As razões são mais psicológicas do que científicas”


O Criacionismo, portanto, é a ciência que estuda a origem do universo e da vida e, baseado na grande quantidade de evidências, propõe que tudo foi criado. Como ciência, não está interessado em estudar o Criador, mas somente a criação. A ciência criacionista conta com muitos adeptos no mundo todo. Só nos Estados Unidos, mais de 300 pesquisadores com Ph.D. estão envolvidos com o Criacionismo. Sem dúvida, o número é expressivo. É importante deixar claro que a grande maioria dos criacionistas não é evangélica, não crê na Bíblia e não está afiliada a nenhum grupo religioso.


Discute-se essa questão nos meios científicos brasileiros?


Aqui no Brasil, temos vários grupos envolvidos com o Criacionismo. Um deles é a Sociedade Criacionista Brasileira, com sede em Brasília. Dr. Ruy Vieira, ex-professor da USP e fundador da Academia de Ciências de São Paulo, é o atual presidente. Também existem sociedades criacionistas em países como Austrália, Alemanha, Espanha, Turquia, Itália, Canadá e Estados Unidos.


O que os criacionistas conseguiram desenvolver até o presente?


Os criacionistas trabalham e desenvolvem pesquisas em muitas áreas para confirmar o posicionamento e a validade da Teoria da Criação. Podemos citar, entre outros, os estudos sobre a datação dos fósseis com carbono-14 por meio da espectrometria de aceleração de massa. Esses estudos comprovam uma terra jovem e a realidade de um cataclismo mundial que deu origem aos fósseis. Também os estudos do mtDNA (DNA mitocondrial) comprovam a origem da raça humana a partir de uma única mulher. E os estudos dos três estágios de formação de supernovas comprovam que a nossa galáxia não possui nem ao menos cem mil anos.


Hoje em dia fala-se muito em Código Genético. Há estudos dos criacionistas nessa área também?


Há vários, e um dos mais fascinantes é o que mostra, a partir de pesquisas com o DNA (ácido desoxirribonucléico), como o código genético é uma das evidências mais marcantes da necessidade de uma inteligência superior. Dentro da ciência da informação, um dos teoremas principais afirma que: “um sistema de códigos é sempre o resultado de um processo mental, isto é, requer uma origem inteligente ou um inventor”. Outro teorema afirma que: “não existe nenhuma lei da natureza e nenhuma seqüência de eventos conhecidos que possa fazer com que informação possa originar-se por si mesma da matéria”.


O nosso material genético está altamente codificado. A complexidade é tanta que mesmo após dez anos de pesquisas, a ciência teve que reconhecer a sua humilde posição diante de tamanha engenhosidade. Como explicar tal complexidade? O que se evidencia é que sistemas deixados por conta própria tendem a perder complexidade utilizável, e não a ganhá-la. Somente uma criação complexa, completa e diversificada poderia explicar a enorme complexidade do código genético e as suas muitas diferenças exemplificadas nas várias formas de vida.


Por falar em complexidade, veja como o código do pequeno pássaro conhecido como East Siberian golden plover (tarambola-dourada), apresenta um desafio imenso. Como explicar o conhecimento desse pássaro, que migra do Alasca até o Havaí, voando 88 horas sobre o oceano Pacífico, numa formação em delta para economia de “combustível” e refazendo os cálculos de orientação GPS (por não possuir referências visuais para sua orientação), devido a ventos laterais? Como ele sabe o quanto de gordura precisaria ter no seu corpo antes de começar a viagem para ter “combustível” suficiente para chegar lá? Como poderia toda essa complexa informação ter sido fruto apenas de processos cegos e aleatórios? Uma crença em tais processos implicaria uma fé imensamente maior que a própria fé que a Bíblia descreve!


Essa inteligência superior é o Deus de que fala a Bíblia?


Não vejo por que não associar essa Inteligência Superior com o Deus da Bíblia. Creio que a descrição se encaixa muito bem. Quando menciono Deus, falo por mim e não pelos criacionistas de forma geral. Cada um tem a sua fé. Até mesmo o ateu possui uma fé, já que não pode provar empiricamente que Deus não existe. Sendo assim, quando falo para grupos religiosos, procuro mostrar como o Criacionismo é totalmente coerente com o relato bíblico.


Um exemplo é o próprio dilúvio de Gênesis. Esse evento vem sendo estudado e esclarecido pelas pesquisas da equipe do Dr. Walt Brown, e seus resultados podem ser conhecidos pelo site:


 www.creationscience.com


Toda uma grande quantidade de informação relevante e relacionada com o dilúvio foi trabalhada cientificamente.


Levantaram-se questões como: De onde veio toda a água? Para onde ela teria ido? Que aspectos resultaram de um cataclismo mundial dessa ordem, formando fósseis, produzindo a deriva continental, a crista (dorsal) oceânica, cadeias de montanhas, formações rochosas, estratigrafia, etc.?


O senhor lê muitos livros científicos. Lê também a Bíblia?


Além de pesquisar dentro do Criacionismo, gosto muito do estudo da Bíblia. Acho que é o livro mais fascinante. Não tenho a menor sombra de dúvida de que ela é o que diz ser: a Palavra de Deus, o Criador de todas as coisas. Ela é coerente, consistente e atual. Muitos, por não a conhecerem, fazem um julgamento totalmente errado sobre a sua autenticidade. Um deles, por exemplo, é sobre a afirmação de que a Bíblia fala de uma Terra plana, não esférica. Como o texto bíblico usa expressões como “os quatro cantos da terra” ou “o sol parado”, esses críticos confundem essa linguagem simbólica com erros, o que não é verdade. Para ficar nesses dois exemplos, nós até hoje usamos os quatro pontos cardeais para direcionamento, mas não queremos dizer com isso que a Terra seja quadrada. E quando dizemos que o Sol nasce e que o Sol se põe, não estamos afirmando que o Sol gira em torno da Terra. Assim também, a Bíblia não disse que a Terra é quadrada nem que o Sol gira em torno da Terra.


Quer dizer que as afirmações bíblicas sobre nosso planeta estão corretas?


 A Bíblia é coerente ao utilizar como plano de referência o planeta Terra. Há muitas referências bíblicas à redondeza da Terra. Jó, por exemplo, viveu cerca de 2000 anos antes de Cristo, e falava da redondeza da Terra (Jó 26.10). Isaías viveu 700 anos antes de Cristo e também já havia dito a mesma coisa (Is 40.22). O que tenho procurado mostrar é que a Bíblia afirmou isso muito antes de qualquer outra fonte de informação mostrar que a Terra é redonda. Ela também afirmou que a Terra paira sobre o nada (Jó 26.7). Uma proposta de que a Terra seria redonda foi feita pelos gregos Pitágoras, por volta de 530 a.C., e Eratóstenes (que calculou o diâmetro da Terra), em 200 a.C.  Procuro também aqui, nesta questão de Bíblia e ciência, lembrar que existe uma grande diferença entre um fenômeno e um milagre. Os dois podem, até certo ponto, ser explicados cientificamente. Mas com os milagres, geralmente, podemos apenas dizer quais leis da natureza foram quebradas. No caso da evolução, a quantidade de leis que teriam de ser violadas para que tal processo acontecesse é tão grande que se classificaria não como um milagre, mas quase como uma sucessão de milagres.


O Criacionismo é, portanto, uma teoria científica, e não religiosa?


O Criacionismo ou, mais especificamente, a Teoria do Desenho Inteligente, não precisa da Bíblia ou de algum outro livro religioso para se manter em pé. A teoria depende única e exclusivamente da ciência. Entretanto, o que observamos nesse debate Criação versus Evolução é um interesse não saudável, claramente tendencioso, em preservar a Teoria da Evolução a todo o custo. Recentemente, a National Geographic Brasil (novembro de 2004) publicou o seguinte artigo: “Darwin estava errado?”. Este artigo representa, no sentido mais claro, um exemplo de “propaganda” evolucionista. O autor do artigo, David Quammen, estudou na Yale University, mas não tem formação em Biologia. Esse é um fato interessante porque, quando há críticos de Darwin sem formação acadêmica da área, eles são imediatamente desconsiderados pelos editores científicos. Essa é uma atitude encontrada constantemente na literatura de divulgação, sendo muito tendenciosa para o evolucionismo. Mais uma vez, Richard Dawkins, em seu livro O Relojoeiro Cego, afirma: “Se eu estou correto, isso significa que mesmo que não exista qualquer prova factual para a teoria de Darwin, é certamente justificável aceitá-la acima de todas as outras teorias”.


Nota-se, portanto, uma inclinação tendenciosa por parte dos darwinistas?


Uma das coisas que tenho procurado mostrar em palestras e seminários é que o ensino da Teoria da Evolução tem sido “compartimentado”, isto é, ensina-se a origem da vida (Biologia, Genética, Paleontologia) sem verificar se as demais áreas (Geologia, Astronomia, Astrofísica) de conhecimento humano concordam com as propostas feitas, e sem a preocupação se elas entrarão em confronto umas com as outras.


Deixe-me exemplificar. Somos informados que, numa suposta atmosfera ou oceano primitivo, formaram-se aminoácidos que deram origem às primeiras formas básicas de vida no planeta. De aminoácidos para as tais formas básicas de vida, é necessário ocorrerem por vários processos que precisam ser claramente provados como válidos e possíveis. Um deles é justamente a formação de proteínas a partir de aminoácidos. Logo nesse estágio, a evolução encontra dois problemas que não são tratados nos livros. Fala-se do trabalho de Oparin e do modelo pré-biótico de Miller, mas não são mencionados esses dois problemas cruciais, relacionados com a seqüência aminoácido-proteína.


O primeiro é que proteínas, em processos naturais e espontâneos, desfazem-se em aminoácidos, e não o contrário (aminoácidos formando proteínas). Essa informação vem da Bioquímica nos estudos da Biologia molecular. Essa “caixa” geralmente não é aberta na aula de Biologia. O segundo é que aminoácidos não se recombinam na presença de oxigênio para formar proteínas. Nesse ponto, os alunos são informados que a atmosfera primitiva do planeta não possuía oxigênio, contrário ao que a Geologia nos mostra. As rochas do período pré-cambriano (aquelas que, segundo a evolução, precederam o aparecimento da vida) possuem óxido de ferro na sua estrutura, o que implica diretamente em oxigênio na atmosfera. Essa caixa também não é aberta nas aulas de Biologia. É o que eu chamo de “caixinhas fechadas”. Fala-se apenas o que é favorável.


Esse tipo de comportamento é altamente prejudicial para o avanço da ciência. Para se ensinar uma afirmação que algo aconteceu, primeiramente tem-se que demonstrar que o tal processo é possível e que não existem evidências apontando na direção contrária.


Por que muitos cristãos evitam essa discussão, como se tivessem medo de ser contestados?


Muitos cristãos, consciente ou inconscientemente, adotam uma atitude de inferioridade diante dos intelectuais que zombam dos relatos bíblicos, como sendo fábulas, histórias infundadas, sem qualquer relevância para as pessoas instruídas e desenvolvidas da nossa geração. Não precisamos pensar assim. A Teoria da Evolução possui muito mais incoerência e requer muito mais “fé” diante da ausência de provas verdadeiras do que a história bíblica da criação. Precisamos entender a “operação do erro” e a verdadeira razão que está por trás do predomínio da mentira nas mentes da humanidade. Procuro sempre pensar que, na minha vida, como pesquisador na ciência e estudioso da Palavra de Deus, existe uma grande coerência e consistência.


Não estou sozinho nesse pensamento. O próprio James P. Joule, um dos fundadores da ciência da Termodinâmica, disse: “O próximo passo, após o conhecimento e a obediência à vontade de Deus, deve ser conhecer algo sobre os seus atributos de sabedoria, poder e bondade manifestos nas obras das suas mãos”.


Entrevista com Adauto Lourenço

http://www.revistaimpacto.com.br/new/action=ver_materias&idartigo=239
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re.: Senhoras e senhores: Adauto Lourenço
« Resposta #1 Online: 09 de Junho de 2005, 01:19:41 »
vai rezar adauto.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Sodré

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 452
Re.: Senhoras e senhores: Adauto Lourenço
« Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2005, 08:11:05 »
Citar
Somos informados que, numa suposta atmosfera ou oceano primitivo, formaram-se aminoácidos que deram origem às primeiras formas básicas de vida no planeta. De aminoácidos para as tais formas básicas de vida, é necessário ocorrerem por vários processos que precisam ser claramente provados como válidos e possíveis. Um deles é justamente a formação de proteínas a partir de aminoácidos. Logo nesse estágio, a evolução encontra dois problemas que não são tratados nos livros. Fala-se do trabalho de Oparin e do modelo pré-biótico de Miller, mas não são mencionados esses dois problemas cruciais, relacionados com a seqüência aminoácido-proteína.


O primeiro é que proteínas, em processos naturais e espontâneos, desfazem-se em aminoácidos, e não o contrário (aminoácidos formando proteínas). Essa informação vem da Bioquímica nos estudos da Biologia molecular. Essa “caixa” geralmente não é aberta na aula de Biologia. O segundo é que aminoácidos não se recombinam na presença de oxigênio para formar proteínas. Nesse ponto, os alunos são informados que a atmosfera primitiva do planeta não possuía oxigênio, contrário ao que a Geologia nos mostra. As rochas do período pré-cambriano (aquelas que, segundo a evolução, precederam o aparecimento da vida) possuem óxido de ferro na sua estrutura, o que implica diretamente em oxigênio na atmosfera. Essa caixa também não é aberta nas aulas de Biologia. É o que eu chamo de “caixinhas fechadas”. Fala-se apenas o que é favorável.



Pessoal, substituir Deus por sopa primordial é um péssimo investimento intelectual, foge a grande parte da  lógica da vida que é formada pelo acaso e por engenhosidade, mesmo que se veja pelo prisma naturalista, as causas primarias  imperscrutáveis, as leis que regem a quimica, que rege as mutações, a falta de observação de vida surgindo ...mesmo forjando hipóteses HOJE (neste caso, os defensores da geração espontânea ainda são mais honestos pois pelo menos  "demonstraram" o surgimento da vida espontaneamente) ..

É pura  teimosia  apostar  sobre o desconhecido e chamar isso de ciência..isso é crença, isso é "substituição de MITOS" :x (desculpe repetir tanto sua frase APODman :lol:



Citar
Os criacionistas trabalham e desenvolvem pesquisas em muitas áreas para confirmar o posicionamento e a validade da Teoria da Criação. Podemos citar, entre outros, os estudos sobre a datação dos fósseis com carbono-14 por meio da espectrometria de aceleração de massa. Esses estudos comprovam uma terra jovem e a realidade de um cataclismo mundial que deu origem aos fósseis. Também os estudos do mtDNA (DNA mitocondrial) comprovam a origem da raça humana a partir de uma única mulher. E os estudos dos três estágios de formação de supernovas comprovam que a nossa galáxia não possui nem ao menos cem mil anos.



Pra quem quiser ver taí


A Paleontologia é o estudo dos fósseis. Portanto, ela como ciência procura desvendar os mistérios deixados pelo tempo nas rochas. Alguns dos alvos específicos da paleontologia são o de obter o máximo de informação pertencente a forma de vida fossilizada e procurar datá-la (quando ela viveu e morreu). Uma parte importante da paleontologia é a interpretação. Um fóssil é um fato. Como ele viveu é uma interpretação. O fóssil guarda informação referente apenas ao seu estado quando morreu. A paleontologia se utiliza de técnicas para datar os fósseis. Estas técnicas são conhecidas como metodologia de datação. Dentre elas uma das mais conhecidas e referidas é a do carbono-14. Carbono existe em três formas: carbono-12 (abundante), carbono-13 (muito raro) e carbono-14 (raro). O carbono-14, utilizado para datação, é radioativo, isto é, ele se desintegra. Portanto, ele tem uma meia vida. Meia vida é o tempo que seria necessário para que metade de uma quantidade inicial se desintegrasse. Por exemplo, quanto tempo demoraria para que metade de um quilo de carbono-14 se desintegrasse? Resposta 5730 anos. Esta é a meia vida do carbono-14. Quando se data um fóssil utilizando-se a técnica do carbono-14, compara-se a proporção de carbono-14 / carbono-12 encontrada no fóssil com o percentual moderno encontrado na atmosfera hoje (figura 1). Hoje, para cada um trilhão de átomos de carbono, um é carbono- 14. Por ser uma proporção tão pequena, pode-se ver que a quantidade de carbono- 14 encontrada num ser vivo não é muito grande e sendo que a meia vida é de apenas 5730 anos, não demoraria muito para que todo o carbono-14 contido num fóssil se desintegrasse. Utilizando-se estes valores numéricos, tecnicamente não se encontraria nenhum resíduo de carbono-14 em nenhum material orgânico fossilizado que tivesse verdadeiramente mais de 250.000 anos. Aqui são apresentados os resultado dos estudos feitos pela equipe do Dr. John R, Baumgardner (los Alamos Laboratory), baseados em 90 amostras do período fanerozóico deste o período pré-cambriano (600.000.000 anos) até o cenozóico (2.000.000 anos) produzindo resultados muito importantes: Nas amostras não biológicas consideradas do período previamente datado como sendo pré-cambriano foi encontrado carbono-14 (figura 2).  Como já foi visto, nenhuma amostra com mais de 250.000 anos deveria conter carbono-14 devido a proporção atual de carbono 14 / carbono 12 na atmosfera atual. Conclusão óbvia é que as amostras consideradas do pré-cambriano não têm os 600.000.000 de anos que haviam sido atribuídos a elas.  A datação utilizada anteriormente (na maioria (Urânio-Túrio, U/TH)) estava totalmente equivocada. Nas amostras biológicas do período fanerozóico foram encontradas quantidades residuais praticamente idênticas de carbono-14  (figura 3). Obviamente os fósseis mais antigos deveriam conter menos carbono-14 que os mais recentes. O fato que todos possuem praticamente uma mesma quantidade residual implica que eles foram fossilizados num mesmo evento na história e não em eventos durante a história. Em outras palavras, a interpretação de que eles viveram em épocas diferentes ao longo da história está errada.  Eles não viveram em épocas separadas na história, mas sim na mesma época da história, sendo, portanto, contemporâneos.  Nas amostras de carvão, devido o teor de carbono-14 encontrado, idades entre 40 e 60 mil anos foram atribuídas a elas, enquanto outros métodos de datação radiométrica atribuíram idades entre 40 e 350 milhões de anos!  Obviamente a datação produzida por estes outros métodos tornou-se altamente questionável (figura 4). Os fatos citados acima são conhecidos pela comunidade científica.  A interpretação "convencional" adotada é a de contaminação. Geralmente as monografias que tratam desta questão mencionam o problema da contaminação das amostras com carbono-14. No entanto, nenhuma delas menciona nenhuma teoria que explicasse a contaminação. A idéia da contaminação é aceita justamente porque sem a mesma os fósseis na verdade não teriam os milhões de anos que os outros métodos de datação atribuem a eles.  Milhões de anos estes que são totalmente necessários pela teoria da evolução. A datação de diamantes com o carbono-14 foi importante pois nos mesmos não existe o perigo de contaminação. Diamantes encontrados em rochas consideradas por outro métodos de datação como sendo do período pré-cambriano (600.000.000 de anos) foram datados com carbono-14 em 60.000 anos no máximo. Estes resultados colocam em dúvida as idades produzidas pelo métodos convencionais que produzem idades de milhões de anos.   Resultados práticos destes estudos mostram que um único evento num passado não tão distante seria a causa dos milhões de fósseis encontrados no planeta, o que implica diretamente que todas as formas de vida encontradas no registro fóssil foram contemporâneas. Portanto, evolução jamais teria acontecido.   Apenas o criacionismo com a sua proposta de que todas as formas de vida forma criadas simultaneamente completas, complexas e com uma diversidade básica, é validada pelas evidências deste estudo. Diretamente pode-se afirmar que a suposta "evolução" interpretada no registro fóssil é uma interpretação equivocada.  A publicação científica do Dr. John R. Baumgardner (Los Alamos National Laboratory) e colaboradores sobre os seus achados com a metodologia de espectrometria de aceleração de massa (AMS) utilizada para datação com carbono- 14 encontra-se no submenu "artigos anteriores" sob o título "measurable_c14.pdf".
ARTIGO EM:
http://www.universocriacionista.com.br/


Citar
O Dr. Michael Denton, biólogo molecular, afirma em seu livro Evolução, uma Teoria em Crise (Evolution: A Theory in Crisis), que desde o lançamento da Teoria da Evolução, em 1859, até hoje, não houve uma única descoberta empírica ou avanço científico que validasse as duas premissas em que a mesma se fundamenta: (1) existe uma seqüência contínua entre todas as formas de vida, da mais simples até a mais complexa, que demonstra como tudo evoluiu a partir de um único ser vivo primordial; e (2) a vida e toda sua diversidade resultaram de processos cegos e aleatórios sem qualquer planejamento ou inteligência superior. Assim sendo, a Teoria da Evolução é questionável justamente na sua base. Aceitá-la como provada implica dizer que hipóteses sem evidências concretas podem ser consideradas verdades indiscutíveis. Ensiná-la como a única alternativa é propor um dogma, o que se opõe frontalmente ao caráter científico.



1. O Gould tentou salvar, mas os neodarwinistas não quiseram, fazer o que...
Tecido mole com elasticidade em fossil datado em 66 milhões de anos DERRUBA confiança em métodos de datação radiometricos www.sodregoncalves.rede.comunidades.net

Offline OldSkull

  • Nível 29
  • *
  • Mensagens: 1.504
Re.: Senhoras e senhores: Adauto Lourenço
« Resposta #3 Online: 09 de Junho de 2005, 11:49:29 »
Eu comecei comentar, mas deu no saco.. é muito grande
só de olhar por cima já da pra ver ele tratando ciencia como se fosse uma fé, inversão do ônus da prova, fora o tanto q é tendenciosa a entrevista...

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Jasig Aurumalfa

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.103
  • Sexo: Masculino
  • Eu tenho um Pássaro de Argila!
    • http://www.fotolog.net/joao_ms
Re: Re.: Senhoras e senhores: Adauto Lourenço
« Resposta #4 Online: 09 de Junho de 2005, 21:16:27 »
Citação de: OldSkull
Eu comecei comentar, mas deu no saco.. é muito grande
só de olhar por cima já da pra ver ele tratando ciencia como se fosse uma fé, inversão do ônus da prova, fora o tanto q é tendenciosa a entrevista...

você me tirou a vontade de ler.  :cry:
Blog do Pássaro de Argila!

(\__/)
(O.o )
(> < ) This is Bunny. Copy Bunny into your signature to help him on his way to world domination!

Offline Edson Martins Medrado

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 376
Re: Re.: Senhoras e senhores: Adauto Lourenço
« Resposta #5 Online: 09 de Junho de 2005, 23:16:28 »
Citação de: Jasig Aurumalfa
Citação de: OldSkull
Eu comecei comentar, mas deu no saco.. é muito grande
só de olhar por cima já da pra ver ele tratando ciencia como se fosse uma fé, inversão do ônus da prova, fora o tanto q é tendenciosa a entrevista...

você me tirou a vontade de ler.  :cry:


Isso significa o eu  desisto evolucionista??? :roll:
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão que existe um tal relógio e um relojoeiro não"
Voltaire

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: Re.: Senhoras e senhores: Adauto Lourenço
« Resposta #6 Online: 09 de Junho de 2005, 23:24:08 »
Citação de: Edson Martins Medrado
Citação de: Jasig Aurumalfa
Citação de: OldSkull
Eu comecei comentar, mas deu no saco.. é muito grande
só de olhar por cima já da pra ver ele tratando ciencia como se fosse uma fé, inversão do ônus da prova, fora o tanto q é tendenciosa a entrevista...

você me tirou a vontade de ler.  :cry:


Isso significa o eu  desisto evolucionista??? :roll:
Não. Significa um "senta aí que lá vem história". Só que é como o Ra-Tim-Bum: história velha que todo mundo já viu, então melhor mudar de canal...
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Perseus

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 895
Re.: Senhoras e senhores: Adauto Lourenço
« Resposta #7 Online: 09 de Junho de 2005, 23:27:00 »
Vamos ver se eu consigo ir até o final sem vomitar: (estão vendo só religiosos... isso que estou fazendo é o pior dos piores dos martirios que um ser humano pode realizar... Amem-me.)

Citar
Há duas posições extremas nesse assunto: os que fazem uma interpretação literal do texto bíblico e defendem que só o que a Bíblia afirma pode ser verdade. E os que acham que tudo que a Bíblia diz está errado, já que a Ciência “provou”, através da teoria da evolução, que os fatos ali registrados não ocorreram, e que o surgimento da vida, do homem e dos animais se deveu a fatores físicos e naturais.

O que mais me tira do sério neste tipo de frase, não é a ingenuidade nem a visão limitada de forma conveniente, e sim o nariz empinado.
É por causa deste nariz empinado, o qual se refere especificamente que o "o homem cristão é foda e pode tudo" que não teremos agua e petróleo daqui a 20-30 anos.
E o pior, a destruição da natureza pelo é só uma das facetas do "nariz empinado cristão"
Quando leio qualquer coisa vinda de cristãos e criacionistas, sem nenhuma exceção, arranco meu braço direito e mando por Sedex 10 para o primeiro que provar o contrário (sou ambidestro então tudo bem  :mrgreen: ), parece que todo o mundo se resume única e exclusivamente à América do Norte e seus WASP´s: Homem Branco Anglo-Saxão Protestante.
O resto se pulveriza. Toda as religiões de todas as centenas de povos que habitaram o mundo, e que habitam, são reduzidas a zero. com base em que?
Preconceito e nada mais.

Portanto, estes são os adjetivos mais apropriados para definir a frase "cristã de nariz empinado" do Adauto: Egoísta, Egocentrica, Ingênua. Palmeirense é o limite! (sim do time Palmeiras, camisa verde.)


Citar
As teorias científicas são necessariamente isentas de erro e inquestionáveis?

A resposta é óbvia: Não! A partir do momento em que uma idéia torna-se dogma, coisa que não se discute, inquestionável, ela deixa de ser ciência.
Afinal de contas, cientistas dentre outras coisas, servem principalmente para tentar refutar as hipóteses e teorias criadas por algum cabloco de outra parte do mundo.

Nestas linhas acima, podemos descartar de uma tacada só, todo o criacionismo e sua base dogmática: "Deus existe" e "Deus fez". A partir do momento que um criacionista quer dar um ar cientifico ao que diz, ao mesmo tempo em que afirma que sua crença é indiscutível, ele esta tratando de mitologia, fé, credulice, trauma infantil, o que for, menos ciência.

Citar
Darwin, embora fosse meticuloso no seu trabalho, não utilizou um método científico para apresentar a Teoria da Evolução. O método científico apóia-se na observação, isto é, procura duplicar os processos da natureza através de experimentos que, uma vez demonstrados, podem ser repetidos por qualquer pesquisador.

Bom, se você leu isso, e acha que isto acima esta certo, de duas, as duas:
1- Você é burro.
2- Parabéns, você caiu em mais um "engana-trouxa" criacionista.

Com certeza, o Sr. Adauto sabe que Darwin antes de publicar sua teoria, fez observações e estudos consistentes na Ilha de Galápagos. Mas é claro, ele é criacionista, ele não pode dar este tipo de fato para seus leitores por causa de sua religião. ele tem de omiti-lo, e foi exatamente isto que foi feito.
E, por seguinte, É extremamente desnecessário falar de antibióticos e etc.
Quem discorda que atire a primeira pedra.

De resto, peço aos simpatizantes do texto do Adauto que deem, com base no dito cujo, sua resposta para esta noticia:

EVOLUÇÂO– Estudo de universidade norte-americana derruba principal argumentação dos defensores da teoria criacionista
Mutação simples pode gerar nova espécie

SALVADOR NOGUEIRA
.........................................................
DA REPORTAGEM LOCAL

Cientistas da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA) mostram que a evolução das espécies pode muito bem seguir o mote da teoria do caos: eventos discretos, grandes efeitos. Mudanças mínimas em um certo gene de um organismo podem levar a outro bicho, cuja estrutura corporal é totalmente diferente.
O estudo derruba o principal argumento dos defensores do criacionismo, que pregam que todas as espécies foram projetadas individualmente por uma instituição divina, como diz a Bíblia. Ele se opõem à teoria da evolução pela seleção natural, do britânico Charles Darwin (1809-1882).
Embora os biólogos tomem por verdade as idéias darwinianas, o criacionismo se mantém, graças ao conservadorismo e á dificuldade de demonstrar em laboratório as idéias sugeridas pela teoria da evolução. O estudo, liderado por William McGinnis, desfere golpe fatal no argumento criacionista.
O segredo está em gene chamado Ubx. Ele faz parte do grupo de genes do tipo Hox, já famosos por serem os responsáveis pela determinação de onde e que tipo de membro deve ser formado em cada parte do corpo. “Isso vale para crustáceos, insetos e humanos”, disse à Folha Matthew Ronshaugen, autor principal do mês na revista científica britânica “Nature” (www.nature.com).
O que McGinnis e seus colegas demonstraram foi que mudanças simples (e que, por conseqüência, poderiam ter surgido aleatoriamente por mutações) no tal gene Ubx podem dar origem a um projeto original e funcional de membros para uma nova espécie. Trocando em miúdos, o conjunto de patas de camarão vira o conjunto de patas da formiga. “A questão é mais a quantidade de pernas do que o seu tipo”, explica Ronshaugen.
Os pesquisadores pegaram a versão do Ubx de um crustáceo (Artemia franciscana) e o inseriram em uma mosca. Observaram então que as pequenas diferenças que separam a versão do crustáceo da equivalente no inseto induziam a formação d pernas em outras regiões do corpo.
Mutações pequenas e capazes de empurrar a evolução para a barreira entre espécies eram tudo o que os criacionistas não queriam. Sua argumentação se baseia no princípio de que a natureza aleatória da evolução não poderia oferecer mutações simples e ao mesmo tempo eficientes.
Aviso aos estudantes
Em 1999, o Estado americano de Oklahoma obrigou os livros de biologia usados pela rede estadual de ensino de ensino a conterem o seguinte aviso: “A palavra evolução pode se referir a muitos tipos de mudanças. Evolução descreve mudanças que ocorrem dentro de uma espécie (mariposas brancas, por exemplo, podem evoluir em mariposas cinzas). Esse processo é a microevolução, que pode ser observada e descrita como fato. Evolução também pode se referir à mudança de uma coisa viva em outra, como em répteis e pássaros. Esse processo, a macroevolução, nunca foi observada e deveria ser considerada uma teoria.”
Foi o efeito da última onda do criacionismo nos EUA, ocorrida há cerca de três anos. “De cinco a dez Estados americanos atualmente adotam políticas semelhantes”, diz Ronshaugen.
“Isso não prova definitivamente que a evolução foi assim, mas mostra que poderia ter sido deste modo. O argumento criacionista contra a macroevolução ficou muito menos válido agora.”
O próximo passo é analisar o DNA de outros seres. “Queremos verificar se essa muança é algo geral, e não apenas uma estranha ocorrência.”

Folha Ciência 20 de fevereiro de 2002


Citar
A teoria do Desenho Inteligente, ou Design Inteligente (Intelligent Design, em inglês), também conhecida como Criacionismo, apresenta-se como uma alternativa à Teoria da Evolução. É uma teoria que merece ser considerada?

O que o Adauto quis dizer ao resonder a esta pergunta, foi o seguinte:

A teoria do Di baseia-se no seguinte: Nós achamos que, por exmeplo, tudo no olho é muito legal e muito bonitinho, logo alguma coisa invisivel que não existe mas existe fez ele brotar do chão ou cair de algum lugar longiquo do céu em um passado remoto que ninguém, inclusive os próprios criacionistas, são capazes de dizer quando.

Se passarmos então ao: Como, Porque, De forma, Quem e etc. ai o negócio fica feio.




Deu.
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Offline Perseus

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 895
Re.: Senhoras e senhores: Adauto Lourenço
« Resposta #8 Online: 09 de Junho de 2005, 23:28:20 »
Ah, Edson, quando digo para os criacionistas responderem, não incluo você, ok?

Portanto nem comente, apenas leia por obséquio.

Ou melhor, nem leia.
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Re.: Senhoras e senhores: Adauto Lourenço
« Resposta #9 Online: 10 de Junho de 2005, 00:37:00 »
Citação de: Sodré
Pessoal, substituir Deus por sopa primordial é um péssimo investimento intelectual, foge a grande parte da  lógica da vida que é formada pelo acaso e por engenhosidade, mesmo que se veja pelo prisma naturalista, as causas primarias  imperscrutáveis, as leis que regem a quimica, que rege as mutações, a falta de observação de vida surgindo ...mesmo forjando hipóteses HOJE (neste caso, os defensores da geração espontânea ainda são mais honestos pois pelo menos  "demonstraram" o surgimento da vida espontaneamente) ..

Isso está meio mal escrito, mas vou comentar mesmo assim

Substituir qualquer deus por qualquer teoria naturalista é proveitoso, na minha opinião. Foi assim com Thor e os raios, e não é diferente com a vida e qualquer deus criador da vida que se proponha.

A falta de observação da vida surgindo não é de forma alguma evidência para uma origem sobrenatural - também não há observação da vida surgindo por milagre - nem para uma "não-origem" (eternidade) da vida.

Não é desonestidade criar hipóteses para algo não demonstrado, ou não demonstrável.  



Citar
É pura  teimosia  apostar  sobre o desconhecido e chamar isso de ciência..isso é crença, isso é "substituição de MITOS" :x (desculpe repetir tanto sua frase APODman :lol:


Quer dizer, "mito por mito, fique com o meu"?

Tem mesmo que pedir desculpas, duvido que ele tenha usado a frase nesse sentido. Não é mito, é ciência mesmo. Além disso, não é uma aposta no desconhecido, é uma aposta apenas no conhecido, em eventos naturais, e não no desconhecido, obscuro sobrenatural.



Citar
Os criacionistas trabalham e desenvolvem pesquisas em muitas áreas para confirmar o posicionamento e a validade da Teoria da Criação. Podemos citar, entre outros, os estudos sobre a datação dos fósseis com carbono-14 por meio da espectrometria de aceleração de massa.

Datando fósseis com C14???


Citar
Esses estudos comprovam uma terra jovem e a realidade de um cataclismo mundial que deu origem aos fósseis.

Não há estudos, há hipóteses fantasiosas (de como os seres - que por acaso tem características esperadas pela descendência comum - teriam acabado em diferentes estratos, coincidentemente na ordem que se esperaria de uma sucessão de "enterros", dos descendentes sobre os ancestrais) e pseudocientíficas, bem esfarrapadas, para ajustar as evidências à essa conclusão.

Citar
Também os estudos do mtDNA (DNA mitocondrial) comprovam a origem da raça humana a partir de uma única mulher.

Não é a origem da "raça" humana, é a origem de todos os seres humanos atuais.

Mas isso é muita safadeza mesmo.

Citar
E os estudos dos três estágios de formação de supernovas comprovam que a nossa galáxia não possui nem ao menos cem mil anos.

Então deus ficou só coçando uns milhares de anos, depois de fazer a galáxia, para então fazer a Terra?

Mas peraí..... no Genesis não tem algo de as estrelas serem feitas depois da Terra? Ao menos o Sol é, pelo que me lembro.

Não sei de que adianta uma galáxia ter só poucas centenas de anos, se no fim vão dizer que na verdade é idade só aparente, que já foi criada instantâneamente velha, há apenas 6-10000 anos mesmo...

Citar

. Uma parte importante da paleontologia é a interpretação. Um fóssil é um fato. Como ele viveu é uma interpretação.

Acho que é mais apropriadamente uma hipótese.


Citar
O fóssil guarda informação referente apenas ao seu estado quando morreu.

Não, é possível obter mais dados a partir do local, do organismo aparente/certo, etc


Citar
Obviamente os fósseis mais antigos deveriam conter menos carbono-14 que os mais recentes. O fato que todos possuem praticamente uma mesma quantidade residual implica que eles foram fossilizados num mesmo evento na história e não em eventos durante a história.

E os outros métodos de datação que dão datas mais antigas, de acordo com múltiplas fossilizações, estão todos errados então? Ah ta.


 
Citar
A idéia da contaminação é aceita justamente porque sem a mesma os fósseis na verdade não teriam os milhões de anos que os outros métodos de datação atribuem a eles.  

MAs aí haveria a "contaminação" pelos outros elementos que dão a eles idades maiores, e qual é a hipótese para isso?


Citar
... o que implica diretamente que todas as formas de vida encontradas no registro fóssil foram contemporâneas. Portanto, evolução jamais teria acontecido.

Mas que apressadinho. E se a evolução ocorreu, em outro planeta, mas a biota toda de alguma forma veio parar aqui na Terra de uma vez? Ou se a evolução é absurdamente mais veloz que jamais se imaginou ser possível?
São hipóteses para TJ,  melhores que a do criacionismo pois a descendencia explica melhor as características dos seres vivos que origens independentes.
 

Citar
  Apenas o criacionismo com a sua proposta de que todas as formas de vida forma criadas simultaneamente completas, complexas e com uma diversidade básica, é validada pelas evidências deste estudo.

Nuts. Esquizofrenia. Universo paralelo.

Citar
Citar
O Dr. Michael Denton, biólogo molecular, afirma em seu livro Evolução, uma Teoria em Crise (Evolution: A Theory in Crisis), que desde o lançamento da Teoria da Evolução, em 1859, até hoje, não houve uma única descoberta empírica ou avanço científico que validasse as duas premissas em que a mesma se fundamenta: (1) existe uma seqüência contínua entre todas as formas de vida, da mais simples até a mais complexa, que demonstra como tudo evoluiu a partir de um único ser vivo primordial; e (2) a vida e toda sua diversidade resultaram de processos cegos e aleatórios sem qualquer planejamento ou inteligência superior.

Bem, há sim descobertas científicas que sustentam a afirmação 1, e também não está exatamente correta, os seres não precisam ter evoluido a partir de um "ser vivo primordial" para terem uma ancestralidade comum universal.
Quanto à 2 - erro comum dos crias, acham que não-inteligente = cego e aleatório. Não sabem o que é seleção.

Citar

1. O Gould tentou salvar, mas os neodarwinistas não quiseram, fazer o que...

Mas o que deveria significar isso??

Offline Edson Martins Medrado

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 376
Re: Re.: Senhoras e senhores: Adauto Lourenço
« Resposta #10 Online: 10 de Junho de 2005, 00:56:04 »
="Perseus"]Vamos ver se eu consigo ir até o final sem vomitar: (estão vendo só religiosos... isso que estou fazendo é o pior dos piores dos martirios que um ser humano pode realizar... Amem-me.)

Há duas posições extremas nesse assunto: os que fazem uma interpretação literal do texto bíblico e defendem que só o que a Bíblia afirma pode ser verdade. E os que acham que tudo que a Bíblia diz está errado, já que a Ciência “provou”, através da teoria da evolução, que os fatos ali registrados não ocorreram, e que o surgimento da vida, do homem e dos animais se deveu a fatores físicos e naturais. ]
O que mais me tira do sério neste tipo de frase, não é a ingenuidade nem a visão limitada de forma conveniente, e sim o nariz empinado.
É por causa deste nariz empinado, o qual se refere especificamente que o "o homem cristão é foda e pode tudo" que não teremos agua e petróleo daqui a 20-30 anos.
E o pior, a destruição da natureza pelo é só uma das facetas do "nariz empinado cristão"
Quando leio qualquer coisa vinda de cristãos e criacionistas, sem nenhuma exceção, arranco meu braço direito e mando por Sedex 10 para o primeiro que provar o contrário (sou ambidestro então tudo bem  :mrgreen: ), parece que todo o mundo se resume única e exclusivamente à América do Norte e seus WASP´s: Homem Branco Anglo-Saxão Protestante.
___________________________________________________________ ___________
Vc e sua educacao Holmes!
___________________________________________________________ ___________
O resto se pulveriza. Toda as religiões de todas as centenas de povos que habitaram o mundo, e que habitam, são reduzidas a zero. com base em que?
Preconceito e nada mais.
___________________________________________________________ ___________
Pensamento sem preconceito nehum este seu! 8)
Portanto, estes são os adjetivos mais apropriados para definir a frase "cristã de nariz empinado" do Adauto: Egoísta, Egocentrica, Ingênua. Palmeirense é o limite! (sim do time Palmeiras, camisa verde.)
Quanto a isso:  
As teorias científicas são necessariamente isentas de erro e inquestionáveis?
A resposta é óbvia: Não! A partir do momento em que uma idéia torna-se dogma, coisa que não se discute, inquestionável, ela deixa de ser ciência.
Afinal de contas, cientistas dentre outras coisas, servem principalmente para tentar refutar as hipóteses e teorias criadas por algum cabloco de outra parte do mundo.

Nestas linhas acima, podemos descartar de uma tacada só, todo o criacionismo e sua base dogmática: "Deus existe" e "Deus fez". A partir do momento que um criacionista quer dar um ar cientifico ao que diz, ao mesmo tempo em que afirma que sua crença é indiscutível, ele esta tratando de mitologia, fé, credulice, trauma infantil, o que for, menos ciência.

Darwin, embora fosse meticuloso no seu trabalho, não utilizou um método científico para apresentar a Teoria da Evolução. O método científico apóia-se na observação, isto é, procura duplicar os processos da natureza através de experimentos que, uma vez demonstrados, podem ser repetidos por qualquer pesquisador.
Bom, se você leu isso, e acha que isto acima esta certo, de duas, as duas:
1- Você é burro.
2- Parabéns, você caiu em mais um "engana-trouxa" criacionista.
Falaram mal de sao Darwin  :louva:
Com certeza, o Sr. Adauto sabe que Darwin antes de publicar sua teoria, fez observações e estudos consistentes na Ilha de Galápagos. Mas é claro, ele é criacionista, ele não pode dar este tipo de fato para seus leitores por causa de sua religião. ele tem de omiti-lo, e foi exatamente isto que foi feito.
Leia de novo!!! :x
E, por seguinte, É extremamente desnecessário falar de antibióticos e etc.
Quem discorda que atire a primeira pedra.
De resto, peço aos simpatizantes do texto do Adauto que deem, com base no dito cujo, sua resposta para esta noticia:

EVOLUÇÂO– Estudo de universidade norte-americana derruba principal argumentação dos defensores da teoria criacionista
Mutação simples pode gerar nova espécie
Emmcri eh eh eh  :D

SALVADOR NOGUEIRA
.........................................................
DA REPORTAGEM LOCAL

Cientistas da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA) mostram que a evolução das espécies pode muito bem seguir o mote da teoria do caos: eventos discretos, grandes efeitos. Mudanças mínimas em um certo gene de um organismo podem levar a outro bicho, cuja estrutura corporal é totalmente diferente.
O estudo derruba o principal argumento dos defensores do criacionismo, que pregam que todas as espécies foram projetadas individualmente por uma instituição divina, como diz a Bíblia. Ele se opõem à teoria da evolução pela seleção natural, do britânico Charles Darwin (1809-1882).
Embora os biólogos tomem por verdade as idéias darwinianas, o criacionismo se mantém, graças ao conservadorismo e á dificuldade de demonstrar em laboratório as idéias sugeridas pela teoria da evolução.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!! :D A verdade eh dura!!
 O estudo, liderado por William McGinnis, desfere golpe fatal no argumento criacionista.
EH EH EH Sonha... :P
O segredo está em gene chamado Ubx. Ele faz parte do grupo de genes do tipo Hox, já famosos por serem os responsáveis pela determinação de onde e que tipo de membro deve ser formado em cada parte do corpo. “Isso vale para crustáceos, insetos e humanos”, disse à Folha Matthew Ronshaugen, autor principal do mês na revista científica britânica “Nature” (www.nature.com).
Conclusao baseada em que? resposta a seguir :D
O que McGinnis e seus colegas demonstraram foi que mudanças simples (e que, por conseqüência, poderiam ter surgido aleatoriamente por mutações) no tal gene Ubx podem dar origem a um projeto original e funcional de membros para uma nova espécie. Trocando em miúdos, o conjunto de patas de camarão vira o conjunto de patas da formiga. “A questão é mais a quantidade de pernas do que o seu tipo”, explica Ronshaugen.
Sim tah tudo resolvido!Eh soh querer acreditar em conjecturacoes! 8)
Os pesquisadores pegaram a versão do Ubx de um crustáceo (Artemia franciscana) e o inseriram em uma mosca.
Para se provar a T.E. vale tudo ateh interferencia inteligente. 8)
 Observaram então que as pequenas diferenças que separam a versão do crustáceo da equivalente no inseto induziam a formação d pernas em outras regiões do corpo.
Mutações pequenas e capazes de empurrar a evolução para a barreira entre espécies eram tudo o que os criacionistas não queriam.
Eh voces deram um bom empurrao e bota empurrao nisso!! :lol:
 Sua argumentação se baseia no princípio de que a natureza aleatória da evolução não poderia oferecer mutações simples e ao mesmo tempo eficientes.
Aviso aos estudantes.
Oh o medo explicito  :D
Em 1999, o Estado americano de Oklahoma obrigou os livros de biologia usados pela rede estadual de ensino de ensino a conterem o seguinte aviso: “A palavra evolução pode se referir a muitos tipos de mudanças. Evolução descreve mudanças que ocorrem dentro de uma espécie (mariposas brancas, por exemplo, podem evoluir em mariposas cinzas). Esse processo é a microevolução, que pode ser observada e descrita como fato. Evolução também pode se referir à mudança de uma coisa viva em outra, como em répteis e pássaros. Esse processo, a macroevolução, nunca foi observada e deveria ser considerada uma teoria.”
 :ok: A verdade doi! :?
Foi o efeito da última onda do criacionismo nos EUA, ocorrida há cerca de três anos. “De cinco a dez Estados americanos atualmente adotam políticas semelhantes”, diz Ronshaugen.
“Isso não prova definitivamente que a evolução foi assim, mas mostra que poderia ter sido deste modo.
Me dah licensa : HA! HA! HA! HA! :lol:  :pula:  :rola: Poderia ter sido reu confesso de expeculacao capturada pela t.e.! :D  :lol:
O argumento criacionista contra a macroevolução ficou muito menos válido agora.”
Soh na cabeca de evolucionistas mesmo! :D
O próximo passo é analisar o DNA de outros seres. “Queremos verificar se essa muança é algo geral, e não apenas uma estranha ocorrência.”
Eh aqui ele mostrou a validade da novidade ou seja nenhuma!!! :D  :lol:
Folha Ciência 20 de fevereiro de 2002
 :D  :lol:  8)
Agora eu pergunto eu tenho que acreditar neste catatau expeculativo? :?:


A teoria do Desenho Inteligente, ou Design Inteligente , também conhecida como Criacionismo, apresenta-se como uma alternativa à Teoria da Evolução. É uma teoria que merece ser considerada?
O que o Adauto quis dizer ao resonder a esta pergunta, foi o seguinte:
A teoria do Di baseia-se no seguinte: Nós achamos que, por exmeplo, tudo no olho é muito legal e muito bonitinho, logo alguma coisa invisivel que não existe mas existe fez ele brotar do chão ou cair de algum lugar longiquo do céu em um passado remoto que ninguém, inclusive os próprios criacionistas, são capazes de dizer quando.
Leia um pouco criacionismo por favor! :?
Se passarmos então ao: Como, Porque, De forma, Quem e etc. ai o negócio fica feio.

Holmes...

Cade ciencia por aqui,ciencia nao manipulacoes expeculacoes e catatais eu quero CIENCIA! :idea:
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão que existe um tal relógio e um relojoeiro não"
Voltaire

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Re.: Senhoras e senhores: Adauto Lourenço
« Resposta #11 Online: 10 de Junho de 2005, 01:16:47 »
Citação de: Edson Martins Medrado
Sua argumentação se baseia no princípio de que a natureza aleatória da evolução não poderia oferecer mutações simples e ao mesmo tempo eficientes.


Mas isso não faz sentido algum.

Onde você viu que evolução é aleatória? Não quis dizer mutação?

O que isso teria a ver com o que uma mutação causa em algum organismo, em termos de "simplcidade e eficiência"? :cry:

Determinada mutação, ocorra de forma direcionada ou aleatória, tem o mesmo efeito no fenótipo, porque é a mesma mutação.

Rhyan

  • Visitante
Re.: Senhoras e senhores: Adauto Lourenço
« Resposta #12 Online: 10 de Junho de 2005, 10:44:07 »
Até agora não ouvi falar de uma evidenciazinha do criacionismo.

É sempre o mesmo discurso anti-evolucionista, e fanátismo pela 'verdade' da bíblia.

Evidências que é bom, nada!

Offline Perseus

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 895
Re.: Senhoras e senhores: Adauto Lourenço
« Resposta #13 Online: 10 de Junho de 2005, 13:16:02 »
Ai ai... Tanta enxeção de saco para ler metade deste texto do Adauto e olha a "refutação" que o cara faz...
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Offline OldSkull

  • Nível 29
  • *
  • Mensagens: 1.504
Re: Re.: Senhoras e senhores: Adauto Lourenço
« Resposta #14 Online: 10 de Junho de 2005, 14:56:59 »
Citação de: Alenônimo
Citação de: Edson Martins Medrado
Citação de: Jasig Aurumalfa
Citação de: OldSkull
Eu comecei comentar, mas deu no saco.. é muito grande
só de olhar por cima já da pra ver ele tratando ciencia como se fosse uma fé, inversão do ônus da prova, fora o tanto q é tendenciosa a entrevista...

você me tirou a vontade de ler.  :cry:


Isso significa o eu  desisto evolucionista??? :roll:
Não. Significa um "senta aí que lá vem história". Só que é como o Ra-Tim-Bum: história velha que todo mundo já viu, então melhor mudar de canal...


Exatamente..

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Poindexter

  • Visitante
Re: Re.: Senhoras e senhores: Adauto Lourenço
« Resposta #15 Online: 10 de Junho de 2005, 15:01:25 »
Citação de: Edson Martins Medrado
="Perseus"]Vamos ver se eu consigo ir até o final sem vomitar: (estão vendo só religiosos... isso que estou fazendo é o pior dos piores dos martirios que um ser humano pode realizar... Amem-me.)

Há duas posições extremas nesse assunto: os que fazem uma interpretação literal do texto bíblico e defendem que só o que a Bíblia afirma pode ser verdade. E os que acham que tudo que a Bíblia diz está errado, já que a Ciência “provou”, através da teoria da evolução, que os fatos ali registrados não ocorreram, e que o surgimento da vida, do homem e dos animais se deveu a fatores físicos e naturais. ]
O que mais me tira do sério neste tipo de frase, não é a ingenuidade nem a visão limitada de forma conveniente, e sim o nariz empinado.
É por causa deste nariz empinado, o qual se refere especificamente que o "o homem cristão é foda e pode tudo" que não teremos agua e petróleo daqui a 20-30 anos.
E o pior, a destruição da natureza pelo é só uma das facetas do "nariz empinado cristão"
Quando leio qualquer coisa vinda de cristãos e criacionistas, sem nenhuma exceção, arranco meu braço direito e mando por Sedex 10 para o primeiro que provar o contrário (sou ambidestro então tudo bem  :mrgreen: ), parece que todo o mundo se resume única e exclusivamente à América do Norte e seus WASP´s: Homem Branco Anglo-Saxão Protestante.
___________________________________________________________ ___________
Vc e sua educacao Holmes!
___________________________________________________________ ___________
O resto se pulveriza. Toda as religiões de todas as centenas de povos que habitaram o mundo, e que habitam, são reduzidas a zero. com base em que?
Preconceito e nada mais.
___________________________________________________________ ___________
Pensamento sem preconceito nehum este seu! 8)
Portanto, estes são os adjetivos mais apropriados para definir a frase "cristã de nariz empinado" do Adauto: Egoísta, Egocentrica, Ingênua. Palmeirense é o limite! (sim do time Palmeiras, camisa verde.)
Quanto a isso:  
As teorias científicas são necessariamente isentas de erro e inquestionáveis?
A resposta é óbvia: Não! A partir do momento em que uma idéia torna-se dogma, coisa que não se discute, inquestionável, ela deixa de ser ciência.
Afinal de contas, cientistas dentre outras coisas, servem principalmente para tentar refutar as hipóteses e teorias criadas por algum cabloco de outra parte do mundo.

Nestas linhas acima, podemos descartar de uma tacada só, todo o criacionismo e sua base dogmática: "Deus existe" e "Deus fez". A partir do momento que um criacionista quer dar um ar cientifico ao que diz, ao mesmo tempo em que afirma que sua crença é indiscutível, ele esta tratando de mitologia, fé, credulice, trauma infantil, o que for, menos ciência.

Darwin, embora fosse meticuloso no seu trabalho, não utilizou um método científico para apresentar a Teoria da Evolução. O método científico apóia-se na observação, isto é, procura duplicar os processos da natureza através de experimentos que, uma vez demonstrados, podem ser repetidos por qualquer pesquisador.
Bom, se você leu isso, e acha que isto acima esta certo, de duas, as duas:
1- Você é burro.
2- Parabéns, você caiu em mais um "engana-trouxa" criacionista.
Falaram mal de sao Darwin  :louva:
Com certeza, o Sr. Adauto sabe que Darwin antes de publicar sua teoria, fez observações e estudos consistentes na Ilha de Galápagos. Mas é claro, ele é criacionista, ele não pode dar este tipo de fato para seus leitores por causa de sua religião. ele tem de omiti-lo, e foi exatamente isto que foi feito.
Leia de novo!!! :x
E, por seguinte, É extremamente desnecessário falar de antibióticos e etc.
Quem discorda que atire a primeira pedra.
De resto, peço aos simpatizantes do texto do Adauto que deem, com base no dito cujo, sua resposta para esta noticia:

EVOLUÇÂO– Estudo de universidade norte-americana derruba principal argumentação dos defensores da teoria criacionista
Mutação simples pode gerar nova espécie
Emmcri eh eh eh  :D

SALVADOR NOGUEIRA
.........................................................
DA REPORTAGEM LOCAL

Cientistas da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA) mostram que a evolução das espécies pode muito bem seguir o mote da teoria do caos: eventos discretos, grandes efeitos. Mudanças mínimas em um certo gene de um organismo podem levar a outro bicho, cuja estrutura corporal é totalmente diferente.
O estudo derruba o principal argumento dos defensores do criacionismo, que pregam que todas as espécies foram projetadas individualmente por uma instituição divina, como diz a Bíblia. Ele se opõem à teoria da evolução pela seleção natural, do britânico Charles Darwin (1809-1882).
Embora os biólogos tomem por verdade as idéias darwinianas, o criacionismo se mantém, graças ao conservadorismo e á dificuldade de demonstrar em laboratório as idéias sugeridas pela teoria da evolução.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!! :D A verdade eh dura!!
 O estudo, liderado por William McGinnis, desfere golpe fatal no argumento criacionista.
EH EH EH Sonha... :P
O segredo está em gene chamado Ubx. Ele faz parte do grupo de genes do tipo Hox, já famosos por serem os responsáveis pela determinação de onde e que tipo de membro deve ser formado em cada parte do corpo. “Isso vale para crustáceos, insetos e humanos”, disse à Folha Matthew Ronshaugen, autor principal do mês na revista científica britânica “Nature” (www.nature.com).
Conclusao baseada em que? resposta a seguir :D
O que McGinnis e seus colegas demonstraram foi que mudanças simples (e que, por conseqüência, poderiam ter surgido aleatoriamente por mutações) no tal gene Ubx podem dar origem a um projeto original e funcional de membros para uma nova espécie. Trocando em miúdos, o conjunto de patas de camarão vira o conjunto de patas da formiga. “A questão é mais a quantidade de pernas do que o seu tipo”, explica Ronshaugen.
Sim tah tudo resolvido!Eh soh querer acreditar em conjecturacoes! 8)
Os pesquisadores pegaram a versão do Ubx de um crustáceo (Artemia franciscana) e o inseriram em uma mosca.
Para se provar a T.E. vale tudo ateh interferencia inteligente. 8)
 Observaram então que as pequenas diferenças que separam a versão do crustáceo da equivalente no inseto induziam a formação d pernas em outras regiões do corpo.
Mutações pequenas e capazes de empurrar a evolução para a barreira entre espécies eram tudo o que os criacionistas não queriam.
Eh voces deram um bom empurrao e bota empurrao nisso!! :lol:
 Sua argumentação se baseia no princípio de que a natureza aleatória da evolução não poderia oferecer mutações simples e ao mesmo tempo eficientes.
Aviso aos estudantes.
Oh o medo explicito  :D
Em 1999, o Estado americano de Oklahoma obrigou os livros de biologia usados pela rede estadual de ensino de ensino a conterem o seguinte aviso: “A palavra evolução pode se referir a muitos tipos de mudanças. Evolução descreve mudanças que ocorrem dentro de uma espécie (mariposas brancas, por exemplo, podem evoluir em mariposas cinzas). Esse processo é a microevolução, que pode ser observada e descrita como fato. Evolução também pode se referir à mudança de uma coisa viva em outra, como em répteis e pássaros. Esse processo, a macroevolução, nunca foi observada e deveria ser considerada uma teoria.”
 :ok: A verdade doi! :?
Foi o efeito da última onda do criacionismo nos EUA, ocorrida há cerca de três anos. “De cinco a dez Estados americanos atualmente adotam políticas semelhantes”, diz Ronshaugen.
“Isso não prova definitivamente que a evolução foi assim, mas mostra que poderia ter sido deste modo.
Me dah licensa : HA! HA! HA! HA! :lol:  :pula:  :rola: Poderia ter sido reu confesso de expeculacao capturada pela t.e.! :D  :lol:
O argumento criacionista contra a macroevolução ficou muito menos válido agora.”
Soh na cabeca de evolucionistas mesmo! :D
O próximo passo é analisar o DNA de outros seres. “Queremos verificar se essa muança é algo geral, e não apenas uma estranha ocorrência.”
Eh aqui ele mostrou a validade da novidade ou seja nenhuma!!! :D  :lol:
Folha Ciência 20 de fevereiro de 2002
 :D  :lol:  8)
Agora eu pergunto eu tenho que acreditar neste catatau expeculativo? :?:


A teoria do Desenho Inteligente, ou Design Inteligente , também conhecida como Criacionismo, apresenta-se como uma alternativa à Teoria da Evolução. É uma teoria que merece ser considerada?
O que o Adauto quis dizer ao resonder a esta pergunta, foi o seguinte:
A teoria do Di baseia-se no seguinte: Nós achamos que, por exmeplo, tudo no olho é muito legal e muito bonitinho, logo alguma coisa invisivel que não existe mas existe fez ele brotar do chão ou cair de algum lugar longiquo do céu em um passado remoto que ninguém, inclusive os próprios criacionistas, são capazes de dizer quando.
Leia um pouco criacionismo por favor! :?
Se passarmos então ao: Como, Porque, De forma, Quem e etc. ai o negócio fica feio.

Holmes...

Cade ciencia por aqui,ciencia nao manipulacoes expeculacoes e catatais eu quero CIENCIA! :idea:


Estou dando cartão amarelo para cada mensagem com associação não comprovada de foristas com nomes como "Holmes" pelo Edson a partir do dia de hoje. Ele acaba de levar o quinto.

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re: Re.: Senhoras e senhores: Adauto Lourenço
« Resposta #16 Online: 10 de Junho de 2005, 15:27:33 »
Citação de: Poindexter
Estou dando cartão amarelo para mensagem com associação não comprovada de foristas com nomes como "Holmes" pelo Edson a partir do dia de hoje. Ele acaba de levar o quinto.


Ele merecia um cartão também por não fazer absolutamente nenhum esforço para aprender a quotar mensagens corretamente.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re.: Senhoras e senhores: Adauto Lourenço
« Resposta #17 Online: 10 de Junho de 2005, 16:16:31 »
Acabei de ler o texto todo do Adauto Lourenço. Ele realmente consegue transformar o criacionismo, que é uma fé em um tipo de charlatanismo.

Ele esconde certos fatos sobre datação de fósseis, estudos do Darwin, que Seleção Natural não envolve  ações aleatórias, etc... Isso é o que eu chamo de desonestidade intelectual.

A propósito: as certas coisas que a ciência não explica ainda (existem, claro) são coisas pequenas que não afetam em nada a teoria da evolução a ponto de invalidá-la. E já já saberemos essas coisinhas então... :P
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re.: Senhoras e senhores: Adauto Lourenço
« Resposta #18 Online: 10 de Junho de 2005, 18:27:36 »
E aquele dossiê que o Stein fez sobre o Adauto Lourenço e postou na STR? Está perdido para sempre?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Edson Martins Medrado

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 376
Re: Re.: Senhoras e senhores: Adauto Lourenço
« Resposta #19 Online: 10 de Junho de 2005, 20:53:32 »
Citação de: Poindexter
Citação de: Edson Martins Medrado
="Perseus"]Vamos ver se eu consigo ir até o final sem vomitar: (estão vendo só religiosos... isso que estou fazendo é o pior dos piores dos martirios que um ser humano pode realizar... Amem-me.)

Há duas posições extremas nesse assunto: os que fazem uma interpretação literal do texto bíblico e defendem que só o que a Bíblia afirma pode ser verdade. E os que acham que tudo que a Bíblia diz está errado, já que a Ciência “provou”, através da teoria da evolução, que os fatos ali registrados não ocorreram, e que o surgimento da vida, do homem e dos animais se deveu a fatores físicos e naturais. ]
O que mais me tira do sério neste tipo de frase, não é a ingenuidade nem a visão limitada de forma conveniente, e sim o nariz empinado.
É por causa deste nariz empinado, o qual se refere especificamente que o "o homem cristão é foda e pode tudo" que não teremos agua e petróleo daqui a 20-30 anos.
E o pior, a destruição da natureza pelo é só uma das facetas do "nariz empinado cristão"
Quando leio qualquer coisa vinda de cristãos e criacionistas, sem nenhuma exceção, arranco meu braço direito e mando por Sedex 10 para o primeiro que provar o contrário (sou ambidestro então tudo bem  :mrgreen: ), parece que todo o mundo se resume única e exclusivamente à América do Norte e seus WASP´s: Homem Branco Anglo-Saxão Protestante.
___________________________________________________________ ___________
Vc e sua educacao Holmes!
___________________________________________________________ ___________
O resto se pulveriza. Toda as religiões de todas as centenas de povos que habitaram o mundo, e que habitam, são reduzidas a zero. com base em que?
Preconceito e nada mais.
___________________________________________________________ ___________
Pensamento sem preconceito nehum este seu! 8)
Portanto, estes são os adjetivos mais apropriados para definir a frase "cristã de nariz empinado" do Adauto: Egoísta, Egocentrica, Ingênua. Palmeirense é o limite! (sim do time Palmeiras, camisa verde.)
Quanto a isso:  
As teorias científicas são necessariamente isentas de erro e inquestionáveis?
A resposta é óbvia: Não! A partir do momento em que uma idéia torna-se dogma, coisa que não se discute, inquestionável, ela deixa de ser ciência.
Afinal de contas, cientistas dentre outras coisas, servem principalmente para tentar refutar as hipóteses e teorias criadas por algum cabloco de outra parte do mundo.

Nestas linhas acima, podemos descartar de uma tacada só, todo o criacionismo e sua base dogmática: "Deus existe" e "Deus fez". A partir do momento que um criacionista quer dar um ar cientifico ao que diz, ao mesmo tempo em que afirma que sua crença é indiscutível, ele esta tratando de mitologia, fé, credulice, trauma infantil, o que for, menos ciência.

Darwin, embora fosse meticuloso no seu trabalho, não utilizou um método científico para apresentar a Teoria da Evolução. O método científico apóia-se na observação, isto é, procura duplicar os processos da natureza através de experimentos que, uma vez demonstrados, podem ser repetidos por qualquer pesquisador.
Bom, se você leu isso, e acha que isto acima esta certo, de duas, as duas:
1- Você é burro.
2- Parabéns, você caiu em mais um "engana-trouxa" criacionista.
Falaram mal de sao Darwin  :louva:
Com certeza, o Sr. Adauto sabe que Darwin antes de publicar sua teoria, fez observações e estudos consistentes na Ilha de Galápagos. Mas é claro, ele é criacionista, ele não pode dar este tipo de fato para seus leitores por causa de sua religião. ele tem de omiti-lo, e foi exatamente isto que foi feito.
Leia de novo!!! :x
E, por seguinte, É extremamente desnecessário falar de antibióticos e etc.
Quem discorda que atire a primeira pedra.
De resto, peço aos simpatizantes do texto do Adauto que deem, com base no dito cujo, sua resposta para esta noticia:

EVOLUÇÂO– Estudo de universidade norte-americana derruba principal argumentação dos defensores da teoria criacionista
Mutação simples pode gerar nova espécie
Emmcri eh eh eh  :D

SALVADOR NOGUEIRA
.........................................................
DA REPORTAGEM LOCAL

Cientistas da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA) mostram que a evolução das espécies pode muito bem seguir o mote da teoria do caos: eventos discretos, grandes efeitos. Mudanças mínimas em um certo gene de um organismo podem levar a outro bicho, cuja estrutura corporal é totalmente diferente.
O estudo derruba o principal argumento dos defensores do criacionismo, que pregam que todas as espécies foram projetadas individualmente por uma instituição divina, como diz a Bíblia. Ele se opõem à teoria da evolução pela seleção natural, do britânico Charles Darwin (1809-1882).
Embora os biólogos tomem por verdade as idéias darwinianas, o criacionismo se mantém, graças ao conservadorismo e á dificuldade de demonstrar em laboratório as idéias sugeridas pela teoria da evolução.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!! :D A verdade eh dura!!
 O estudo, liderado por William McGinnis, desfere golpe fatal no argumento criacionista.
EH EH EH Sonha... :P
O segredo está em gene chamado Ubx. Ele faz parte do grupo de genes do tipo Hox, já famosos por serem os responsáveis pela determinação de onde e que tipo de membro deve ser formado em cada parte do corpo. “Isso vale para crustáceos, insetos e humanos”, disse à Folha Matthew Ronshaugen, autor principal do mês na revista científica britânica “Nature” (www.nature.com).
Conclusao baseada em que? resposta a seguir :D
O que McGinnis e seus colegas demonstraram foi que mudanças simples (e que, por conseqüência, poderiam ter surgido aleatoriamente por mutações) no tal gene Ubx podem dar origem a um projeto original e funcional de membros para uma nova espécie. Trocando em miúdos, o conjunto de patas de camarão vira o conjunto de patas da formiga. “A questão é mais a quantidade de pernas do que o seu tipo”, explica Ronshaugen.
Sim tah tudo resolvido!Eh soh querer acreditar em conjecturacoes! 8)
Os pesquisadores pegaram a versão do Ubx de um crustáceo (Artemia franciscana) e o inseriram em uma mosca.
Para se provar a T.E. vale tudo ateh interferencia inteligente. 8)
 Observaram então que as pequenas diferenças que separam a versão do crustáceo da equivalente no inseto induziam a formação d pernas em outras regiões do corpo.
Mutações pequenas e capazes de empurrar a evolução para a barreira entre espécies eram tudo o que os criacionistas não queriam.
Eh voces deram um bom empurrao e bota empurrao nisso!! :lol:
 Sua argumentação se baseia no princípio de que a natureza aleatória da evolução não poderia oferecer mutações simples e ao mesmo tempo eficientes.
Aviso aos estudantes.
Oh o medo explicito  :D
Em 1999, o Estado americano de Oklahoma obrigou os livros de biologia usados pela rede estadual de ensino de ensino a conterem o seguinte aviso: “A palavra evolução pode se referir a muitos tipos de mudanças. Evolução descreve mudanças que ocorrem dentro de uma espécie (mariposas brancas, por exemplo, podem evoluir em mariposas cinzas). Esse processo é a microevolução, que pode ser observada e descrita como fato. Evolução também pode se referir à mudança de uma coisa viva em outra, como em répteis e pássaros. Esse processo, a macroevolução, nunca foi observada e deveria ser considerada uma teoria.”
 :ok: A verdade doi! :?
Foi o efeito da última onda do criacionismo nos EUA, ocorrida há cerca de três anos. “De cinco a dez Estados americanos atualmente adotam políticas semelhantes”, diz Ronshaugen.
“Isso não prova definitivamente que a evolução foi assim, mas mostra que poderia ter sido deste modo.
Me dah licensa : HA! HA! HA! HA! :lol:  :pula:  :rola: Poderia ter sido reu confesso de expeculacao capturada pela t.e.! :D  :lol:
O argumento criacionista contra a macroevolução ficou muito menos válido agora.”
Soh na cabeca de evolucionistas mesmo! :D
O próximo passo é analisar o DNA de outros seres. “Queremos verificar se essa muança é algo geral, e não apenas uma estranha ocorrência.”
Eh aqui ele mostrou a validade da novidade ou seja nenhuma!!! :D  :lol:
Folha Ciência 20 de fevereiro de 2002
 :D  :lol:  8)
Agora eu pergunto eu tenho que acreditar neste catatau expeculativo? :?:


A teoria do Desenho Inteligente, ou Design Inteligente , também conhecida como Criacionismo, apresenta-se como uma alternativa à Teoria da Evolução. É uma teoria que merece ser considerada?
O que o Adauto quis dizer ao resonder a esta pergunta, foi o seguinte:
A teoria do Di baseia-se no seguinte: Nós achamos que, por exmeplo, tudo no olho é muito legal e muito bonitinho, logo alguma coisa invisivel que não existe mas existe fez ele brotar do chão ou cair de algum lugar longiquo do céu em um passado remoto que ninguém, inclusive os próprios criacionistas, são capazes de dizer quando.
Leia um pouco criacionismo por favor! :?
Se passarmos então ao: Como, Porque, De forma, Quem e etc. ai o negócio fica feio.

Holmes...

Cade ciencia por aqui,ciencia nao manipulacoes expeculacoes e catatais eu quero CIENCIA! :idea:


Estou dando cartão amarelo para cada mensagem com associação não comprovada de foristas com nomes como "Holmes" pelo Edson a partir do dia de hoje. Ele acaba de levar o quinto.


Muito injusto não fui avisado !!! Quando li os avisos os cartões já estavam aplicados!
Se não me querem mais aqui falem eu saio!
Fazer isso é covardia e deslealdade! :x
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão que existe um tal relógio e um relojoeiro não"
Voltaire

Offline Jasig Aurumalfa

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.103
  • Sexo: Masculino
  • Eu tenho um Pássaro de Argila!
    • http://www.fotolog.net/joao_ms
Re.: Senhoras e senhores: Adauto Lourenço
« Resposta #20 Online: 10 de Junho de 2005, 21:11:42 »
antes de sair, que tal dar umas opiniões coerentes aos nossos debates?
Lá, do texto que te causou impacto...
Eu to esperando...
Blog do Pássaro de Argila!

(\__/)
(O.o )
(> < ) This is Bunny. Copy Bunny into your signature to help him on his way to world domination!

Offline n/a

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.699
Re.: Senhoras e senhores: Adauto Lourenço
« Resposta #21 Online: 10 de Junho de 2005, 21:20:46 »
Aurélio quer levar amarelo também?

Offline Huxley

  • Nível 18
  • *
  • Mensagens: 519
Senhoras e senhores: Adauto Lourenço
« Resposta #22 Online: 12 de Junho de 2005, 15:54:44 »
A afirmação "Seleção é um processo aleatório", mostra  o que esse Adauto Lourenço realmente é: UM PSEUDO-CIENTISTA.A seleção natural não tem capacidade de antevisão , mas ela é responsável por toda melhora adaptativa que ocorrer num indivíduo de uma espécie.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Perseus

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 895
Re.: Senhoras e senhores: Adauto Lourenço
« Resposta #23 Online: 12 de Junho de 2005, 18:07:38 »
Na verdade o texto é apenas uma demonstração empirica de que o Adauto é realmente um criacionista.

Não é atoa que o texto contém erros, omissões e deturpações só encontrados em meio criacionista.
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Offline Nina

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.805
  • Sexo: Feminino
    • Biociência.org
Senhoras e senhores: Adauto Lourenço
« Resposta #24 Online: 13 de Junho de 2005, 18:15:40 »
Citação de: Gustaf Dantas
A afirmação "Seleção é um processo aleatório", mostra  o que esse Adauto Lourenço realmente é: UM PSEUDO-CIENTISTA.A seleção natural não tem capacidade de antevisão , mas ela é responsável por toda melhora adaptativa que ocorrer num indivíduo de uma espécie.


Se seleção fosse ao acaso não era seleção, era sorteio.

 :D
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!