Autor Tópico: Grandes escritores psicografados.  (Lida 4364 vezes)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
Grandes escritores psicografados.
« Online: 29 de Dezembro de 2007, 13:03:06 »
 :hihi: Hoje eu estava pensando sobre como seria bom se a psicografia fosse verdadeira e fossem psicografados grandes escritores.

:hihi: Já imaginaram um retorno de Dostoiévski?  :P

:vergonha: Sim, é algo completamente inútil de se pensar, mas tudo bem.

O fato é que pesquisando sobre isso, encontrei realmente o que seriam aparentemente psicografias de grandes escritores.

Uma deles, teoricamente do escritor Gilberto Freye (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gilberto_Freyre) me chamou particularmente atenção.

Vejam bem, esse é um trecho do livro Casa Grande e Sensala, do autor citado:

“O ambiente em que começou a vida brasileira foi de quase intoxicação sexual. O europeu saltava em terra escorregando em índia nua; os próprios padres da Companhia de Jesus precisavam descer com cuidado, senão atolavam o pé em carne. Muitos clérigos deixaram-se contaminar pela devassidão. As mulheres eram as primeiras a se entregar aos brancos, as mais ardentes indo esfregar-se nas pernas desses que supunham deuses.”

Agora, esse é um trecho "psicografado" por Zibia Gasparetto em 1995, intitulado O Encontro:

“Irene olhou o relógio e suspirou angustiada. Faltavam dez para as oito. Armando saíra com amigos. Olhou-se no espelho mais uma vez. Como gostaria de ser linda, elegante, maravilhosa, para poder vingar-se dele naquela hora. Para ver em seus olhos o arrependimento por havê-la perdido! Mas ela não se achava bonita. Seus amigos diziam, era sempre muito requisitada pelos homens, mas era porque ela era independente, bem na vida, e indiferente.”

Agora, a pergunta:

:stunned: Alguém achou alguma semelhança entre os trechos?

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
Re: Grandes escritores psicografados.
« Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2007, 13:40:02 »
Só pelo estilo de pontuação dá para perceber (que são diferentes).

Aliás, é por isso que esses autores dizem que psicografam? Para por a culpa da sua incapacidade literária nos "espíritos"?
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #2 Online: 29 de Dezembro de 2007, 13:49:10 »
 :P E também para se aproveitar da fama que os dito cujo possuem.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #3 Online: 29 de Dezembro de 2007, 14:02:27 »
Ps: A escritora que "psicografou" o trecho citado, Zibia Gasparetto, faturou cerca de 11 milhões de reais em 2001 com seus livros e sua editora. Também já "psicografou" Kafka.

:| Well, vocês já sabem agora o que fazer para se dar bem economicamente pessoal.  :|

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 30 de Dezembro de 2007, 16:35:24 »
Vou arriscar aqui. O mais famoso é o de Balzac, psicografado por Waldo Vieira. É o que mais me impressiona, devido a um estudo acadêmico que analiza as estruturas literárias de Balzac e as considera iguais.

Além de eu ter uma certa afinidade com o Waldo Vieira, tenho muito de seus livros e ainda quero adquirir o mais novo dele, mesmo sendo contrário a muita coisa. Acho que traz bastante informação. Agora ele não usa o termo psicografia, mas sim pangrafia, e não nomeia seus "colobaradores".
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #5 Online: 30 de Dezembro de 2007, 19:04:42 »
 :| Mas alguém que se dedique ao estudo da forma de escrita de um autor pode plagia-lo de maneira bastante semelhante.  :?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #6 Online: 30 de Dezembro de 2007, 20:17:43 »
É uma hipósete.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #7 Online: 30 de Dezembro de 2007, 20:47:11 »
Por acaso, a tal Zíbia é irmã do Luiz Gasparetto, apresentador da Rede TV. Se for, creio que psicografia seja genético.

Eu queria psicografar os 70 bilhões de mortos todos ao mesmo tempo. :lol:
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #8 Online: 05 de Janeiro de 2008, 20:54:19 »
Por acaso, a tal Zíbia é irmã do Luiz Gasparetto, apresentador da Rede TV. Se for, creio que psicografia seja genético.

Eu queria psicografar os 70 bilhões de mortos todos ao mesmo tempo. :lol:
Creio eu que é mãe.  :wink:

Só posso dizer que a morte faz muito mal para as pessoas então. Principanlmente seus gostos literários. Eu ja li um livro da zibia muito... muito tempo... nem lembro qual só lembro que odiei.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #9 Online: 05 de Janeiro de 2008, 21:01:38 »
Odiar faz mal pra você. :D

Então sim, é de nascença este bagulho de ler mentes de outros mortos. :lol:
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #10 Online: 06 de Janeiro de 2008, 23:06:56 »
Grande post, Lela, um dos melhores que li nos últimos tempos... Para adicionar à galeria de exemplos vamos ao do famoso escritor e jornalista Humberto de Campos, uma das mais ferinas e talentosas penas da imprensa brasileira, fiel escudeiro do magnata Assis Chateaubriand. Como um exemplo, essa foi retirada do seu livro "Carvalho e Roseiras", e que exemplifica bem o seu estilo satírico:

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Joaquim Gomes de Sousa, o genial brasileiro, que, aos trinta anos, resumia todo o saber do seu tempo, era profundíssimo em tudo, principalmente em matemática. Na Câmara, discutia todas as matérias. Certo dia, ao apartear um deputado que discursava sobre finanças, o orador retrucou veementemente:

- O assunto em discussão não é da especialidade de V. Exa.!

E Gomes de Sousa, logo, de pé, com todo o fogo do seu orgulho:

- É por isso mesmo que eu o discuto com V. Ex. Se se tratasse de assunto da minha especialidade, eu não admitiria V. Ex. à discussão.
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Agora vamos ao "Irmão X", supostamente o espírito desencarnado de Humberto de Campos, psicografado por Chico Xavier (O livro é "Luz Acima").

----------------------------------------------------------------------------
Conta-nos venerando amigo que Antônio de Pádua, no luminoso domicílio
do  plano  superior,  onde  trabalha  na  extensão  da   glória  Divina,
continuamente recebia preces de pequena familia  dos  montes  italianos.
Todos os dias, era instado a prestar  socorros  e  enlevava-se  com  as
incessantes manifestações de tamanha fé.
O  admirável  taumaturgo,  por  vezes,  nas  poucas  horas  de  lazer,
recreava-se anotando o registro  dos  petitórios,  procedentes  daquele
reduzido  núcleo  familiar.  Sorria,  encantado,  relacionando-lhes  as
solicitações. O grupinho devoto suplicava-lhe a concessão das  melhores
coisas. Lembrava-lhe o nome, a propósito de tudo.  Nas  enxaquecas  dos
donos da casa. Nos sonhosdas filhas casadouras. Nos desatinos do  rapaz.
Nos sapatos das crianças.
------------------------------------------------------------------------------------

Mensagenzinha bem chocha, como todas, aliás, do tal irmão X... nada do estilo satírico e humorístico que tanta fama (e problemas) deu a HUmberto de Campos. É tanta a diferença que é até incrível a família do morto ter entrado na justiça pedindo direitos autorais pelos livros psicografados. Para completar a estória, a justiça ainda deu perda de causa à família!! Os espíritas usam esse veredicto como uma prova da veracidade da psicografia, mas eu leio a questão exatamente do jeito oposto: as diferenças de estilo são tão grandes que não há como dar mesmo direitos autorais visto que nem um bom plágio é observado nessas psicografias, apenas um texto ao qual o Chico XAvier colocou o nome de uma pessoa morta.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #11 Online: 07 de Janeiro de 2008, 00:00:05 »
Esse é outro exemplo gritante.

Não há absolutamente nada em comum entre os textos.

:stunned: E se por alguma loucura isso estiver certo, eu diria que a morte estraga muito o talento literário.

Contudo, esses "coisas" continuam sendo escritas, editadas, compradas e lidas, quando na verdade deveriam ser consideradas ilegais, pelo crime de difamação.

:sleepy: Existem tantas leis inúteis, por que então não proibem a venda de livros psicografados, visto que não há comprovação alguma da sua veracidade, pelo contrário, como visto aqui, nem ao menos o estilo gramatil se mantem?

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #12 Online: 07 de Janeiro de 2008, 00:01:00 »
ps: obrigada pelo elogio ao tópico e pelo ótimo exemplo dado.  :hihi:

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #13 Online: 07 de Janeiro de 2008, 03:46:10 »

Contudo, esses "coisas" continuam sendo escritas, editadas, compradas e lidas, quando na verdade deveriam ser consideradas ilegais, pelo crime de difamação.

:sleepy: Existem tantas leis inúteis, por que então não proibem a venda de livros psicografados, visto que não há comprovação alguma da sua veracidade, pelo contrário, como visto aqui, nem ao menos o estilo gramatil se mantem?

Tem razao Lela.

Mas acho que nao da para considerar psicografia plagio, porque o material e' novo, mas como voce falou, com certeza difamacao. Atribuir algo que voce escreveu a um outro autor, ainda mais falescido, deveria ser prohibido. Nao sei como nao e'...

Desse jeito eu posso escrever um livro cheio de besterias e atribui-lo a voce. :lol:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #14 Online: 07 de Janeiro de 2008, 10:51:34 »
Vou arriscar aqui. O mais famoso é o de Balzac, psicografado por Waldo Vieira. É o que mais me impressiona, devido a um estudo acadêmico que analiza as estruturas literárias de Balzac e as considera iguais.

Além de eu ter uma certa afinidade com o Waldo Vieira, tenho muito de seus livros e ainda quero adquirir o mais novo dele, mesmo sendo contrário a muita coisa. Acho que traz bastante informação. Agora ele não usa o termo psicografia, mas sim pangrafia, e não nomeia seus "colobaradores".

Só te impressionou porque é do Waldo Vieira, seu fanboy.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #15 Online: 07 de Janeiro de 2008, 11:27:31 »

Desse jeito eu posso escrever um livro cheio de besterias e atribui-lo a voce. :lol:

:P Eu ainda estou viva oras.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 07 de Janeiro de 2008, 11:33:39 »
Há precedentes; já psicografaram pessoas vivas antes.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #17 Online: 07 de Janeiro de 2008, 11:38:37 »
 :o Como?

Durante um sonho da pessoa?

Não houve processo por difamação?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 07 de Janeiro de 2008, 11:46:15 »
Geralmente é por não saberem que a pessoa está viva mesmo.

É difícil provar.  Médiuns, talvez até instintivamente, procuram situações em que primeiro se conquista a simpatia e cooperação da outra pessoa, DEPOIS se faz as afirmações.  Sempre se pode alegar que o "controle de qualidade" falhou e foi uma comunicação de um espírito zombeteiro ou coisa parecida... um dos motivos por que espíritas usam tanto argumento de autoridade é porque precisam aceitá-lo para ter alguma segurança.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #19 Online: 07 de Janeiro de 2008, 13:32:12 »
Sempre se pode alegar que o "controle de qualidade" falhou e foi uma comunicação de um espírito zombeteiro ou coisa parecida...
Isso se não disserem que o espírito foi capaz de se manifestar do futuro, talvez até para dar uma mensagem importante a seu "veículo do passado..." ::)
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #20 Online: 08 de Janeiro de 2008, 11:06:03 »
Essa estória de psicografar escritores mortos me faz lembrar o caso do Parnaso de Além-Túmulo, o primeiro livro psicografado por CX. É curioso como, depois desse livro ele nunca mais psicografou obras desse gênero, apenas poesias esparsas. Suspeito que isso ocorre pois CX não teve mais tempo para ler e captar o estilo dos poetas que ele mais gostava. Não digo que ele tenha feito por má-fé, mas certamente por auto-engano. Eu posso gostar muito de Fernando Pessoa, por exemplo, ler todos seus poemas, e tentar imitá-lo (muito mal, certamente). Depois digo que é uma psicografia e ponho o nome dele lá. As simple as that.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Janeiro de 2008, 17:38:31 »
Há precedentes; já psicografaram pessoas vivas antes.

Se entendi bem, são livros psicografados de pessoas vivas? Qual o nome do livro? Quem é o médium?
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2008, 17:44:23 por Vitor Moura »

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #22 Online: 24 de Janeiro de 2008, 17:43:08 »
:| Mas alguém que se dedique ao estudo da forma de escrita de um autor pode plagia-lo de maneira bastante semelhante.  :?

Hum... talvez, mas isso me parece com "cara eu ganho, coroa vc perde". Nesse caso específico do Waldo, é dito que o livro possui muitas informações de difícil conhecimento. Não li o livro, mas pelo visto há mais do que "apenas" a reprodução do estilo.

Offline Vitor Moura

• Nível 22
  • *
« Resposta #23 Online: 24 de Janeiro de 2008, 17:47:08 »
Grande post, Lela, um dos melhores que li nos últimos tempos... Para adicionar à galeria de exemplos vamos ao do famoso escritor e jornalista Humberto de Campos, uma das mais ferinas e talentosas penas da imprensa brasileira, fiel escudeiro do magnata Assis Chateaubriand. Como um exemplo, essa foi retirada do seu livro "Carvalho e Roseiras", e que exemplifica bem o seu estilo satírico:

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Joaquim Gomes de Sousa, o genial brasileiro, que, aos trinta anos, resumia todo o saber do seu tempo, era profundíssimo em tudo, principalmente em matemática. Na Câmara, discutia todas as matérias. Certo dia, ao apartear um deputado que discursava sobre finanças, o orador retrucou veementemente:

- O assunto em discussão não é da especialidade de V. Exa.!

E Gomes de Sousa, logo, de pé, com todo o fogo do seu orgulho:

- É por isso mesmo que eu o discuto com V. Ex. Se se tratasse de assunto da minha especialidade, eu não admitiria V. Ex. à discussão.
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Agora vamos ao "Irmão X", supostamente o espírito desencarnado de Humberto de Campos, psicografado por Chico Xavier (O livro é "Luz Acima").

----------------------------------------------------------------------------
Conta-nos venerando amigo que Antônio de Pádua, no luminoso domicílio
do  plano  superior,  onde  trabalha  na  extensão  da   glória  Divina,
continuamente recebia preces de pequena familia  dos  montes  italianos.
Todos os dias, era instado a prestar  socorros  e  enlevava-se  com  as
incessantes manifestações de tamanha fé.
O  admirável  taumaturgo,  por  vezes,  nas  poucas  horas  de  lazer,
recreava-se anotando o registro  dos  petitórios,  procedentes  daquele
reduzido  núcleo  familiar.  Sorria,  encantado,  relacionando-lhes  as
solicitações. O grupinho devoto suplicava-lhe a concessão das  melhores
coisas. Lembrava-lhe o nome, a propósito de tudo.  Nas  enxaquecas  dos
donos da casa. Nos sonhosdas filhas casadouras. Nos desatinos do  rapaz.
Nos sapatos das crianças.
------------------------------------------------------------------------------------

Mensagenzinha bem chocha, como todas, aliás, do tal irmão X... nada do estilo satírico e humorístico que tanta fama (e problemas) deu a HUmberto de Campos. É tanta a diferença que é até incrível a família do morto ter entrado na justiça pedindo direitos autorais pelos livros psicografados. Para completar a estória, a justiça ainda deu perda de causa à família!! Os espíritas usam esse veredicto como uma prova da veracidade da psicografia, mas eu leio a questão exatamente do jeito oposto: as diferenças de estilo são tão grandes que não há como dar mesmo direitos autorais visto que nem um bom plágio é observado nessas psicografias, apenas um texto ao qual o Chico XAvier colocou o nome de uma pessoa morta.

http://www.planetanews.com/produto/L/94046/humberto-de-campos-e-chico-xavier--a-mecanica-do-estilo-elias-barbosa.html

O renomado escritor e crítico literário, Dr. Elias Barbosa, apresenta-nos, nesta obra, após longa e meticulosa pesquisa, uma profunda analise comparativa entre o estilo de Humberto de Campos/Conselheiro XX, encarnado, e desencarnado, através da psicografia de Chico Xavier.
Os leitores, por certo, concluirão, em sintonia com D. Ana, mãe de Humberto, que após receber suas cartas afetuosas do Mais Além, assim se pronunciou: "o estilo é o mesmo de meu filho!"

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #24 Online: 25 de Janeiro de 2008, 03:35:18 »
Ministério da Educação adverte: morrer faz mal à qualidade literária.

Até onde eu saiba, um autor costuma melhorar de estilo com o passar da vida, exceto quando faz cover de si mesmo. Por que depois que morre seu estilo fica tão tosco?

Ahhh, se falsificarem (psicografarem) alguns dos meus autores favoritos, sou capaz de processar o sujeito!
Latebra optima insania est.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!