Enquete

Você sabe ou já sabia que Dennett é um dos principais representantes do que a mídia hoje chama de neo-ateísmo?

Sim, já sabia
7 (50%)
Não, nem imaginava
6 (42.9%)
Mais ou menos
1 (7.1%)
Não considero Dennett como ateu
0 (0%)

Votos Totais: 14

Autor Tópico: Dennett e o ateísmo  (Lida 1698 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Dennett e o ateísmo
« Online: 30 de Dezembro de 2007, 12:05:19 »
Para tirar um dúvida que fiquei sobre o conhecimento do ateísmo de Daniel Dennett. Para mim é um fato notório em nosso meio. Será que estou certo?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Dennett e o ateísmo
« Resposta #1 Online: 30 de Dezembro de 2007, 12:21:58 »
Bom, eu já sabia. Mas só fiquei conhecendo o cara depois que ele passou mal do coração e li sobre isso no James Randi e aqui. Não fosse por isso talvez não tivesse prestado atenção em seu nome numa entrevista com ele que vi depois na GloboNews.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #2 Online: 30 de Dezembro de 2007, 12:27:59 »
Nem sabia que ele tinha passado mal do coração. Mas dá pra perceber que o cara é importante no meio. Ele junto com Dawkins fazem parte do movimento dos Brights, com uma visão de munda naturalista, influência desses dois feras na área.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #3 Online: 30 de Dezembro de 2007, 12:33:32 »
Já li sobre ele através de Dawkins, ele o cita no 'Capelão do Diabo' e 'Deus, um Delírio'; quanto a neo-ateísmo, new-ateísmo, brightismo, sou bastante averso a caracterizações, mas ainda em coisas difusas como ateísmo. Ainda tento entender isso da 'intencionalidade', então prefiro não tecer comentários a respeito.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 30 de Dezembro de 2007, 12:41:11 »
Já li sobre ele através de Dawkins, ele o cita no 'Capelão do Diabo' e 'Deus, um Delírio'; quanto a neo-ateísmo, new-ateísmo, brightismo, sou bastante averso a caracterizações, mas ainda em coisas difusas como ateísmo. Ainda tento entender isso da 'intencionalidade', então prefiro não tecer comentários a respeito.
Quando a intencionalidade, acho até que vale a pena abrir um tópico exclusivo a respeito. É um conceito filosófico e que surge de Russel, no contexto da filosofia da linguagem. A base são as atitudes proposicionais.

Tem um texto sobre isso também: A forma lógica de atribuições de atitudes proposicionais

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #5 Online: 30 de Dezembro de 2007, 13:34:35 »
(Se bem que, cá entre nós, continuo sem ver associação com a sua conclusão famosa 'então o ser humano é mais evoluído', mas enfim, esquece isso...)
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #6 Online: 30 de Dezembro de 2007, 13:45:34 »
(Se bem que, cá entre nós, continuo sem ver associação com a sua conclusão famosa 'então o ser humano é mais evoluído', mas enfim, esquece isso...)
(Claro, isso é assunto do outro tópico, já percebi que desistiu de discutir comigo, mas entendo, temos que concordar em discordar...)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 30 de Dezembro de 2007, 14:24:53 »
Não sabia.  Estou vendo o vídeo e pelos primeiros cinco minutos ele parece ser mesmo ateu e por sinal de uma cabeça muito boa.  O que me leva a suspeitar que a idéia de evolução intencional pode estar representando mal o pensamento dele.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM735129-7823-DANIEL+DENNETT,00.html

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Dezembro de 2007, 14:29:49 »
Não sabia.  Estou vendo o vídeo e pelos primeiros cinco minutos ele parece ser mesmo ateu e por sinal de uma cabeça muito boa.  O que me leva a suspeitar que a idéia de evolução intencional pode estar representando mal o pensamento dele.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM735129-7823-DANIEL+DENNETT,00.html

Então, já está disponível. Pensei que seria só amanhã.
Muito bom!  :ok:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #9 Online: 30 de Dezembro de 2007, 14:34:51 »

Então, já está disponível. Pensei que seria só amanhã.
Muito bom!  :ok:
Esse já é um pouco mais antigo. Abri um tópico sobre o vídeo com seu link ../forum/topic=14312.0.html

O que vai estar liberado amanhã é sobre Ecossocioeconomia com Ignacy Sachs ../forum/topic=14397.0.html#msg278819

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #10 Online: 30 de Dezembro de 2007, 14:39:49 »
Mas claro que está. A perspectiva intencional é o conceito que está no domínio da biologia, na teoria da evolução. E não que a evolução é intencional, exatamente o oposto. Para ficar mais claro, o nome do livro Dawkins. Genes egoístas.

Genes egoístas presupõe um autodomínio biológico, que é chamado na biologia de autopoiese, o que configura a vida biológica. Assim os organismos são apenas uma faceta dos genes, com suas distinções fenópitica e estruturais, distinções essas que possibilitam a classificação em termos de espécies.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 30 de Dezembro de 2007, 14:42:16 »
Esse já é um pouco mais antigo. Abri um tópico sobre o vídeo com seu link ../forum/topic=14312.0.html

O que vai estar liberado amanhã é sobre Ecossocioeconomia com Ignacy Sachs ../forum/topic=14397.0.html#msg278819

Ops. Viajei aqui. É o clima de reveilon.  :biglol:

Mas estou gostando bem da entrevista com o Dennet.
"Por quê?"

Chaves

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #12 Online: 30 de Dezembro de 2007, 14:49:59 »

Ops. Viajei aqui. É o clima de reveilon.  :biglol:

É ótima, ele é bem simpático, não tem aquela "agressividade" característica do Dawkins. Só gostaria de ler seus livros, me parecem muito bons.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #13 Online: 30 de Dezembro de 2007, 14:53:21 »

Então depois me conta como é esse momento fan-tás-ti-co onde Dennett conclui 'então por isso o ser humano é a espécie maaaaais evoluída que existe.'

--
Si hemos de salvar o no,

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #14 Online: 30 de Dezembro de 2007, 15:01:19 »

Então depois me conta como é esse momento fan-tás-ti-co onde Dennett conclui 'então por isso o ser humano é a espécie maaaaais evoluída que existe.'

O vídeo começa com a comparação da liberdade de pássaros e a do homem. Diz que o homem é o animais mais livre da natureza. Depois ele defende isso mostrando as edificações e obras arquitetônicas humanas, comparando-as com as contruções de teias de aranha (muito belas e complexas) e dos ninhos dos passarinhos.

Edit.: Não é ninho de passarinhos e sim as represas dos castores.

« Última modificação: 30 de Dezembro de 2007, 15:10:22 por Adriano »

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 30 de Dezembro de 2007, 15:04:31 »

Isso é comigo?  :susto:

Tô acompanhando a discussão lá, mas nem palpite eu dei.
Me inclua fora dessa, pelo menos por enquanto.  :biglol:
"Por quê?"

Chaves

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #16 Online: 30 de Dezembro de 2007, 15:06:07 »
Seu covarde :P
--
Si hemos de salvar o no,

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 30 de Dezembro de 2007, 15:07:30 »
Seu covarde :P

:histeria:

Mas sério. Estou acompanhando a discussão.

A minha tendência é achar que você está com a razão, mas ainda não formei uma opinião.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2007, 15:10:02 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #18 Online: 31 de Dezembro de 2007, 17:42:04 »
Não... Nem o conhecia (que vergonha...)... Estou esperando 'Tratado de ateologia' do Onfray e 'Carta a uma nação cristã', do Harris.
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!