Minha proposta: Colônias Penais de Trabalho e Educação. Os criminosos trabalhariam para a sociedade... plantariam; colheriam; construiriam escolas; movimentariam a economia... Estudariam... Profissionalizar-se-iam...
Dar-se-ia o básico para sobreviver a todos os presos (os que quisessem e os que não quisessem trabalhar). Quem quisesse um franguinho assado, uma pelada aos fins de semana, o direito a visitas íntimas, enfim, teria de conquistar com trabalho e títulos.
A pena não seria "anos de detenção/reclusão"; seria "anos de trabalho".
Construir um modelo social dentro do sistema penitenciário (uma utopia distante, mas nada difícil de alcançar).
Absolutamente lindo! Estou comovido! :'(
Mas ainda tenho uma dúvida:O que faria um chefe do tráfico como Beira Mar largar o tráfico e a fortuna que isso movimenta quando ele fosse libertado ?
Me fale como vc faria o cara esquecer dos milhões que ele movimenta diariamente em troca de receber um salário no fim do mês.
30 anos numa cadeia, trabalhando, produzindo. Ele vai sair de lá com, sei lá, sessenta anos de idade? Vai recuperar os milhões como? Se ele já os tinha guardado, não vai voltar para o tráfico; se ele pretender voltar para o tráfico, dentro do sistema proposto, vai ter que começar do zero.
Mas, agora que você cometeu um crime e se tornou humano, sua mente, que não é mais de anjo, talvez ainda não esteja preparada para entender que É PRECISO MUDAR O SISTEMA para aquilo funcionar e que não, jamais, eu defenderei penas cruéis só porque é o que se pode ter dentro desta sociedade corrupta e criminosa, da qual o único cara de que se tem notícia de que nunca cometera um crime, que era você, acabou de entrar para a regra geral.