Eu acho que maquiar a comida é uma forma de enganar a criança, não concordo muito com isso.

É trabalhoso, sim, mas não é difícil ensinar as crianças a comer bem. São nossos filhos, afinal, vale o sacrifício. Tenho dois exemplos bem sucedidos disso: meu sobrinho com dez e minha filha com sete anos. Ambos adoram legumes, verduras e frutas - que devem ser uns oitenta por cento de sua alimentação, durante toda a vida.
Minha irmã seguiu a risca os conselhos da pediatra e eu com o exemplo dela, fiz o mesmo. As dicas são valiosas.
Oferecer sempre legumes, verduras e frutas, o mais natural possível, com o mínimio de tempeiro, para valorizar o sabor dos alimentos - educando o paladar. Muito suco, sempre natural e sem açucar.
Evitar, ao máximo, doces, arroz, massas, frituras e todas as coisas gostosinhas e fáceis de mastigar, porque não é preciso ensinar a ninguém gostar dessas coisas - sobretudo, nos três primeiros anos, mas sem nazismo.
Adequar, na medida do possível, os hábitos alimentares da família aos hábitos que pretendemos passar as crianças, ou seja, dar o exemplo.
E acho que a coisa funciona, porque sabendo que minha cunhada não tinha um pediatra particular, contei para ela as dicas - ao que ouvi, com certa grosseria - isso é fescura: filho tem que comer o que pai come.
O resultado é que a menina, com dois anos não come NENHUMA fruta, legume ou verdura - nem toma suco, só aceita o que chamo de bobagem: doces, massas, frituras e refrigerante. Está mal nutrida e acima do peso. E a mãe acha que é da natureza da menina ou como diz ela: puxou os pais.

Mas como todo mundo gosta de bobagens, eu inclusive, adotamos os fins de semana e feriados como "dia da bobagem", onde tudo é permitido - inclusive Habib's - MacDonald's, só a babatinha e o sorvete, que são os melhores do mundo.