Não tenho um curso especializado em evolução, sei o suficiente pra ser um biólogo recém formado. 
Mais qualificado para o tema que eu voce e' 
...prefiro pensar que inteligência não é algo que seja relativo à evolução.
Hum, mais entao e' relativo a que, deus? 
Hook, tem um autor (acho que já falei dele aqui) que classifica a inteligência, deixando de lado esta coisa de evolução. Particularmente, simpatizo com a idéia dele.
O nome dele é Howard Gardner.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Howard_gardnerEle alega que todos, sem exceções temos a devida inteligência, mas o que muda são os campos nos quais aplicamos estas determinadas inteligências, dos quais nos saimos bem.
Pra ele, ele diz que há estas inteligências:
A inteligência Musical - Onde as pessoas manifestam a capacidadde e habilidade para discriminar sons, compor músicas, tocar intrumentos e cantar.
A corporal e cinestésica - É a que pode ser observada através de oportuindades que desafiem as pessoas a executarem movimentos com o corpo em atividades físicas como esporte, ginástica, manuseio de objetos com habilidade e dança.
A Inteligência espacial - É todo aquele que tem a capacidade de perceber trajetos e percursos, manipular objetos e cenários, mental ou concretamente, criar formas e objetos.
A inteligência Interpessoal - É aquela que representa um grande desafia para os educadores pois, esseicalmente, visa a contribuir apra o processo de socialização das crianças e a construção de valores como a tolrância humana, a capacidade de ouvir o outro e com ele dialogar. Saber viver e conviver em grupo são aspectos importantes para a construção da cidadania, exercendo direitos e deveres.
Para o educador, este tipo de inteligência se revela intensamente através de sua capacidade de se colocar no lugar do outro percebendo seus humores e sentimentos, ou pela habilidade de convencer o outro lialogando, mas, principalmente, por sua capacidade de empatia.
A inteligência Intrapessoal - Que pode ser aplicada pela capacidade que uma pessoa tem para lidar com características pessoais; algumas explicam de modo simples, dizendo que são "pessoas bem resolvidas" que se gostam e demostram auto-estima.
A Inteligência lógico-matemática - Capacidade de trabalhar facilmente com cálculos, resolvendo problemas e criando os mesmos.
A inteligência linguística - Que é a mais ampla e compartilhada pelas pessoas, pois o dom da linguagem é universal e se desenvolve de modo próprio oral ou escrita. Através desta inteligência, as pessoas demostram capacidade de convencer, argumentar, expressar idéias e sentimentos utilizando a palavra oral ou escrita.
E por fim, a inteligência Naturalista - Que consiste na capacidade da observação visual que determinadas pessoas conseguem ver e que outras não conseguem. Muito utilizada por artistas plásticos, desenhistas, paisagistas, etc.
E sobre o que você falou sobre eu ter capacidade além das suas, acredite, eu passo longe disso.

Espero que tenha ajudado.