Autor Tópico: Desevolucao do homem  (Lida 4853 vezes)

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
Re: Desevolucao do homem
« Resposta #25 Online: 25 de Julho de 2008, 13:00:24 »
(...) -- na verdade as pessoas tem ficado mais inteligentes com o passar das gerações, num ritmo que não é condizente com evolução biológica.

Bem... Eu vi num programa da Discovery que se pegássemos uma criança (Homo Sapiens) da Idade da Pedra e colocássemos em nossa sociedade. A criança se adaptaria muito bem.

Acho que a inteligência tem algo haver com o desejo e vontade de ser inteligente e não somente uma "inteligência" expontânea imposta pela genética.
(Claro que a genética ajuda, mas se não tiver o "desejo" de ser. Creio que não há ninguém o convença do contrário...)
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 26 de Julho de 2008, 02:41:40 »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #27 Online: 26 de Julho de 2008, 02:43:32 »
Mais ou menos isso hahaha.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #28 Online: 26 de Julho de 2008, 12:24:33 »
Acredito que o fato das pessoas parecerem mais inteligentes hoje é em verdade uma ilusão causada pelo acréscimo educacional e pelo desligamento do pensamento religioso. Inteligência aprendida é diferente de potencial - capacidade intelectual - inata, e neste sentido, não consigo ver diferenças, senão para pior.

Comparemos  os gênios de 5000 anos atrás, que para criar um instrumento não tinham uma base anterior significativa, o sistema educacional era apenas o boca-a-boca, em suma, utilizavam muito mais a criatividade do que por exemplo um engenheiro de hoje em dia, que já tem em mente os cálculos necessários e passou grande parte de sua vida adquirindo conhecimento já mastigado.

Eu diria que hoje o conhecimento em si é muito maior, mas a inteligência é no máximo igual a de alguns anos atrás.

« Última modificação: 26 de Julho de 2008, 13:54:05 por Galthaar »
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #29 Online: 03 de Agosto de 2008, 03:16:09 »
Tá, vamos à pergunta que não cala.

Existe pressão seletiva, atualmente, sobre a inteligência?
Latebra optima insania est.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #30 Online: 04 de Agosto de 2008, 20:39:16 »
Se definirmos "inteligência" como a capacidade de aprendizado, só haveria pressão de seleção sobre ela caso as pessoas que tivessem mais inteligência tivessem mais chances de sobreviver em nosso ambiente ou se reproduzissem mais; o que não ocorre.

A sociedade (através da compaixão e cooperação em massa) desgasta muito a pressão seletiva para um aumento de inteligência, não é necessário nem mesmo ter a média para sobreviver e se reproduzir hoje. Os indivíduos com síndrome de Down* por exemplo, tem sua capacidade enormemente ampliada por ela.

Ou seja, as mutações não são eliminadas: nem as boas, nem as ruins (não em um sentido prático e não aleatório). Como a inteligência envolve (provavelmente) um conjunto complexo de genes e interações genéticas, seria necessária uma pressão substancialmente forte para que passássemos do nosso ponto atual.

* Só para lembrar que não estou fazendo nenhum julgamento e sim uma constatação.
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #31 Online: 06 de Agosto de 2008, 21:47:46 »
Ou seja; o pool cresce, e só. Então, seria de se esperar em que independente da inteligência média, a variância das próximas gerações será maior do que a atual?
Latebra optima insania est.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 10 de Agosto de 2008, 16:12:41 »
(...) -- na verdade as pessoas tem ficado mais inteligentes com o passar das gerações, num ritmo que não é condizente com evolução biológica.

Bem... Eu vi num programa da Discovery que se pegássemos uma criança (Homo Sapiens) da Idade da Pedra e colocássemos em nossa sociedade. A criança se adaptaria muito bem.

Acho que a inteligência tem algo haver com o desejo e vontade de ser inteligente e não somente uma "inteligência" expontânea imposta pela genética.
(Claro que a genética ajuda, mas se não tiver o "desejo" de ser. Creio que não há ninguém o convença do contrário...)

O que eu disse é condizente com a sua primeira afirmação. Esse aumento da inteligência não é genético/"evolutivo". Então, apesar dos pais da criança da idade da pedra serem menos inteligentes que os humanos atuais, se a criação no presente começasse suficientemente cedo, não haveria nada de distinto sobre a inteligência dela.

Acredito que o fato das pessoas parecerem mais inteligentes hoje é em verdade uma ilusão causada pelo acréscimo educacional e pelo desligamento do pensamento religioso. Inteligência aprendida é diferente de potencial - capacidade intelectual - inata, e neste sentido, não consigo ver diferenças, senão para pior.

Quais dados indicam que um "teto" de inteligência inata estaria baixando?

Obviamente ele "baixa" se incluímos na média as pessoas que tenham um retardamento mental "categórico" e não morrem atualmente em lugares suficientemente desenvolvidos, mas tirando isso, acho que deve ser razoavelmente estável.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #33 Online: 12 de Agosto de 2008, 00:48:17 »
Nenhum dado indica que a inteligência inata média esteja baixando, apenas nada indica que ela aumentará.

Eu concordo com você que haverá uma estabilidade, se bem que penso que ela possa ser dinamicamente estável. Dentro desta oscilação - e isto é apenas minha intuição - acredito que estamos em um pico.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!