Autor Tópico: Imposto Único  (Lida 3647 vezes)

Rhyan

• Visitante
Imposto Único
« Online: 07 de Janeiro de 2008, 00:30:32 »
O que vocês acham da idéia de Imposto Único no Brasil?

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
Re: Imposto Único
« Resposta #1 Online: 07 de Janeiro de 2008, 01:31:07 »
Brasil... :D
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 07 de Janeiro de 2008, 01:33:58 »
não sei. a idéia é interessante, compensa ver o que acharam do imposto único nos países do leste europeu em que foi implantado. já deve fazer mais de uma década...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Janeiro de 2008, 02:07:29 »
não sei. a idéia é interessante, compensa ver o que acharam do imposto único nos países do leste europeu em que foi implantado. já deve fazer mais de uma década...

Verdade.

Mas o imposto unico, por ser o brasil, nao faria com que o arrecamento fosse mais centralizado e diminuiria a chance da verba atingir o destino correto?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 07 de Janeiro de 2008, 02:56:48 »

Verdade.

Mas o imposto unico, por ser o brasil, nao faria com que o arrecamento fosse mais centralizado e diminuiria a chance da verba atingir o destino correto?

hm. sim, essa é uma complicação. todos os lugares em que o flat tax foi implantado são países pequenos de sistema não federativo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #5 Online: 07 de Janeiro de 2008, 11:11:39 »
Impossível. Não vejo meios, nem lógica alguma, em conseguir embutir num mesmo tributo IPTU e ICMS...

São hipóteses de incidência totalmente distintas. É possível sim diminuir o número de tributos para uns cinco ou seis e só. Um único não tem como.

O Supersimples é uma idéia do que seria um imposto único. O problema é que Estados e Municípios tem sua competência para legislar usurpada. Além de que, isso significaria mais centralismo e mais controle da União. O que este país precisa é justamente do contrário.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 07 de Janeiro de 2008, 11:20:10 »
isso significaria mais centralismo e mais controle da União. O que este país precisa é justamente do contrário.

Exato! Concordo plenamente.  :ok:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #7 Online: 08 de Janeiro de 2008, 11:25:42 »
Acho que não funcionaria...

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 08 de Janeiro de 2008, 11:57:55 »
Impossível. Não vejo meios, nem lógica alguma, em conseguir embutir num mesmo tributo IPTU e ICMS...

São hipóteses de incidência totalmente distintas. É possível sim diminuir o número de tributos para uns cinco ou seis e só. Um único não tem como.

O Supersimples é uma idéia do que seria um imposto único. O problema é que Estados e Municípios tem sua competência para legislar usurpada. Além de que, isso significaria mais centralismo e mais controle da União. O que este país precisa é justamente do contrário.

O problema em ter uma pequena empresa no Brasil é o excesso de impostos, se cobrassem apenas uma taxa de funcionamento para as micro empresas (Independente do faturamento) arrecadariam muito mais porque não compensaria  ter uma empresa clandestina.

Um  dono de mercadinho de esquina tem que pagar funcionários, direitos trabalhistas, IPTU, água, luz, telefone, manutenção de veiculo de trabalho, impostos, contadores, fornecedores ...para só depois começar a ter algum lucro.

É por isso que em bairro de periferia onde não existe fiscalização quase  não se encontra  comércio regularizado.

Offline Brutos

• Nível 08
  • *
« Resposta #9 Online: 18 de Janeiro de 2008, 15:54:40 »
A idéia do imposto único, consiste que somente o consumidor final pagaria imposto.
Acho válida, justa, muito mais fiscalizável, porém, pelo menos a curto prazo, no Brasil seria como a quadratura do círculo.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #10 Online: 19 de Janeiro de 2008, 19:23:07 »
Impossível. Não tem como se implementar o imposto único em um estado federado, como ja foi dito.
Vai contra o pacto federativo. Se bem que vivemos em uma pseudo-federação.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 19 de Janeiro de 2008, 19:45:15 »

MUITO bem dito!
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dê Jota

• Nível 05
  • *
« Resposta #12 Online: 20 de Janeiro de 2008, 21:26:21 »
Na verdade, acho desnecessário. Não seria essa uma medida que faria lá grande diferença para os cidadãos.
Se medidas em outras áreas (tal como educação, infra-estrutura, sistemas penitenciários, fiscalização do cumprimento da lei, etc, etc...) fossem tomadas e seguidas, não faria diferença se o imposto era único ou não.
Não sei se seria melhor ou pior, só não acho que o caminho seja este.
"So you children of the world, listen to what I say. If you want a better place to live in, spread the words today. Show the world that love is still alive; you must be brave! Or you children of today are children of the grave! - Black Sabbath

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 20 de Janeiro de 2008, 21:49:41 »
Menos impostos (não necessariamente único) facilitariam a fiscalização e a prestação de contas.  Possivelmente abririam menos brechas para vantagens injustas, também.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 21 de Janeiro de 2008, 11:12:42 »
Menos impostos (não necessariamente único) facilitariam a fiscalização e a prestação de contas.  Possivelmente abririam menos brechas para vantagens injustas, também.

Não vejo isso acontecendo no Brasil, simplesmente não consigo.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 21 de Janeiro de 2008, 11:14:40 »
Eu também não.  Por isso digo que o caminho para o Brasil é deixar de existir (enquanto um único país).

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #16 Online: 21 de Janeiro de 2008, 11:21:04 »
Eu também não.  Por isso digo que o caminho para o Brasil é deixar de existir (enquanto um único país).

Poderia esclarecer um pouco melhor?

Donald Kendall

Rhyan

• Visitante
« Resposta #17 Online: 22 de Janeiro de 2008, 18:56:09 »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 22 de Janeiro de 2008, 19:11:34 »
Parece aceitável, pelo menos para facilitar a contabilidade das empresas.

Acaba com a necessidade de pagar contadores, acaba com o número absurdo de de impostos diferentes que existem...na teoria me parece ser viável, pelo menos no que diz respeito a movimentação financeira das empresas.

Mas acho impossivel que acabem com outros impostos como IPTU ou IPVA porque  é cobrado de um contribuinte específico.

Quem não tem carro não paga IPVA....

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 22 de Janeiro de 2008, 20:24:32 »

Na minha opinião o Brasil não funciona como um único país; o povo, com esparsas e honrosas exceções, não compreende (muito menos busca) cidadania, e os políticos estão muito distantes e cheios de si.

Isso cedo ou tarde levará a uma crise político-social realmente séria, que só não aconteceu ainda porque a região tem muitos recursos naturais.

Mas para se sustentar politicamente, só se dividindo.  O ideal seria em 4 a 6 nações distintas.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 23 de Janeiro de 2008, 08:02:23 »

Na minha opinião o Brasil não funciona como um único país; o povo, com esparsas e honrosas exceções, não compreende (muito menos busca) cidadania, e os políticos estão muito distantes e cheios de si.

Isso cedo ou tarde levará a uma crise político-social realmente séria, que só não aconteceu ainda porque a região tem muitos recursos naturais.

Mas para se sustentar politicamente, só se dividindo.  O ideal seria em 4 a 6 nações distintas.

A meu ver não adianta uma divisão dessas se o maior problema é a corrupção governamental.

E se não me engano é exatamente o separatismo que essa máfia encastelada no governo quer, reparei que  desde que assumiu o Lullalá joga  os pobres contra a zelithy, brancos contra negros, classe média contra contra os pobres, paulistas contra nordestinos...

Acho que existe um artigo na constituição que nem permite que uma hipótese dessa seja discutida e isso sim daria um motivo para uma intervenção militar.

Acho que uma opção seria um sistema igual ao americano com cada estado sobrevivendo da própria arrecadação  e com suas próprias leis.

Acabaria com a indústria da seca do nordeste, não afogaria o resto do Brasil em impostos inúteis e seria bem mais facil fiscalizar gastos públicos.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 23 de Janeiro de 2008, 08:29:36 »
A meu ver não adianta uma divisão dessas se o maior problema é a corrupção governamental.

Na minha concepção é só o primeiro passo.  Um dos motivos por que a corrupção não é combatida direito é essa mentalidade de que Governo é uma entidade distante e inacessível que se pode maldizer, mas não se pode influenciar politicamente a não ser muito indiretamente na época das eleições.

E se não me engano é exatamente o separatismo que essa máfia encastelada no governo quer, reparei que  desde que assumiu o Lullalá joga  os pobres contra a zelithy, brancos contra negros, classe média contra contra os pobres, paulistas contra nordestinos...

Não vejo indício algum de que nossa máfia queira separatismo; pelo contrário, no meu entender esses conflitos artificiais (os geográficos, não os outros) ajudam a manter a política confusa e a cobrança baixa, dando mais liberdade aos caprichos de nossos políticos.

Acho que existe um artigo na constituição que nem permite que uma hipótese dessa seja discutida e isso sim daria um motivo para uma intervenção militar.

É verdade, mas ainda assim uma bobagem ridícula.

Acho que uma opção seria um sistema igual ao americano com cada estado sobrevivendo da própria arrecadação  e com suas próprias leis.

Seria praticamente a mesma coisa.  Mas como chegar nesse ponto?  Este país levou um ano para "perceber" que kits de primeiros socorros não deveriam ser obrigatórios em carros, simplesmente não consigo acreditar que tenha a capacidade administrativa e de decisão necessária para criar uma Federação verdadeira SEM uma cisão prévia.

Acabaria com a indústria da seca do nordeste, não afogaria o resto do Brasil em impostos inúteis e seria bem mais facil fiscalizar gastos públicos.

Mas a máfia não vai simplesmente cansar de sentar no trono, vai?
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2008, 08:33:02 por Luis Dantas »

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #22 Online: 23 de Janeiro de 2008, 10:13:15 »

Acaba com a necessidade de pagar contadores, acaba com o número absurdo de de impostos diferentes que existem...na teoria me parece ser viável, pelo menos no que diz respeito a movimentação financeira das empresas.

Mas acho impossivel que acabem com outros impostos como IPTU ou IPVA porque  é cobrado de um contribuinte específico.

É impossível abrir mão de contadores. Só eles tem autorização para contabilizar e assinar balanços. Eles são uma entidade de classe organizada. Assim como qualquer pessoa não pode ajuizar uma ação em uma vara cível ou defender-se num processo criminal sozinho, por que é atividade privatiza de advogado, também não pode contabilizar uma empresa.

E mesmo que pudesse, 0,000001% das pessoas teriam condição de contabilizar sua empresa, mesmo que seja uma microempresa. Contabilidade é muito mais complexo do que você imagina. Além de que atrasos e falhas em entregas de certas declarações geram multas bem pesadas.

Lembrando ainda que é considerado empresa de pequeno porte (sujeita ao Simples Nacional), uma empresa que fature anualmente R$ 2.400.000,00. Ou seja, é muito dinheiro e afrouxar demais o controle significaria fraudes e mais fraudes. Concordo em simplificar alguns procedimento e, sobretudo, baixar a carga tributária e as certas multas, mas não abolir a necessidade de contadores.

Todas as notas ainda precisam ser classificadas e lançadas, necessariamente.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2008, 10:16:15 por Amenemés »
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #23 Online: 23 de Janeiro de 2008, 10:22:12 »

Obrigado pela informação e concordo com a sua idéia.

Donald Kendall

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 23 de Janeiro de 2008, 12:07:57 »

É impossível abrir mão de contadores. Só eles tem autorização para contabilizar e assinar balanços. Eles são uma entidade de classe organizada. Assim como qualquer pessoa não pode ajuizar uma ação em uma vara cível ou defender-se num processo criminal sozinho, por que é atividade privatiza de advogado, também não pode contabilizar uma empresa.

E mesmo que pudesse, 0,000001% das pessoas teriam condição de contabilizar sua empresa, mesmo que seja uma microempresa. Contabilidade é muito mais complexo do que você imagina. Além de que atrasos e falhas em entregas de certas declarações geram multas bem pesadas.

Lembrando ainda que é considerado empresa de pequeno porte (sujeita ao Simples Nacional), uma empresa que fature anualmente R$ 2.400.000,00. Ou seja, é muito dinheiro e afrouxar demais o controle significaria fraudes e mais fraudes. Concordo em simplificar alguns procedimento e, sobretudo, baixar a carga tributária e as certas multas, mas não abolir a necessidade de contadores.

Todas as notas ainda precisam ser classificadas e lançadas, necessariamente.

Vendo dessa meneira, acho que vc tem a razão.

Mas simplificaria muito a contabilidade das empresas não ter 50 impostos diferentes para pagar todo mês...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!