Não vejo indício algum de que nossa máfia queira separatismo; pelo contrário, no meu entender esses conflitos artificiais (os geográficos, não os outros) ajudam a manter a política confusa e a cobrança baixa, dando mais liberdade aos caprichos de nossos políticos.
Penso do mesmo modo que vc pensa, me expressei mal anteriormente.
Enquanto houver esses conflitos alimentados pelo próprio governo, ninguém se organiza para combater seus desmandos.
Seria praticamente a mesma coisa. Mas como chegar nesse ponto? Este país levou um ano para "perceber" que kits de primeiros socorros não deveriam ser obrigatórios em carros, simplesmente não consigo acreditar que tenha a capacidade administrativa e de decisão necessária para criar uma Federação verdadeira SEM uma cisão prévia.
Esse é o problema...teriam de fazer uma reforma geral para mudar tudo e começar do zero.
Por cisão entendi que vc diz separar em vários países pequenos . Se for isso mesmo , acredito que seria o motivo para o começo de uma possivel guerra civil.
Muita gente tem familia espalhada por vários estados, como ficaria a Amazonia ou o petróleo de Santos, como ficariam os estados do Sul e os do Nordeste e as dívidas atuais dos governos estaduais, ou as do governo Federal?
Acho que pensar em separar é abrir as portas para movimentos como o MST e os fazerem o que bem entenderem depois.
Mas a máfia não vai simplesmente cansar de sentar no trono, vai?
Claro que não...mas se cada estado tivesse de sobreviver da própria arrecadação seria mais dificil jogar dinheiro no lixo.Eu vi certa vez uma reportagem em que uma cidade do nordeste( Nâo me recordo o nome..) gastava 110% do orçamento só para pagar funcionários públicos amigos dos politicos locais.Ou seja, gastavam tudo e ainda acumulavam dívida todo mês...
Havia sete motoristas "trabalhando" na prefeitura e apenas UM carro para ser usado por todos eles.