Autor Tópico: Bilbia Apocrifa  (Lida 2598 vezes)

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
Bilbia Apocrifa
« Online: 07 de Janeiro de 2008, 15:05:28 »
Encontrei em inumeros sites discussoes sobre a "bilbia apocrifa", os manuscritos que nao tem comprovacao de autenticidade.

Mas, nao seria toda a Bilbia apocrifa?

O mais ridiculo e' o novo testamento, que devido a distancia temporal da suposta vivencia de gezuis e' escrita por diversas pessoas que tem diferentes pontos de vista e do nada sao considerados santos e e' como se fossem novos messias, os que a seguem consideram que eles sabiam perfeitamente o que gezuis disse.

E dai em diante so fica pior, se algum de voces ja pegou uma "good news bible" sabe do que eu estou falando, uma total deturpacao do textos considerados mais proximos dos originais, puras mentiras, to ponto de vista religioso ou secular.

Eu acho que o verdadeiro cristianismo ja seu perdeu a muito tempo, e o que vemos hoje em dia nao quase nao tem relacao com o que gezuis supostamente realmente pregava.

Essa religiao que sofre mutacoes em prol do interesse proprio mente para si mesma.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Bilbia Apocrifa
« Resposta #1 Online: 08 de Janeiro de 2008, 05:41:03 »
Encontrei em inumeros sites discussoes sobre a "bilbia apocrifa", os manuscritos que nao tem comprovacao de autenticidade.

Por esse critério, sim.  O que se costuma chamar de livros apócrifos são os que não foram reconhecidos como canônicos pelo Concílio de Nicéia e outras fontes "oficiais".  Você provavelmente sabe que há inclusive uma divergência entre as interpretações católica e protestante sobre quais livros devem compor a Bíblia (seis livros do Antigo Testamento estão ausentes na protestante).  E, claro, para o Judaísmo Novo Testamento inteiro é apócrifo.  Se não me engano pelo menos algumas igrejas Ortodoxas também reconhecem pelo menos Macabeus III como canônico.

O mais ridiculo e' o novo testamento, que devido a distancia temporal da suposta vivencia de gezuis e' escrita por diversas pessoas que tem diferentes pontos de vista e do nada sao considerados santos e e' como se fossem novos messias, os que a seguem consideram que eles sabiam perfeitamente o que gezuis disse.

E dai em diante so fica pior, se algum de voces ja pegou uma "good news bible" sabe do que eu estou falando, uma total deturpacao do textos considerados mais proximos dos originais, puras mentiras, to ponto de vista religioso ou secular.

Eu acho que o verdadeiro cristianismo ja seu perdeu a muito tempo, e o que vemos hoje em dia nao quase nao tem relacao com o que gezuis supostamente realmente pregava.

Essa religiao que sofre mutacoes em prol do interesse proprio mente para si mesma.

Será?  Eu já penso que uma religião que não reconhece que as escrituras não valem muita coisa por si só está no caminho errado.  Escrituras são só textos; como quaisquer outros, perdem relevância com a passagem do tempo. 

E em um campo como a religião, que pode e deve ser influenciada pelos enormes avanços sociais e de ciências humanas dos últimos séculos, essa preocupação em ser "fiel" ao que era considerado religião de vanguarda séculos ou milênios atrás não faz muito sentido.

Se há algo de válido no Cristianismo (e há) não é porque ele "preservou" o que foi escrito uns 1800 anos atrás, mas porque ele não se deixou estagnar só nisso.

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #2 Online: 08 de Janeiro de 2008, 06:29:35 »

Por esse critério, sim.  O que se costuma chamar de livros apócrifos são os que não foram reconhecidos como canônicos pelo Concílio de Nicéia e outras fontes "oficiais".  Você provavelmente sabe que há inclusive uma divergência entre as interpretações católica e protestante sobre quais livros devem compor a Bíblia (seis livros do Antigo Testamento estão ausentes na protestante).  E, claro, para o Judaísmo Novo Testamento inteiro é apócrifo.  Se não me engano pelo menos algumas igrejas Ortodoxas também reconhecem pelo menos Macabeus III como canônico.

Certo.

Será?  Eu já penso que uma religião que não reconhece que as escrituras não valem muita coisa por si só está no caminho errado.  Escrituras são só textos; como quaisquer outros, perdem relevância com a passagem do tempo. 

E em um campo como a religião, que pode e deve ser influenciada pelos enormes avanços sociais e de ciências humanas dos últimos séculos, essa preocupação em ser "fiel" ao que era considerado religião de vanguarda séculos ou milênios atrás não faz muito sentido.

Se há algo de válido no Cristianismo (e há) não é porque ele "preservou" o que foi escrito uns 1800 anos atrás, mas porque ele não se deixou estagnar só nisso.

A maioria do cristianismo professado hoje em dia deturba os proprios ensinamentos de gezuis, nao seriam eles a base dessa religiao? Alterar a base da religiao em prol do ganho em numero de fieis ou algo do tipo, me parece uma deturpacao da religiao em si, causando a perda de seu proprio significado original.

O ato e' mesmo uma difimacao, alterar as supostas palavras de gezuis.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3 Online: 08 de Janeiro de 2008, 08:42:11 »
Paulo exortava as fiéis a serem submissas a seus maridos. Condenava o homossexualismo. Não acha que poderiam ser dois exemplos (entre muitos possíveis) que poderiam ser alterados?

Bom, mas Paulo não era Jesus, dirão alguns. E têm razão... eu acho que os ensinamentos de Jesus se resumem aos tais dois maiores mandamentos: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. O resto é comentário.

Naturalmente, o primeiro não diz muito para incrédulos como nós, mas o segundo sempre foi uma boa idéia.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #4 Online: 08 de Janeiro de 2008, 08:49:27 »
Idéia aliás não só de Jesus, já existiam outras versões tanto no oriente quanto no Oriente Médio (inclusive no judaísmo tem um certo Hillel, um rabino bastante respeitado, do qual não se sabe muito, mas já vi frase similar, isto é, não fazer o que não gostamos que façam em nós).
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Suyndara

• Visitante
« Resposta #5 Online: 08 de Janeiro de 2008, 09:10:22 »
Mas não há absolutamente nada de novo nas pregações de jesus, até mesmo o famoso "sermão da montanha" é apenas uma coletânea de "ensinamentos" (frases) já existentes em outras culturas  ::)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 08 de Janeiro de 2008, 09:13:32 »
A maioria do cristianismo professado hoje em dia deturba os proprios ensinamentos de gezuis, nao seriam eles a base dessa religiao?

Quem sabe?  A própria demora para escrever os evangelhos sugere que Jesus pode nem ter existido.  De qualquer jeito, a base de uma religião é a atitude mental que ela ensina.

Alterar a base da religiao em prol do ganho em numero de fieis ou algo do tipo, me parece uma deturpacao da religiao em si, causando a perda de seu proprio significado original.

E a mim parece apenas bom-senso, principalmente se o "algo do tipo" for bem escolhido. :)

O ato e' mesmo uma difimacao, alterar as supostas palavras de gezuis.

Ou um ato de fé... :)

[/quote]

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #7 Online: 08 de Janeiro de 2008, 09:23:42 »
Mas não há absolutamente nada de novo nas pregações de jesus, até mesmo o famoso "sermão da montanha" é apenas uma coletânea de "ensinamentos" (frases) já existentes em outras culturas  ::)

Sem dúvida! Estou lendo o Bhagavad Gita e são impressionantes os paralelos com os ensinamentos de Jesus. O que, de certa forma, não é surpresa nenhuma. E ainda assim, o Sermão da Montanha, por menos original que seja, não deixa de ser uma coletânea de bons conselhos.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 08 de Janeiro de 2008, 09:30:39 »
Esse é um ponto; não há por que esperar que haja tanta diferença assim.

Outro é que não há por que cobrar de teístas que sejam fundamentalistas e deixem suas crenças estagnarem.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #9 Online: 08 de Janeiro de 2008, 09:34:21 »

Sem dúvida! Estou lendo o Bhagavad Gita e são impressionantes os paralelos com os ensinamentos de Jesus. O que, de certa forma, não é surpresa nenhuma. E ainda assim, o Sermão da Montanha, por menos original que seja, não deixa de ser uma coletânea de bons conselhos.

Se for ler o Mahabharata (o Bagavhad Gitã é um livro deste épico) verá que Krishna (avatar de Vishnu) foi 'abandonado' num rio e adotado por uma família.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #10 Online: 08 de Janeiro de 2008, 09:42:50 »
E era príncipe antes de ser adotado pelos pastores :-)

Aliás, Krishna diz a Arjuna que, apesar de ter "uns poucos decênios" de idade, também estava na aurora do tempo ensinando aos primeiros homens. O comentarista da edição que estou lendo traça uma comparação com Cristo, que falava (João 8:57-58) "Antes que Abraão fosse feito, eu sou".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 08 de Janeiro de 2008, 09:52:30 »
Assunto para um bom estudo antropológico.  Suspeito que não é simples empréstimo de mitos, e sim algo ainda mais simples.

1) Ser abandonado é um temor universal; ser acolhido ("adotado", possivelmente pela Igreja) é uma esperança igualmente universal.

2) Quem não tem a esperança secreta de "no fundo merecer desde o nascimento muito mais do que se teve"?
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2008, 10:00:18 por Luis Dantas »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #12 Online: 08 de Janeiro de 2008, 10:00:34 »
Que Deus se revela de maneiras diferentes para povos diferentes, mas que a unidade de sua mensagem transparece para quem sabe o que ver?

:-)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 08 de Janeiro de 2008, 10:02:21 »
Que Deus se revela de maneiras diferentes para povos diferentes, mas que a unidade de sua mensagem transparece para quem sabe o que ver?

É uma interpretação bem elegante dos fatos, sim, tanto que eu concordo com ela mesmo discordando quanto a existir algum Deus.

Suspeito que o motivo por que a maioria das escrituras só entra no papel uns duzendos anos "depois do fato" é porque esse tempo é necessário para uma tradição oral se consolidar, firmar e depurar sua doutrina, se pôr em testes de campo e ficar sólida o bastante para valer a pena escrevê-la.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #14 Online: 08 de Janeiro de 2008, 10:03:49 »
Eu também, como você bem sabe :lol:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 08 de Janeiro de 2008, 10:05:13 »
Sim, eu sei.  Meio que transparece em você.  Acho que você disse uma vez ou duas, mas nem precisava.

Ainda quero reunir você e o Maykon em uma mesa. 

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #16 Online: 08 de Janeiro de 2008, 10:11:27 »
Pois é, rapaz, às vezes eu fico pensando em como consigo manter idéias aparentemente tão contraditórias na cabeça. Daí eu lembro que são apenas aparentemente contraditórias.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #17 Online: 08 de Janeiro de 2008, 10:55:34 »

Realmente bem elegante a idéia :)

O que fico pensando é se os conselhos em si já não seriam suficientes...qual a necessidade de um deus para ditá-los? :?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 08 de Janeiro de 2008, 11:08:07 »
Nenhuma... Deus atende às necessidades da superstição, não às da religião :)

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #19 Online: 08 de Janeiro de 2008, 17:44:12 »
Nenhuma... Deus atende às necessidades da superstição, não às da religião :)

Budista :lol:

Luz

• Visitante
« Resposta #20 Online: 08 de Janeiro de 2008, 18:24:12 »
Bem, já que a semelhança está em pauta - achei incrível a semelhança de "ensinamentos" de Sócrates com os de Cristo. Não poderia citar um sequer agora, já faz tempo, mas lembro claramente de fazer a relação enquanto lia.

Para ser sincera, pegando carona na elegância do Dbohr - cogito a possibilidades das idéias brotarem de forma semelhante em épocas e mentes diferentes.

Vocês nunca se surpreenderam com a semelhança das idéias de antigos escritores, quase desconhecidos - que nunca haviam lido, sequer conheciam, com às suas próprias?

Afinal, se o cérebro se desenvolve de forma tão semelhante na espécie não estranha que chegue a resultados semelhantes - mesmo estando separados no espaço e no tempo.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 09 de Janeiro de 2008, 07:38:10 »
Bem, já que a semelhança está em pauta - achei incrível a semelhança de "ensinamentos" de Sócrates com os de Cristo. Não poderia citar um sequer agora, já faz tempo, mas lembro claramente de fazer a relação enquanto lia.
Frases como "amar seus inimigos", "se lhe pedem o casaco dá também a camisa" e "dar a outra face" derivam dos estóicos/cínicos, um movimento filosófico de origem grega que pregava o retorno a uma vida mais simples e humilde, em oposição ao materialismo da sociedade urbana.

Muitas outras foram tirados do "Documento Q", uma coleção de ditos resultantes da mistura da filosofia estóica/cínica, com o messianismo judeu.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 09 de Janeiro de 2008, 07:40:10 »
Aliás, Krishna diz a Arjuna que, apesar de ter "uns poucos decênios" de idade, também estava na aurora do tempo ensinando aos primeiros homens. O comentarista da edição que estou lendo traça uma comparação com Cristo, que falava (João 8:57-58) "Antes que Abraão fosse feito, eu sou".
Krishna disse: "Eu sou aquele que é".

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 09 de Janeiro de 2008, 07:42:08 »
E ainda assim, o Sermão da Montanha, por menos original que seja, não deixa de ser uma coletânea de bons conselhos.
O problema é que o Sermão da Montanha não é uma lista de bons conselhos para melhorar este mundo e sim um monte de promessas que só se cumprirão no outro mundo (se o outro mundo existir).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #24 Online: 09 de Janeiro de 2008, 07:50:41 »
É mesmo? Faz muito tempo que não leio. Além dos mansos herdando a Terra podia jurar que tinha alguns conselhos de como tratar bem o próximo lá.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!