Autor Tópico: Bilbia Apocrifa  (Lida 2599 vezes)

Suyndara

• Visitante
Re: Bilbia Apocrifa
« Resposta #25 Online: 09 de Janeiro de 2008, 11:15:01 »
É mesmo? Faz muito tempo que não leio. Além dos mansos herdando a Terra podia jurar que tinha alguns conselhos de como tratar bem o próximo lá.

É que tem a regra de ouro lá :ok:

Mas o tal princípio aúreo (fazei aos outros o que gostaria que fizessem a vc) é tão batido e antigo que perde a graça :P

Luz

• Visitante
« Resposta #26 Online: 09 de Janeiro de 2008, 12:47:34 »
É mesmo? Faz muito tempo que não leio. Além dos mansos herdando a Terra podia jurar que tinha alguns conselhos de como tratar bem o próximo lá.

É que tem a regra de ouro lá :ok:

Mas o tal princípio aúreo (fazei aos outros o que gostaria que fizessem a vc) é tão batido e antigo que perde a graça :P

Ah, não perde! Só traz uma nova roupagem. Seja como for, alguém escreveu aquelas palavras e o Cristo a simboliza. O que a figura de Jesus transparece pode ser muito inspirador - não é preciso ter fé.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #27 Online: 09 de Janeiro de 2008, 20:35:08 »
Aliás, acho que o crente deveria se inspirar inclusive em outras religiões. Mas não faz isso, em geral tem preferências e vê defeitos nas outras religiões (e não na dele). Não sei bem como isso funciona porque para mim tudo isso (mitos, lendas, aprendizado antigo) é como um 'bem público' então gosto de ler para compreender o outro, e para aprender com o que ele é.

Como ateu de alguma forma me sinto quase que obrigado a isso, isto é, valorizar os ensinamentos de cada religião, para usar todos, e não seguir a crença de nenhum.

(E depois a gente pergunta porquê não é compreendido, ehehe)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 09 de Janeiro de 2008, 22:45:40 »
Aliás, acho que o crente deveria se inspirar inclusive em outras religiões. Mas não faz isso, em geral tem preferências e vê defeitos nas outras religiões (e não na dele). Não sei bem como isso funciona porque para mim tudo isso (mitos, lendas, aprendizado antigo) é como um 'bem público' então gosto de ler para compreender o outro, e para aprender com o que ele é.

Como ateu de alguma forma me sinto quase que obrigado a isso, isto é, valorizar os ensinamentos de cada religião, para usar todos, e não seguir a crença de nenhum.

(E depois a gente pergunta porquê não é compreendido, ehehe)

Concordo.
Afinal existiram homens por tras disso (religiões), alguns muito sabios para seu tempo, outros nem tanto...Mas acredito que "estudando" algumas religiões podemos ver as coisas por outro angulo e até aprender algo por nós mesmos, desde que se mantenha o bom senso, a logica e as devidas dimensões.
Se voce se questiona e a religião, e não tem medo das respostas esta "religiosidade" pode clarear muitas coisas...
Afinal, até grandes bobagens podem fazer a gente aprender, se a gente se dispuser a pensar sobre ela...

"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 10 de Janeiro de 2008, 06:56:10 »
Há alguns bons conselhos, sim, o problema é o contexto: se você for bom aqui na terra, será feliz na outra vida. Não há  nada sobre "seja bom aqui na terra para que a terra melhore".

Luz

• Visitante
« Resposta #30 Online: 10 de Janeiro de 2008, 11:25:36 »
Há alguns bons conselhos, sim, o problema é o contexto: se você for bom aqui na terra, será feliz na outra vida. Não há  nada sobre "seja bom aqui na terra para que a terra melhore".

Mas uma coisa não leva à outra? Se para garantir o seu lugar lá, você precisa antes fazer a sua parte aqui - melhorar a Terra termina sendo uma consequência, não?  :?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #31 Online: 10 de Janeiro de 2008, 11:29:22 »
De fato, e por isso essa crença tem algum valor prático pelo menos.  Independentemente de haver ou não uma "outra vida".
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 10 de Janeiro de 2008, 12:47:47 »
Mas uma coisa não leva à outra? Se para garantir o seu lugar lá, você precisa antes fazer a sua parte aqui - melhorar a Terra termina sendo uma consequência, não?  :?
Concordo, mas o que acontece é que melhorar a Terra  não é o objetivo, é apenas um efeito colateral.
O cristianismo (tirando o pessoal da teologia da prosperidade e congêneres) prega que este mundo não importa, já que é apenas um local provisório, e que o sofrimento e a privação contam pontos para se entrar no céu.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #33 Online: 12 de Janeiro de 2008, 01:19:15 »
Em 2004 a Editora Cristã Novo Século (agora Fonte Editorial) publicou o livro "Apócrifos e pseudo-epígrafos da Bíblia. É uma coletânea bem interessante, contém até a versão babilônica do dilúvio (epopéia de Gilgamesh).
Na introdução é feita uma menção ao meu nome, mas não estou fazendo propaganda.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #34 Online: 26 de Janeiro de 2008, 08:12:52 »
Bom, mal eu sei que vc se chama Wolfgang, então se o encontrar, mesmo assim não sei se vou achar a referência :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #35 Online: 26 de Janeiro de 2008, 23:15:46 »
É que na apresentação do livro é citado um trecho da "História Eclesiástica" de Eusébio de Cesaréia, e fui eu que traduzi esta para o português.
Mas isso já são histórias da história.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!