Autor Tópico: Brincadeirinha de ciências  (Lida 4684 vezes)

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
Re: Brincadeirinha de ciências
« Resposta #25 Online: 10 de Janeiro de 2008, 20:16:59 »
mscontini, você trocou as bolas. A resposta de porque ela fica mais amarelada no horizonte é a que você deu pra ilusão da lua: A luz do luar tem de atravessar uma extensão maior de atmosfera, que funciona como uma lente, espalhando mais as cores do espectro mais próximas do azul que as do vermelho.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2008, 20:20:19 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 10 de Janeiro de 2008, 20:20:25 »
mscontini, você trocou as bolas. A resposta de por que ela fica mais amarelada no horizonte é a que você deu pra ilusão da lua.

É...tá certo!!! :ok:
Já to eu propagando falsas ideias baseado em erros de memoria!!! Que feio :nojo:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #27 Online: 10 de Janeiro de 2008, 20:23:10 »
Por que o efeito placebo funciona??

Depende do que quer dizer com 'funciona'. Diversas vezes o organismo já conseguiu se curar, ou está em vias da cura, porém os sintomas persistem. Neste caso, até água com açúcar funciona, na medida em que associamos tomar certo remédio com a cura.

A outra resposta é: placebo funciona porque queremos ficar sadios, e o fato de saber que vamos melhorar relaxa nossa ansiedade (que está atrapalhando o corpo a resolver o que em todo ia resolver, o caso típico são as dores musculares e o 'reumatismo', pois a diminuição da ansiedade reduz os sintomas, embora a origem da doença possa persistir). Porém é bom ressaltar que, se nada tivesse sido tomado, talvez tenhamos melhorado sem tomar o placebo.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #28 Online: 10 de Janeiro de 2008, 20:24:34 »
mscontini, você trocou as bolas. A resposta de por que ela fica mais amarelada no horizonte é a que você deu pra ilusão da lua.

É...tá certo!!! :ok:
Já to eu propagando falsas ideias baseado em erros de memoria!!! Que feio :nojo:
Acontece. Eu mesmo, na pressa de responder de cara quase fiz a mesma coisa quando o Dbohr perguntou da primeira vez.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #29 Online: 10 de Janeiro de 2008, 20:28:30 »
O microondas usa alguma lei da física quântica ? Nãããão ? Por quê ?

(Já me perguntaram isso num chat, respondi corretamente, mas mesmo assim depois fui consultar se não tinha falado muita m...)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 10 de Janeiro de 2008, 20:33:48 »
O microondas usa alguma lei da física quântica ? Nãããão ? Por quê ?

(Já me perguntaram isso num chat, respondi corretamente, mas mesmo assim depois fui consultar se não tinha falado muita m...)
Poxa, o microondas possui um transdutor (antigamente uma valvula Klystron) que emite um sinal de radio na frequencia aproximada de 2 gigahertz que faz com que principalmente a agua no alimento "vibre" ( essa é a "frequencia de vibração" da agua e por isso é usada) e se aqueça...

Se voce por um pedaço de metal lá dentro essas
ondas de radio induzirão uma alta tensão nesse metal soltando faiscas que podem danificar a parte eletronica do microondas, esse metal se comporta como uma antena...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #31 Online: 11 de Janeiro de 2008, 00:24:36 »
:yahoo:

Deu certo!!! :ok:

Valeu mesmo galera, maravilhosas as respostas. Tinha algumas que sabia responder, mas outras referentes à física que nem fazia idéia. :lol:

Vamos detonar tudo sobre a Lua. Uma pergunta de cunho mais antropológico/psicológico:

Por que antigamente se acreditava que a luz do luar provocava loucura? Até a origem da palavra "lunático" (latim: Luna) faz alusão à essa crença.

Cara, esta é boa. Procurei e não encontrei nada. Mas com certeza deve ser algo relativo a mitos gregos, não?
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 11 de Janeiro de 2008, 00:45:36 »
:yahoo:

Deu certo!!! :ok:

Valeu mesmo galera, maravilhosas as respostas. Tinha algumas que sabia responder, mas outras referentes à física que nem fazia idéia. :lol:

Vamos detonar tudo sobre a Lua. Uma pergunta de cunho mais antropológico/psicológico:

Por que antigamente se acreditava que a luz do luar provocava loucura? Até a origem da palavra "lunático" (latim: Luna) faz alusão à essa crença.

Cara, esta é boa. Procurei e não encontrei nada. Mas com certeza deve ser algo relativo a mitos gregos, não?
Acho que é da idade media...idade das trevas!!! As pessoas tinham medo de tudo, da noite então?!

Achavam que se voce rolasse na areia pelado a luz do luar podia virar lobisomem, por exemplo!!!

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #33 Online: 11 de Janeiro de 2008, 00:53:00 »
:lol:

Enquanto não respondem esta, queria uma outra. Por que no universo, explosões não fazem barulho?
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 11 de Janeiro de 2008, 01:06:09 »

Bem, eu não estou me importando muito de onde veio, mas sim o motivo que levou a tal crença. Eu consigo fazer interpretações de muitos mitos antigos, mas desse aí eu não consigo imaginar "de onde surgiu".

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #35 Online: 11 de Janeiro de 2008, 01:20:13 »
Bem, eu não estou me importando muito de onde veio, mas sim o motivo que levou a tal crença. Eu consigo fazer interpretações de muitos mitos antigos, mas desse aí eu não consigo imaginar "de onde surgiu".

Sim, tudo bem. Eu também não estou dando importância de onde veio. Mas por dedução, achei que fosse da grécia, frente aos deuses gregos que já foram cultuados, Zeus, Athena, Apolo, estas coisas.

Enfim, vamos esperar a resposta de um teólogo. :D

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #36 Online: 11 de Janeiro de 2008, 06:01:16 »

Enquanto não respondem esta, queria uma outra. Por que no universo, explosões não fazem barulho?

Você quer dizer, no espaço interestelar?

Porque o som não se propaga no vácuo. É preciso um meio material para carregar ondas mecânicas, como o o som. O mesmo não acontece com a luz, e por isso podemos ver a luz do sol e das outras estrelas.

O único filme que me recordo agora a retratar isso foi 2001: Uma Odisséia no Espaço.

Luz

• Visitante
« Resposta #37 Online: 11 de Janeiro de 2008, 09:55:09 »

As flutuações quânticas acontecem a todo instante?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 11 de Janeiro de 2008, 10:13:25 »

Você quer dizer, no espaço interestelar?

Porque o som não se propaga no vácuo. É preciso um meio material para carregar ondas mecânicas, como o o som. O mesmo não acontece com a luz, e por isso podemos ver a luz do sol e das outras estrelas.

O único filme que me recordo agora a retratar isso foi 2001: Uma Odisséia no Espaço.
Foi colocado uma valsa no lugar.....A introdução dela todo mundo associa com um filme futuristico, e é uma valsa centenaria!!!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #39 Online: 11 de Janeiro de 2008, 11:28:24 »

Sim, mas têm duração extremamente curta.

Por que o céu é azul?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 11 de Janeiro de 2008, 11:31:16 »

Sim, mas têm duração extremamente curta.

Por que o céu é azul?
A atmosfera absorve parte do espectro de luz...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 11 de Janeiro de 2008, 11:32:37 »
Pergunta: Porque dentro de um carro é um dos lugares mais seguros para se estar em uma tempestade elétrica??
Dica: não tem nada a ver com pneus de borracha

Luz

• Visitante
« Resposta #42 Online: 11 de Janeiro de 2008, 11:38:19 »

Quando as partículas e anti-partículas se aniquilam, geram energia, que implicação isso tem no espaço? O que acontece com essa energia que surge a todo instante?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 11 de Janeiro de 2008, 11:42:00 »

Por que o céu é azul?
Uma vez minha irmã me respondeu essa, mas eu esqueci.... :vergonha:

Pesquisando na internet:

Sabemos que a luz é formada por diversas cores. Ao atravessar a atmosfera, ela se espalha devido às partículas existents no ar, porém as ondas de cada cor espalham-se de forma diferente, dependendo do seu comprimento de onda. Quanto mais curta, mais dispersas elas se tronam. O comprimento da onda azul faz com que ela se espalhe o suficiente para dar ao céu a tonalidade que vemos. Já no final da tarde, o Sol ilumina obliquamente, obrigando os raios a fazerem um caminho mais longo para chegar à Terra. Tal facto dispersa quase totalmente a luz azul e torna visível a vermelha, que possui um comprimento de onda maior. É isso que nos dá o espectáculo do pôr-do-sol.

http://www.smg.gov.mo/dm/learnmet/p_bluesky.htm

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #44 Online: 11 de Janeiro de 2008, 12:13:44 »
Pergunta: Porque dentro de um carro é um dos lugares mais seguros para se estar em uma tempestade elétrica??

Vou deixar essa para os outros responderem :-)

Quando as partículas e anti-partículas se aniquilam, geram energia, que implicação isso tem no espaço? O que acontece com essa energia que surge a todo instante?

Bom, a energia não é "gerada" quando duas partículas se aniquilam. Relativisticamente falando, a energia sempre esteve lá.

Para entender a flutuação quântica pense o seguinte: imagine um átomo excitado, ou seja, com uma energia um pouco maior que seu estado fundamental. Esse estado excitado é instável e não pode ser mantido para sempre. Pela relação de incerteza de Heisenberg:

delta_E*delta_t=h/2*pi

Ou seja, embora tenhamos uma certa medida de confiança no tempo do decaimento, não temos como prever exatamente qual a energia do fóton emitido quando o sistema decai.

De acordo com a relação acima, teremos uma incerteza na energia de decaimento de:

delta_E=h/(2*pi*delta_t)

Em outras palavras: quanto menor for o tempo de decaimento, mais a energia emitida pelo fóton pode variar pra mais ou pra menos.

Que é que isso tem a ver com as flutuações quânticas? Bom, um argumento (que eu particularmente considero falho) é que um par partícula-antipartícula pode surgir "do nada" desde que a energia desse par volte "para o nada" depois de um delta_t correspondente. Essa é a idéia por trás das partículas virtuais.

Não cheguei a estudar Teoria Quântica de Campos, mas creio que isso gera um problema sério para explicar a densidade de energia. Por que ela não seria infinita? Se o Angelo Melo ou alguém mais por dentro do assunto puder explicar, agradeço...

Luz

• Visitante
« Resposta #45 Online: 11 de Janeiro de 2008, 12:25:57 »

Bom, a energia não é "gerada" quando duas partículas se aniquilam. Relativisticamente falando, a energia sempre esteve lá.

Para entender a flutuação quântica pense o seguinte: imagine um átomo excitado, ou seja, com uma energia um pouco maior que seu estado fundamental. Esse estado excitado é instável e não pode ser mantido para sempre. Pela relação de incerteza de Heisenberg:

delta_E*delta_t=h/2*pi

Ou seja, embora tenhamos uma certa medida de confiança no tempo do decaimento, não temos como prever exatamente qual a energia do fóton emitido quando o sistema decai.

De acordo com a relação acima, teremos uma incerteza na energia de decaimento de:

delta_E=h/(2*pi*delta_t)

Em outras palavras: quanto menor for o tempo de decaimento, mais a energia emitida pelo fóton pode variar pra mais ou pra menos.

Que é que isso tem a ver com as flutuações quânticas? Bom, um argumento (que eu particularmente considero falho) é que um par partícula-antipartícula pode surgir "do nada" desde que a energia desse par volte "para o nada" depois de um delta_t correspondente. Essa é a idéia por trás das partículas virtuais.

Não cheguei a estudar Teoria Quântica de Campos, mas creio que isso gera um problema sério para explicar a densidade de energia. Por que ela não seria infinita? Se o Angelo Melo ou alguém mais por dentro do assunto puder explicar, agradeço...

É como se as partículas não surgissem, mas aparecessem, fazendo a energia oscilar?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #46 Online: 11 de Janeiro de 2008, 12:28:08 »
Não sei se entendi a pergunta...

Luz

• Visitante
« Resposta #47 Online: 11 de Janeiro de 2008, 12:36:27 »
Não sei se entendi a pergunta...

Eu, por acaso, pareço ter entendido?  :stunned:

É como se as partículas não surgissem, mas aparecessem, fazendo a energia oscilar?

Suyndara

• Visitante
« Resposta #48 Online: 11 de Janeiro de 2008, 14:13:01 »

Gaiola de Faraday :hihi:

Gaiola de Faraday foi um experimento conduzido por Michael Faraday para provar que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior dado que as cargas se distribuem de forma homogênea na parte mais externa da superfície condutora, como exemplo podemos citar o gerador de Van der Graaf.

No experimento de Faraday foi utilizada uma gaiola metálica, que era eletrificada e um corpo dentro da gaiola poderia permanecer lá, isolado e sem levar nenhuma descarga elétrica.

Lembrei de uma que um aluno meu fez, eu juro que tive uma vontade imensa de chorar de tão besta que era :'(

" Como eu diferencio uma planta de um animal se os dois são seres vivos?"

:bravo:

Sim. Dá falta de ar um troço desses...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 11 de Janeiro de 2008, 14:15:04 »

Gaiola de Faraday :hihi:

Gaiola de Faraday foi um experimento conduzido por Michael Faraday para provar que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior dado que as cargas se distribuem de forma homogênea na parte mais externa da superfície condutora, como exemplo podemos citar o gerador de Van der Graaf.

No experimento de Faraday foi utilizada uma gaiola metálica, que era eletrificada e um corpo dentro da gaiola poderia permanecer lá, isolado e sem levar nenhuma descarga elétrica.

Certíssimo!!! :ok: :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!