Não sei se entendi a pergunta...
Eu, por acaso, pareço ter entendido? 
(...)É como se as partículas não surgissem, mas aparecessem, fazendo a energia oscilar?
Tá, vou tentar de novo

Ponto 1: Decaimento.
Quando um átomo (ou núcleo atômico) num estado excitado decai, ele emite uma parte de sua energia (correspondente ao estado excitado em relação ao estado fundamental) através de um fóton. A energia desse fóton tem um valor característico para cada átomo (ou nuclídeo) -- a "assinatura" dele, por assim dizer.
Entretanto, se o tempo de decaimento for muito curto, essa energia característica será "borrada" por uma incerteza naquele valor que calculei. Simplesmente não teremos como medir a energia com precisão.
Ponto 2: Partículas Virtuais.
A explicação típica para o aparecimento de partículas virtuais é que as leis de conservação podem ser "tapeadas" pelo Princípio da Incerteza por um pequeno intervalo de tempo delta_t,
desde que a energia correspondente às partículas virtuais criadas desapareça de volta para o nada.
Eu não gosto dessa interpretação porque não há nenhuma razão a priori para imaginar que algo assim aconteça. O Princípio da Incerteza fala sobre quantidades mensuráveis; e em particular, trata de um intervalo de tempo no qual um sistema observado passa por uma mudança em seu estado. Nada disso indica qualquer violação de conservação.
Porém, como já diz o Griffiths, "o Princípio da Incerteza é extraordinariamente robusto"; então dá para obter resultados mais ou menos corretos mesmo abusando dele assim!