Autor Tópico: Cientistas e ciência  (Lida 7632 vezes)

Offline Edson Martins Medrado

• Nível 15
  • *
Cientistas e ciência
« Online: 09 de Junho de 2005, 20:25:27 »
EM: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u13281.shtml

Um em três cientistas admite ter conduta inapropriada, diz pesquisa
SALVADOR NOGUEIRA
da Folha de S.Paulo

Numa pesquisa feita nos Estados Unidos com mais de 3.000 cientistas ligados à área médica, um terço deles admitiu, sob condição de anonimato, que cometeu alguma improbidade em seus estudos nos últimos três anos.

Os resultados, levando em conta que muitos devem ter optado por omitir suas mazelas com medo de que fossem descobertos, são tidos como conservadores pelos realizadores do estudo. Ainda assim, apontam que os pequenos casos de fraude e adulteração, em geral despercebidos, podem causar mais danos à credibilidade da ciência do que os grandes e escandalosos casos de fraude, que acabam indo parar nos jornais.

O estudo foi realizado com pesquisadores dos NIH (Institutos Nacionais de Saúde) dos EUA. De todos os formulários distribuídos, 3.247 foram devolvidos com respostas utilizáveis. Eles foram divididos em acadêmicos em início de carreira e em meio de carreira.

Curiosamente, os pesquisadores experientes (média etária de 44 anos) se mostraram menos éticos que seus colegas principiantes (com, em média, 35 anos). "Embora possamos apenas especular sobre as diferenças observadas entre os grupos, há várias explicações plausíveis", argumentam Brian Martinson, da HealthPartners Research Foundation, e Melissa Anderson e Raymond de Vries, da Universidade de Minnesota, responsáveis pelo levantamento, divulgado na edição de hoje da revista científica britânica "Nature" (www.nature.com).

O trio aponta como possíveis razões o fato de que os cientistas mais experientes já conhecem melhor o sistema e têm menos medo de serem pegos, ou o fato de que cientistas mais jovens se delataram menos nos formulários, com medo de serem expostos.

Os questionários continham 16 perguntas do tipo "sim ou não", dizendo respeito a diferentes tipos de má-conduta na qual o cientista poderia ter incorrido nos últimos três anos --que iam da mais inofensiva delas, Nº 16 ("Você manteve registros inadequados de suas pesquisas?"), à mais escabrosa, Nº 1 ("Você falsificou ou "fabricou" dados de pesquisa?").

"A pergunta mais condenadora foi a de número dez", avalia Adriane Fugh-Berman, pesquisadora americana que recentemente denunciou um caso de "ghost-writing" (recrutamento de cientistas para assumir a autoria de um estudo e ocultar os interesses dos redatores originais) envolvendo a gigante farmacêutica britânica AstraZeneca.

A questão Nº10 era: "Você mudou o projeto, a metodologia ou os resultados de um estudo em resposta a pressões de uma fonte de financiamento?". Entre todos os pesquisadores, 15,5% admitiram ter feito isso. Excetuando a quase inofensiva pergunta dos "registros inadequados", essa foi a que obteve maior resposta.

"Omitir detalhes de metodologia ou resultados se o pesquisador decide fazer isso é uma coisa, outra é se uma companhia farmacêutica decide isso", diz Fugh-Berman, dizendo que sentiu falta de mais perguntas sobre influências das fontes de financiamento e demonstrando pouca surpresa pelos números obtidos: "A única parte surpreendente da pesquisa é que eles sejam tão baixos".

Admitindo que até mesmo os maiores números tendem a ser estimativas conservadoras, baseadas em auto-admissão anônima, os autores acham que os resultados preocupam. Argumentam que essas "pequenas" mazelas do dia-a-dia científico podem ser até mais graves do que os grandes casos de fraude que, vez por outra, ganham destaque na imprensa.

"Pouca atenção se deu até agora ao papel do ambiente de pesquisa como um todo no comprometimento da integridade científica", conclui o trio. "É hora de a comunidade científica considerar quais aspectos desse ambiente são mais importantes para a integridade de pesquisas, quais aspectos são mais suscetíveis a mudanças, e quais mudanças serão as mais frutíferas para garantir a integridade na ciência."
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão que existe um tal relógio e um relojoeiro não"
Voltaire

Offline Snake

• Nível 31
  • *
Re.: Cientistas e ciência
« Resposta #1 Online: 09 de Junho de 2005, 20:26:39 »
Na área errada, e já foi postado: http://www.alenonimo.com.br/forum/viewtopic.php?t=1446
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2005, 20:28:04 »
isso já foi postado em outro tópico
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
  • Eu tenho um Pássaro de Argila!
    • http://www.fotolog.net/joao_ms
« Resposta #3 Online: 09 de Junho de 2005, 20:55:09 »
A ciência precisa ser provada para virar ciência...
Blog do Pássaro de Argila!

(\__/)
(O.o )
(> < ) This is Bunny. Copy Bunny into your signature to help him on his way to world domination!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 09 de Junho de 2005, 20:59:56 »
Mas é relevante.

Já que alguns cientistas admitidamente mentem, logo o método científico não é capaz de obter conhecimento válido.

Logo, as melhores formas de se obter conhecimento são os conhecimentos tradicionais, astrologia, buziologia, copromancia, e através das autoridades religiosas e suas revelações. Logo o mundo foi criado há 6000 anos por Javé numa quarta feira.

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Junho de 2005, 21:10:50 »
Exatamente!
Não se esqueça que esse Javé se criou, isso é uma confirmação científica extremamente válida!
Os verdadeiros cientístas são Moisés, Jacó, e essa povoada toda.
E uma das maiores descobertas da ciência foi que Deus disse, que haja luz, que haja Terra, e que tudo isso foi bom...
São fatos científicos extremamentes válidos.

(\__/)
(O.o )
(> < ) This is Bunny. Copy Bunny into your signature to help him on his way to world domination!

• Nível 15
  • *
Re: Re.: Cientistas e ciência
« Resposta #6 Online: 09 de Junho de 2005, 22:29:32 »
Citação de: Danniel
Mas é relevante.

Já que alguns cientistas admitidamente mentem, logo o método científico não é capaz de obter conhecimento válido.
Sim esta escrito isto no post. :o  :P
Logo, as melhores formas de se obter conhecimento são os conhecimentos tradicionais, astrologia, buziologia, copromancia, e através das autoridades religiosas e suas revelações. Logo o mundo foi criado há 6000 anos por Javé numa quarta feira.

Você esqueceu de colocar a teoria da evolução! :D  :baby:
Quanta intelectualidade aqui, acho que vocês vão me convencer da involução aqui. :D
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão que existe um tal relógio e um relojoeiro não"
Voltaire

• Nível 15
  • *
« Resposta #7 Online: 09 de Junho de 2005, 22:31:14 »
Citação de: Jasig Aurumalfa
Exatamente!
Não se esqueça que esse Javé se criou, isso é uma confirmação científica extremamente válida!
E uma das maiores descobertas da ciência foi que Deus disse, que haja luz, que haja Terra, e que tudo isso foi bom...

É definitivamente vou me tornar um involucionista! :baby:
Voltaire

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #8 Online: 09 de Junho de 2005, 23:31:30 »
Citação de: Edson Martins Medrado
Mas é relevante.

Quanta intelectualidade aqui, acho que vocês vão me convencer da involução aqui. :D
Dá vontade de chorar! Você não entendeu a ironia dele?!!  :shock:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #9 Online: 09 de Junho de 2005, 23:32:09 »
"...Na area médica..."

Saindo do Edson, o máximo que podemos esperar da interpretação dele é o seguinte: "Humm.. interessante esta noticia, ela prova que todos os métodos de datação na paleontologia estão errados."
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #10 Online: 09 de Junho de 2005, 23:32:19 »
Citação de: Jasig Aurumalfa
Exatamente!

É definitivamente vou me tornar um involucionista! :baby:
Nhééé... Você acredita mesmo no que ele fala...  :roll:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 09 de Junho de 2005, 23:50:47 »
Citação de: Perseus
"...Na area médica..."

Saindo do Edson, o máximo que podemos esperar da interpretação dele é o seguinte: "Humm.. interessante esta noticia, ela prova que todos os métodos de datação na paleontologia estão errados."

Acho que mais do que isso, como no meu post, acho que ele acredita que isso prova o criacionismo preferido dele; nào só as datas paleo, arqueo e geológicas estão todas erradas, como a Terra tem 6000 anos, como conclusão de que alguns cientistas mentem.

• Nível 15
  • *
« Resposta #12 Online: 10 de Junho de 2005, 00:26:26 »
"...Na area médica..."

Acho que mais do que isso, como no meu post, acho que ele acredita que isso prova o criacionismo preferido dele; nào só as datas paleo, arqueo e geológicas estão todas erradas, como a Terra tem 6000 anos, como conclusão de que alguns cientistas mentem.

Olha Holmes sem ser este post que nao eh um artigo meu ,onde foi que eu disse que cientistas mentem??? :?:
 Eu sempre digo que estao capturados por uma teoria errada!!Achamdo que ela eh um fato!!
E  eh claro que cientistas mentem sao humanos cara!
E nao sao soh criacionistas que pensam assim eu jah mostrei isto!!
Eiiiiita!
Voltaire

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #13 Online: 10 de Junho de 2005, 08:02:29 »
"...Na area médica..."

Olha Holmes sem ser este post que nao eh um artigo meu ,onde foi que eu disse que cientistas mentem??? :?:
 Eu sempre digo que estao capturados por uma teoria errada!!Achamdo que ela eh um fato!!
Eiiiiita!
Tá, mas o que os médicos tem a ver com o assunto? Isso aqui é área de discussão Evolucionismo x Criacionismo!

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
Cientistas e ciência
« Resposta #14 Online: 10 de Junho de 2005, 12:03:23 »
Olha, eu acredito que é impossível cientistas terem neutralidade absoluta.Tal coisa só seria possível para um ser com qualidades absolutas.Nós somos imperfeitos.Enquanto formos assim , a única coisa que eles devem fazer é tentar ser o menos parcial possível.Porque todos sabemos que existem parcialidades relativas e PARCIALIDADES com P maiúsculo.O último caso é de Dr.Henry Morris, um dos criadores do Scientific Creationism.Ele diz que não importa o quanto os dados "pareçam" desfavorecer a Bíblia, são os dados que tem que ser ajustados de acordo com a Bíblia. Isso é inverter o método científico de ponta a cabeça.Vejam só as declarações dele:

"É mais produtivo encarar a Bíblia literalmente e depois interpretar os fatos reais da ciência dentro do seu enquadramento de revelação." - Henry Morris (Morris, Troubled Waters of Evolution, 1974, p. 184)

"O cristão instruído sabe que as evidências para uma completa inspiração divina das Escrituras têm muito mais peso do que as evidências para qualquer fato da ciência. Quando confrontado com o testemunho bíblico consistente sobre um Dilúvio universal, o crente certamente tem de aceitá-lo como sendo inquestionavelmente verdadeiro."- John Whitcomb e Henry Morris (Whitcomb e Morris, 1961, p. 118)

"Se a Bíblia é a Palavra de Deus - e é - e se Jesus Cristo é o Criador infalível e omnisciente - e Ele é - então tem de se acreditar firmemente que o mundo e todas as coisas nele foram criadas em seis dias naturais e que as longas eras geológicas da história evolucionária realmente nunca ocorreram." - Henry Morris (Morris, Scientific Creationism, 1974, p. 251)

"A evidência final e conclusiva contra a evolução é o fato de a Bíblia a negar. A Bíblia é a Palavra de Deus, absolutamente inerrante e verbalmente inspirada." - Henry Morris (Morris, 1967, p. 55)
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #15 Online: 10 de Junho de 2005, 13:19:27 »
Não é atoa sermos tão imperfeitos... com um criador tão idiota como o nosso não podiamos esperar coisa melhor mesmo..  :twisted:
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

• Nível 15
  • *
« Resposta #16 Online: 10 de Junho de 2005, 13:39:02 »
Não é atoa sermos tão imperfeitos... com um criador tão idiota como o nosso não podiamos esperar coisa melhor mesmo..  :twisted:

Bem Holmes quando leio um comentário como este fico tentado a  :bash:
Voltaire

Poindexter

• Visitante
« Resposta #17 Online: 10 de Junho de 2005, 14:56:48 »

Eiiiiita!

Estou dando cartão amarelo para cada mensagem com associação não comprovada de foristas com nomes como "Holmes" pelo Edson a partir do dia de hoje. Ele acaba de levar o terceiro.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #18 Online: 10 de Junho de 2005, 14:57:21 »

Bem Holmes quando leio um comentário como este fico tentado a  :bash:

Estou dando cartão amarelo para cada mensagem com associação não comprovada de foristas com nomes como "Holmes" pelo Edson a partir do dia de hoje. Ele acaba de levar o quarto.

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
« Resposta #19 Online: 10 de Junho de 2005, 21:09:12 »
Olha Holmes sem ser este post que nao eh um artigo meu ,onde foi que eu disse que cientistas mentem??? Question
E eh claro que cientistas mentem sao humanos cara!
Eiiiiita!

Quantos Holmes existem nesse forum?  :o

Tá, você não percebeu aquela brincadeirinha, né?  :lol: No dia que eu falar que Moisés e Jacó eram ciêntistas...  :P

(\__/)
(O.o )

• Nível 15
  • *
« Resposta #20 Online: 10 de Junho de 2005, 22:59:18 »
Citação de: Alenônimo
Mas é relevante.

Dá vontade de chorar! Você não entendeu a ironia dele?!!  :shock:

Com todo respeito alenônimo, estou rindo muito aqui... :D
Voltaire

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
« Resposta #21 Online: 15 de Junho de 2005, 20:55:03 »
Com todo respeito alenônimo, estou rindo muito aqui...

Claro Edson! Seria uma falta de delicadesa de nossa parte, se depois de um texto tão humorístico, e insinuações tão absurdas, nos temos que retribuir.
Alias, esses criacionistas, sempre bem humorados.  :roll:

(\__/)
(O.o )

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 15 de Junho de 2005, 21:12:40 »
Mas é relevante.

Evolução seria inclusa junto com essas coisas apenas se o critério fosse "coisas que não estão descritas na bíblia", mas o meu critério foi de coisas não-científicas, onde evolução fica de fora mesmo.

• Nível 15
  • *
« Resposta #23 Online: 15 de Junho de 2005, 23:57:36 »
Mas é relevante.

Evolução seria inclusa junto com essas coisas apenas se o critério fosse "coisas que não estão descritas na bíblia", mas o meu critério foi de coisas não-científicas, onde evolução fica de fora mesmo.

Eu sempre esqueço que neste fórum vocês são assim com ciêntistas e ciência: :fofoca:  :louva:
Voltaire

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 16 de Junho de 2005, 14:31:28 »
Eu sempre esqueço que neste fórum vocês são assim com ciêntistas e ciência: :fofoca:  :louva:

Quais outras formas de obtenção de conhecimento sobre a realidade você acha mais acuradas, e por que?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!