A sonda Messenger fará seu primeiro flyby sobre Mercúrio na próxima segunda-feira (14/01). Será a primeira visita ao menor planeta do sistema solar em 33 anos, desde a missão da Mariner 10.
A Mariner 10 foi a primeira sonda a se aproximar de Mercúrio em três oportunidades em 1974 e 1975, mas em cada passagem o planeta apresentava a mesma parte voltada para o Sol. Assim, mais da metade do planeta nunca foi observada.

A Messenger se aproximará a pouco mais de 200 quilômetros da superfície de Mercúrio às 19h04 GMT (17h04 em Brasília).
Os principais objetivos estão ligados à tentativa de elucidar mistérios sobre gênese planetária.
A Messenger (Mercury Surface, Space Environment, Geochemistry and Ranging) pretende coletar dados sobre a composição mineral e química do solo de Mercúrio, assim como sobre sua atmosfera e sua magnetosfera.
A Messenger terá quatro passagens por Mercúrio, das quais três são sobrevôos, antes de ser colocada na órbita deste planeta em 2011, segundo as previsões, para um ano de observações e análises científicas.
Essa primeira aproximação permitirá dar à sonda uma aceleração gravitacional para que possa voltar a se colocar na órbita do planeta em 2011.
A Messenger foi lançada no dia 3 de agosto de 2004 sobre um foguete Delta 2. Ao término de sua viagem de seis anos e meio terá percorrido 7,8 bilhões de quilômetros.
A previsão é de que a Messenger comece a transmitir imagens e dados de Mercúrio na terça-feira, 22 horas depois de sua passagem.
Para quem quiser acompanhar:
http://messenger.jhuapl.edu/encounters/autorefresh=true&time=1200159660×tep=60Vamos torcer e aguardar.
