Autor Tópico: Sonda Messenger promete surpresa sobre Mercúrio  (Lida 3155 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Sonda Messenger promete surpresa sobre Mercúrio
« Resposta #25 Online: 18 de Janeiro de 2008, 15:58:13 »
Bom, não sei sobre o presidente analfabeto (duvido que na época do FHC não fosse igual). E nem acho que a solução seria tirar dinheiro das Artes e deixar com as Exatas, mas um pouquinho mais de critério ajudaria...

Pô, minha mulher trabalha com produção teatral e confecção de projetos pra encaixar na Rouanet. O trabalho dela é muito bom, e aposto que dá um banho nessas nulidades que vocês recebem.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #26 Online: 18 de Janeiro de 2008, 16:07:05 »
Tá de sacanagem!! Putz... QUEM, em nome de Deus, aprova essas coisas?!

A área :)

O ministro da educação manda dividir a verba para projetos entre as 45 áreas de conhecimento, mas em algumas sobra dinheiro e falta pesquisa :'(

Eu fico vendo um monte de projeto em engenharias, coisa de tecnologia de ponta, ser negado por falta de verba e umas baboseiras inúteis sobre "expressividade do azul para recreação infantil" ser aprovada :nojo:

E não estou mentindo, os nomes dos projetos são reais :ok:

É a política, maldita política.´Também, o presidente é analfato...só podia ser assim.

:bravo:

E eu aqui lembrando que tive meu projeto do universal do CNPq rejeitado. Enquanto certos indivíduos que conheço que
mal conseguem enfiar um prego em uma barra de sabão tiveram os seus aprovados.

:parede:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Suyndara

• Visitante
« Resposta #27 Online: 18 de Janeiro de 2008, 16:17:50 »
Isso pq vcs não viram uma reunião do CTC (conselho técnico científico), especialmente os de definição do Qualis ::)

Dá o maior rolo, pq realmente tem uns trabalhos pra lá de inúteis e fracos.

Eu por mim até acho justo todas as áreas terem verbas, mas áreas como medicina, física, engenharias e outras que trazem benefício direto bem que deveriam ter uma verba maior :vergonha:

Já vi trabalhos do hospital de câncer ser rejeitado, dá ódio :bravo:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #28 Online: 18 de Janeiro de 2008, 17:47:01 »
Isso pq vcs não viram uma reunião do CTC (conselho técnico científico), especialmente os de definição do Qualis ::)

Dá o maior rolo, pq realmente tem uns trabalhos pra lá de inúteis e fracos.

Eu por mim até acho justo todas as áreas terem verbas, mas áreas como medicina, física, engenharias e outras que trazem benefício direto bem que deveriam ter uma verba maior :vergonha:

Já vi trabalhos do hospital de câncer ser rejeitado, dá ódio :bravo:

Nem vem. Certas teorias do direito beneficiaram a humanidade tanto quanto invenções de engenheiros e similares. Antes de ter dinheiro para projetar algo, é necessário a liberdade e segurança para tal. E isso é em grande parte graças ao direito e aquelas teorias massantes...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #29 Online: 18 de Janeiro de 2008, 17:59:18 »
Sim, esse é o meu ponto. Não quero entrar no mérito de como repartir a grana entre as diversas áreas - mas certamente poderia haver um pouco mais de critério para que o dinheiro fosse distribuído.

Se não por mais nada, para ensinar parte do povo das Artes a escrever pedido, pqp. Minha mulher sofre para frear certos arroubos de colegas...

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #30 Online: 18 de Janeiro de 2008, 18:03:24 »
Eu sou suspeito para falar. Se dependesse só de mim, não se gastaria um único centavo com sistemas de armas e botava tudo em exploração espacial :-)
Se dependesse só de mim, não se gastaria um único centavo com sistemas de armas e nem em exploração espacial :-)

PS: Sugiro a divisão do tópico.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #31 Online: 18 de Janeiro de 2008, 18:52:17 »
Bah, pensando melhor, é preciso investir tudo em saúde, logo. Ou quem sabe, alimentação. Ou energia. Ou...

Suyndara

• Visitante
« Resposta #32 Online: 19 de Janeiro de 2008, 16:08:58 »
Eu acharia mais lógico que a área de Artes fosse subsiada pelo ministério da cultura (que aliás, recebe uma verba maior do que a da educação  |()

Sobre Direito, é a 3° área com maior número de projetos aprovados  :P (só acho chato aquele bando de desembargadores esnobes me estorvando  ::))

[]s

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #33 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:48:33 »

As NASA's MESSENGER spacecraft drew closer to Mercury for its historic first flyby, the spacecraft acquired this image showing a variety of surface textures, including smooth plains at the center of the image, numerous impact craters and rough material that appears to have been ejected from the large crater to the lower left.

The more than 1,200 images acquired by MESSENGER will assist in the scientific study of the history and evolution of the innermost planet.

Image Credit: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1000.html :ok:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #34 Online: 21 de Janeiro de 2008, 00:07:42 »
Eu acharia mais lógico que a área de Artes fosse subsiada pelo ministério da cultura (que aliás, recebe uma verba maior do que a da educação  |()

Eu confesso que fiquei um pouco surpreso, sim, mas até que faz um sentido (meio torto). O MinC distribui verba para quem já faz trabalhos na área, o MEC para quem ainda estuda ou faz pesquisa acadêmica.

Sobre Direito, é a 3° área com maior número de projetos aprovados  :P (só acho chato aquele bando de desembargadores esnobes me estorvando  ::))

[]s

Como é isso? :-)

Offline Jack

• Nível 05
  • *
« Resposta #35 Online: 22 de Janeiro de 2008, 17:47:03 »
Mercúrio dentre os planetas terrestres é o que manteve intacta sua superfície ( e outra caratcerísticas ) de forma mais considerável desde a sua formação. Todos os outros planetas terrestres tiveram a ação do intemperismo geológico apagando as pistas sobre sua "infância".

Desta forma estudar Mercúrio é estudar a formação de planetas do tipo terrestre o que nos auxiliaria a selecionar melhor as estrelas que poderiamos observar para tentar detectar planetas como o nosso.

Mas existem outros pontos que despertam interesse em Mercúrio:

- http://messenger.jhuapl.edu/why_mercury/index.html

Acho que um dos mais interessantes é tentar localizar gelo em crateras que jamais receberam um raio solar em seu piso. Este gelo tb seria uma capsula do tempo sobre a água, e possivelmente outras moléculas, presentes na nebulosa planetária da qual se formaram os planetas.

[ ]´s
Acho que mais importante do que saber como surgiu a Terra, é sabermos como  ela será daqui a 20 ou 30 anos, o que esperam nossos filhos e netos. Do jeito que a estamos destruindo, não vai sobrar muita coisa não.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #36 Online: 26 de Janeiro de 2008, 08:07:16 »
Jackson, um dos objetivos hoje nas modernas missões de exploração é entender as diversas variaveis que explicam o clima de cada um dos planetas. No caso de Venus e Marte, estudos nesses planetas tem ajudado a climatologistas a entender o cliima aqui na Terra.

Agora, como surgiu a Terra a gente sabe, isto é, material que não estava no centro do sistema solar quando o sol começou a se formar. A partir da nuvem de gás e poeira circundante é que os planetas se formam.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 19:32:14 »
E a análise das fotos enviadas pela Messenger comprovaram, de forma inequívoca, a atividade vulcânica no passado de Mercúrio.

Além disso, os cientistas planetários afirmam que as fotografías revelam que Mercúrio está encolhendo a medida que envelhece, formando riscos - como rugas - rasgos estranhos que devem ser provocados pelo retrocesso de seu frio núcleo planetário.

As fotos de uma grande cratera com linhas radiantes revelam formações nunca vistas antes.

Uma série de fotos da Messenger pode ser vista aqui:
http://www.nasa.gov/mission_pages/messenger/multimedia/index.html
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

APODman

• Visitante
« Resposta #38 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 22:07:24 »
Além disso, os cientistas planetários afirmam que as fotografías revelam que Mercúrio está encolhendo a medida que envelhece, formando riscos - como rugas - rasgos estranhos que devem ser provocados pelo retrocesso de seu frio núcleo planetário.

Com o núcleo resfriado e portanto sem o "efeito dinamo" responsável pelo campo magnético de nosso planeta de onde provém a magnetosfera de Mercúrio ( o único planeta rochoso além da Terra a possuir campo magnético ) ?

[ ]´s

« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2008, 22:11:00 por APODman »

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 22:54:55 »

Com o núcleo resfriado e portanto sem o "efeito dinamo" responsável pelo campo magnético de nosso planeta de onde provém a magnetosfera de Mercúrio ( o único planeta rochoso além da Terra a possuir campo magnético ) ?

[ ]´s

:?

APODman, você sabe se há alguma hipótese para explicar isso?

Nessa matéria da UniverseToday essa questão é posta:

http://www.universetoday.com/2008/01/30/mercury-is-less-like-the-moon-than-previously-believed/

MESSENGER wasn't just taking pictures. It also had a suite of scientific instruments measuring many features of the planet. Perhaps the most puzzling of these is its magnetic field. Even though Mercury cooled down and solidified eons ago, it still has an magnetic field. This was first detected by Mariner 10, and MESSENGER confirmed it.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

APODman

• Visitante
« Resposta #40 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 10:59:12 »
:?
APODman, você sabe se há alguma hipótese para explicar isso?

A proposta é que Mercúrio tenha um dínamo interno, mas para isto ele teria que possuir convecção  em seu núcelo ou próximo dele.

Como, Mercúrio tendo massa tão pequena, ainda consegue manter calor em suas regiões internas sendo que tudo demonstra que ele extremamente denso por ser resfriado internamente é outro mistério derivado do primeiro.

Acho que mais do que a Missão Messenger da NASA a missão Bepi Colombo da ESA/JAXA poderá obter informações mais detalhadas do que gera a magnetosfera de Mercúrio.

( Eu tenho apostado mais na ESA do que na NASA ultimamente, até mesmo a JAXA eu acho que possui um futuro mais promissor do que a NASA :p )

[ ]´s

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!