Autor Tópico: Psicólogos tentam impedir pesquisa com homicidas  (Lida 2710 vezes)

Offline Tabacof

• Nível 05
  • *
Psicólogos tentam impedir pesquisa com homicidas
« Online: 21 de Janeiro de 2008, 22:36:36 »
Triste, muito triste:

Psicólogos tentam impedir pesquisa com homicidas
Publicidade

RAFAEL GARCIA
da Folha de S.Paulo

Um grupo de mais de cem pessoas, que inclui psicólogos, advogados, antropólogos e educadores, quer tentar impedir a realização de um projeto de pesquisa que pretende mapear o cérebro de 50 adolescentes homicidas em Porto Alegre (RS). A reação contra os cientistas que lideram a proposta cresceu a partir de dezembro passado, quando um abaixo-assinado acompanhado de uma nota de repúdio de autoria coletiva começou a circular.

A versão mais atual do documento está assinada por 101 pessoas, incluindo integrantes do CFP (Conselho Federal de Psicologia) e de conselhos regionais. Baseada em reportagem publicada pela Folha em 26 de novembro último, a nota compara a pesquisa a "práticas de extermínio" e de motivação "eugenista".

Dois dos líderes do projeto que está sendo criticado são o neurocientista Jaderson da Costa, da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), e o geneticista Renato Zamora Flores, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Um aluno de mestrado no grupo é o secretário da Saúde do Estado, Osmar Terra, deputado federal licenciado pelo PMDB.

A intenção dos cientistas é analisar em uma mesma pesquisa aspectos neurobiológicos, psicológicos e sociais do comportamento violento, tendo como foco de pesquisa um grupo de internos da Fase (antiga Febem gaúcha).
O projeto de pesquisa ainda não foi protocolado no comitê de ética da PUC-RS, que vai avaliá-lo, mas alguns signatários da nota de repúdio já estão organizando uma reação.

"A gente pretende evitar que ele se realize", diz Ana Luiza Castro, psicóloga do Juizado da Infância e Juventude de Porto Alegre. "Entendemos que ele fere o Estatuto da Criança e do Adolescente e fere os direitos humanos porque parte desse princípio: liga a violência a um determinado grupo social."

Castro, que foi diretora da Fase no governo Olívio Dutra (PT), diz que pretende tentar barrar a pesquisa recorrendo à própria PUC-RS e, se não der certo, estuda ir ao juizado o ou ao Ministério Público.

"O estatuto fala de garantias, de reeducação e de reinserção social dos adolescentes", diz a psicóloga. "Nós não entendemos em que medida esse tipo de estudo pode ajudar nisso."

Para Jaderson da Costa, os signatários do abaixo-assinado aderiram ao movimento por desinformação ou por não compreenderem a reportagem sobre a pesquisa.

"O que eles assimilaram foi que nós estaríamos sendo reducionistas, procurando simplesmente uma base neurobiológica e desprezando qualquer outro fator", diz Costa. "Na realidade, é um projeto que visa mesmo ver bases neurobiológicas, neurológicas e genéticas, mas não descuida dos aspectos neuropsicológicos, psiquiátricos, emocionais e sociais."

Segundo o neurocientista, a reação contrária à pesquisa se deve a uma vertente acadêmica que rejeita a incorporação da neurobiologia no estudo do comportamento humano. "Existe uma corrente retrógrada, que quer manter o conhecimento como está", diz. "Mas o foro para resolver essas coisas não é esse bate-boca com abaixo-assinado. O foro é a academia, a discussão acadêmica."

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u365435.shtml

-----------------------

Bem, na folha de S. Paulo de hoje também tem um artigo de um geneticista da UFRGS que destrói esses "educadores e psicológos". Na folha também tem o artigo desses pseudo-cientistas sociais, o qual eu procurei mas não encontrei na internet.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Psicólogos tentam impedir pesquisa com homicidas
« Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2008, 22:39:45 »
Putz.  Opção pela ignorância é dose.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2008, 22:57:06 »
O Zamora tá sempre envolvido nessas coisas.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Janeiro de 2008, 22:57:27 »
a nota compara a pesquisa a "práticas de extermínio" e de motivação "eugenista".
[...]
"Entendemos que ele fere o Estatuto da Criança e do Adolescente e fere os direitos humanos porque parte desse princípio: liga a violência a um determinado grupo social."
Ah meu deus...

Deprimente.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Janeiro de 2008, 23:01:01 »
A proposta da pesquisa prevê o consentimento dos garotos?
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #5 Online: 21 de Janeiro de 2008, 23:28:21 »
O Zamora tinha contato com a STR. Neurociência FTW.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #6 Online: 21 de Janeiro de 2008, 23:59:38 »
Lombroso revisitado.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2008, 19:03:22 por wstEagle »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2008, 00:18:42 »
É... infelizmente aqui no RS também tem destas coisas.  :so-sorry:

Por favor... não julguem o povo gaúcho por isto.  :sim:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Janeiro de 2008, 13:18:53 »
Ontem, na TVCOM, canal 36, houve um debate entre Renato Zamora Flores, Osmar Terra, Ana Luiza Castro e um advogado da OAB (comissão dos direitos humanos)... muito bom! Mostrou o quanto os opositores desconhecem sobre a pesquisa e método científico... extremamente mal preparados e mal articulados, cometeram todas as falácias possíveis e imagináveis.

Em pesquisa interativa, durante o debate, o numero de apoiadores foi de 81%.   :ok:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #9 Online: 24 de Janeiro de 2008, 14:17:04 »
Perdoem a minha ignorância, mas exatamente onde estão as práticas de extermínio, motivações eugenistas e as ligações da violência a um determinado grupo social nesse estudo?

Eu, heim.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #10 Online: 26 de Janeiro de 2008, 03:11:55 »
Dbohr, eles querem ligar a violencia ao grupo dos homicidas, motivacoes eugenicas e praticas de exterminio pois querem isolar esse grupo social do resto da sociedade, quase em campos de concentracao.

E ainda consegui manter uma cara seria enquanto escrevia isso.
"The patient refused an autopsy."

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Janeiro de 2008, 05:25:55 »
Pesquisei a palavra cérebro e em mais ou menos 1/3 dos tópicos encontrados os assuntos se parecem muito com esse que esta sendo discutido agora.
Daí surgiu uma dúvida: em outros países a pesquisa para descobrir relaões entre cérebro e comportamento é mais aceita do que aqui?

../forum/action=search2;params=YWR2YW5jZWR8J3wxfCJ8YnJkfCd8Niw4LDksMTB8InxzaG93X2NvbXBsZXRlfCd8fCJ8c3ViamVjdF9vbmx5fCd8MXwifHNvcnRfZGlyfCd8ZGVzY3wifHNvcnR8J3xyZWxldmFuY2V8InxzZWFyY2h8J3xjZXJlYnJv;start=25
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

rizk

• Visitante
« Resposta #12 Online: 26 de Janeiro de 2008, 06:39:37 »
Ah gente, sei não, é menor de idade...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #13 Online: 26 de Janeiro de 2008, 07:12:40 »
Curiosamente, esse não foi um dos argumentos expostos pelos opositores na matéria acima.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Janeiro de 2008, 08:18:23 »
Ah gente, sei não, é menor de idade...

Isso não impediu que eles cometessem crimes.

Curiosamente, esse não foi um dos argumentos expostos pelos opositores na matéria acima.

Foi citado o Estatuto da Criança e do Adolescente, para mim indiretamente tocaram na questão idade.
Alfred E. Newman

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #15 Online: 26 de Janeiro de 2008, 08:29:38 »
Indiretamente, sim. Mas até aí, tem que citar exatamente qual artigo está sendo ferido.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 26 de Janeiro de 2008, 10:11:37 »
Indiretamente, sim. Mas até aí, tem que citar exatamente qual artigo está sendo ferido.

ON - modo busca de cabelo em ovo ligado

Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

Art. 232. Submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento:

OFF - modo busca de cabelo em ovo desligado

Tive que religar os meus neurônios sindicalistas, depois que me afastei da luta eles entraram em greve e só concordaram em voltar porque adoram chocolate, e tentar entender as críticas ao projeto.
Pois bem, lá vai:
Acredito que ficou claro para nós aqui do fórum o objetivo da pesquisa:

"Na realidade, é um projeto que visa mesmo ver bases neurobiológicas, neurológicas e genéticas, mas não descuida dos aspectos neuropsicológicos, psiquiátricos, emocionais e sociais."

Mas para quem é contra é muito fácil enxergar coisas como:
- esses jovens já sofreram preconceito demais, agora querem rotulá-los como psicopatas;
- a pesquisa deixa de lado o histórico familair desses jovens, muitas vezes vítimas de abusos ou negligência por parte dos pais e responsáveis;
- a falta de infraestrutura, como escolas, espaços para lazer e a proximidade com o crime impedem que jovens de classes baixa possam usifruir plenamente de sua cidadania;
- a enorme complexidade dos diversos fatores administrativos e sociais nos leva a reflexão sobre o papel da sociedade no aumento da criminalidade entre os adolescentes, e tudo isso é deixado de lado para criarmos uma desculpa genética onde a intereção entre genes e sinapses cerebrais servem como explicação para um comportamento violento.

Modo sindicalista maluco OFF
Alfred E. Newman

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 26 de Janeiro de 2008, 12:52:23 »
O pior disso é que os idiotas criam um espantalho para o pessoal de extrema-direita que defenderia tudo que eles são contra de qualquer jeito, quaisquer que fossem os resultados... :/

Offline Caio1985

• Nível 11
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Janeiro de 2008, 14:07:30 »
Observo o forum já faz um tempo (desde 2005) mas nunca me registrei.

Resolvi me registrar e talvez esteja começando com o pé esquerdo aqui no Clube Cético.

Hoje eu estava indo para o supermercado com a minha mãe (que é educadora) e eu comentei essa discussão aqui do forum. Eu dizia: "é um absurdo, que visão retrógrada" e etc. Ela até me contou que na época em que estava se formando (início dos anos 80), surgiu uma discussão na faculdade sobre o fator biológico no comportamento das pessoas e da predisposíção natural à violência.

Discutimos o assunto e ela conseguiu me convencer de que isso pode ser perigoso.

Vamos supor que o mapeamento cerebral seja feito - com o consentimento dos menores, é lógico. Haverá resultados interessantes e avanço científico nessa área. Depois que eles tiverem em mãos o resultado, poderão determinar quem tem predisposição genética a cometer delitos. O que farão com isso para diminuir a violência em jovens predispostos a cometê-la?

Impedir com que se reproduzam?
Cirurgia cerebral?
Remédios?

Aí não dá. Se a pesquisa servir pra isso, estamos caminhando para o lado errado. Tem um filme muito bom, Gattaca - a experiência genética, que ilustra bem pra que lado estamos indo.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #19 Online: 26 de Janeiro de 2008, 14:16:45 »
Primeiro, seja bem-vindo :-)

Segundo, ninguém - nem os pesquisadores - sugeriu que isso aconteceria. Não se pode dizer a priori qual será o resultado de uma experiência.

Offline Caio1985

• Nível 11
  • *
« Resposta #20 Online: 26 de Janeiro de 2008, 14:25:10 »
Mas a finalidade eles deram? Porque esse é um dos bem prováveis resultados da pesquisa. Mesmo que não tenham a intenção direta de obter esses resultados.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 26 de Janeiro de 2008, 14:30:11 »
Supondo que se detecte uma pré-disposição genética, pode-se em seguida pensar em formas de evitar que ela se manifeste.  Isso não é necessariamente coercitivo ou invasivo; se eu soubesse, por exemplo, que uma mudança de dieta pode evitar a manifestação de uma tendência psicótica, pensaria com carinho no assunto e provavelmente o faria voluntariamente.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 26 de Janeiro de 2008, 14:46:19 »
Vamos supor que o mapeamento cerebral seja feito - com o consentimento dos menores, é lógico. Haverá resultados interessantes e avanço científico nessa área. Depois que eles tiverem em mãos o resultado, poderão determinar quem tem predisposição genética a cometer delitos.

Não vão necessariamente detectar isso, algo do tipo "gene para bandidagem", ou "gene para tendências homicidas". Apesar do fato de ter um geneticista no meio levantar a suspeita desse tipo de possível "resultado".

Podem, de qualquer forma, encontrar alguma coisa genética associada, mas acho que o principal seriam esses mapeamentos cerebrais.

O que farão com isso para diminuir a violência em jovens predispostos a cometê-la?

Impedir com que se reproduzam?
Me custa muito acreditar que algum cientista sério vá defender em pleno século XXI algo do tipo.

Cirurgia cerebral?

Qual é o problema, desde que corretamente estudada a condição cerebral que possa ser corrigida através desse tipo de intervenção? Há algum tempo atrás, houve um caso de um cada que era pedófilo (ou admitiu estar sentindo vontades atração por crianças, sem ter necessariamente ainda feito nada, não lembro); de alguma forma, descobriram que ele tinha um tumor no cérebro. Tiraram, e também acabaram coincidentemente os desejos pedófilos (eles nem sabiam da relação, foi coincidência mesmo, mas a sugestão de causalidade é forte - não significando que seja a causa universal da pedofilia)

Não seria, muito provavelmente, o caso, de qualquer forma. A menos que fosse bem precisamente algo do tipo, tumores associados, porque esse tipo de coisa (como lobotomização) é bastante descreditada hoje em dia. Muito mais provavelmente iriam (ou não) detectar funcionamentos diferentes do cérebro, mais ou menos como "programas" diferentes em computadores com o "hardware" sem defeito. Para esse tipo de coisa, não haveria cirurgia.

Remédios?
Talvez. não necessariamente. Talvez remédios em situações mais extremas, mas talvez também se possa ter terapia cognitiva comportamental, como em depressão, transtornos obsessivos-compulsivos, e acho que "síndrome do pânico". Qual é o problema com remédios? Você é contra anti-depressivos para depressão, calmantes para nervosismo, vitaminas para suprir deficiência vitamínica, ou insulina para diabetes?

Aí não dá. Se a pesquisa servir pra isso, estamos caminhando para o lado errado. Tem um filme muito bom, Gattaca - a experiência genética, que ilustra bem pra que lado estamos indo.

Eu acho que não precisa haver esse tipo de preocupação. Não me parece ser o caso. Não vão achar algo como "o gene do comportamento homicida", mas uma série de fatores e entender o que eles desencadeiam. Talvez pais mais ausentes ou maus-tratos nos primeiros anos de vida, talvez junto com má-alimentação, talvez junto com genes bem associados à alguma condição psiquiátrica, etc, tornem a pessoa mais pré-disposta a comportamento violento. Saber dessas coisas, até mesmo de correlações causais genéticas, é interessante e não implica necessariamente em políticas nazistas ou caricaturais do estilo "admirável mundo novo". Pode servir para dar mais atenção à famílias mais pobres, aumentando o bolsa-família e tendo tipos de assistentes sociais em períodos mais críticos do desenvolvimento, talvez ajude a desenvolver ambientes mais saudáveis em orfanatos, e esse tipo de coisa, por exemplo.

Mas também não tiro totalmente a razão sobre a preocupação. Toda essa coisa de psiquiatria e genética comportamental é meio complicada e tem vários críticos. Há acusações de "inventarem" doenças ou distúrbios (uns alegam que a classificação de "distúrbio" como diferencial de "doença" foi apenas por não conseguir estabelecer os critérios necessários para doença, mas haver nicho mercadológico para medicamentos), que não estão no Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, e mesmo esse manual tem críticas similares.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 26 de Janeiro de 2008, 14:56:44 »
Mas a finalidade eles deram? Porque esse é um dos bem prováveis resultados da pesquisa. Mesmo que não tenham a intenção direta de obter esses resultados.

Bem vindo, Caio!
Caio, o termo "adolescentes homicidas" é vago, pelo menos da maneira como ficou colocado na reportagem. Existem somente 50 internos que são adolescentes e homicidas?
Existem mais de 50 mas esses escolhidos são os mais violentos?
Esses 50 se ofereceram voluntariamente para serem cobaias?
Fica difícil afirmar o quão provável será um resultado, com base apenas no que informa a reportagem.
No meu ponto de vista. lembrando casos que foram notícias na Tv, independente de serem adultos ou adolescentes, uma coisa é matar gente "peleando", outra é depois de assaltar um ônibus, empurrá-lo numa ribanceira sem motivo aparente ou então esfaquear uma jovem até a morte apenas porque teve vontade.
Apenas avaliando o que está escrito poderíamos até especular que um dos resultados prováveis seria a descoberta de que a causa para esses assassinos serem tão FDP (desculpem aos foristas mas não encontrei outro termo) é o uso frequente de drogas.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2008, 15:01:15 por Dodo »
Alfred E. Newman

Offline Caio1985

• Nível 11
  • *
« Resposta #24 Online: 26 de Janeiro de 2008, 15:17:25 »
E se a predisposição não for condicional, já estiver "impressa" no cérebro e só uma ação invasiva ou coercitiva puder impedir ou evitar essa predisposição... seria prudente um cirurgia cerebral, por exemplo, sem o consentimento da pessoa?

Não é um pergunta retórica, estou pedindo a opinião de vocês mesmo, porque ainda não tenho um posicionamento nesse tema, e como estudante de Administração Pública acho que ainda vou perder muito cabelo c/ esse tipo de coisa.

Já houve estudos parecidos em penitenciárias. Alguns até apontam características paralelas a essa predisposição, como o formato da cabeça, orelha e saliência das sombrancelhas. Os genes dessas características físicas viriam com uma frequência muito maior junto aos "genes da violência".

Esse negócio que o Buckaroo Banzaii falou é interessante. Tem aquele caso parecido do cara que era dócil e amigável com filhos, amigos e vizinhos até que um dia no trabalho (trabalhava colocando trilhos de trem, se não me engano) uma barra de ferro atravessou sua cabeça e o rapaz, que sobreviveu, se tornou rabugento, mentiroso e mau caráter. Como é um caso clássico todo mundo aqui deve conhecer.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!