Enquete

Você aceitaria pagar mais impostos, se tivesse a certeza de que o dinheiro arrecadado seria utilizado para melhorar as condições de vida dos brasileiros?

Sim, aceitaria; o importante é o bem do povo.
Não aceitaria; não suporto mais pagar impostos.
Não aceiteitaria, mas me conformaria com o tempo. Afinal, isso é algo necessário.
Não há utilidade em criar uma enquete tão idiota, pois sempre haverá desvio do capital público. =P

Autor Tópico: Sobre novos impostos.  (Lida 2226 vezes)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
Re: Sobre novos impostos.
« Resposta #25 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 15:24:21 »
Há vários países regidos pelo sistema representativo que estão muito bem, não vejo porque implantar esse sistema que você defende em um país como o Brasil. O que se faz necessário é diminuir o tamanho do Estado, com isso fica bem mais fácil fazer o controle da corrupção.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline André Teixeira Jacobina

• Nível 03
  • *
« Resposta #26 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 19:08:16 »
Há vários países regidos pelo sistema representativo que estão muito bem, não vejo porque implantar esse sistema que você defende em um país como o Brasil. O que se faz necessário é diminuir o tamanho do Estado, com isso fica bem mais fácil fazer o controle da corrupção.

Concordo que o Estado deve diminuir em alguns setores, como a não necessidade de ministério da cultura. A privatização parcial da previdência (não total pois é necessária um sistema que evite o empobrecimento de muita gente como aconteceu no Chile). Porém na saúde o Estado tem é que aumentar e muito, e melhorar a qualidade, tendo mais hospitais públicos, e um sistema de saúde mais amplo. Assim como políticas sociais para garantia dos direitos sociais, em caráter transitório e com condicionais, e forte fiscalização.

Na educação não é aumentar porém mais investimentos, e mecanismos, se quiser digo até idéias minhas, são necessários por parte do Estado. Exemplo bônus salarial a todos os professores dos colégios que vão bem em testes nacionais padronizados, criando uma competição acadêmica pelo bônus. E comissões destinadas a avaliar pq determinados colégios estão mal, e buscar meios para aprimorar os mesmos, investindo na estrutura e qualificação dos professores.

No setor ambiental o Estado tb tem que aumentar. Se não for Estado eu não vejo a maioria das empresas muito preocupadas com isso.

Em outros setores o Estado pode sim diminuir, trabalhar com incentivos, e regulação.

O melhor antídoto para corrupção é a democratização, e para mim isso é absolutamente claro. Se mais pessoas têm mais poder, fica mais difícil esconder, tem gente demais para subornar, e a tolerância com a corrupção diminui. A  tolerância aumenta em sistemas que se concentra poder pois se racionaliza que todos ou a maioria fariam o mesmo, se cria uma cultura da impunidade, se vc se torna diretamente responsável, se todos se tornam mais responsáveis, isso automaticamente dificulta.

Sendo que não é somente a Suíça, esse é o caso extremo. Mas em quase todos os desenvolvidos, mesmo em sistemas representativos, a população transforma em diretos, com passeatas, protestos, e os sistemas tem mais mecanismos de controle popular nas democracias avançadas, em todas. E em todas, são esses momentos, esses dispositivos, que estão presentes nas grandes conquistas sociais. É essa pressão que fez, por exemplo, Margaret Thatcher dizer que o sistema de saúde inglês está em boas mãos no Estado.

Em um país que a população ainda não tem essa consciência política ampliar a democracia e acelerar esse processo, é ainda mais necessário. Pois a prática vai fornecer ao longo do tempo essa educação política, diminui a personalização do poder. Enfim, eu poderia literalmente escrever mais de 20 paginas apenas listando os inúmeros benefícios. E não é por acaso que boa parte dos maiores cientistas políticos, historiadores, e outros pesquisadores, pelo mundo, de uma forma ou de outra, vem abraçando essas idéias. O desafio maior agora é levar ao público, que a liberdade mais importante, é a liberdade do homem público, do cidadão que pensa em si e nos outros, é na política que protege o individuo, e que ao mesmo tempo ele próprio é o agente de se pensar nos outros, no coletivo. Sendo óbvio que nada deve ser forçado, deve emanar dele, do individuo.

Podemos como em qualquer sociedade livre buscar convencer, expor idéias, e defender seus méritos, pq são melhores. E Night, para mim é são visivelmente melhores, não por pouco, mas por muito, leguas...lembrando que não inventei nada, ao contrario, faço parte de um conjunto de gente, muito antes de eu ter nascido, que já haviam pensado nisso.

« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2008, 19:22:57 por André Teixeira Jacobina »
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo. Vendas, fórum, fotos, e muito mais.

http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

O herói é um cientista cético, um pensador político.  O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #27 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 21:03:17 »
Aumentar impostos para os políticos poderem gastar mais com cartões corporativos?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #28 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 21:06:10 »
Nem mesmo se tivesse a certeza de que o dinheiro arrecadado seria utilizado para melhorar as condições de vida dos brasileiros, pois o que pagamos já é o suficiente

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #29 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 21:15:43 »
Aumentar impostos para os políticos poderem gastar mais com cartões corporativos?

Gastando ou não com dinheiros corporativos haveria melhorias para a população brasileira.

Nessa situação, de que mesmo roubando uma parte, haveriam melhoras sociais, você aceitaria novos imposstos?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #30 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 21:27:17 »

Gastando ou não com dinheiros corporativos haveria melhorias para a população brasileira.

Nessa situação, de que mesmo roubando uma parte, haveriam melhoras sociais, você aceitaria novos imposstos?
Não.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline André Teixeira Jacobina

• Nível 03
  • *
« Resposta #31 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 22:25:53 »

Se eu tivesse certeza que seriam bem utilizados, sim aceitaria novos impostos. Especialmente se eles taxassem de maneira proporcional patrimônio, de forma a descentralizar riqueza. Se contribuíssem para garantia dos direitos sociais, para mim uma das grandes, se não for maior, responsabilidade do Estado.

Aceitaria novos impostos se essa for uma decisão popular, e não dos políticos, o aspecto democrático da decisão, especialmente, eu respeitaria muito. Porém no Brasil, as soluções, não passam tanto por aumento dos impostos, eu até seria favorável nas condições que citei, mas esse seria apenas um elemento que ajudaria a financiar programas sociais. É necessária uma reforma ampla do sistema político, que antecede isso.

Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo. Vendas, fórum, fotos, e muito mais.

http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

O herói é um cientista cético, um pensador político.  O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!