Autor Tópico: Uma nova matemática, a partir do zero  (Lida 1936 vezes)

rizk

• Visitante
Re: Uma nova matemática, a partir do zero
« Resposta #25 Online: 26 de Janeiro de 2008, 01:45:06 »
Existe outra matemática que não essa nossa?!? Dizem que a Matemática recebeu contribuições de diversos povos e etc, mas o que geralmente acontece é que o povo X "contribui" para alguma coisa, mas continuam os trabalhos deles paralelamente... existe uma matemática chinesa, hoje, diferente da nossa?

Caso haja, não é possível "traduzir" de uma pra outra? Mais ou menos como a pedra da roseta... comparar, digamos, a lei de gravitação nossa e a marciana?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #26 Online: 26 de Janeiro de 2008, 07:52:16 »
Existe outra matemática que não essa nossa?!? Dizem que a Matemática recebeu contribuições de diversos povos e etc, mas o que geralmente acontece é que o povo X "contribui" para alguma coisa, mas continuam os trabalhos deles paralelamente... 

Não é exatamente isso. Existem diferentes formas de fazer matemática, mas os resultados são equivalentes. Se o trabalho de Euclides tivesse se perdido, a nossa matemática provavelmente teria uma cara diferente, mas fosse como fosse, a soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer na geometria plana ainda seria 180o.

existe uma matemática chinesa, hoje, diferente da nossa? Caso haja, não é possível "traduzir" de uma pra outra? Mais ou menos como a pedra da roseta... comparar, digamos, a lei de gravitação nossa e a marciana?

Acho que na Antigüidade os princípios geométricos e aritméticos que eles derivaram eram iguais ou equivalentes aos nossos. Só devia mudar a notação :-)

Em tempo, a Etnomatemática em que eu acredito estuda isso: as diferentes formas que as culturas encontraram de fazer matemática.

Entretanto, o Universo aparenta ser intrinsecamente matemático. Isso é tão misterioso quanto curioso para mim.

:-)

Em tempo 2: talvez fosse melhor dizer que o Universo aparenta ser intrinsecamente estatístico :-)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #27 Online: 26 de Janeiro de 2008, 09:06:40 »
Pois é Buckaroo, é o que vinha falando antes. Sem dúvida haveria muitas barreiras iniciais à comunicaçao "matemática"entre nós e uma civilização alienígena, ligadas à questões até mesmo biológicas como as eventuais diferentes ferramentas de percepção sensorial e quem sabe até culturais, por que essas influenciam os conjuntos de axiomas que cada civilização teria escolhido desenvolver.

Mas uma vez que essas fossem ultrapassadas (e se fossem), ou seja que um compreendesse os axiomas do outro, deveríamos ser perfeitamente capazes de reconstruir o raciocínio dos aliens e obter as mesmas conclusões que eles (acho até que mesmo se os processos de racicocínio deles fossem radicalmente diferentes dos nossos).

A partir daí, tendo iniciado uma "conversa" poderíamos partir pra outras.
(...)

Sendo que as 'conversas matemáticas' teriam muito mais chances de caminharem do que outras ciências (uma vez que podemos descrever o nosso mundo de uma forma mais abstrata; no exemplo, podemos flar de Pi porque em definitiva já devem ter percebido a proporção do diâmetro de um círculo e sua circunferência, ou podem ter um teorema de Pitágoras ou leis trigonométricas similares).

Dbohr, também tenho esse número da SciAmerican sobre Etnomatemática, se bem que lá fala mais sobre notações e relação de cada povo com a matemática.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #28 Online: 26 de Janeiro de 2008, 09:44:56 »
A edição é muito boa. A matéria do pesquisador botocudo da Unicamp fica lá no final e não chega a estragar a revista :-)

Offline Artefacts.of.Chaos

• Nível 10
  • *
  • O mundo real é uma exceção!
« Resposta #29 Online: 26 de Janeiro de 2008, 11:59:18 »
isso ai e um dos conflitos da mecanica quantica na pratica, por crescermos com conceitos matematicos "exatos", simplesmente nao aceitamos uma nova matematica diferente, e aquela velha historia... na mecanica quantica... tudo que e matematicamente viavel e fisicamente impossivel... mas mesmo assim e uma ciencia.
Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #30 Online: 26 de Janeiro de 2008, 12:24:07 »
Ahn... não :-)

A MQ é estatística. Não há conflito algum, a não ser de natureza filosófica, pois os fenômenos macroscópicos costumam ser determinísticos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!