Autor Tópico: "Não vou discutir com você!"  (Lida 2267 vezes)

Rhyan

• Visitante
"Não vou discutir com você!"
« Online: 24 de Janeiro de 2008, 09:37:22 »
É muito comum eu ouvir isso de pessoas que me conhecem. Quando o assunto cai em religião ou ceticimo as pessoas sabem que sou um cara chato nas minhas ideologias.

A última vez foi quando meu primo disse que a nasa esconde extraterrestres, eu disse que era uma opinião sem provas, base ou lógica. Sei que não sou paciente ou delicado quando entro nesses assuntos. Mas quem deveria dizer que não quer discutir sou eu!!!

Na próxima vez que isso acontecer nem vou dar o trabalho de rebater, simplesmente direi "Não discuto com ignorantes!".

Suyndara

• Visitante
Re: "Não vou discutir com você!"
« Resposta #1 Online: 24 de Janeiro de 2008, 09:51:03 »
Depende muito do interlecutor  :D

Se eu falar essa sua última frase aí pro meu pai eu fico sem os dentes  :vergonha:, então qdo ele começa a falar eu já digo que não vou discutir religião com ele e pronto  :ok:

Evitar brigas as vezes é razoável e eu sei que tenho um defeito grave de excesso de sinceridade e impulsividade  ::)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Janeiro de 2008, 09:52:47 »
ah, rapaz. as pessoas nem sempre estão dispostas a discutir e rever pontos de vista, não leve tão a sério.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Janeiro de 2008, 09:54:43 »
Na próxima vez que isso acontecer nem vou dar o trabalho de rebater, simplesmente direi "Não discuto com ignorantes!".

Vão te chamar de arrogante (no mínimo). Falo por experiência própria.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Janeiro de 2008, 10:16:05 »
Eu suprimiria o adjetivo... corre-se o risco de ser mal interpretado.  :ok:

Offline Syl

• Nível 14
  • *
    • http://www.imageshack.us/
« Resposta #5 Online: 24 de Janeiro de 2008, 11:17:57 »
As pessoas não são ignorantes porque gostam,Rhyan, são porque não tem pessoas esclarecidas como você que as elucidem.
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

“A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega”. Einstein

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #6 Online: 24 de Janeiro de 2008, 11:25:30 »
Algumas pessoas estão mais do que contentes com o que sabem...

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Janeiro de 2008, 11:28:10 »
Algumas pessoas estão mais do que contentes com o que sabem...

E outras tem uma inacreditável preguiça de procurar aprender. Só para deixar claro: não estou me referindo a NINGUÉM do fórum.

Donald Kendall

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Janeiro de 2008, 11:28:37 »
Outras não...
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #9 Online: 24 de Janeiro de 2008, 11:48:17 »
É fácil separar um e outro tipo. Impossível é colocar senso em quem não quer ter. Senso é algo que só se pode desenvolver por si mesmo. E que, geralmente, todo mundo acha que tem o bastante...

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Janeiro de 2008, 11:49:17 »
É fácil separar um e outro tipo. Impossível é colocar senso em quem não quer ter. Senso é algo que só se pode desenvolver por si mesmo. E que, geralmente, todo mundo acha que tem o bastante...

Endosso.

Donald Kendall

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #11 Online: 24 de Janeiro de 2008, 11:51:17 »

Endosso.
3
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #12 Online: 24 de Janeiro de 2008, 11:51:46 »
Senso, é algo que varia de pessoa para pessoa. Eu posso ter senso mas de acordo com você posso não ter.
São como tonalidades de uma mesma cor. Cada qual vê uma.
O que se pode fazer é entrar em um acordo comum a ambos, ter a mente aberta para novas informações, e humildade para recebe-las.

Luz

• Visitante
« Resposta #13 Online: 24 de Janeiro de 2008, 11:55:44 »
É muito comum eu ouvir isso de pessoas que me conhecem. Quando o assunto cai em religião ou ceticimo as pessoas sabem que sou um cara chato nas minhas ideologias.

A última vez foi quando meu primo disse que a nasa esconde extraterrestres, eu disse que era uma opinião sem provas, base ou lógica. Sei que não sou paciente ou delicado quando entro nesses assuntos. Mas quem deveria dizer que não quer discutir sou eu!!!

Se você próprio admite que não é paciente ou delicado quando entra nesses assuntos, não deveria se importar das pessoas não desejarem discutir nesses termos.  ::)  Afinal, ninguém precisa ter paciência ou delicadeza com que não tem - o melhor é não discutir mesmo.  :)   Acho que elas estão certas.  :P

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #14 Online: 24 de Janeiro de 2008, 11:59:43 »

Se você próprio admite que não é paciente ou delicado quando entra nesses assuntos, não deveria se importar das pessoas não desejarem discutir nesses termos.  ::)  Afinal, ninguém precisa ter paciência ou delicadeza com que não tem - o melhor é não discutir mesmo.  :)   Acho que elas estão certas.  :P
O problema é quando os outros se dirigem a ele, não é uma postura ativa de procurar uma discussão, mas sim reativa, de responder e dar continuidade a algo iniciado por outrem.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Luz

• Visitante
« Resposta #15 Online: 24 de Janeiro de 2008, 12:09:06 »
O problema é quando os outros se dirigem a ele, não é uma postura ativa de procurar uma discussão, mas sim reativa, de responder e dar continuidade a algo iniciado por outrem.

Nesse caso, acho que ele está certo em evitar discutir com ignorantes - até para não parecer um deles.  ::)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #16 Online: 24 de Janeiro de 2008, 12:15:24 »

Nesse caso, acho que ele está certo em evitar discutir com ignorantes - até para não parecer um deles.  ::)
Viu como muda a situação.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #18 Online: 24 de Janeiro de 2008, 15:27:13 »
Você não espera que eu leia tudo isso não é?Garanto que não fui eu quem escrevi. Nem postei aqui.Sou relativamente nova no CC

rizk

• Visitante
« Resposta #19 Online: 24 de Janeiro de 2008, 17:14:13 »
Você não espera que eu leia tudo isso não é?Garanto que não fui eu quem escrevi. Nem postei aqui.Sou relativamente nova no CC
Ler demais faz mal pra vista. Cito trechos:
"Dir-me-eis o que a mim me dizem, e o que já tenho experimentado, que, se pregamos assim, zombam de nós os ouvintes, e não gostam de ouvir. Oh, boa razão para um servo de Jesus Cristo! Zombem e não gostem embora, e façamos nós nosso ofício! A doutrina de que eles zombam, a doutrina que eles desestimam, essa é a que lhes devemos pregar, e por isso mesmo, porque é mais proveitosa e a que mais hão mister.(...)
Pois o gostarem ou não gostarem os ouvintes! Oh, que advertência tão digna! Que médico há que repare no gosto do enfermo, quando trata de lhe dar saúde? Sarem e não gostem; salvem-se e amargue-lhes, que para isso somos médicos das almas. (...)
Enfim, para que os pregadores saibam como hão-de pregar e os ouvintes a quem hão-de ouvir, acabo com um exemplo do nosso Reino, e quase dos nossos tempos. Pregavam em Coimbra dois famosos pregadores, ambos bem conhecidos por seus escritos; não os nomeio, porque os hei-de desigualar. Altercou-se entre alguns doutores da Universidade qual dos dois fosse maior pregador; e como não há juízo sem inclinação, uns diziam este, outros, aquele. Mas um lente, que entre os mais tinha maior autoridade, concluiu desta maneira: «Entre dois sujeitos tão grandes não me atrevo a interpor juízo; só direi uma diferença, que sempre experimento: quando ouço um, saio do sermão muito contente do pregador; quando ouço outro, saio muito descontente de mim.»

Com isto tenho acabado. Algum dia vos enganastes tanto comigo, que saíeis do sermão muito contentes do pregador; agora quisera eu desenganar-vos tanto, que saíreis muito descontentes de vós. Semeadores do Evangelho, eis aqui o que devemos pretender nos nossos sermões: não que os homens saiam contentes de nós, senão que saiam muito descontentes de si; não que lhes pareçam bem os nossos conceitos, mas que lhes pareçam mal os seus costumes, as suas vidas, os seus passatempos, as suas ambições e, enfim, todos os seus pecados. Contanto que se descontentem de si, descontentem-se embora de nós. Si hominibus placerem, Christus servus non essem, dizia o maior de todos os pregadores, S. Paulo: Se eu contentara aos homens, não seria servo de Deus. Oh, contentemos a Deus, e acabemos de não fazer caso dos homens! Advirtamos que nesta mesma Igreja há tribunas mais altas que as que vemos: Spectaculum facti sumus Deo, Angelis et hominibus. Acima das tribunas dos reis, estão as tribunas dos anjos, está a tribuna e o tribunal de Deus, que nos ouve e nos há-de julgar. Que conta há-de dar a Deus um pregador no Dia do Juízo? O ouvinte dirá: Não mo disseram. Mas o pregador? Vae mihi, quia tacui: Ai de mim, que não disse o que convinha! Não seja mais assim, por amor de Deus e de nós."

Yeah :)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 25 de Janeiro de 2008, 01:30:11 »
Rhyan, minha opinião é a seguinte: se você não está disposto a levar uma discussão até o final, então simplesmente não a comece. Por que provocar? O que você ganha com isso? Só vai passar por arrogante, ou pior ainda, a pessoa vai achar que você não tem argumentos e está fugindo do debate - ela vai se sentir vitoriosa e você só vai passar raiva. Em vez disso faça como eu:

Pessoa ignorante: Tem uma família de gnomos morando embaixo da minha cama.
Uílai: (sorriso simpático)
Pessoa ignorante: É sério.
Uílai: (pausa de cinco segundos)... O céu está escuro, né? Será que vai chover?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #21 Online: 25 de Janeiro de 2008, 01:34:00 »
Às vezes uma discussão não tem final, e às vezes a gente não sabe disso quando entra...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 25 de Janeiro de 2008, 01:53:09 »
Às vezes uma discussão não tem final, e às vezes a gente não sabe disso quando entra...

Acho que o que interessa não é se o adversário vai se render ou não, é qual é a sua disposição em discutir naquele momento. Se você quer discutir é só partir para a briga, se não quer basta ignorar. Algumas pessoas discutem porque gostam, é quase um esporte; outras não gostam e só discutem quando é extremamente necessário. O Rhyan parecia não estar mais disposto a se aprofundar em discussões desse tipo com seu primo e evitar isso é muito fácil, basta não provocar.

Danieli

• Visitante
« Resposta #23 Online: 25 de Janeiro de 2008, 02:22:42 »
Considerando que eu sou extremamente pacífica e calma, raras são as minhas discussões. O que eu considero muito bom, e algumas pessoas chamam de "aristocracia", "apatia", "excesso de polidez". Mas o que eu realmente acho é que, na maioria das vezes, discutir não vale a pena, se a pessoa for ignorante ainda , não vai existir uma discussão comigo. Por que? Por quê eu sou calma, não sou a Madre Teresa, se tiver afim de levar um papo. Ok. Discutir negativo. Discussão é pra causar polêmica, como não sou muito fã disso. Tenho as minhas convicções que adquiri mediante um certo esforço intelectual, e alguém vir questionar-me acerca delas, para causar polêmica ainda? Ah não, cai fora, ainda mais se eu não pedi a opinião do individuo, convenhamos, ninguém nasceu pra bancar o bobo. Se eu sou esperta cabe a mim demonstrar pela retórica, e ponto, papel patético de discutir com seres ignorantes eu não pago mais.
Tenho sempre, disposição para conversar e ser sempre algo amigável, consensual, se for pra brigar prefiro ser blasé ou sair fora.  :wink:

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 25 de Janeiro de 2008, 03:47:18 »
Eu evito discussões e frequentemente isso é interpretado como uma desistência.
O problema é que você nunca sabe quando que um simples "Bom dia, como esta o pé?", irá se transfomar numa incursão filosófica sobre a importância da fé na cura das doenças.
pra quem não sabe, eu operei o pé em outubro e estou de muletas até agora, doações de livros, dvds, peças de computador, dóalres e euros seram bem vindas! 8-)

Acho que aí que esta o problema, a gente nunca sabe quando uma simples conversa vai virar um acirrado debate sobre fé e ciência.
Portanto, evito conversar sobre isso ou, quando o faço, procuro ter a certeza de que a pessoa não esta preocupada em me conventer e sim em me convvencer do porque ela cre.

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!