Autor Tópico: Vaticano lança turnê mundial contra o aborto  (Lida 3191 vezes)

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
Re: Vaticano lança turnê mundial contra o aborto
« Resposta #25 Online: 25 de Janeiro de 2008, 19:47:42 »
Retomando o assunto do tópico, A-HAM, parece a vocês que a world tour anti-aborto vai servir de alguma coisa?

:bua: O pior é que isso atrai pessoas... E pior, as influencia. Lembra aqueles jovens que gritaram "Não ao aborto, sim a vida." e acho que a outra frase era algo do tipo... "Santo pontife, nós te amamos, conte conosco". Isso gravo na cabeça deles que nem mantras...
E o problema maior é que a midia da ainda muita relevancia ao que o papa diz, o que o papa acha, o que o papa come, o que o papa comenta... E se o papa é a igreja, e se a igreja representa o bom, e ainda pode te tachar de imoral... a grande maioria acaba cedendo.
 :bravo: Na verdade, eu acho que aquele sujeitinho tinha que ficar na dele... Ou dar exemplo de caridade em algum longuicuo pais asiatico onde pegaria malaria e nós deixaria em paz. Infelizmente ele iria ter um sucessor. Mesmo assim, ele nada tinha que ter opinado sobre a discussão do aborto que estava tendo no Brasil... poxa... eu estava tão contente, ai chega o cara e parece que deu uma amenizada nos animos do debate.
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

rizk

• Visitante
« Resposta #26 Online: 26 de Janeiro de 2008, 02:07:02 »
Ao mesmo tempo, quando o Papa veio e rolou isso que você mencionou, um MONTE de gente comentava que "sou católico e tudo mas esse Papa é um sem-noção".

Atrai pessoas, sim, mas também lembra as pessoas modernas e católicas que existe um muro entre eles e a Igreja. E, aparentemente, a balança pende pro lado do pecado. :D

Suyndara

• Visitante
« Resposta #27 Online: 26 de Janeiro de 2008, 10:02:03 »
Ao mesmo tempo, quando o Papa veio e rolou isso que você mencionou, um MONTE de gente comentava que "sou católico e tudo mas esse Papa é um sem-noção".

Atrai pessoas, sim, mas também lembra as pessoas modernas e católicas que existe um muro entre eles e a Igreja. E, aparentemente, a balança pende pro lado do pecado. :D

Sem dúvida! 

Ainda mais um papa tão anti-carismático como esse :P

Tirando o pessoal da Opus Dei e da RCC, pouquíssimos católicos realmente obedecem ou ligam muito pro que o Vaticano fala ou deixa de falar...

Ainda bem ::)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #28 Online: 26 de Janeiro de 2008, 11:33:05 »

para o lado da racionalidade mesmo,... esse mapa parece que veio direto do séc XV ...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 26 de Janeiro de 2008, 12:07:47 »

para o lado da racionalidade mesmo,... esse mapa parece que veio direto do séc XV ...

Não só o papa, todos esses fundamentos da igreja católica é medieval.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #30 Online: 26 de Janeiro de 2008, 12:08:48 »
E sempre quando vejo campanhas pró-aborto argumentando que aborto poderia ser considerado como um método contraceptivo, evitando nascimento de crianças ditas indesejadas. A primeira coisa que me vem é o que é tão complicado nos outros métodos? Será que é assim tão difícil usar camisinha ou pílulas?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 26 de Janeiro de 2008, 12:24:37 »
Engraçado, eu NUNCA vejo isso. Alguém propor o aborto em substituição à pílulas ou camisinha. Eu acho que sempre é defendida sua legalização como último recurso mesmo, para se caso outro método falhe ou para não trazer uma criança ao mundo sem ter nenhum preparo ou planejamento, em caso de descuido mesmo.

"Crianças ditas indesejadas" é um tipo de espantalho, beirando a lei de Godwin. A um dado momento qualquer na vida, em que uma mulher não quer ter um filho, qualquer filho que tivesse, seria "indesejado". Não tem nada demais, de nazista, em não querer ter filhos. Métodos contraceptivos também evitam o nascimento de "crianças ditas indesejadas", igualmente.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 26 de Janeiro de 2008, 12:31:32 »
Retomando o assunto do tópico, A-HAM, parece a vocês que a world tour anti-aborto vai servir de alguma coisa?

Os cantores católicos vão gravar uma versão nova de "we are the world", e vão fazer um clipe com uns espermatozoidinhos cantando como no "olha quem está falando".

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #33 Online: 26 de Janeiro de 2008, 12:53:13 »
Engraçado, eu NUNCA vejo isso. Alguém propor o aborto em substituição à pílulas ou camisinha. Eu acho que sempre é defendida sua legalização como último recurso mesmo, para se caso outro método falhe ou para não trazer uma criança ao mundo sem ter nenhum preparo ou planejamento, em caso de descuido mesmo.

"Crianças ditas indesejadas" é um tipo de espantalho, beirando a lei de Godwin. A um dado momento qualquer na vida, em que uma mulher não quer ter um filho, qualquer filho que tivesse, seria "indesejado". Não tem nada demais, de nazista, em não querer ter filhos. Métodos contraceptivos também evitam o nascimento de "crianças ditas indesejadas", igualmente.

Não como substituto, mas como complemento. Como vc disse, como ultima opção. Mas ainda acho que caso chegue as vias de fato da mulher engravidar. A criança tem mais é que nascer. Já que a opção do casal foi essa, poderiam usar camisinha (que é barato em farmacia e distribuido de graça pelo governo) ou até mesmo fechar as pernas e fazer outro dia.

Uma coisa é usar método que evite a fecundação feminina, outra é a morte de um ser vivo.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #34 Online: 26 de Janeiro de 2008, 13:35:19 »
Uma coisa é usar método que evite a fecundação feminina, outra é a morte de um ser vivo.
Uma coisa é um embrião, outra é um ser humano.

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #35 Online: 26 de Janeiro de 2008, 13:39:45 »
Qual é a diferença?

Suyndara

• Visitante
« Resposta #36 Online: 26 de Janeiro de 2008, 13:41:43 »
Uma coisa é um embrião, outra é um ser humano.

E outra o feto :P

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 26 de Janeiro de 2008, 13:47:53 »

Não como substituto, mas como complemento. Como vc disse, como ultima opção. Mas ainda acho que caso chegue as vias de fato da mulher engravidar. A criança tem mais é que nascer. Já que a opção do casal foi essa, poderiam usar camisinha (que é barato em farmacia e distribuido de graça pelo governo) ou até mesmo fechar as pernas e fazer outro dia.

... bem... mais uma vez... uma versão bem resumida da coisa, de como alguns defendem a legalidade/não-imoralidade do aborto...

Uma mulher tem lá o seu óvulo. O óvulo é uma célula viva. O homem tem lá seus espermatozóides, todos vivinhos. Ninguém está nem aí se eles morrerem. Normalíssimo. Até aí há 90-99% de acordo entre "pró-vida" e "pró-escolha".

Já se um espermatozóide entra no óvulo e ocorre recombinação dos ácidos nucléicos, para os "pró-vida", de repente, as duas coisas que não valiam nada são "um ser vivo"; mais que isso, um ser humano pleno, um filho.

Para os "pró-escolha", não se tem esse "ser humano unicelular", mas essencalmente um óvulo fecundado mesmo, uma célula na qual entrou outra, e ocorreu a recombinação do material genético entre as duas. Essa configuação dos ácidos nucléicos não é algo "sagrado", que determina a "vida"/"humanidade" e etc. A morte desse "ser vivo" não é pior do que a morte dos seres vivos que são os espermatozóides ou óvulos isolados.

Se passa mais algum tempo após a fecundação, e vão havendo divisões celulares e desenvolvimento, e as coisas são "valorizadas" pelo que são no presente, não pelo seu potencial de desenvolvimento futuro se deixado prosseguir o curso natural. Ou seja, se há um punhado de células, o que se tem é um punhado de células. Se já há alguma organização, o que se tem é um embrião com esse determinado nível de organização. E essencialmente, se esse nível de organização não tem um cérebro já consideravelmente pronto, considera-se mais ou menos como se fosse um feto anencefálico ou uma pessoa com morte cerebral, cuja morte dos órgãos que estão vivos não tem implicação moral.

Essencialmente, considera-se que o que importa é a "vida humana" no sentido de formação ou atividade cerebral já característicamente humanos, e não apenas "vida", que vale para os gametas e células diversas; nem o critério genético, igualmente válido para outras células sem importância; e nem estágios primários de formação em geral onde o que se tem é difícil até de ser diferenciado de um embrião de outra espécie (como o de um gato) no mesmo estágio.

A "vida" - que nada mais é do que atividade metabólica - nesses estágios não é geralmente considerada algo importante. Por algum motivo, talvez uma mistura de instintos e cultura, a fecundação é vista como algo meio "especial", quase mágico.

Mas quando pensamos no que realmente está lá dessa forma mais objetiva, pensamos em situações como, uma menina que engravidou de qualquer um porque estava bêbada (ou que seja, do namorado firme, por puro descuido, sem estar planejando ter um filho), consideramos que o aborto não é nada demais, que é uma opção que pode ser até a mais responsável diante das circunstâncias. De um lado está se levando à morte algo que pode ser desde células não muito diferentes de um óvulo ou um aglomerado delas, até conjuntos mais ou menos organizados de órgãos e tecidos - mas não ainda uma criança, e do outro, estaria se trazendo uma criança ao mundo para ser criada por pais sem preparo, talvez sem condições financeiras, que não queriam tê-la para começar, e que (não necessariamente) podem continuar não querendo, abandonar ou apenas ir criando de qualquer jeito, apenas porque o aborto não seria a coisa aprovada pela sociedade.

Não dá para falar "gente, sejam precavidos, usem camisinha, concraceptivos e etc. Se não tiver, façam coisas não-engravidantes apenas... tenham responsabilidade", e esperar que as pessoas sejam responsáveis e não ocorram acidentes ou descuidos. As pessoas vão cometer descuidos. E daí, por culpa desses descuidos, as crianças é vão ter que pagar, tem que ser criadas por pais que não queriam que ela tivesse nascido? Tudo isso para que células, tecidos ou órgãos (sem cérebros humanos funcionais) com ácidos nucléicos em configuração tipicamente humana possam continuar os seus processos metabólicos?

Eu acho muito mais humano, mais digno, esse critério mais restritivo da "humanidade" da vida, do que essa defesa da vida num sentido estritamente biológico/genético da fecundação. Não consigo olhar para um óvulo e fecundado e saber que ele vai continuar vivo e se desenvolvendo, respirar aliviado só por isso, e fechar os olhos para o que acontece depois. Ou simplesmente "torcer para o melhor", ou só culpar os pais por depois abandonarem o filho nas ruas ou maltratarem, e achar que isso é uma opção melhor, que pelo menos essas crianças não "foram assassinadas" quando eram punhados de células. Esse "assassinato" das células, acho igual ao assassinato dos óvulos que é a menstruação. Acho incomensuravelmente mais importante o que acontece depois de um certo grau de desenvolvimento - com crianças, com pessoas - do que esses estágios celulares/histológicos da vida humana.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 26 de Janeiro de 2008, 13:52:47 »
PS.: para alguns pró vida, os espermatozóides meio que já são "gente", se saírem pelo canal vaginal, não estando contidos por uma camisinha.

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #39 Online: 26 de Janeiro de 2008, 18:53:49 »

Ou para o de igrejas evangelicas...
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

rizk

• Visitante
« Resposta #40 Online: 26 de Janeiro de 2008, 19:07:42 »
Creio que, na época mencionada, aborto era uma coisa tão freqeüente e tão assunto-de-mulherzinha, que ninguém metia o bedelho :D
Infanticídio, porém, já pega mal.

BB, então a moça teria de ficar ali de pernas pro alto por dias pra não deixar escapar?!?   :histeria:

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #41 Online: 27 de Janeiro de 2008, 14:06:57 »
Creio que, na época mencionada, aborto era uma coisa tão freqeüente e tão assunto-de-mulherzinha, que ninguém metia o bedelho :D
Infanticídio, porém, já pega mal.

BB, então a moça teria de ficar ali de pernas pro alto por dias pra não deixar escapar?!?   :histeria:

A ICAR só tomou posição radical contra o aborto a partir do séc. XIX.

Condenado pela Igreja Católica nos dias de hoje , o aborto já foi permitido ou pelo menos tolerado pela própia Igreja: até o século XIX , considerava-se que a alma só passava a existir no feto masculino após quarenta dias da concepção , e no feminino depis de oitenta dias. Tolerava-se o aborto até a "entrada da alma".
... Desde a Contra-Reforma , a reação católica ao movimento protestante , a Igreja estava se empenhando em divulgar o casamenteo como sacramento. Condenavam , assim , o aborto, dizendo que era o resultado de ligações extraconjugais.

Joana Maria Pedro : Tabu , Crime ou Direito in Nossa História  ano 2 nº 17 março 2005

Ou seja , considerar humano o embrião desde a concepção é um revisionismo recente da ICAR.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 27 de Janeiro de 2008, 15:05:01 »

Não...eu acho que nessas questões a ICAR é como um parente muito velho e distante opinando sobre nossas vidas. Você escuta por educação e até chega a concordar pra não dar briga, só que depois vira as costas e vai embora.
Se os legisladores daqui ou de qualquer outro país acharem que a legalização do aborto não irá afetar suas carreiras políticas e sim irá de encontro aos anseios da sociedade, considere uma questão de tempo até ser legalizado o aborto.
Foi assim com o divórcio.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

rizk

• Visitante
« Resposta #43 Online: 27 de Janeiro de 2008, 15:26:45 »
Não...eu acho que nessas questões a ICAR é como um parente muito velho e distante opinando sobre nossas vidas. Você escuta por educação e até chega a concordar pra não dar briga, só que depois vira as costas e vai embora.
Mas não é mesmo?!?!? :D

Essa foi a analogia mais engraçada e "intuitiva" que eu vi na vida. Talvez seja por isso que insistem tanto em chamar de "medieval": a Igreja, colocada na linha do tempo, como a avó, na linha do tempo dela. Tudo faz sentido para mim agora.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #44 Online: 27 de Janeiro de 2008, 22:56:34 »
O que é bastante lamentável.  Qualquer que seja a função construtiva da Igreja, com certeza não envolve ser ignorada de tão atrasada.  A Igreja DEVERIA ser ponta-de-lança nas reforças sociais necessárias, não um dos maiores obstáculos a elas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!