Autor Tópico: Ciência: solução para tudo?  (Lida 2245 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Ciência: solução para tudo?
« Resposta #25 Online: 30 de Janeiro de 2008, 20:45:49 »
Forró Eletrônico, Axé, Calypso, Funk... cada lugar tem a bunda-music que merece :-P

rizk

• Visitante
« Resposta #26 Online: 31 de Janeiro de 2008, 06:10:35 »
Concordo com você... inclusive no tocante a não "subestimar" os outros. A religião tem seu mérito de ter servido pra muita coisa antes de existir uma tecnologia baseada na ciência ("tecnologia" e "ciência" nos seus sentidos atuais, digo). Como você lembrou, é uma coisa pouco sofisticada que, "filosoficamente falando", causa mais encrenca do que as resolve... mas AINDA SERVE "praticamente falando", ainda serve pra condicionar a ação das pessoas. Enfim, esse papinho de "muleta" machuca o bom-senso.

Também parece a mim que o confronto entre as duas coisas "não é nem necessário e nem sempre verdade" e que, em caso de acontecer, na minha escala de valores a ciência deve prevalecer. Ainda que ela não seja limpa e pura e desprovida de preconceitos e agenda política, como os, uh, colegas mais jovens gostam de acreditar.

p.s. Contradigam-me no que estou escrevendo, porque só fui conseguir coordenar todas essas coisas ontem e não tive chance de bater na idéia. Não parece ser caso de dividir o tópico, porém.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #27 Online: 31 de Janeiro de 2008, 08:32:45 »
A ciência não é alternativa à religião, e nem se apresenta realmente como tal.

O que pega é que a religião tem tido uma lamentável tendência a se menter em campos que não lhe cabem.  E como a crença tem perdido espaço, muitos se sentiram (desnecessariamente) ameaçados pelo aumento do conhecimento científico.

Mas nem por isso a religião vai deixar de ser útil e necessária.  O que ela precisa, isso sim, é fazer as pazes com o calendário e abandonar o século XIX e outras fontes de cânones estagnados.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!