Concordo com você... inclusive no tocante a não "subestimar" os outros. A religião tem seu mérito de ter servido pra muita coisa antes de existir uma tecnologia baseada na ciência ("tecnologia" e "ciência" nos seus sentidos atuais, digo). Como você lembrou, é uma coisa pouco sofisticada que, "filosoficamente falando", causa mais encrenca do que as resolve... mas AINDA SERVE "praticamente falando", ainda serve pra condicionar a ação das pessoas. Enfim, esse papinho de "muleta" machuca o bom-senso.
Também parece a mim que o confronto entre as duas coisas "não é nem necessário e nem sempre verdade" e que, em caso de acontecer, na minha escala de valores a ciência deve prevalecer. Ainda que ela não seja limpa e pura e desprovida de preconceitos e agenda política, como os, uh, colegas mais jovens gostam de acreditar.
p.s. Contradigam-me no que estou escrevendo, porque só fui conseguir coordenar todas essas coisas ontem e não tive chance de bater na idéia. Não parece ser caso de dividir o tópico, porém.