E exatamente o que um cidadão brasileiro pode fazer além do voto?
Formar e difundir idéias; cobrar atitude dos políticos.
E relacionando ao que ouvi no rádio agora.
Cobrar atitudes dos políticos adiantou alguma coisa no caso Renan Calheiros?
Não é de uma hora para a outra que os resultados aparecem.
Ok.
Há quanto tempo a sociedade (parte dela ao menos) vem cobrando uma reforma tributária? Saiu? Não.
Há quanto tempo a sociedade (parte dela ao menos) vem cobrando a diminuição da carga de impostos? Aconteceu? Não.
Há quanto tempo a sociedade (parte dela ao menos) vem reclamando da péssima imagem do congresso nacional? Fizeram algo para mudar? Não.
Há quanto tempo se fala em reforma política? Saiu? Não.
Quantas vezes o Renan foi ameaçado de perder o cargo? 5.
A cobrança da sociedade foi imensa? Foi.
Ele foi cassado? Não.
Claro que funciona a longo prazo, dentro de uns 100 ou 200 anos.
Minha opinião é a seguinte, apenas para deixar bem claro : A cobrança da sociedade é irrelevante para os políticos em geral. Eles, a imensa maioria dos políticos, tanto os muito corruptos, como os pretensamente menos piores (e como bem colocou o Spitfire, no mínimo cúmplices) simplesmente estão imunes a maioria das cobranças da sociedade. Não tem perdas financeiras (por exemplo, dinheiro desviado não é devolvido aos cofres públicos)
E continuam ganhando muito mais do que mereciam, praticando corporativismo para salvar colegas (deveria escrever cúmplices) e os comandos partidários continuam oferecendo mais do mesmo nas eleições. Há candidatos diferentes, capazes de mudar o cenário? Apontem-me 513, espalhados pelo Brasil.
Ou vocês realmente acreditam que aqueles que se beneficiam, por exemplo, do baixo grau de educação de parte da população do país (supondo que essa seja uma das causas dos maus políticos) vão ser os mesmos que vão mudar o sistema educacional e prejudicar a manutenção deles no poder?
E não, não tenho alternativas, realmente não vejo saída para modificar esses problemas brasileiros com uma classe política cujo único objetivo é se manter no poder, junto com todas as "benesses" que esse poder proporciona.
Idealismo nunca foi o meu forte.