Autor Tópico: Justiça concede liminar vetando carro sobre holocausto da Viradouro  (Lida 2838 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Justiça concede liminar vetando carro sobre holocausto da Viradouro
« Online: 31 de Janeiro de 2008, 19:15:50 »
31/01/2008 - 15h55
Justiça proíbe carro alegórico que faz alusão ao Holocausto no Rio
da Folha Online

A Justiça do Rio proibiu nesta quinta-feira a escola de samba Viradouro de desfilar com um carro alegórico que faz alusão ao Holocausto. O carro apresenta vários corpos empilhados em alusão aos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

O pedido de proibição foi feito pela Fierj (Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro) durante o plantão judiciário (das 18h às 11h) e acatado pela juíza Juliana Kalichsztein. Em sua decisão, a juíza impõe multa de R$ 200 mil para a escola se o carro desfilar.

Segundo o advogado Ricardo Brajterman, da Fierj, a federação já havia tentado, em conversas anteriores, dissuadir a Viradouro a desistir da idéia ou colocar uma mensagem de advertência, como "Holocausto nunca mais" no carro. "Mas a escola silenciou", disse Brajterman.

"Por volta das 23h ficamos sabendo que o carro traria um destaque vestido de [Adolf] Hitler. Imagine Hitler sambando à frente dos judeus e poloneses e outras vítmas do Holocausto mortas", disse o advogado. "O Carnaval não é uma gesta sensual. Não é o espaço certo para a discussão desse tema".

A decisão da juíza também prevê multa de mais R$ 50 mil se algum membro da escola entrar na avenida vestido de Hitler.

O desfile da Viradouro, "É de arrepiar", estava previsto para levar á avenida oito carros, segundo a sinopse dos desfiles divulgada pela Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio). Além do Holocausto, os carros trariam temas supostamente ligados ao arrepio, como o frio, o nascimento e o Kama Sutra --tema de um carro que viria antes do carro sobre a matança de judeus--, e baratas, que viria depois.

A reportagem entrou em contato com a Viradouro em cinco número de telefone diferentes, mas os recados não foram respondidos até a tarde de hoje.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u368623.shtml

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Justiça concede liminar vetando carro sobre holocausto da Viradouro
« Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2008, 19:18:50 »
O gosto era duvidoso, sim, mas... sei lá. Sempre acho que determinadas coisas precisam ser mostradas. Não estou comparando com Guernica de Picasso, mas... simplesmente sei lá.

Danieli

• Visitante
« Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2008, 21:01:58 »
Se eu fosse judia, ficaria extremamente ofendida.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2008, 21:43:57 »
Do jeito que me pareceu que o carro iria desfilar, concordo totalmente com a proibição.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2008, 21:45:30 »
Passou no noticiário o carro... sei la, muito de mal gosto. Disseram que irão entrar com outro carro como forma de protesto dessa liminar.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Danieli

• Visitante
« Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2008, 21:57:41 »
Péssima idéia, só piora a circunstância, uma grande falta de respeito, se tantas coisas "arrepiam" porque escolher justo este tema?

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 31 de Janeiro de 2008, 21:59:10 »
Talvez para todos terem pena dos judeus?
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 31 de Janeiro de 2008, 22:13:38 »
Acho errado... qualquer tipo de censura deve ser combatido.

Quem disse que o Hitler estaria sambando? poderia muito bem estar parado, ou fazendo qualquer outro gesto.

Um carro desse ao passar na avenida  faria as pessoas refletirem e pensarem sobre oq a humanidade é capaz.

EDIT:

Mal gosto ou não, não é justificativa para proibição...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 31 de Janeiro de 2008, 23:22:00 »
arte é arte.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 00:21:21 »
Acho errado... qualquer tipo de censura deve ser combatido.
Qualquer? Tu estás dizendo QUALQUER? Sei...

Um carro desse ao passar na avenida  faria as pessoas refletirem e pensarem sobre oq a humanidade é capaz.
Algumas, sim... mas e quanto as outras? O que as pouco informadas pensariam? E quanto às crianças? E quanto ao respeito pelas vítimas? Coloque-se no lugar de um descendente do Holocausto.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2008, 00:24:13 por Fernando »

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 02:15:19 »
Algumas, sim... mas e quanto as outras? O que as pouco informadas pensariam? E quanto às crianças? E quanto ao respeito pelas vítimas? Coloque-se no lugar de um descendente do Holocausto.
na pior das hipóteses, eu não assistiria ao desfile.
V, V for Victimhood. a comunidade judaica é pior do que o movimento negro em matéria de fazer barulho. duvido que o pentelho da Fierj seja descendente de alguém que passou por maus bocados em auschwitz, e ainda assim sua sensibilidade foi ferida com o prospecto de um carro alegórico, erm.. arrepiante, em um desfile que ele nem precisaria assistir.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #12 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 09:48:34 »
O grande problema da arte é este - é subjetiva. Eu considero de mau gosto, sim, misturar samba e passistas nuas com Holocausto. Mas isso sou eu - e ao entrar na Justiça, a Fierj impede que outras pessoas formem o seu próprio julgamento. Vai ver, o resultado final nem seria de tão mau gosto assim. Ou talvez fosse. Mas o ponto é, não teremos como julgar agora.

E quanto à vitimização, tome-se agora agüentar o chororô do Paulo Barros...  ::)

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #13 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 15:29:32 »
Eu gostei da idéia do carro, acho que a morte e o sofrimento humanos devem constantemente estar sendo lembrados pra todas as pessoas, de todas as formas grotescas possíveis. O mau-gosto é uma coisa maravilhosa, sacanear, perturbar as pessoas, fazê-las vomitarem e se sentirem mal ao encarar a miséria e a crueldade humanas, é pra isso que a arte também serve (não estou brincando). Não me importaria com um carro repleto de travestis queimados e desmembrados com pedaços da bandeira do arco-íris, a violência contra os homossexuais é uma coisa real e aquilo é só PAPELÃO. O enredo da escola não está exaltando o genocídio e cantando odes a Hitler.

E meu segundo motivo é que judeus odeiam gays e acho que eles merecem se sentirem ofendidos.
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #14 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 15:37:34 »
Não acho que é preciso chegar a tal ponto... mas fazer as pessoas refletirem sempre é importante.

E em lugar nenhum as pessoas vão estar cantando odes a Hitler, mas é impossível desassociar a sua imagem do holocausto.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #15 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 16:05:44 »
Não acho que é preciso chegar a tal ponto... mas fazer as pessoas refletirem sempre é importante.

Acho que o "ponto" ao qual a escola de samba chegou está muito longe de ser um "extremo". Existem maneiras muito mais explícitas de não deixar as pessoas pararem de pensar no ódio e na vontade dos seres humanos de massacrarem seus semelhantes.

E em lugar nenhum as pessoas vão estar cantando odes a Hitler, mas é impossível desassociar a sua imagem do holocausto.

Não vejo porque tanto fuzuê em cima do Holocausto, ele não foi o único genocídio da história. Ninguém está nem aí pros milhões de mortos em Ruanda, por exemplo. Acho que todos adoram falar do Holocausto porque judeus são brancos.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 16:24:50 »
Nunca gostei de carnaval e acho que misturar esse tipo de coisa com festa por sí só já é de extremo mal gosto.

Não vejo porque tanto fuzuê em cima do Holocausto, ele não foi o único genocídio da história. Ninguém está nem aí pros milhões de mortos em Ruanda, por exemplo. Acho que todos adoram falar do Holocausto porque judeus são brancos.

Acho que a reação seria a mesma se o carro representasse os negros africanos que o Idi Amim matou. O que não falta na Africa é ditador matando gente, então porque nunca fizeram um carro alegórico lembrando disso?

Danieli

• Visitante
« Resposta #17 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 16:36:43 »
Não acho que é bem assim não Betinho, nenhum genocídio foi feito no modus operandi escala industrial que aconteceu lá, havia uma metodologia para matar cada um dos grupos, acho que a técnica para industrializar a morte é o mais cruel do Holocausto, não tem como comparar com os demais genocídios da história.

Acho que a reação seria a mesma se o carro representasse os negros africanos que o Idi Amim matou. O que não falta na Africa é ditador matando gente, então porque nunca fizeram um carro alegórico lembrando disso?

Será porque muitos dos que organizam a festa são afro descendentes?

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #18 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 16:49:20 »
Nunca gostei de carnaval e acho que misturar esse tipo de coisa com festa por sí só já é de extremo mal gosto.

Mas é aí que está a GRAÇA CRUEL da coisa, o choque do horror e da festa, da morte com o brilho da avenida. O homem dançando entre a felicidade fútil e a perenidade inafastável do massacre.

Não acho que a reação seria "a mesma"... e eles escolheram o Holocausto porque é um genocídio "pop". QUEM sabe quem foi Idi Amim? O povaréu ignorante nunca ouviu falar e o impacto da alegoria seria zero.

Não acho que é bem assim não Betinho, nenhum genocídio foi feito no modus operandi escala industrial que aconteceu lá, havia uma metodologia para matar cada um dos grupos, acho que a técnica para industrializar a morte é o mais cruel do Holocausto, não tem como comparar com os demais genocídios da história.

Acho que o que importa é o número de mortos, a humanidade na idade contemporânea passou por várias supressões planejadas de milhares de indivíduos, veja o que Saddam Hussein fez com os curdos e aqueles testes de armas químicas na guerra civil espanhola.

E outra coisa, alguns artigos realmente LEMBRAM às pessoas que no Holocausto não se eliminou SOMENTE JUDEUS, mas as menções aos ciganos, homossexuais, doentes mentais, até Testemunhas de Jeová mortos são pífias em relação às dos judeus, e O HOLOCAUSTO NÃO TEVE ABSOLUTAMENTE NENHUM EFEITO NO ÓDIO DOS JUDEUS PARA COM OS GAYS. Então não vejo porque prestar aos judeus nenhum tipo de respeito maior do que o que se presta aos outros grupos atacados ou a outras pessoas em geral.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 16:55:30 »

Será porque muitos dos que organizam a festa são afro descendentes?

Hitler não matou só judeus brancos, ele matou  ciganos, gays,pobres, doentes mentais, deficientes físicos, estrangeiros... no fim da guerra estava treinando  crianças  (De 12 anos de idade) alemãs para lutar nas tricheiras.

Será que o Betinho sabe que ele mandou matar os soldados alemães que se feriram em combate e tiveram amputações? Tinha um veiculo de "transporte" usado para transportar esses soldados..era lacrado herméticamente e tinha o cano de escape voltado para dentro para que os amputados fossem mortos com o gás.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 17:09:44 »
Mas é aí que está a GRAÇA CRUEL da coisa, o choque do horror e da festa, da morte com o brilho da avenida. O homem dançando entre a felicidade fútil e a perenidade inafastável do massacre.

Ah..claro.... bundas e câmaras de gás.

Tem algo em comum mesmo, não havia reparado.

Não acho que a reação seria "a mesma"... e eles escolheram o Holocausto porque é um genocídio "pop". QUEM sabe quem foi Idi Amim? O povaréu ignorante nunca ouviu falar e o impacto da alegoria seria zero.

Pois é..o povaréu nunca ouviu falar, por isso fica fácil enfiar na cabeça deles que tudo que acontece de errado na Africa é culpa dos brancos imperialistas  americanos...

Não está na hora de divulgar esse tipo de coisa tb?

E outra coisa, alguns artigos realmente LEMBRAM às pessoas que no Holocausto não se eliminou SOMENTE JUDEUS, mas as menções aos ciganos, homossexuais, doentes mentais, até Testemunhas de Jeová mortos são pífias em relação às dos judeus, e O HOLOCAUSTO NÃO TEVE ABSOLUTAMENTE NENHUM EFEITO NO ÓDIO DOS JUDEUS PARA COM OS GAYS. Então não vejo porque prestar aos judeus nenhum tipo de respeito maior do que o que se presta aos outros grupos atacados ou a outras pessoas em geral.

Então sua bronca com os judeus se  explica pelo ódio que eles sentiam pelos gays?
Acho que isso explica o ódio que Hitler sentia por eles tb...

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #21 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 17:30:07 »
Primeiro, holocausto não combina com carnaval mesmo, mas acho que as pessoas tem o direito de falar besteiras.

Segundo, comparar qual povo sofreu mais no Holocausto ou em outros genocídios é ridículo, ninguém quer ganhar um prêmio com isso.

Mas o aspecto essencial do Holocausto dos nazi foi bem lembrado pela Danieli, foi a escala industrial e a eficiência com que ele foi executado, em alguns lugares até 90% da população judia foi eliminada, sem contar a população Roma e Eslava. Não se tem notícia de outro país moderno que foi tão "bem-sucedido" num genocídio, no máximo os Turcos na primeira guerra, e olhe lá.

Quanto à África, o Amin é fichinha perto de Ruanda e da Segunda Guerra do Congo. Cara, tá até acontecendo um genocídio lá no Dafur faz um tempão, mas ninguém liga, não por não se enquadrar em nenhuma ideologia (muitos conflitos se enquadram sim), mas sim porque ninguém se importa com a África. Ora, conheço poucas pessoas que sabem sequer citar 5 países da África subsaareana que não sejam o Quênia e a África do Sul.

E Betinho, sinceramente dizer "Judeus odeiam gays" é uma generalização tão desprovida de provas e significado que chega a ser ofensiva. Evite o preconceito, por favor.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #22 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 17:41:23 »
Hitler não matou só judeus brancos, ele matou  ciganos, gays,pobres, doentes mentais, deficientes físicos, estrangeiros... no fim da guerra estava treinando  crianças  (De 12 anos de idade) alemãs para lutar nas tricheiras.
Será que o Betinho sabe que ele mandou matar os soldados alemães que se feriram em combate e tiveram amputações? Tinha um veiculo de "transporte" usado para transportar esses soldados..era lacrado herméticamente e tinha o cano de escape voltado para dentro para que os amputados fossem mortos com o gás.

E daí, o que é que isso tem a ver com o assunto desse tópico?

Ah..claro.... bundas e câmaras de gás.
Tem algo em comum mesmo, não havia reparado.

Eu não disse que têm "algo em comum", eu disse justamente que o choque do CONTRASTE é que cria a força da arte, é justamente porque aparentemente são coisas díspares que salta aos olhos e é belo. É como se a Ivete estivesse cantando "Arerê-êêêêêêêê, Hitler pegou os judeus e botou pra fudê-êêêêêêêê", a idéia é o grotesco, o absurdo, o inusitado, a mistura, o caótico.

Pois é..o povaréu nunca ouviu falar, por isso fica fácil enfiar na cabeça deles que tudo que acontece de errado na Africa é culpa dos brancos imperialistas  americanos...
Não está na hora de divulgar esse tipo de coisa tb?

Bem, não é COMIGO que você tem que reclamar, e não tenho nem certeza de que estou entendendo o que você está dizendo ou o que tem a ver com esse tópico.

Então sua bronca com os judeus se  explica pelo ódio que eles sentiam pelos gays?
Acho que isso explica o ódio que Hitler sentia por eles tb...

Do que é que afinal você ESTÁ falando, Arcanjo Lúcifer? O que é que você está querendo dizer? Porque está mesmo difícil de entender.

Não vejo que outro motivo justificável eu precisaria ter pra ter bronca com os judeus, se uma pessoa me odeia eu tenho um motivo pra odiá-la de volta ou motivos pra não me importar se ela é ofendida. Isso não tem nada a ver com os motivos de Hitler pra odiar os judeus, a não ser que você consiga achar alguma relação.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #23 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 17:49:44 »
Primeiro, holocausto não combina com carnaval mesmo, mas acho que as pessoas tem o direito de falar besteiras.

Não acho que seja demais repetir que coisas como "combinar" ou "ter a ver" nunca entraram nessa questão. Um enredo de uma escola tem um objetivo e eles não falam somente do próprio samba, carnaval e da escola, um enredo não é sempre meta-linguístico, não sei se ALGUÉM já percebeu isso.

Segundo, comparar qual povo sofreu mais no Holocausto ou em outros genocídios é ridículo, ninguém quer ganhar um prêmio com isso.

Os judeus parecem querer SIM.

Quanto à África, o Amin é fichinha perto de Ruanda e da Segunda Guerra do Congo. Cara, tá até acontecendo um genocídio lá no Dafur faz um tempão, mas ninguém liga, não por não se enquadrar em nenhuma ideologia (muitos conflitos se enquadram sim), mas sim porque ninguém se importa com a África. Ora, conheço poucas pessoas que sabem sequer citar 5 países da África subsaareana que não sejam o Quênia e a África do Sul.

Pois é, a Yoko aprovou um cd duplo de covers do Lennon, "Save Darfur", por causa desse genocídio no Sudão. Mas ninguém se importa. Ninguém liga. Mas "oooooooooooooooooh, o Holocausto foi uma coisa TÃÃÃÃÃO HORRÍÍÍÍÍÍVEEELLL" e aconteceu há uns 70 anos atrás. As pessoas são educadas a reagirem às idéias de nazismo e Holocausto pela influência das obras norte-americanas que tratavam do papel dos EUA no conflito, não porque sejam "boas" ou "se importem" umas com as outras.

E Betinho, sinceramente dizer "Judeus odeiam gays" é uma generalização tão desprovida de provas e significado que chega a ser ofensiva. Evite o preconceito, por favor.

Não, não é: o ódio à homossexualidade é uma das poucas coisas que conseguem unir os representantes do judaísmo, do cristianismo e do islamismo, as pessoas religiosas devem assumir o ônus de terem suas opiniões relacionadas às posições oficiais de seus credos.

Vá ler sobre as tentativas de impedirem a última parada Gay em Israel que resultaram nela acontecendo em um estádio ao invés de na rua por questões de segurança.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #24 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 18:11:38 »
Citação de: Frater Betinho Chupa-Cabra link=topic=14911.0.html#msg296082
Bem observado.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!