Autor Tópico: Assistam agora no programa Superpop (RedeTV)!!!! Daniel Sottomaior  (Lida 9487 vezes)

APODman

• Visitante
Re: Assistam agora no programa Superpop (RedeTV)!!!! Daniel Sottomaior
« Resposta #50 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 18:10:27 »
Eu concordo que o Superpop é um programa bem pouco intelectual.

Porém levando em consideração que aqueles que dão sustentação a videntes, ufólogos, paranormais, médiuns, adivinhólogos em geral, declarações religiosas cretinas, enfim tudo que remete o nosso século ao obscurantismo medieval ali é o local exato para se levar um pouco de conciência crítica ao público.

Já fui abordado na rua por pessoas que gostariam de tirar dúvidas sobre o pq de fulano ou beltrano ser um charlatão. Certa vez em uma padaria um padeiro me reconheceu e discutimos sobre a questão do Universo Antrópico ( na verdae sobre ID ) e o interessante foi que ele disse que se sentiu liberto em saber que aquele argumento não era válido como prova da existência de um Deus. Ele se sentiu livre por começar a considerar que Deus não existia junto com todo sua acepção de pessoas e condenações a céu e inferno. Outro no ônibus me perguntou sobre paranormais e saiu convencido de que deveria tomar mais cuidado com suas crenças. Um funcionário certamente me perguntou, após assistir o programa "o que era ceticismo", se "era aqueles que duvidavam de tudo" e "se ateu tinha limites na vida", conceitos errados derivados de idéias erradas propagadas por uma cultura crédula que adora demonizar e criar espantalhos em cima daqueles que não crêem e desafiam suas crenças.

Houveram ainda outros casos.

O que é relevante é que estas pessoas sairam do papo pensando, isto é importante: pensado ! E isto pq assistiram o programa, já estavam pensando desde lá pois havia sido plantada a semente da dúvida.

Se quisessemos falar de ceticismo a outros intelectuais certamente o local adequado seria um Roda Viva da tv Cultura. Mas é este público que precisa ( por vezes até solicita ) a vela da ciência e do pensamento crítico em meio a toda escuridão em que vivem ?

Quanto a ofender os outros debatedores do progrma meus lábios várias vezes coçavam para soltar um seu charlatão cínico, FDP, VTC, VSF ! Porém isto não levaria a nada e certamente apenas serviria para que o picareta encurralado descambasse a discussão a um apelo a misericórdia fazendo-se de vítima e se salvasse ( por vezes a produção pediu sim que eu xingasse um debatedor, eu recusei, preferi ser irônico ).

Concordo porém que neste progrma é necessária uam certa agressividade no sentido de se fazer ouvir, discordo ( apesar de que entendo ) da postura excessivamente passiva do Daniel. Meu estilo era outro, interrompia mesmo, passava por cima.

Enfim acho que até certo ponto foi ( e ainda é aqueles que participam ) produtiva a participação no Superpop.

[ ]´s

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 18:34:29 »
Na verdade Apodman, acredito que ninguém questiona a participação de vocês, o problema é que a iornia necessita de que o interlocutor tenha um mínimo de QI para entende-la. Quando a Tatiana do BBB, deixo aqui a minha dúvida de quais seriam as outras credenciais dela para participar do programa, diz ao Daniel se para ele o seu nascimento era somente explicado pelo espermatozóide fecundando o óvulo e ele responde:
- Até prova em contrário sim... Foi uma resposta extremamente satisfatória e irônica desqualificando o argumento (?) dela. Porém diante do berreiro que elas (Tatiana e Amira) estavam fazendo acredito que poucos prestaram atenção.
Agora tem dois pontos que eu queria perguntar:
- Vocês foram apresentados apenas como céticos, pelo menos nos programas que eu vi, deixando de lado a formação acadêmica, que, se não justifica o fato de serem céticos, os qualifica para emitir opiniões sobre alguns fenômenos. Isso é devido a exsitirem pesquisadores que usam suas credenciais para defender o outro lado?
- Porque sempre tem algum famoso para dar uma opinião favorável e nunca contrária?
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #52 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 18:53:52 »
TV gosta de controvérsia, dá audiência, Dodo.  Famosos dizendo que confiam na ciência existem, mas não são convidados para dizer isso no ar, pelo menos não com a mesma frequência.  E, de fato, não há muito motivo para chamá-los mesmo.

Há uma série de problemas em citar formações acadêmicas, alguns evitáveis, outros nem tanto.  O mais difícil de contornar talvez seja a simples falta de afinidade entre a proposta de um programa como esse e a argumentação séria.

Há questões políticas também.  Por exemplo, a Homeopatia tem reconhecimento oficial dos Conselhos de Medicina no Brasil, mas um cético não vai ter escolha a não ser questioná-la em termos bem diretos se for lembrado do assunto.  Por mais que ele esteja certo, corre o risco de ser incomodado por algum CRM... :(

Por fim, há também a Falácia de Hoyle e os argumentos de autoridade.  Há pessoas com boa formação acadêmica que falam bobagens.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 19:03:54 »
Valeu, Dantas .. fechado num quarto 24 horas por dia lendo e debatedo aqui no fórum, eu estava até me sentindo num mundo diferente.
Alfred E. Newman

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #54 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 19:09:11 »
Valeu, Dantas .. fechado num quarto 24 horas por dia lendo e debatedo aqui no fórum, eu estava até me sentindo num mundo diferente.
Hein?
Vai jantar, faz pãezinhos, manteiga, queijo e ovos mexidos. Café com leite. :)

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 19:12:17 »
Hein?
Vai jantar, faz pãezinhos, manteiga, queijo e ovos mexidos. Café com leite. :)

Fiz uma cirurgia, daí me "mudei" pra um comodo no andar de baixo, não posso subir escadas porque a cirurgia foi no pé....então minha diversão é internet, leitura e ir da cama pra poltrona ..da poltrona pra cama.
Alfred E. Newman

Danieli

• Visitante
« Resposta #56 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 19:21:04 »
Fiz uma cirurgia, daí me "mudei" pra um comodo no andar de baixo, não posso subir escadas porque a cirurgia foi no pé....então minha diversão é internet, leitura e ir da cama pra poltrona ..da poltrona pra cama.

Você é esforçado pra se recuperar, creio que se fosse eu estaria inevitavelmente mal por ser obrigada a não sair de casa :ok:

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 19:26:40 »

Você é esforçado pra se recuperar, creio que se fosse eu estaria inevitavelmente mal por ser obrigada a não sair de casa :ok:

O esforço consiste em não fazer nada...e isso é tão fácil de se acostumar. :P :P :P
E é um hábito que pretendo manter mesmo voltando a trabalhar!!!

Para os chatos que levam tudo a sério.. eu estou apenas brincando quando falo do trabalho!!
Alfred E. Newman

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #58 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 20:58:22 »
Na verdade Apodman, acredito que ninguém questiona a participação de vocês, o problema é que a iornia necessita de que o interlocutor tenha um mínimo de QI para entende-la.
Tudo bem, mas isso não é motivo para eles deixarem de participar do programa ou de ironizar. Ter QI para entender coisas como ironia, argumentação lógica e conceitos de ciência depende da formação intelectual, que por sua vez depende da escola e da influência familiar. Querer condicionar a presença de céticos na TV à solução desses problemas é que nem dizer que não se pode explorar o espaço antes de se resolver os problemas da Terra.

Na maioria das vezes não existem condições de se resolver os problemas do modo como eles deveriam ser resolvidos, e precisamos nos contentar em fazer o que está ao nosso alcance.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 23:11:14 »
Na verdade Apodman, acredito que ninguém questiona a participação de vocês, o problema é que a iornia necessita de que o interlocutor tenha um mínimo de QI para entende-la.
Tudo bem, mas isso não é motivo para eles deixarem de participar do programa ou de ironizar. Ter QI para entender coisas como ironia, argumentação lógica e conceitos de ciência depende da formação intelectual, que por sua vez depende da escola e da influência familiar. Querer condicionar a presença de céticos na TV à solução desses problemas é que nem dizer que não se pode explorar o espaço antes de se resolver os problemas da Terra.

Na maioria das vezes não existem condições de se resolver os problemas do modo como eles deveriam ser resolvidos, e precisamos nos contentar em fazer o que está ao nosso alcance.

Na verdade eu não estava criticando a participação deles nesse tipo de programa e sei também que, caso resolvessem fazer algumas exigências, a participação poderia muito bem ser cortada.
Apenas citei o caso do Daniel, mas eles tiveram de escutar outras coisas também:
- Escutar isso de gente que não é nada (Amira Lepore)
- Pode usar microfone voador aqui (Tatiana -BBB)
- Eu tenho pena de vocês (Amira Lepore)
- Bem no fundo, voces acreditam (Tatiana - BBB)

Tem de ter paciência.
Alfred E. Newman

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #60 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 23:17:43 »
Isso é até bom; quem faz baixaria perde a credibilidade mais rápido. Não vejo motivos para preocupação.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 23:36:01 »
Isso é até bom; quem faz baixaria perde a credibilidade mais rápido. Não vejo motivos para preocupação.

Eu assisti o programa de volta .. agora não me fixei tanto na Amira Lepore. Acho que vcs tem raão .. sou eu que quero quebrar a fuça dela..mas eu não preciso de TV pra isso
Alfred E. Newman

Suyndara

• Visitante
« Resposta #62 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 23:45:22 »

Esse é o ponto!

O Sagan só ficou famoso defendendo a causa cética pq não perdia a compostura, era sempre elegante, embora irônico.

Eu teria muita vontade de chamar aquela Tatiana de anta babante, mas daí ela assumiria o papel de vítima e o cético o do monstro :wink:

Coragem é algo bem diferente de bom senso. Num bate boca convencional eu posso falar tudo o que quiser, na TV existem certas limitações e impecilhos a isso...

De toda forma, um dos motivos pelo qual me apaixonei pelo Apodman foi justamente o fato de ambos acreditarmos que a única forma de combater a ignorância causada pelas crendices idiotas é ensinando ciência de verdade para as pessoas. Nosso planos de futuro incluem projetos de divulgação científica e estamos nos empenhando seriamente nisso :ok:

Eu nunca disse a um aluno meu que criacionismo era coisa de retardado ou que o deus em quem eles acreditavam não existia, eu me limitava a ensinar evolução para eles, plantava a dúvida e eles por si só pensavam e chegavam a conclusão de que o criacionismo é uma piada :wink:

Ainda acho que o melhor caminho é o ensino, até pq as pessoas se sentem extremamente ofendidas qdo vc ataca diretamente a fé delas.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #63 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 23:47:07 »

Eu assisti o programa de volta .. agora não me fixei tanto na Amira Lepore. Acho que vcs tem raão .. sou eu que quero quebrar a fuça dela..mas eu não preciso de TV pra isso

Bom, o Carlos chamou o Urandir de charlatão no programa, propôs um desafio para desmascará-lo e tudo, não deu em nada o cara continua rico e enganando um bando de otários :P

Não adianta, na mídia se vc xinga o cara vira vítima ::)

O ideal mesmo é desmascarar o charlatão.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #64 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 01:25:58 »
Suy e Apod: eu concordo vigorosamente com vocês que o caminho é a iluminação e a informação ao público. Na verdade, sinto-me tentado a retratar a minha posição depois de ler o relato do Apod e das abordagens que ele teve na rua.

Mas vocês não acham, então, que um programa de divulgação da ciência E do ceticismo, como o Tio Carl elegantemente fazia em Cosmos não é um veículo muito melhor que um Superpop da vida? Não é melhor que tenhamos algo mais "high-brow" do que Luciana Gimenez?

--- aliás, se vocês realmente pretendem seguir adiante com essa idéia de projetos de divulgação científica, eu gostaria de ajudar como puder :ok:

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #65 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 01:49:39 »
Claro, vamos criar o nome do programa...
Colocar a Globo. O horário nobre... :ok:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #66 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 14:57:56 »
Claro, vamos criar o nome do programa...
Colocar a Globo. O horário nobre... :ok:

Sonhou :P

Suyndara

• Visitante
« Resposta #67 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 15:18:12 »
Suy e Apod: eu concordo vigorosamente com vocês que o caminho é a iluminação e a informação ao público. Na verdade, sinto-me tentado a retratar a minha posição depois de ler o relato do Apod e das abordagens que ele teve na rua.

Mas vocês não acham, então, que um programa de divulgação da ciência E do ceticismo, como o Tio Carl elegantemente fazia em Cosmos não é um veículo muito melhor que um Superpop da vida? Não é melhor que tenhamos algo mais "high-brow" do que Luciana Gimenez?

--- aliás, se vocês realmente pretendem seguir adiante com essa idéia de projetos de divulgação científica, eu gostaria de ajudar como puder :ok:

Sem dúvida :)

Até agora o que eu consegui foi um site, uma espécie de portal para divulgar as pesquisas dos cientistas brasileiros, uma espécie de Sciam eletrônica, só que apenas para pesquisas brasileiras...

Essa idéia eu passei pra Capes, então nem é mais minha :P De qualquer forma, é interessante que as pessoas saibam e tenham orgulhos dos nossos pesquisadores. E a Capes comprou, junto com a escola de altos estudos, a idéia do "prêmio nobel brasileiro" :ok: (potencial não falta)

Mas isso é pra internet e é governalmental, eu queria mesmo era um programa de TV, fazer experimentos, mostrar curiosidades científicas, desmitificar mitos, essas coisas. Com certeza teria Ibope, os caçadores de mito do fantástico tiveram ::)

Outro projeto que temos é levar ciência para escolas, isso é bem legal, já fiz algumas vezes. Montar observatórios, fazer experimentos, aulas de campo, essas coisas. Ciência é apaixonante e é até uma questão social oferecer acesso ao conhecimento para essas pessoas :wink: . O que ainda não decidimos é se vamos fazer isso por conta própria, juntando um grupo de céticos corajosos mesmo ou se faremos um projeto formal e pediremos patrocínio para alguma entidade.

Ainda estamos amadurecendo a idéia, até pq estamos na expectativa de mudança (ainda não sei se o ministro vai me liberar pro CNEN ou não :vergonha:)

De qq forma, acho que o CC pode ser um bom canal para montarmos um projeto bacana :)

Nem que seja um centro de ciência, conhece o centro dragão do mar ? Gosto muito também do seara da ciência :wink:

São projetos simples, se montarmos um centro cético estaremos divulgando não só a ciência, mas também o ceticismo. É bem melhor do que se falar em ONG cética :ok:

Por enquanto são idéias, e estamos a busca de colaboradores :P

[]s

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 10:17:19 »
Ir no Jô é uma boa mesmo. O Sabbatini já fez uma ótima participação lá (tem no YouTube?).

Offline zizu

• Nível 10
  • *
  • FORTUNA FAVET FORTIBUS
« Resposta #69 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 13:05:32 »
Ir no Jô é uma boa mesmo. O Sabbatini já fez uma ótima participação lá (tem no YouTube?).

Tem (graças ao Ricardo Braida):

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 14:33:26 »

Poxa...pretendo voltar a ser professor quando me aposentar, para tentar plantar a semente do pensamento cetico nessa nova geração...
Se eu for bem sucedido em plantar essa semente de ceticismo em mais de uma pessoa durante minha vida (como professor ou não) então quando morrer eu terei ido sabendo que dei um bom sentido a minha vida!!

Gostaria muito de ajudar a iniciativa de voces, e o farei de bom grado, se solicitado! mas admito não ter a eloquencia e cultura de voces pra acrescentar algo positivo! :(

"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 14:34:12 »
Desculpem... me tocou mesmo esse ideal de voces!!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 14:40:31 »
Esou assistindo à quinta parte e ainda não entendi o que está em debate.

____

A Luciana é inteligente. Tipo, esse programa aí foi uma farsa total. Os dois "iliminatti" são pessoas que participam de organizações de misticismo modernas que nada tem a ver com essas teorias conspiratórias ou os antigos Iluminatti, é só um grupo interessado por ocultismo. Daí o Quevedo fica soltando coisas contra tudo que os dois não têm nada a ver mas a Luciana tenta ficar ligando o que eles dizem para colocá-los em um tema só. O Sottomaior não tem nada a ver com a conversa e deveria ponderar-se mais na hora de falar, e o barbudo ali é o mais perdido de todos, também não sabe com o que discutir.

Quem ficou nas alegações de organizações secretas e outras viagens foi só o Superpop e ficam batendo niss tentando ver se os participantes entram em conflito. Que lixo. O programa fica mostrando imagens e fazendo alegações sem sentido e o público pensa que alguém que está lá defende aquilo. Típico programa pro "povão". E o que é aquele narrador?
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2008, 15:00:13 por Fernando »

Suyndara

• Visitante
« Resposta #73 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 15:15:40 »
Desculpem... me tocou mesmo esse ideal de voces!!!

Oba!

Colaborações :)

Não vou me esquecer disso :hihi:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 15:48:06 »
Acabei de assistir agora, pelo menos quando o assunto foi Bíblia existiram discordâncias e debate. Pena que o Daniel fala pouco e o pouco eu não acho muito adequado.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!