DEFESA DA HIPÓTESE.
"Por que alguém faz parte do grupo cultural X ou do Y?"
Para mim, há relações de poder político envolvidas nisso (note que não tô falando de poder estatal, mas político, puro, bruto e essencialmente humano - qualquer relação humana é política).
Por razões biológicas, os seres humanos tendem a procurar ter mais poder, como grupo ou como indivíduo. Ou, melhor: procuram situações em que se achem poderosos. Exemplos culturais:
*Se achar detentor de um conhecimento que outros não têm. Por exemplo, a forma certa de se escrever uma carta a Papai Noel.
*Pertencer a um grupo grande, ou que cresce rapidamente. Pois o número de pessoas é + ou - proporcional ao seu poder. Isso é bem nítido em certas propagandas religiosas, em que alguns crentes adooooooram arrotar o velho ad popvlvm "somos a maioria" ou "somos o grupo que mais cresce".
*Pertencer a um grupo antigo e bem-estabelecido, coisa nítida em ad antiqvitatem "minha religião tem trocentos mil anos".
Quando um ser humano vai escolher entre grupos mutuamente exclusivos, irá escolher o que acha que lhe dá maior poder, levando em conta o que foi dito acima.
Agora, vocês podem me perguntar: o que isso tem a ver com o gráfico? Calma.
Quando uma pessoa pesa mais o tamanho ou a antigüidade do grupo, mostra claramente que não pesa tanto o conhecimento que isso possa lhe trazer ou não. Ou seja, provavelmente não foi educada para tal, o que é uma questão social. E é verificável que nível econômico ajuda, e muito, no desenvolvimento cultural.
Fim. Agora, desçam a lenha pra eu poder achar os podres da minha hipótese.