Autor Tópico: Espíritas ganham mais que católicos, evangélicos e ateus.  (Lida 5233 vezes)

Offline Eu

• Nível 15
  • *
Espíritas ganham mais que católicos, evangélicos e ateus.
« Online: 01 de Fevereiro de 2008, 15:57:53 »

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Espíritas ganham mais que católicos, evangélicos e ateus.
« Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 22:00:41 »
Interessante... alguém quer discorrer?

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 22:51:06 »
Interessante... alguém quer discorrer?

Eu vou formular uma hipótese: ganham mais porque são minoria cultural.

O modelo simplificado pressupõe que:
*Pode-se trocar de religião livremente;
*As religiões não são endêmicas de região, grupo étnico ou classe social.

Premissa 1: Religião é um fenômeno cultural;
Premissa 2: Tende a participar de uma minoria cultural quem tem maior acesso a culturas diferentes que a maioria;
Premissa 3: acesso cultural é definido, entre outras coisas, pelo poder financeiro;
Conclusão: quem tem maior poder financeiro tende a participar mais de minorias culturais que da "massa".

Note que, em momento algum, o gráfico fala de ateus. Ateus, panteístas, indecisos, candomblé, e mais uma porrada de gente tá em dois balaios-de-gato: "outras" e "sem religião definida".

Arrisco prever que se a pesquisa especificasse ateus, muçulmanos e hinduístas, estes teriam uma renda bem similar à dos espíritas.

E que se essa mesma pesquisa for feita em um país laico de maioria muçulmana, indicaria maior prosperidade aos cristãos que no Brasil.
Latebra optima insania est.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #3 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 23:11:29 »
DEFESA DA HIPÓTESE.
"Por que alguém faz parte do grupo cultural X ou do Y?"

Para mim, há relações de poder político envolvidas nisso (note que não tô falando de poder estatal, mas político, puro, bruto e essencialmente humano - qualquer relação humana é política).

Por razões biológicas, os seres humanos tendem a procurar ter mais poder, como grupo ou como indivíduo. Ou, melhor: procuram situações em que se achem poderosos. Exemplos culturais:

*Se achar detentor de um conhecimento que outros não têm. Por exemplo, a forma certa de se escrever uma carta a Papai Noel.
*Pertencer a um grupo grande, ou que cresce rapidamente. Pois o número de pessoas é + ou - proporcional ao seu poder. Isso é bem nítido em certas propagandas religiosas, em que alguns crentes adooooooram arrotar o velho ad popvlvm "somos a maioria" ou "somos o grupo que mais cresce".
*Pertencer a um grupo antigo e bem-estabelecido, coisa nítida em ad antiqvitatem "minha religião tem trocentos mil anos".

Quando um ser humano vai escolher entre grupos mutuamente exclusivos, irá escolher o que acha que lhe dá maior poder, levando em conta o que foi dito acima.

Agora, vocês podem me perguntar: o que isso tem a ver com o gráfico? Calma.

Quando uma pessoa pesa mais o tamanho ou a antigüidade do grupo, mostra claramente que não pesa tanto o conhecimento que isso possa lhe trazer ou não. Ou seja, provavelmente não foi educada para tal, o que é uma questão social. E é verificável que nível econômico ajuda, e muito, no desenvolvimento cultural.

Fim. Agora, desçam a lenha pra eu poder achar os podres da minha hipótese.
Latebra optima insania est.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 06:50:15 »
O Espiritismo é uma doutrina fértil para atitudes de ganância e falta de ética que levam naturalmente a salários um tanto maiores do que haveria de outra forma.  Conheço vários casos, cada um mais desprezível do que o outro.

Outro fator que contribui para esse resultado é a multidão de humildes e desfavorecidos que nem tem muita escolha além das Assembléias de Deus e ICARs da vida.  O Kardecismo é uma religião bastante medíocre, a ponto de ser até injusto chamá-lo de religião, mas para os padrões brasileiros até mesmo ele é um tanto elitista.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 07:11:25 »
Alguns espíritas que conheço realmente ganham muito bem e tem um grau de instrução maior do que a maioria. Mas a impressão que eles passam é a de que não são meros fiéis de uma religião. Eles agem como se fossem portadores de uma revelação dívina e alguns até chegam a defender o conceito de Deus como uma representação metafísica de um grande conjunto de leis, um ethos cósmico, que só será plenamente compreendido pelas almas evoluídas através de sucessivas reencarnações.
E ainda dizem que a humildade é um pilar de sua religião.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 07:18:03 »
Bem lembrado; para o bem ou para o mal, na práticaautoconfiança ajuda.  Quem age como se merecesse atenção tende a recebê-la, independentemente de méritos verdadeiros.

Mesmo um crítico direto e sem disposição para concessões ao Espiritismo como eu tem de reconhecer que ele ensina seus adeptos a ser mais ousados do que o Catolicismo típico ou muitas linhas neo-pentecostais.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 19:12:41 »
O espiritismo é tradicionalmente uma religião da classe-média urbana brasileira e têm relativamente pouca "gula" em se expandir. Comparando com os evangélicos e os católicos não é surpresa nenhuma eles terem renda mais alta: o catolicismo é a religião "default" do brasileiro e está amplamente distribuída em todas as camadas da sociedade, já os evangélicos se expandem tentando converter principalmente as parcelas mais pobres da população das grandes cidades.

Outra possível explicação que pode complementar a anterior é uma possível maior valorização da educação e da cultura pelos espíritas do que por outros grupos, é notório que os espíritas estimulam a leitura e o estudo de livros com conteúdo espírita e talvez esse estímulo se extenda também à educação secular, da mesma forma que acontece com os judeus.

Quanto à média salaral dos ateus não se pode tirar nenhuma conclusão a partir dos dados apresentados no gráfico pois os ateus são uma pequena minoria dentro do grupo dos sem religião.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 03:12:10 »
Não sei... o amor dos espíritas à leitura costuma ser francamente medíocre.  TALVEZ comparado ao dos católicos e protestantes medianos seja maior, mas certamente não é nada para impressionar.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 14:53:42 »
Leitura é questão de hábito. Por piores que sejam os livros espíritas, eles ao menos servem para seus leitores perderem o medo de livros e isso pode incentivar as famílias espíritas a incentivarem um ambiente mais favorável à cultura para seus filhos.

Outra coisa é que os espíritas discutem. Eles não vão a um templo simplesmente para ficar ouvindo um padre ou pasto falor, eles são incentivados a fazer suas leituras e tomar parte em grupos de estudo. Acho mais provável um pai ou uma mãe espírita que estuda para ir discutir religião no seu centro espírita incentivar os filhos a fazer o mesmo com relação à escola do que um evangélico ou católico displicente que mal lê a Bíblia (e quando lê nem se dá ao trabalho de pensar) tomar a mesma atitude.

Tem um tópico recente por aí que fala sobre a suposta superioridade intelectual dos judeus e a atribuí à forma intelectualizada com que eles lidam com a sua fé que talvez possa servir como analogia para o caso dos espíritas no Brasil.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 15:01:30 »
Boas observações, embora eu veja com muitas reservas esse paralelo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 15:13:08 »
Boas observações, embora eu veja com muitas reservas esse paralelo.

É uma analogia que eu não sei até que ponto é válida, mas podemos observar na sociedade que há realmente grupos sociais que dão mais valor ao estudo do que outros. Se não os judeus e espíritas, podemos citar então os descendentes de japoneses como bom exemplo. Eles são menos de 1% na população brasileira e quase 10% nas universidades. Eu não tenho como dizer se os espíritas valorizam a educação com mais ou menos intensidade que judeus ou japoneses, mas para o padrão da média da população brasileira, qualquer valorizaçãozinha a mais que os espíritas dediquem à educação de suas crianças já é grande coisa.

A propósito, repare lá no gráfico que o segundo grupo com maior renda é o "outras religiosidades". Assim como no grupo dos sem religião seria interessante comparar a renda de ateus e teístas, no grupo "outras" seria interessante ver a parcela de cada religião separada, judeus, muçulmanos, budistas, umbandistas, candomblistas, etc.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 16:12:48 »
O povo judaico tem um senso de identidade bem forte, e de fato valoriza mais a cultura do que a religião quando tem de escolher entre um e outro (até mesmo websites de rabinos ortodoxos admitem isso).  Algo similar acontece com os nipo-brasileiros, que ainda por cima tem a herança de uma cultura extremamente competitiva.

Já com o Espiritismo, bom, acontece algo similar também... mas só porque estamos em um país atrasado como o Brasil.  No Primeiro mundo eles seriam - e SÃO - simplesmente medíocres.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 16:31:35 »
Dantas, eu nunca deixo de notar que em todas as discussões sobre espiritismo que você se envolve você nunca deixa de mostrar seu desprezo contra os espíritas e o espiritismo. Eu também não tenho muita simpatia por essa religião, mas você me passa a impressão de que, longe de antipatia, você tem ódio pelo kardecismo. É para tanto?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 18:06:26 »
Dantas, eu nunca deixo de notar que em todas as discussões sobre espiritismo que você se envolve você nunca deixa de mostrar seu desprezo contra os espíritas e o espiritismo. Eu também não tenho muita simpatia por essa religião, mas você me passa a impressão de que, longe de antipatia, você tem ódio pelo kardecismo. É para tanto?

Com certeza.  Afinal, a alternativa é ser cúmplice por omissão.

Eu passei anos me familiarizando com a doutrina e a prática espírita (infelizmente nem sempre por escolha) exatamente porque há tanta relutância em dar a essa doutrina o tratamento crítico devido.  É, por assim dizer, uma oportunidade pouco explorada; autores para nos alertar sobre as armadilhas do Catolicismo já temos pelo menos desde Lutero, e hoje em dia também não falta onde buscar alertas sobre o Protestantismo e até mesmo o Islã.

Mas o Espiritismo é um caso um tanto peculiar - quase desconhecido lá fora, e hábil em espalhar falácias e desinformação aqui dentro.  Tanto pelo dano que causa à formação intelectual quanto pelo dano à saúde espiritual da população, é algo que merece tanta denúncia e questionamento quanto o Cristianismo.

Eu simplesmente não vejo por que me conformar com o atraso e a doença.  Lembra que estávamos falando sobre a aura de inatingibilidade que cobre a religião em um tópico sobre Richard Dawkins?  Na minha opinião não há por que conceder privilégios desse tipo a qualquer doutrina, e aconteceu que neste país a doutrina mais notável pela popularidade e nocividade mal contestada é o Espiritismo.

No duro, eu até que pego bem leve com o Espiritismo.  Eu realmente tenho nojo por essa doutrina, mas vivo contendo-o.  E ainda não sou dos críticos mais incisivos - você devia ver o livro que René Guenón escreveu sobre essa doutrina.
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2008, 18:28:19 por Luis Dantas »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 18:39:53 »
Estou esperando o seu livro sobre o assunto :P

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 18:43:50 »
Estou esperando o seu livro sobre o assunto :P

Já pensei nisso, e pode ser que ainda aconteça.  Mas atualmente parece ao mesmo tempo redundante e ineficaz.  Textos não faltam, e não são algo particularmente útil para fazer a higiene mental que o Espiritismo pede.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 18:47:02 »
Na verdade dificilmente um livro serviria para isso. Acho pouco provável que muitos espíritas se dispusessem a comprar um livro de um ateu crítico ao espiritismo.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 18:49:23 »

Com certeza.  Afinal, a alternativa é ser cúmplice por omissão.

Essa frase, de certa forma coloca a muitos de nós, ateus ou não, como cumplices... :( :( :(
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 18:55:44 »
Na verdade dificilmente um livro serviria para isso. Acho pouco provável que muitos espíritas se dispusessem a comprar um livro de um ateu crítico ao espiritismo.

Também acho.  Porém há muita gente em cima do muro.

Offline Caio1985

• Nível 11
  • *
« Resposta #20 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 16:04:17 »
Dantas

Sempre achei que o espiritismo fosse a religião menos nociva ao conhecimento por ter uma tolerância muito maior à ciência do que qualquer outra religião.

De onde vem a fertilidade para a ganância e falta de ética?

Se puder indicar textos ou expor algumas coisas dentro da própria doutrina, agradeço. Fiquei muito curioso com isso, já que você sempre opina com bom embasamento aqui no forum.

Acho que a maçonaria, por exemplo, se aproxima bem disso que vc falou do espiritismo. Profissionalmente falando, chega a ser algo mais nocivo do que o nepotismo...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 16:42:47 »
O espiritismo é tradicionalmente uma religião da classe-média urbana brasileira e têm relativamente pouca "gula" em se expandir. Comparando com os evangélicos e os católicos não é surpresa nenhuma eles terem renda mais alta: o catolicismo é a religião "default" do brasileiro e está amplamente distribuída em todas as camadas da sociedade, já os evangélicos se expandem tentando converter principalmente as parcelas mais pobres da população das grandes cidades.

Outra possível explicação que pode complementar a anterior é uma possível maior valorização da educação e da cultura pelos espíritas do que por outros grupos, é notório que os espíritas estimulam a leitura e o estudo de livros com conteúdo espírita e talvez esse estímulo se extenda também à educação secular, da mesma forma que acontece com os judeus.

Quanto à média salaral dos ateus não se pode tirar nenhuma conclusão a partir dos dados apresentados no gráfico pois os ateus são uma pequena minoria dentro do grupo dos sem religião.

consigo colocar isso em poucas palavras, ó só:
adesivo espírita: "leia kardec"
adesivo evangélico: "jesus te ama"
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 19:52:25 »
consigo colocar isso em poucas palavras, ó só:
adesivo espírita: "leia kardec"
adesivo evangélico: "jesus te ama"

Perfeito!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 21:35:00 »
Sempre achei que o espiritismo fosse a religião menos nociva ao conhecimento por ter uma tolerância muito maior à ciência do que qualquer outra religião.

Muita gente pensa assim, e eu só posso imaginar que não estão prestando atenção.  Para não entrar no mérito de que uma religião saudável deveria ter respeito e não tolerância pela ciência, vou lembrar apenas que com poucas e exóticas exceções, nenhuma religião se apropria tanto e tão insanamente da palavra "ciência" quanto o Espiritismo.

Como calúnia e falso testemunho são mais nocivos do que aversão e ignorância, isso faz do Espiritismo uma religião (ou pseudoreligião) particularmente nociva para a ciência e o conhecimento humanos.

De onde vem a fertilidade para a ganância e falta de ética?

Da doutrina descrita na codificação espírita e elaborada por vários espíritas e espiritualistas desde então.  Especificamente, da contradição interna dessa doutrina, que repete o tempo todo para si mesma que é virtuosa para tentar se convencer, ao mesmo tempo que ensina a ser crédulo, arrogante, materialista e egocêntrico e chamar isso de "evolução espiritual".

Se puder indicar textos ou expor algumas coisas dentro da própria doutrina, agradeço. Fiquei muito curioso com isso, já que você sempre opina com bom embasamento aqui no forum.

Basta uma leitura razoavelmente séria e honesta dos livros de Kardec, ou de outro autor espírita. Qualquer um.

Acho que a maçonaria, por exemplo, se aproxima bem disso que vc falou do espiritismo. Profissionalmente falando, chega a ser algo mais nocivo do que o nepotismo...

Talvez.  Mas não tem a mesma influência nem o mesmo grau de desonestidade.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #24 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 16:14:16 »
Eu tenho uma explicação mais simples: o Espiritismo ganha mais adeptos nas classes média alta e alta, onde o nível de escolaridade é maior. Usando uma relação óbvia entre rendimento e nível de escolaridade (capital humano) será quase natural que a renda média dos espíritas é maior que a de outras denominações religiosas, onde o denominador (número de adeptos) é muito mais alto que o espiritismo. Nada mais que isso.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!