Autor Tópico: Espíritas ganham mais que católicos, evangélicos e ateus.  (Lida 5234 vezes)

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
Re: Espíritas ganham mais que católicos, evangélicos e ateus.
« Resposta #25 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 16:17:12 »
consigo colocar isso em poucas palavras, ó só:
adesivo espírita: "leia kardec"
adesivo evangélico: "jesus te ama"

Me desculpe, mas é uma falácia comparar espíritas e evangélicos, insinuando que os primeiros são mais cultos que os últimos. O Espiritismo é uma religião extremamente arrogante, que se auto-denomina terceira revelação, o que nem o mais fanático evangélico iria insinuar. Além disso o Espiritismo é tão (Ou até mais) místico que outras denominações, levando facilmente ao fanatismo travestido de boas intenções e "comprovações" pseudo-científicas. Mais humildade, gente!!
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #26 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 20:40:59 »
Eu tenho uma explicação mais simples: o Espiritismo ganha mais adeptos nas classes média alta e alta, onde o nível de escolaridade é maior.

E a vontade de acreditar que se "merece" ter mais posses por ser mais "evoluído espiritualmente" também é maior...

Usando uma relação óbvia entre rendimento e nível de escolaridade (capital humano) será quase natural que a renda média dos espíritas é maior que a de outras denominações religiosas, onde o denominador (número de adeptos) é muito mais alto que o espiritismo. Nada mais que isso.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 23:13:57 »
A simplificação do Rodion é válida sim. No país cristão em que estamos, ser adepto do cristianismo é muito fácil: é aceitar Jesus, ganhar uma aguinha na cabeça e talvez frequentar grupos religiosos. Já o espiritismo é mais complexo e exige do adepto um entendimento mais aprofundado da religião além da leitura quase obrigatória das obras de Kardec assim como de outros autores para entender e se consolar sobre os assuntos mais variados. O cristão comum mal lê a Bíblia.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 03:00:50 »
consigo colocar isso em poucas palavras, ó só:
adesivo espírita: "leia kardec"
adesivo evangélico: "jesus te ama"

Me desculpe, mas é uma falácia comparar espíritas e evangélicos, insinuando que os primeiros são mais cultos que os últimos. O Espiritismo é uma religião extremamente arrogante, que se auto-denomina terceira revelação, o que nem o mais fanático evangélico iria insinuar. Além disso o Espiritismo é tão (Ou até mais) místico que outras denominações, levando facilmente ao fanatismo travestido de boas intenções e "comprovações" pseudo-científicas. Mais humildade, gente!!
não há nenhuma falácia aí, filho. a arrogância é uma postura intelectual que nada tem a ver com o nível cultural, pode-se a ter com ou sem cultura. misticismo também nada tem a ver com erudição. só disse o factual; espíritas lêem mais e têm mais alto nível de escolaridade do que evangélicos.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #29 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 04:26:07 »
Olha, isso ainda tem de ser provado... empiricamente, não parece exatamente claro que seja um fato.  Deixando de lado certas igrejas neopentecostais, o protestante médio me parece bem mais culto e literato do que o espírita médio.  No mínimo, tem uma noção funcional melhor e menos falaciosa do que seja ciência.  E, por que não dizer, conclui faculdade com mais frequência.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

rizk

• Visitante
« Resposta #30 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 10:19:49 »
Protestante, diga-se, das "igrejas históricas" como os luteranos e presbiterianos. Muito neo-pentecostal gosta de se dizer "protestante", convenhamos. Enfim, o nível cultural do evangélico médio é diferente (e pra pior) que o do protestante médio.

Mas, não sei porque, essa coisa de "ler mais" não convence... alguém tem uma explicação alternativa?

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #31 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 19:02:09 »
Acho que a coisa não é que os espíritas são mais ricos, mas sim que os mais ricos são espíritas. É uma religião meio cult, tem apelo nas elites, bem mais que o neo-pentecostalismo, e é algo diferente da mesmisse católica não-praticante. Como eu já vi na unenciclopédia, espiritismo é macumba de rico... :lol:
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 16:24:37 »
Protestante, diga-se, das "igrejas históricas" como os luteranos e presbiterianos. Muito neo-pentecostal gosta de se dizer "protestante", convenhamos. Enfim, o nível cultural do evangélico médio é diferente (e pra pior) que o do protestante médio.

Mas, não sei porque, essa coisa de "ler mais" não convence... alguém tem uma explicação alternativa?

O arcabouço do espiritismo é a conciliação entre filosofia, ciência e fé. Esse caráter gnóstico do espiritismo, assentado na firme convicção que seus seguidores tem de estarem evoluindo espiritualmente, o torna muito atraente para certas pessoas. Não raro, essas pessoas tem um nível de instrução e renda maior* que a maioria da população e não conseguem se adequar a liturgia, por eles considerada ultrapassada, das religiões tradicionais.
Some-se a isto a certeza que alguns possuem de serem predestinados a algo grandioso e serem parte de algo especial, e você tem um atrativo para que elas também queiram se destacar no munda material.

* No Brasil um diploma universitário e um salário de R$2.000,00 mensais, em muitos casos já são suficientes para afirmar que a pessoa "venceu na vida".
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Jack

• Nível 05
  • *
« Resposta #33 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 18:02:55 »
O Espiritismo é uma doutrina fértil para atitudes de ganância e falta de ética que levam naturalmente a salários um tanto maiores do que haveria de outra forma.  Conheço vários casos, cada um mais desprezível do que o outro.

Outro fator que contribui para esse resultado é a multidão de humildes e desfavorecidos que nem tem muita escolha além das Assembléias de Deus e ICARs da vida.  O Kardecismo é uma religião bastante medíocre, a ponto de ser até injusto chamá-lo de religião, mas para os padrões brasileiros até mesmo ele é um tanto elitista.

Quanto a falta de ética , ganância ou qualquer outra atitude desprezível a que vc está se referindo, acho que não tem muito a ver com religião, mas sim com caráter, ou a falta dele. Sinto muito  que vc identifique atitudes "desprezíveis" com a religião. Vc está muito enganado meu amigo, ou então, vc é daqueles evangélicos que se contentam em dar uma parte do que ganha para enriquecer os bispos. Ganancia ou vontade de crescer meu amigo, é inerente ao ser humano, desde que não o leve a atitudes "desprezíveis".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #34 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 21:26:00 »
Quanto a falta de ética , ganância ou qualquer outra atitude desprezível a que vc está se referindo, acho que não tem muito a ver com religião, mas sim com caráter, ou a falta dele.

Essa afirmação é um contra-senso, afinal de contas a principal finalidade prática da religião é desenvolver o caráter.

Sinto muito  que vc identifique atitudes "desprezíveis" com a religião.

Não com a religião, e sim com a fraude que se apropria indevidamente desse nome.

Vc está muito enganado meu amigo, ou então, vc é daqueles evangélicos que se contentam em dar uma parte do que ganha para enriquecer os bispos. Ganancia ou vontade de crescer meu amigo, é inerente ao ser humano, desde que não o leve a atitudes "desprezíveis".

Você sempre julga as pessoas tão levianamente?

Offline Jack

• Nível 05
  • *
« Resposta #35 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 09:23:12 »
Quanto a falta de ética , ganância ou qualquer outra atitude desprezível a que vc está se referindo, acho que não tem muito a ver com religião, mas sim com caráter, ou a falta dele.

Essa afirmação é um contra-senso, afinal de contas a principal finalidade prática da religião é desenvolver o caráter.

A recíproca pode não ser verdadeira, pessoas de caráter podem não ser adeptos de religião alguma.

Sinto muito  que vc identifique atitudes "desprezíveis" com a religião.

Não com a religião, e sim com a fraude que se apropria indevidamente desse nome.[/quote]

Fraudes se apropriam em todas as camadas sociais e culturais, não só com a religião.

Vc está muito enganado meu amigo, ou então, vc é daqueles evangélicos que se contentam em dar uma parte do que ganha para enriquecer os bispos. Ganancia ou vontade de crescer meu amigo, é inerente ao ser humano, desde que não o leve a atitudes "desprezíveis".

Você sempre julga as pessoas tão levianamente?
[/quote]
Quem está sendo leviano e até preconceituoso é vc ao afirmar que todo espirita é "ladrão". E para finalizar, não pense que sou espirita pq não sou, aliás, não pratico religião alguma, o que me chamou a atenção em suas palavras foi exatamente o fato de vc afirmar que espiritas tem renda melhor por terem atitudes desprezíveis, e de certa forma, dar a entender que se uma pessoa ganha um salário melhor, sendo espirita ou não, tem a ver com ganância e atitudes desprezíveis.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #36 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 10:28:26 »
Quem está sendo leviano e até preconceituoso é vc ao afirmar que todo espirita é "ladrão".

Respeito é bom e eu gosto, Jack.  Essa sua acusação configura calúnia e exige uma retratação clara e imediata.  Estou te denunciando para a moderação.

E para finalizar, não pense que sou espirita pq não sou, aliás, não pratico religião alguma,

Ainda bem, pois obviamente não entende nada do que seja religião.

o que me chamou a atenção em suas palavras foi exatamente o fato de vc afirmar que espiritas tem renda melhor por terem atitudes desprezíveis,

Essa é uma distorção séria do que eu disse.

e de certa forma, dar a entender que se uma pessoa ganha um salário melhor, sendo espirita ou não, tem a ver com ganância e atitudes desprezíveis.

Já isso não tem NADA a ver com o que eu disse.

Offline Jack

• Nível 05
  • *
« Resposta #37 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 11:02:12 »
Quem está sendo leviano e até preconceituoso é vc ao afirmar que todo espirita é "ladrão".

Respeito é bom e eu gosto, Jack.  Essa sua acusação configura calúnia e exige uma retratação clara e imediata.  Estou te denunciando para a moderação.

Pode denunciar, fica claro sua atitude preconceitusa, além do mais, não lhe ofendi meu caro, apenas estou defendendo um ponto de vista.

E para finalizar, não pense que sou espirita pq não sou, aliás, não pratico religião alguma,

Ainda bem, pois obviamente não entende nada do que seja religião.[/quote]

Talvez não entenda, mas entendo um pouco de pessoas, de caráter, de vida.

o que me chamou a atenção em suas palavras foi exatamente o fato de vc afirmar que espiritas tem renda melhor por terem atitudes desprezíveis,

Essa é uma distorção séria do que eu disse.[/quote]

Seja coerente Luiz, vc afirmou isso sim.

e de certa forma, dar a entender que se uma pessoa ganha um salário melhor, sendo espirita ou não, tem a ver com ganância e atitudes desprezíveis.

Já isso não tem NADA a ver com o que eu disse.

[/quote]
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2008, 11:07:51 por Jack61 »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #38 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 11:19:31 »
Jack, na boa... você devia valorizar mais o que escreve.  Está transcendendo o terreno da mentira para entrar no do delírio.

Offline Jack

• Nível 05
  • *
« Resposta #39 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 11:37:05 »
Jack, na boa... você devia valorizar mais o que escreve.  Está transcendendo o terreno da mentira para entrar no do delírio.
Ok Luis, encerramos aqui então a discussão. Vc pelo jeito não admite que discordem do teu ponto de vista.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #40 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 12:08:32 »
Jack61, mas que diabos você está falando?

Pelo jeito não entendeu bulhufas do que o Dantas escreveu e está aí delirando!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Jack

• Nível 05
  • *
« Resposta #41 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 13:32:23 »
Jack61, mas que diabos você está falando?

Pelo jeito não entendeu bulhufas do que o Dantas escreveu e está aí delirando!

Não entro em discussões sobre religião, apenas achei um atitude preconceituosa quando logo no início ele generaliza contra um grupo todo quando diz:
"O Espiritismo é uma doutrina fértil para atitudes de ganância e falta de ética que levam naturalmente a salários um tanto maiores do que haveria de outra forma.  Conheço vários casos, cada um mais desprezível do que o outro."

Preconceito é crime.

Offline Caio1985

• Nível 11
  • *
« Resposta #42 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 17:02:17 »
Já frequentei Centros Espíritas. Sempre com um olhar crítico, nunca observei essa tendência a atitudes de ganância e falta de ética.

Acho meio falaciosa a maneira com que eles explicam a ciência através do espiritismo, mas as atitudes de ganância e falta de ética devem ser paralelas à religião.

Pode ser que profissionais de mau caráter procurem a religião para justificar seus atos com a premissa de que são especiais e predestinados e por isso podem fazer qualquer coisa para atingir seus objetivos.

Mas, segundo eles, a evolução espiritual se dá com atos de altruísmo e até mesmo desapego a coisas materiais, já que iremos abandonar tudo e partir para outra vida.

Se existe algo no espiritismo parecido com a maçonaria, eu não conheci.

Offline Jack

• Nível 05
  • *
« Resposta #43 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 17:43:34 »
Concordo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #44 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 00:14:14 »
Ok Luis, encerramos aqui então a discussão. Vc pelo jeito não admite que discordem do teu ponto de vista.

Que discordem, sim.  Que o distorçam e desrespeitem sem sequer tê-lo entendido já é um tanto mais difícil.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #45 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 00:15:47 »
Não entro em discussões sobre religião, apenas achei um atitude preconceituosa quando logo no início ele generaliza contra um grupo todo quando diz:
"O Espiritismo é uma doutrina fértil para atitudes de ganância e falta de ética que levam naturalmente a salários um tanto maiores do que haveria de outra forma.  Conheço vários casos, cada um mais desprezível do que o outro."

Preconceito é crime.

Nesse caso, você está correndo um sério risco.  Ou estaria, se eu decidisse levar a sério uma afirmação tão claramente divorciada inclusive da sua própria referência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!