Autor Tópico: Bares e restaurantes "Hitler"  (Lida 1990 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Bares e restaurantes "Hitler"
« Resposta #25 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 20:21:12 »
Entendo. No caso deles é uma questão mais cultural. Mas é curioso o quanto os alemães, que não tem esse mesmo culto aos antepassados que os japoneses, se responsabilizam pelos atos da geração nazista...

Pelo que sei os alemães até que tem bastante orgulho da herança que tem, ou tinham antes das Grandes Guerras.  Mas não há como fazer comparação com um povo que se considera súditos dos descendentes de Amaterasu...  além do que é mesmo uma questão cultural.  Alemão sabe se envergonhar, japonês não.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #26 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 21:50:25 »
Ao que me consta, japoneses sabem muito bem como se envergonhar - uns para os outros. Eles apenas têm uma dificuldade cultural terrível para reconhecer que estão errados enquanto estrangeiros estão certos e que, principalmente, que os antepassados que serviram Yamato fizeram algo vergonhoso.

E cadê o Tenno numa hora dessas...?   :)

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #27 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 03:42:52 »
no japão tem o lance das bombas atômicas também.

eles consideram que aquilo "lavou os pecados" deles e os dois lados da guerra, pelo menos no oriente, terminaram quites em atrocidades.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #28 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 08:51:38 »
O que é um Tu Quoque em escala cármica... mas os coreanos e chineses não parecem querer deixar para lá tão fácil.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #29 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 09:43:47 »
Eu duvido que os japoneses pensem assim.  Até porque são etnocentristas até o gargalo; NUNCA vão achar possível deixar para lá a humilhação de insistirem em tirar o status divino do Tenno, para não falar nada das bombas atômicas em si.

Sinceramente, eles provavelmente ainda acham que estão sendo generosos em não tocar muito no assunto da Segunda Grande Guerra.  Até hoje a ficção mostra simpatia pelas tropas japonesas - outro dia vi por exemplo um filme de 1991 em que Godzilla salva heroicamente um grupo honrado de soldados nipônicos antes mesmo de ser transformado pela radiação.  Lá no Japão não há nenhum sinal de inclinação a pedir desculpas pelo papel que tiveram na Guerra.

Aliás, é interessante observar que o Gyokuon-hoso, cuja própria existência é um fato histórico (NUNCA antes o Tenno dirigiu a palavra diretamente às massas japonesas) inclui o seguinte trecho:

Citação de: Gyokuon-hoso do Imperador Hirohito (Showa Tenno)
Should we continue to fight, not only would it result in an ultimate collapse and obliteration of the Japanese nation, but also it would lead to the total extinction of human civilization.

Ou seja, mesmo levando bomba atômica na goela, ainda se apresentam como heróicos responsáveis por evitar a extinção da humanidade inteira (e quem sabe, talvez até seja a verdade).

É uma cultura fascinante, em boa parte porque pensa de forma tão alienígena para os padrões brasileiros :)
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2008, 09:47:16 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #30 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 10:01:33 »
É fascinante de fato. Maravilhosa e aterradora, dependendo do aspecto.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!