http://sites.mpc.com.br/negreiros/quiz.htmlDescubra o seu tipo de personalidade
Como foi mencionado anteriormente, uma maneira de determinar o seu tipo de personalidade é responder o indicador Myers-Briggs Type Indicator (MBTI®) e ter os resultados interpretados por um profissional treinado. Entretanto, para os propósitos práticos e didáticos deste site, nós oferecemos um outro método que temos usado bem-sucedidamente para ajudar centenas de pessoas a descobrir os seus tipos verdadeiros.
Meu resultado:
ISFP(Aproximadamente 4-7% da população) ISFPs são pessoas amáveis, atenciosas e sensíveis, que mantém muito de seus ideais e valores intensamente pessoais para si próprias. Eles expressam suas emoções profundamente sentidas com mais frequência através de ações do que através de palavras.
Modestos e reservados, ISFPs são de fato pessoas tremendamente calorosas e entusiásticas, mas que tendem a não mostrar esse lado de si mesmas a não ser para aqueles que eles conhecem e confiam plenamente. ISFPs tendem a ser mal compreendidos por causa da sua tendência de não se expressarem diretamente.
ISFPs são pacientes, flexíveis e fáceis de se conviver e têm pouca necessidade de controlar e dominar os outros. Eles são imparciais e receptivos quanto ao comportamento dos outros de uma maneira realista. São observadores de pessoas e coisas à sua volta e não procuram encontrar motivos ou significados.
Porque ISFPs vivem completamente no momento presente, eles não tendem a preparar ou planejar mais do que é necessário. Bons planejadores de curto prazo, eles sentem-se à vontade em ter as coisas realizadas porque estão plenamente ocupados no aqui e agora e gostam de apreciar a experiência presente sem ter que se atirar para a próxima.
Interessados no que aprendem e percebem diretamente das suas experiências e sentidos, eles são com frequência artísticos e estéticos ao procurarem criar ambientes pessoais e maravilhosos para si próprios.
Sem a necessidade de liderar, ISFPs são com frequência seguidores leais e bons membros de equipe. Porque eles usam seus valores pessoais para julgar tudo na vida, eles gostam de pessoas que se empenham em conhecê-los e entender suas lealdades internas. Basicamente confiantes e compreensivos, eles precisam de relacionamentos harmoniosos e são sensíveis aos conflitos e confrontos.
Possíveis Aspectos NegativosA natureza altamente sensível dos ISFPs permite a eles ver claramente a necessidade dos outros, e eles algumas vezes trabalham tão excessivamente para atender a essas necessidades que se esquecem de si mesmos no processo. Isto pode resultar em tornarem-se fisicamente doentes de exaustão e excesso de trabalho. Por vezes eles precisam deixar de preocuparem-se com os outros para preocuparem-se mais consigo mesmos.
Porque eles se concentram tão completamente na sua experiência do momento, eles tendem a não olhar além do presente e deixam de ter uma visão mais ampla. Eles algumas vezes têm dificuldade em compreender as coisas em um contexto mais complexo. Porque eles normalmente não procuram ou vêem possibilidades que não existem no momento presente, eles não tendem a se preparar antecipadamente. Eles com frequência têm dificuldade em organizar o seu tempo e recursos. Eles podem ter que se esforçar em controlar seu impulso para sair e apreciar um momento tranquilo ou participar em uma atividade favorita.
ISFPs são vulneráveis às criticas dos outros porque eles tendem a tomar as avaliações pessoalmente e tornam-se ofendidos e desencorajados. Eles podem ser vistos como crédulos e excessivamente confiantes porque eles aceitam as pessoas e as coisas como são e não esperam um motivo maldoso ou vêem qualquer outra coisa nelas. Eles necessitam se tornar mais assertivos acerca das suas próprias necessidades e considerar as implicações do comportamento dos outros. Ao aplicar alguma objetividade e ceticismo às suas análises, eles podem se tornar melhor avaliadores de caráter.
CARREIRA
O que segue é uma lista dos elementos mais importantes para a satisfação profissional do ISFP. Note que esses dez elementos podem se apresentar em variados graus de intensidade e ordem de importância. Os dez elementos, no entanto, identificam o que os ISFPs necessitam para estar satisfeitos profissionalmente.
Como um ISFP, satisfação na carreira significa fazer um trabalho que:
1. Seja consistente com os meus fortes valores internos e que me interesse profundamente e para o qual eu deseje contribuir com minha energia e talento
2. Seja feito com outros em um clima encorajador e afirmativo onde eu seja um membro leal e cooperador de uma equipe
3. Requeira atenção aos detalhes, onde eu trabalhe com coisas reais que beneficiem as outras pessoas e tenham aplicações práticas
4. Dê-me liberdade para trabalhar independentemente, mas próximo a outras pessoas cordiais e compatíveis e onde eu não me sinta tolhido por regras excessivas, estrutura ou procedimentos operacionais inflexíveis
5. Permita-me ser adaptável embora comprometido; onde eu tenha um sentido de propósito e seja capaz de ver e experimentar os verdadeiros resultados das minhas realizações
6. Permita-me usar o meu senso e estética para melhorar o meu espaço físico de trabalho, personalizá-lo e fazer com que os outros se sintam mais confortáveis
7. Seja feito em um ambiente calmo, alegre e cooperativo e onde os conflitos interpessoais sejam mínimos
8. Dê-me a oportunidade de experimentar crescimento interno e desenvolvimento dentro de um contexto de trabalho que eu sinto ser importante
9. Permita-me lidar com os problemas prontamente e de uma forma simples, oferecendo ajuda prática
10. Não exija que eu realize palestras públicas regularmente, lidere um grande grupo de pessoas que eu não conheço bem ou dê avaliações negativas às pessoas
Pontos fortes e fracos relacionados com o trabalho dos ISFPs incluem:
PONTOS FORTES
* Preferem participação prática, principalmente nas profissões de ajuda
* Dão boas-vindas às mudanças e se adaptam bem às novas situações
* São trabalhadores quando acreditam que seu trabalho é importante
* Membros leais de organizações e recebem bem as ordens de seus supervisores
* Prosperam em ambientes encorajadores e afirmativos
PONTOS FRACOS
* Podem aceitar o comportamento dos outros sem procurar significados ou motivos subjacentes
* Podem não ver oportunidades a menos que existam no momento
* Tendem a tomar críticas ou avaliações negativas pessoalmente
* Não gostam de se preparar antecipadamente e têm dificuldade em organizar o seu tempo
* Sentem-se tolhidos por regras excessivas e burocracia
Ocupações Populares para ISFPs
Ao listar ocupações que são populares entre ISFPs, é importante notar que existem pessoas bem sucedidas de todos os tipos em todas as ocupações. Entretanto, o que segue são carreiras que ISFPs podem achar particularmente satisfatórias. Esta não é, de forma alguma, uma lista completa, mas é apresentada aqui para sugerir possibilidades que você pode não ter previamente considerado. A lista a seguir não é apresentada em ordem de importância e/ou preferência.
* Auxiliar contábil
* Supervisor administrativo
* Auxiliar de dentista
* Fisioterapeuta
* Mecânico
* Tecnólogo em Radiologia
* Tecnólogo em Geomática (Geomática)
* Chefe de cozinha
* Geólogo
* Arquiteto paisagista
* Engenheiro florestal
* Professor: ensino fundamental