Autor Tópico: Tópico "Novo teste de Personalidade" movido  (Lida 2426 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Tópico "Novo teste de Personalidade" movido
« Online: 11 de Fevereiro de 2008, 03:28:44 »
Este tópico, que trata de um teste online para classificação nos tipos de personalidade propostos pelo Myers-Briggs Type Indicator, foi movido de "Ciência" para "Religiões, Crenças e Mitos" para não incentivar a equivocada crença de que o MBTI ou a Psicologia Analítica de Carl Jung são científicos.

../forum/topic=15025.0.html
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Tópico "Novo teste de Personalidade" movido
« Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 03:59:00 »
Porque na área "Religiões, Crenças e Mitos"? Não parece fazer muito sentido. Se a idéia é mostrar que a proposta do teste é questionável, acho que a área certa seria "Ceticismo". Ou "Papo Furado" caso queira deixá-lo como mais um teste sem compromisso.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 05:37:02 »
O teste é a aplicação da crença de que há os dezesseis tipos de personalidade propostos pelo MBTI, por isso minha escolha.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 22:30:23 »
O teste é a aplicação da crença de que há os dezesseis tipos de personalidade propostos pelo MBTI, por isso minha escolha.
Sempre entendi a área Crenças como abrangendo apenas as crenças religiosas. Se o objetivo é questionar esses tipos de personalidade, a área Ceticismo me parece muito mais adequada. Até porque, se adotarmos esse seu critério, poderia-se dizer que a toda a área Ceticismo poderia ser movida para a área Crenças.

It's an award I've won"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 22:45:50 »
Não concordo.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 01:11:15 »
Não concordo.
Talvez não tenha deixado claro a razão do meu questionamento na outra mensagem. Quando um tópico envolve apenas ceticismo e não crença? Por exemplo, se for criar um tópico sobre o livro Eram os deuses astronautas?, devo colocar em qual área?

Quero deixar claro que não é implicância gratuita, apenas quero entender qual o critério de classificação pois, pela justificativa que você deu (não incentivar a equivocada crença de que o MBTI ou a Psicologia Analítica de Carl Jung são científicos), eu, no seu lugar, teria movido para a área Ceticismo sem pestanejar.

It's an award I've won"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 01:44:48 »
Não concordo.
Talvez não tenha deixado claro a razão do meu questionamento na outra mensagem. Quando um tópico envolve apenas ceticismo e não crença? Por exemplo, se for criar um tópico sobre o livro Eram os deuses astronautas?, devo colocar em qual área?

Quero deixar claro que não é implicância gratuita, apenas quero entender qual o critério de classificação pois, pela justificativa que você deu (não incentivar a equivocada crença de que o MBTI ou a Psicologia Analítica de Carl Jung são científicos), eu, no seu lugar, teria movido para a área Ceticismo sem pestanejar.

Não é que a área ceticismo seja inadequada, é que não caracteriza a crença completa que há no cerne do MBTI.  O MBTI se sustenta na Psicologia Analítica de Jung, que como quase todas as outras variações da Psicanálise é basicamente mitologia clínica.  Por isso, como faria com um tópico sobre Eneagrama ou Horóscopo, o lugar mais natural me parece ser mesmo Religiões, Crenças e Mitos.

Nem toda superstição ou crença chega a ser religiosa.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 05:39:43 »
[...]Por isso, como faria com um tópico sobre Eneagrama ou Horóscopo, o lugar mais natural me parece ser mesmo Religiões, Crenças e Mitos.

Realmente temos uma divergência nesse ponto, porque ambos para mim iriam em Ceticismo.

Citação de: Luis Dantas

Exatamente! Por isso que eu usaria a área Ceticismo para as outras. Até porque, tudo na área Ceticismo envolve crença não-religiosa, e até religiosa às vezes.

It's an award I've won"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 08:15:18 »
Citação de: Luis Dantas

Exatamente! Por isso que eu usaria a área Ceticismo para as outras. Até porque, tudo na área Ceticismo envolve crença não-religiosa, e até religiosa às vezes.

A distinção é mesmo um tanto subjetiva, mas quando lido com sistemas completos de crença em vez de alegações isoladas, prefiro "religiões, crenças e mitos".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!