Autor Tópico: Os heróis do capitalismo  (Lida 5719 vezes)

Rhyan

• Visitante
Os heróis do capitalismo
« Online: 14 de Fevereiro de 2008, 13:24:12 »
Entre investidores e empreendedores, em 2007
o Brasil produziu 164 milionários por dia. E o melhor
é que essa bonança veio para ficar

http://veja.abril.com.br/230108/p_054.shtml

Offline Eu

• Nível 15
  • *
Re: Os heróis do capitalismo
« Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 09:17:13 »
Pororoca social

Estudo da Unicamp revela que a mobilidade social no Brasil é para poucos

Por Laila Abou Mahmoud

Um levantamento feito pelo professor Waldir José de Quadros, do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, revela que está difícil mudar de classe social no Brasil. “É o que os números mostram”, diz Quadros. Para chegar ao resultado, o pesquisador comparou os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) desde 1980. Em entrevista, ele explica como reverter essa situação.

ÉPOCA - Está mais fácil subir de classe social?
Waldir José de Quadros - Não e a tendência é piorar. Desde 1981, a classe média vem sofrendo um encolhimento enquanto a população de pobres e miseráveis não pára de aumentar. Isso acontece porque o crescimento econômico não é permanente. Estima-se que o PIB chegará a 5% nesse ano, mas é um índice baixo. A China e a Coréia crescem a um ritmo de 12% ao ano. Aqui se fala em crescer metade disso, mas ninguém ouve falar de aumento da produção ou de geração de emprego. Para isso, a taxa de crescimento deveria ser de pelo menos 8% durante dez anos. É disso que depende a mobilidade social.

ÉPOCA - Além da dificuldade de ascensão social, existem outras conseqüências?
Quadros - Muitas das patologias sociais de hoje, como a criminalidade e a precarização do trabalho, podem ser explicadas pelo engessamento das estruturas de classe. Hoje para um jovem se manter no caminho do bem está cada vez mais difícil. Que estímulo ele tem? As famílias então rebaixam seus valores éticos, o que é uma enfermidade social muito grave.

ÉPOCA - Existe uma dificuldade maior em determinadas regiões que em outras?
Quadros - A situação é mais grave nas metrópoles, especialmente do centro-sul, onde há desemprego elevado e concorrência mais acirrada. Com a crise da indústria pesada, São Paulo tornou-se o pior lugar.

ÉPOCA - E os ricos, ficaram mais pobres?
Quadros - Nada disso. Nas pesquisas ao IBGE, que anualmente divulga a PNAD, os ricos não falam a verdade. Um entrevistador dificilmente tem acesso à casa de um milionário e a PNAD não é como o censo, em que o indivíduo é obrigado a receber o pesquisador. E mesmo que ele o receba, não vai declarar, por questões de segurança, entre outros, seu patrimônio. Nós costumamos brincar que o cadastro da Daslu é o melhor banco de dados dos ricos.

ÉPOCA - Quais características garantem a mobilidade social?
Quadros - Pensando na classe média, a qualificação e a retaguarda social. Mas isso leva a um profundo elitismo. E não é caminho do sucesso, porque há um monte de gente qualificada e desempregada. A questão é que um desqualificado não tem chance alguma. Meus alunos, se não conseguem um bom emprego, vão fazer mais um curso, um pós-doutorado, um MBA, vão viajar. Suas chances vão aumentando, e nesse sentido é elitista. Agora, esperar sem fazer nada também não adianta.

ÉPOCA - Registro em carteira ajuda na mobilidade?
Quadros - Nem sempre. Mas quem tem carteira assinada geralmente está melhor.

ÉPOCA - Ser empreendedor interfere?
Quadros - Depende. As chances de um empreendedor dar certo são as mesmas de se conseguir um bom emprego.

ÉPOCA - E não há nenhum outro fator que possa influenciar nessa mobilidade social?
Quadros - Negros e mulatos perdem na competição social. Há regiões mais dinâmicas que a metrópole, como Ribeirão Preto, onde a mobilidade é melhor.

ÉPOCA - Quem poderia ser exemplo para o Brasil?
Quadros - China e Coréia, que em 1980 estavam abaixo do Brasil e hoje estão na frente. Ainda que a China seja um país de miseráveis, com uma ditadura, ela está crescendo há muito tempo. É muito discutível dizer que o trabalhador chinês é pior que o brasileiro. Estamos marcando passo.

ÉPOCA - Programas sociais não contribuem para a mobilidade?
Quadros - Um grande programa de construção civil tiraria muito mais gente da miséria que qualquer programa social.

ÉPOCA - O que é a “pororoca social” de que o senhor fala?
Quadros - É a movimentação de gente que quer subir de classe com gente que está caindo e outros que simplesmente só lutam para ficar onde estão. Quando se fala que a proporção das classes está declinando, é um fenômeno muito lento. Se de um ano para outro 5% da classe média passar para 4%, tem-se a impressão de que caiu apenas 1%. Mas têm gente entrando e gente saindo. Mesmo que fique o mesmo tamanho, você tem um fluxo. E a competição é terrível. Porque o jovem recém-formado, com pós-doutorado e especialização no exterior, topa trabalhar por R$ 3 mil e tira o emprego de um senhor experiente que ganha R$ 12 mil. E esse senhor que sai não arruma mais nenhum emprego. A pororoca é isso e não há indicador para isso.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG77480-5856-471,00.html

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 10:07:00 »
Entre investidores e empreendedores, em 2007
o Brasil produziu 164 milionários por dia. E o melhor
é que essa bonança veio para ficar

http://veja.abril.com.br/230108/p_054.shtml

:umm: E isso é bom?

A mim parece uma prova da concentração de renda brasileira.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 10:30:49 »
Por que seria ruim?
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 10:32:46 »
Se o dinheiro se acumula de um lado, geralmente fica escasso do outro  :umm:

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 10:35:04 »
Para alguém é uma boa notícia ...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 10:40:26 »
Se o dinheiro se acumula de um lado, geralmente fica escasso do outro  :umm:

E esse dinheiro vai ficar parado? Todo ele? Tem certeza que não vai, pelo menos parte, ser usado para investimentos, o que pode fazer a economia crescer? Com uma economia crescendo, mais empregos são gerados, mais oportunidades, pelo menos em tese.

Outra coisa, qual o problema, se é que há um, em ser milionário? Se alguém é "competente" para ganhar dinheiro e ser milionário, não consigo ver problema nisso.

"Competente" entre aspas pois nesse país ficar milionário não é necessariamente uma questão de competência em uma empresa, pode ser apenas uma questão de acesso aos ""canais"" governamentais adequados.

« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2008, 10:42:54 por Ricardo B. »

Donald Kendall

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 10:56:03 »
Se há mais milionários é porque está circulando mais dinheiro e há mais gente enriquecendo, mas se há mais gente empobrecendo também, o que isso significa para você ?
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 11:07:16 »
O que significa para mim? Eu acho que a economia não está crescendo o suficiente para ajudar na diminuição, acho que as oportunidades não são iguais para todos. Acho que a pobreza no país não tem solução a curto prazo e que as causas dessa pobreza não são culpa exclusiva do atual governo, acho que a estrutura do país não é das mais justas, para ser eufemista. Mas até ai é só o que eu acho, não sou economista, nem entendo nada de economia.

E sobre o fato que nem todos tem oportunidades iguais, não tenho nenhum problema com isso.

Há realmente mais gente empobrecendo? Não sei dizer, realmente se tiver dados nesse sentido ficaria grato se me indicasse.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2008, 11:29:30 por Ricardo B. »

Donald Kendall

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #9 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 11:36:16 »
Uai, leu o estudo da Unicamp que colocou o waldon ?

Antes que nada, também acho que os novos ricos brasileiros muitos deles são empreendedores que tiveram mais e melhores oportunidades num mercado mais justo e pluralista.

Mas nem tudo são flores, como vc bem indicou, só isso :)
--
Si hemos de salvar o no,

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #10 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 12:41:45 »
Segundo ano de mandato é sempre assim mesmo...

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 13:23:08 »
Uai, leu o estudo da Unicamp que colocou o waldon ?

Antes que nada, também acho que os novos ricos brasileiros muitos deles são empreendedores que tiveram mais e melhores oportunidades num mercado mais justo e pluralista.

Mas nem tudo são flores, como vc bem indicou, só isso :)

Me expressei mal, eu tinha entendido que a pobreza, no geral, no país tinha aumentado.

Segundo ano de mandato é sempre assim mesmo...

Em que, exatamente, sua colocação acima se relaciona com o tópico?

Donald Kendall

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 19:21:53 »
Também não entendi Tarcísio...
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Rhyan

• Visitante
« Resposta #13 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 19:25:01 »
:umm: E isso é bom?

A mim parece uma prova da concentração de renda brasileira.

Lela, não veja a economia como uma soma de total igual a zero. Não é como uma mesa de poker.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 10:33:27 »
Um adendo : Achei o título "Heróis do Capitalismo" exagerado.

Donald Kendall

Offline Eu

• Nível 15
  • *
« Resposta #15 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 14:37:23 »
No site desta reportagem que postei também tem este quiz:

Calcule suas chances de melhorar de vida

http://editora.globo.com/pesquisas/quiz_epoca_240507.htm

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #16 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 10:03:50 »
No site desta reportagem que postei também tem este quiz:

Calcule suas chances de melhorar de vida

http://editora.globo.com/pesquisas/quiz_epoca_240507.htm

Mas que ""quiz"" fraquinho...

Donald Kendall

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 01 de Março de 2008, 08:06:59 »
Se há mais milionários é porque está circulando mais dinheiro e há mais gente enriquecendo, mas se há mais gente empobrecendo também, o que isso significa para você ?

Não entendo essa lógica de que se alguém fica rico outro tem de empobrecer.

O Bill Gates ficou milionário a abriu uma empresa que emprega direta e indiretamente milhões de pessoas que tem empregos bem pagos.

O Antonio Ermirío de Morais  é milionário e é o maior empresário do Brasil gerando sei lá quanto empregos em suas indústrias....

Supondo que eles fiquem pobres e que suas indústrias abram falência...no que isso melhoraria a vida dos empregados deles a na vida de quem comercializa os produtos das empresas deles?

Rhyan

• Visitante
« Resposta #18 Online: 01 de Março de 2008, 10:17:00 »
"Brasil: Precisa-se de ricos."

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #19 Online: 01 de Março de 2008, 18:26:18 »
Não entendo essa lógica de que se alguém fica rico outro tem de empobrecer.

O Bill Gates ficou milionário a abriu uma empresa que emprega direta e indiretamente milhões de pessoas que tem empregos bem pagos.

Você não entendeu o que eu disse, vou repetir a pergunta: há evidências de que há gente enriquecendo e conseguindo ficar milionário, e que há gente empobrecendo também. O que iso diz para você ?

Eu não disse que há uma balança onde sobe de um lado e desce de um outro, quero disser que nem tudo são flores.

Tem gente enriquecendo porque numa economia estável é possível investir e (glória) ter lucros, e investir parte dos lucros inclusive em ações, por exemplo. Mas tem gente mais pobre também, porque ainda existe vagabungo e ainda existe injustiça. Ainda existem lugares como Serra Talhada onde tudo é de um coroné, do supermercado até a terra que vc planta...

Ah, e... hum... nem todo milionário e como Bill Gates,... aliás, veja o que falam dos Diniz quem trabalhou com eles. (Quem me dera ter mais milionários no Brasil como o Bill Gates ... isso que não é nenhum anjo de aureóla, mas pelo menos pensa para frente !)

Falando em falência, os Mansur viviam explorando seus empregados e quando o negócio foi a pique deram calote nos empregados e fugiram para Miami... e o pior é que se bobear vai ver o filhinho deles falando de tênios com Amaury Jr.

« Última modificação: 01 de Março de 2008, 18:29:40 por JCatino »
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 01 de Março de 2008, 23:25:16 »
Você não entendeu o que eu disse, vou repetir a pergunta: há evidências de que há gente enriquecendo e conseguindo ficar milionário, e que há gente empobrecendo também. O que iso diz para você ?

Se o cara ficar milionário honestamente e não é impossivel, pouco me importo com isso.

Vc tem evidencia de que o cara empobreceu por alguém ter enriquecido honestamente?

Se foi isso que vc sugeriu...

Ah, e... hum... nem todo milionário e como Bill Gates,... aliás, veja o que falam dos Diniz quem trabalhou com eles. (Quem me dera ter mais milionários no Brasil como o Bill Gates ... isso que não é nenhum anjo de aureóla, mas pelo menos pensa para frente !)

Falando em falência, os Mansur viviam explorando seus empregados e quando o negócio foi a pique deram calote nos empregados e fugiram para Miami... e o pior é que se bobear vai ver o filhinho deles falando de tênios com Amaury Jr.

Não conheço os Diniz, mas se quiser outro exemplo temos o Airton Senna que era um cara classe média  e chegou onde chegou honestamente e por esforço próprio.

Por falar em gente que subiu na vida rapidinho, o que vc diria do Lulinha..o filho do "operário" que vc  já conhece bem ?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #21 Online: 02 de Março de 2008, 22:40:30 »

Se o cara ficar milionário honestamente e não é impossivel, pouco me importo com isso.

Mas se há gente empobrecendo, a desigualdade social continua. E isso significa que estamos errando em alguma coisa. Não é que o cara teve oportunidade e ficou pobre. É que o cara ainda está na favela.

Vc tem evidencia de que o cara empobreceu por alguém ter enriquecido honestamente?

Se foi isso que vc sugeriu...

Não é o que sugeri. Estou falando dos que continuam enriquecendo às custas de outros na lona, como usineiros, fazendeiros de norte de Minas para cima, Naji Nahas da vida, etc. Ou vc não conhece nenhum ?

Não conheço os Diniz, mas se quiser outro exemplo temos o Airton Senna que era um cara classe média  e chegou onde chegou honestamente e por esforço próprio.

Classe média que correu na fórmula 1 ? Não conheço nenhum, nem na Europa. Mas enfim, vamos considerar o seu conceito de classe média beeeem elástico. Os Senna deram certo por ter outro irmão empreendedor, que cuidava dos negócios do Airton muito bem, e conseguiram convencer o povo da Audi de que podiam usar a marca com classe. E conseguiram. (Mesmo que na área de informática sejam péééésimos, já fiz um projeto lá, a minha satisfação era parar o meu Palio 96 entre dois T6, hehehe).

Por falar em gente que subiu na vida rapidinho, o que vc diria do Lulinha..o filho do "operário" que vc  já conhece bem ?

Eu diria que é um safado, como muitos Covas. Conheceu algum ? Conheci um honesto, médico, o Dr Dimas. E conheci outro, projeto de engenheiro, safado de dar dó no tio.

Aliás, conheçi dois primos do Maluf, petistas, e trabalhadores de verdade (tinham revenda da HP lá em Ribeirão Preto).

Aliás, não me diga que Lula é exemplo de comunismo que eu vomito aqui mesmo :)

--
Si hemos de salvar o no,

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 03 de Março de 2008, 07:55:34 »
Mas se há gente empobrecendo, a desigualdade social continua. E isso significa que estamos errando em alguma coisa. Não é que o cara teve oportunidade e ficou pobre. É que o cara ainda está na favela.

Gente pobre existe no mundo todo e desigualdade social tb.

Veja por exemplo os países onde tentaram implantar um sistema diferente do capitalismo...em Cuba existe um reizinho que vive as custas do trabalho da população que prefere fugir a nado do que ficar lá.

Na Venezuela existe outro reizinho querendo se perpetuar no poder enquanto já está havendo racionamento de alimentos...

Com certeza em CUBA e na Venezuela não racionam a comida desses dois parasitas, portanto tb existe desigualdade social, ou será que eles  tb limpam o rabo com o dedo por falta de papel higiênico como o resto da população faz?

AH!...esqueci : " Nesses locais o socialismo foi deturpado, por isso não deu certo!"

Então me fale de um único país em que o socialismo deu certo nos últimos 70 anos.

Não é o que sugeri. Estou falando dos que continuam enriquecendo às custas de outros na lona, como usineiros, fazendeiros de norte de Minas para cima, Naji Nahas da vida, etc. Ou vc não conhece nenhum ?

E vc não conhece ninguém que enriqueceu as custas dos outros em Cuba onde cortam cana  por um salário de menos de U$1,00 por dia?

Ou será mesmo acredita que esse tipo de coisa só existe em país capitalista?

Classe média que correu na fórmula 1 ? Não conheço nenhum, nem na Europa. Mas enfim, vamos considerar o seu conceito de classe média beeeem elástico. Os Senna deram certo por ter outro irmão empreendedor, que cuidava dos negócios do Airton muito bem, e conseguiram convencer o povo da Audi de que podiam usar a marca com classe. E conseguiram. (Mesmo que na área de informática sejam péééésimos, já fiz um projeto lá, a minha satisfação era parar o meu Palio 96 entre dois T6, hehehe).

A familía Senna era de classe média alta, portanto tinham um padrão de vida alto quando o Airton  entrou para a fórmula 1, mas tb não eram milionários.

Não tira o mérito de terem subido na vida honestamente.

Eu diria que é um safado, como muitos Covas. Conheceu algum ? Conheci um honesto, médico, o Dr Dimas. E conheci outro, projeto de engenheiro, safado de dar dó no tio.

Aliás, conheçi dois primos do Maluf, petistas, e trabalhadores de verdade (tinham revenda da HP lá em Ribeirão Preto).

Aliás, não me diga que Lula é exemplo de comunismo que eu vomito aqui mesmo

E onde defendi gente como o Covas?

Sobre o exemplo de comunista:

Cite apenas UM comunista que viva de acordo com o que prega.

QUALQUER UM QUE VIVA DO  MESMO MODO QUE PREGA QUE OS OUTROS VIVAM.

Até aquele vagabundo do Marx era sustentado por um empresário e só para exemplo sem citar nomes , temos no Brasil um bando desses "comunistas"  que não abrem mão de sua fortuna pessoal mesmo vivendo no meio da miséria sem empregar um centavo sequer de sua fortuna  para mudar a vida dos que vivem a sua volta.

Muitas vezes uma fortuna conseguida de forma desonesta mesmo, apesar de arrotarem ser contra a exploração e desigualdade social.

Acho que na cabeça de muito comunista, roubar dinheiro público é um modo de roubar dos capitalistas.....

Offline Só sei que nada sei

• Nível 03
  • *
« Resposta #23 Online: 03 de Março de 2008, 15:51:07 »
TAMBEM ACHEI UM EXAGERO O TITULO DO TÓPICO.
MAS ENFIM, ESPERO QUE UM DAI DESSES EU SEJA UM DESTES 164..
Por um mundo sem religiões!!!

Por um mundo de tolerancia etnica e cultural!

Por um mundo, ao menos, racionalista!

Offline Só sei que nada sei

• Nível 03
  • *
« Resposta #24 Online: 03 de Março de 2008, 15:53:24 »
QUANTO AO QUIZ, QUALQUER QUE SEJA SUA RESPOSTA NO QUIZ, O RESULTADO VAI SEMPRE RESPONDER A MESMA COISA..
PREFIRO NAO ME ATER EM REVISTAS DESTINADAS AO GRANDE PUBLICO E ESTUDAR POLITICA E ECONOMIA NA BIBLIOTECA.
Por um mundo sem religiões!!!

Por um mundo de tolerancia etnica e cultural!

Por um mundo, ao menos, racionalista!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!